VÍDEO: Apresentação do Saab JAS 39C Gripen na Suíça
Apresentação do caça Saab JAS-39C Gripen (39-223) da Força Aérea Sueca no LSMF-Mollis Air Show | Zigermeet 08.2019 com “com extremo close-up na decolagem”!
O piloto sueco demonstrou a excelente manobrabilidade do Gripen ao lado de uma montanha.
Com o apoio da Suécia, a Saab apresentou em janeiro de 2019 a sua proposta para a aquisição de novos aviões de combate suíços à armasuisse, a agência suíça de aquisição de defesa. A Saab ofereceu o Gripen E e um abrangente programa de participação industrial para a indústria suíça, correspondendo a 100% do valor do contrato.
A proposta consistia de opções para 30 e 40 aeronaves de caça Gripen E em resposta à Solicitação de Proposta (RFP), que a armasuisse emitiu em 6 de julho de 2018. A Suíça tem a necessidade de substituir sua frota de caça F/A 18 aeronaves Hornet e F-5 E/F Tiger.
Em junho, a agência suíça de defesa, armasuisse, recomendou formalmente à Saab que não participasse com o Gripen E nos testes de voo na Suíça.
O motivo apresentado foi que os testes de voo foram projetados para avaliar apenas as aeronaves que estão operacionalmente prontas em 2019.
É de tirar o fôlego, tanto a apresentação quanto a paisagem. Se a versão C dá esse show, imagino a E.
Eu li que um Gripen E da Suécia, também deu uma palinha aos suecos por esses dias, mas não encontrei vídeo em lugar nenhum. Nem no site da Saab. Ansioso para ver o resultado.
Belissimas fotos.
Uma pena que a população local tenha votado pelo “NÃO” no referendo pra compra do Gripen…
Willber, não foi um não ao Gripen, foi um não à compra de novos aviões para defesa, tinha um grupo dizendo que não era necesário pois os F-18 eram suficientes, outro grupo alegava que para defesa aérea da Suiça eram melhor armas terrestres para defesa aérea, pois o pais não iria atacar ninguém. Enfim, uma confusão.
Parece alguns brasileiros que questionam o pq investimos em forças armadas se não estamos em guerra.
Investimos em pagamento de soldos, que é 80% do orçamento das forças armadas e não estamos em guerra.
De 30 a 40 aeronaves para a minúscula suìça. Essa é a diferença entre um anão a acordado e um gigante deitado em berço esplendido. Alias a Índia vai colocar hoje uma sonda na lua e nos ainda dependemos de outras nações para construir nossa defesa. Definitivamente o Brasil não leva sua defesa a sério.
Estou esperando pra ver os testes mais sérios do Gripen E do Brasil, o primeiro vídeo feito não mostrou muita coisa interessante, além da decolagem e ele no ar.
Agora a SAB tem certeza que voa. Essa era a primeira pergunta que precisava ser respondida.
A SAAB estava esperando você fazer esse comentário, pra saber que o avião, que a força aérea sueca opera há mais de década, voa!
Brincadeira hein Camargoer? Você só pode estar de brincadeira.
Perfeito, um país de idiotas. Engraçado é que quando o país for invadido o povo vai cobrar pq os governos não investiram nas FAs, o mesmo povo que se for investir hoje iria reclamar que não há necessidade. O front interno é nosso maios inimigo.
Invadido? … por quem? … quando? … qual o indicio?
Acho que o termo “invadido” pode servir para ameaças de qualquer natureza ou intensidade que possam ser feitas contra o Brasil….e nesse caso, teríamos como nos defender? Dependendo do cenário, sim. Mas, em outros casos, não. Acredito que seja isso que o colega quis dizer.
O Brasil pretende 108 aeronaves e não apenas 36 e já há conversas para um 2º lote. Foi noticiado aqui mesmo no PA. https://www.aereo.jor.br/2019/02/15/saab-negocia-segundo-lote-de-cacas-gripen-e-com-o-brasil/
Jmg, a índia também depende, o Japão, a Coreia, a Alemanha, a Inglaterra, a Itália, a Turquia, o Canadá, Israel, o Egito…..aliás, acho que os únicos, em nada, são os EUA e a Rússia
A Suiça entende mesmo é de sigilo de moral ética duvidosa de caça não entende p nenhuma
perdeu uma grande chance de não escrever asneira….
Olha a imagem do perfil dele…aí já sabe de onde vem as asneiras….
Esta um sujeito que entende de Suíça
NILTON L JÚNIOR , PORQUE NÃO TE CALAS ?
E tu, entendes?? Kkkkkkkkkkkk
Eu não, alias quem entende deve ter contas na Suíça e entender muito sobre compra de aviões.
Cara, opção deles. Eles que arquem com as consequências. Eles acham que as montanhas, a população armada e o sistema financeiro deles vão mantê-los seguros pra sempre. Veremos as consequências disso. Isso se chama democracia ao extremo. É o ideal? Não sei…mas me parece temerário a população decidir algo sobre o que não faz ideia de como funciona. “Excesso de democracia”. Isso me lembra o filme 22 de julho. O cara foi lá, matou várias e várias pessoas e “sambou” sobre o sistema judicial norueguês, pois suas prerrogativas lhe garantiam o direito de total liberdade de expressão durante os julgamentos.… Read more »
Sábias palavras Felipe!!! As guerras hoje não obedecem territórios, a cyberguerra econômica, cultural, política etc. Confiar que as montanhas irão protege-los, em uma era de drones e IA, demonstra uma acomodação da Suíça.
O tempo dirá…
Que decolagem! E ele indo na direção da montanha e subindo bem perto da mesma foi muito massa!
Só um comentário:
Barbaridade tchê.
Um cara pra fazer isso tem que obrigatoriamente perder no psico-teste. Um cara normal não faz uma coisa dessa aí nem à pau. rsrsrsrsrs
Ele ainda tentou dar um cavalo de pau no chão mas tava muito lento.
kkkkkkk! Acho que ele esqueceu de puxar o freio de mão!
Hehehehe…Aquela manobra no solo é feita para apresentar/demonstrar a aeronave para o público/platéia. Pode perceber que ele cm até ali, dá duas voltas completas e retorna por onde veio.
Lindo, bela manobrabilidade!
Sem dúvida um dos caças mais ágeis do mundo.
Que cheguem logo nossos 36 e que venham mais, pelo menos 90.
Luís Henrique, eu ficarei muito surpreso se o Brasil ultrapassar 50 Gripen em seu inventário. Aos 36 iniciais, creio que vão acrescentar um segundo lote, bem reduzido, só para dar algum alento à indústria nacional, e olhe lá.
Amigo isso só vai acontecer se a FAB extinguir esquadrões, pq por ora o F-39 voará ao lado dos A-1M e dos F-5M que dispomos, em um segundo plano esses F-5 e A-1 terão que dar baixa e necessitarão ser substituídos e a escolha natural para isso será o próprio Gripen E/F.
Sem dinheiro, sem amor. A prioridade da FAB é manter em terra uma força gigantesca de soldados, não aviões, enquanto o objetivo do GF é que os poucos aviões(nem tão poucos na real) sejam táxis aéreos de luxo. Entra governo, sai governo e a FAB continua sendo só isso: UBER aéreo de políticos com alguma marginal capacidade de combate.
Lembrando que deve estar igual o F-14 que se apresentou para o Xá do Iran no começo da década de 70: vazio.
Como ele é pequenino em comparação aos SU-30SM-35S-57 e aos F-15/22 e J20. Até mesmo para os Rafale,EF2000,Mig-29 e F-35 ele é pequeno.
Pode ser pequeno mas carrega em termos de sensores que se iguala ou supera a qualquer um destes e ainda consegue levar uma carga de armas que pode ser um pouco menor, mas ainda assim considerável!
Arariboia, Uma curiosidade: você também acha os caças Mirage IIIE e Mirage 2000 pequeninos / pequenos? Porque as dimensões do Gripen C e do Gripen E são praticamente as mesmas dos dois. Um pouco mais de envergadura do Gripen C em relação ao Mirage IIIE, um pouco menos do Gripen E em relação ao Mirage 2000, comprimentos muito semelhantes e por aí vai. Há uma perceptível diferença de altura da fuselagem, quando no solo, só que isso se deve à configuração das asas (em posição média no Gripen, em posição baixa no Mirage) o que leva a trens de pouso… Read more »
Sei sim. Pode ser que no Gripen isso se destaque. Ele é um pouco maior que o AMX. Engraçado que o AMX parece pequeno no ar mas não em terra.
Vale lembrar que o Gripen E e F serão maiores que os C e D. Gripen E 15,2 m de comprimento por 8,6 de envergadura. Gripen F 15,9 m de comprimento por 8,6 de envergadura. (Rafale possui 15,27 e Eurofighter 15,96, comprimentos quase iguais aos do Gripen E e F, respectivamente, porém estes caças médios possuem uma fuselagem mais larga, uma envergadura maior, 2 motores e são cerca de 30 a 40% mais pesados. Gripen C 14,1 m comprimento por 8,4 envergadura. Gripen D 14,8 m comprimento por 8,4 envergadura. Do C/D para o E/F teve um aumento de 1,1… Read more »
Não se esquecer tb das dimensões do F-16 15,03m de comprimento por 9,45m de envergadura, outro caça monomotor que também tem dimensões bem próximas.
Luis Henrique, o comprimento do Gripen C e D que você colocou estão errados, eles são apenas 30cm menores no comprimento que os Gripen E e F.
Os números que você colocou são sem o tubo de pitot no C e D, e com o tubo de pitot no E e F.
Eu vejo esse erro o tempo todo, não sei de onde vocês tiram esses números do Gripen C e D.
Fernando, é a maneira que a própria SAAB divulga no site oficial.
Gripen C/D:
https://saab.com/gripen/our-fighters/gripen-fighter-system/gripen-c-series/gripen-c/?gclid=Cj0KCQjwh8jrBRDQARIsAH7BsXchKESPocRofVeQflzJcWqILIChBa8Aot0NFBU9p9KrqHohiaLnUAQaAre3EALw_wcB
Gripen E/F
https://saab.com/gripen/our-fighters/gripen-fighter-system/gripen-e-series/gripen-e/?gclid=Cj0KCQjwh8jrBRDQARIsAH7BsXc81BnI2WgIs1CZhkWuyYxnX3X2uIry8cCX6UVO5RA2IH5wElqMr-IaAnqGEALw_wcB
Luis Henrique, tá escrito lá, nos textos dos links que você colocou, que no Gripen C o comprimento é “excluindo o tubo de pitot” e o comprimento do E é “total”, portanto, com o pitot.
Pois é.
Pra ajudar quem ainda tem dúvidas, seguem links da Saab com os comprimentos totais (length overall) das duas versões:
https://saab.com/globalassets/gripen.com/downloads/gripen_c_factsheet.pdf
https://saab.com/globalassets/gripen.com/downloads/gripen-e-fact-sheet–en.pdf
Sim eu vi. Agradeço você e ao Fernando pela correção.
Nesse último post eu só estava mostrando onde eu tinha visto.
É que aparentemente a SAAB quer causar essa impressão. E eles divulgam assim.
Nesse pdf que o Fernando postou consta o comprimento com tubo de 14,9 m para o Gripen C.
Mas na maioria dos sites é divulgado os 14,1 m há anos e anos. E no próprio site da SAAB como eu postei acima.
Portanto é daí que vem a confusão.
Luis, O problema é que no site da Saab está divulgado, tanto no link que você postou quanto no que eu postei, com a devida observação (se é comprimento total ou excluindo o tubo de pitot). Se algum site publica sem a observação, cabe checar. O que não pode é comparar um dado sem o pitot com outro com o pitot e concluir que o avião cresceu 1,1m no comprimento quando, na verdade, a diferença é de 0,3m. É tanta gente que já vi fazer isso, por anos e anos, que acho que todos estão consultando uma mesma fonte errada.… Read more »
Sim. Ocorre que mesmo no site da SAAB eles sempre divulgaram mais os 14,1 m. Não é 1 única fonte, eu acompanho o tema há uns 20 anos e em muitos e muitos lugares sempre vi os 14,1 m. Já o NG ou E é um produto novo e todos tinham expectativa se seria do mesmo tamanho. A primeira vez que vi a informação estava os 15,2 m. NUNCA vi a SAAB divulgar 14,4 m de comprimento para o Gripen E. Vc já viu ? Eu acho que a SAAB quis mostrar para o público que o Gripen E mudou,… Read more »
Luis, aí já é teoria da conspiração. Quando divulgavam o Gripen C com 14,1m de comprimento, estava bem claro ao lado: excluindo tubo de pitot. E não havia Gripen E ainda. Se sobrou em algum material de divulgação a informação de um jeito pra um avião, e de outro jeito pra outro, provavelmente é erro na hora de padronizar, pois na seção de downloads das fichas dos aviões (que também são distribuídas impressas) o padrão atual é um só para Gripen C e E: comprimento total (overall, em inglês) e não sem o pitot (exc pitot tube) Se tem sites… Read more »
Oi Nunão, não é teoria da conspiração que eu quiz dizer. rss E sim alguém inteligente que trabalha no Marketing que teve uma conversa mais ou menos assim: Por quê divulgamos o comprimento Excluindo o tubo de pitot? Oras, porque achamos a maneira mais correta de divulgar. Mas o Gripen é ridicularizado por alguns internautas por ser pequeno e menos capaz, porque divulgar o comprimento de 14,1 m se podemos divulgar o de 14,8 e não estar mentindo? Ai concordaram com ele. O que eu falei é que nunca vi divulgarem o comprimento do Gripen E como sendo 14,4 m… Read more »
Perfeito Luis. Minha formação original é em publicidade e propaganda, então entendo sua teoria. Mas também fui jornalista e sou historiador, então teorias precisam de fatos para serem comprovadas, e é isso que pontuei.
A discussão é interessante, de qualquer forma.
Sobre o peso vazio e máximo de decolagem, perguntei pessoalmente ao pessoal da Saab no ano passado, e continuavam os mesmos. O Poder Aéreo publicou matéria com isso. Mas a pergunta sobre se mudou de um ano pra cá deverá ser feita.
Abs!
A sensação de quem vê de fora é de que a montanha chega a tirar tinta. Que avião!! Que cenário espetacular!!
Tem também uma manobra parecida com “cavalo de pau” só que aéreo.
Lindo brinquedo !!!!!
senti um sarcasmo aí…
Valeu sinistro. sobe lá em qualquer aeronave de um de nossos vizinhos e vai lá combater contra o brinquedo.
Depois desse video não é preciso falar mais nada, ele diz tudo. Aliás na minha opinião as manobras ultrapasaram o “9”. Na minha opinião acho que o ás da aviação sueco liberou o contrôle de manobras da restrição 9, e passou a outro nivel do contrôle. Parabéns.
Kemen, em geral 9G é uma limitação do piloto, a célula até aguenta um pouco mais. Já o ser humano, mesmo com traje anti-G, apaga
Cara… não vejo a hora de um desses estar se apresentando nos portões abertos que a FAB realiza. Pena que se seguir o padrão, serão passagens baixas em baixa velocidade…bom, melhor que nada!
Os Gripens NG já estão no Brasil pro desfile de 7 setembro? Acho que eles estão escondidos lá em São Bernardo do Campo em São Paulo na fábrica da Saab e da Embraer, ou em Anápolis, vocês ficam de segredinhos com a galera do blog aqui sacanagem isso hein rsrsrs…
Eles vão estar no desfile de 7 de setembro, sim….mas de 2022 em diante, pois os primeiros serão entregues em outubro de 2021.
Cadê meu comentário? Parem de me censurar, falem logo que o Gripen NG vai voar no 7 de Setembro, parem de ficar de segredinho com a galera do blog, avisem o pessoal pra irem ver o desfile rsrsrs….
Pessoal, uma dúvida de leigo. Aquela trilha de fumaça é esteira de condensação normal ou nesse tipo de apresentação costuma-se usar algo a mais para embelezar o espetáculo?
É fumaça produzida especialmente para a apresentação nesse caso.
Obrigado por postar, Galante, a exibição foi mesmo sensacional!
Impressionantes as quatro exibições.
Sensacional. A ansiedade só aumenta para os nossos E/F começarem a chegar!
Essas manobras junto aos paredoes dos alpes sao treinadas exaustivamente e sua finalidade é fazer com que os eventuais inimigos tenham os sinais de seus radares dispersos, confundindo a aeronave com as rochas. É uma “camuflagem” analogica em um espectro fora da faixa de frequencias visuais….stealth rochoso, sem ram porem com muitas arestas angulosas….e, por favor, sem falar em “pintura” ….
Se fosse a versão E/F com certeza seria uma venda efetiva !
Para leigos da aviacão de caça ou seja o público, o espetáculo é muito bonito senão maravilhoso, mas volto a me perguntar… para a Força Aérea Suiça o que isso avalia? Os limites de manobrabilidade estão nas especificações técnicas de cada um, e um detalhe esquecido, essas manobras de demostração também dependem muito do piloto que as executa.
Pelo jeito na Suiça vão fazer um referendo popular para a escolha do caça.
Assisti as 4. Obrigado por compartilhar. Achei a apresentação do Rafale espetacular, o piloto é muito bom. Depois de ver todas, tive que assistir novamente o Gripen para comparar. Na minha opinião, o Rafale e o F18 fizeram demonstrações incríveis quase em Estol, mérito dos pilotos. Mas o Gripen, deu um show a parte, demonstrando que é mesmo subestimado por muitos. Os rasantes que ele deu na montanha, dão frio na barriga até para quem está assistindo de longe, as rotações e curvas fechadas em alta velocidade, mostraram a todos o que é manobrabilidade. Os suíços que assistiram, devem ter… Read more »
OFF TOPIC: Colegas, Hoje, sábado, à tarde, 14h:48min, São Paulo, capital, estava sentado em casa, na sacada, olhando o céu com um monóculo de 21X, principalmente à Lua, que está crescente com 65% visível de dia, mesmo durante a claridade deste feriado da Independência. Nisto passa a seu lado um objeto, muito rápido, mais que um avião comercial, e mais alto também. Detalhes: – Deixava um rastro único de fumaça saindo de sua extremidade posterior. E não de motores nas asas. O que descarta ser um avião comercial de passageiros. – Possuía asas (ou algo similar), com medida de cerca… Read more »
Farroupilha, normalmente, se deixa apenas um rastro, é monomotor, pois os rastros, ou trilhas de condensação são formadas atrás dos motores….e sei que boxe5sabe, são microcristais de gelo e não, fumaça. Aviões monomotores voando nessa altitude temos vários possíveis…..na velocidade estimada por você? Alguns, não muitos. Se fosse um F-5, possibilidade aventada por você, ele alcançaria algo como 1.700 km/h nessa altitude, além disso, você deveria ter visto os estabilizadores horizontais traseiros, atrás das asas. Além disso, o F-5 é bimotor e, mesmo tendo os motores lado a lado, deixaria 2 rastros separados. Uma aeronave monomotora, com asas que possuem… Read more »
F-5 monomotor, voando mais alto e mais rápido?
Pela descrição, só me veio a mente o F-20 Tigershark (F-5G).
Os americanos ou outros, poderiam estar dando um passeio em nossos céus, cujos meios de monitoramento e defesa se encontram claramente obsoletos ou inexistentes?
Na minha opinião, com certeza.
Nossos meios de detecção, por incrível que pareça, são muito eficientes e com cobertura idem. O que talvez não estejamos equipados à altura é com os interceptadores em si. O F-5EM é um ótimo caça tático, mas não tem o desempenho de um Mirage 2000, um Typhoon, um Rafale e, menos ainda, de um F-15. Não tem capacidade de Mach 2, não tem razão de subida de um interceptado, etc….mas, cumpre a missão. Com a entrada em serviço do Gripen, estaremos bem servidos.
Flanker sejamos sinceros, nossos meios de detecção “eficientes”, estão preparados para ameaças furtivas? Ataques eletronicos de sistemas de última geração? E como você mesmo disse, iriamos interceptar hoje, algo numa velocidade acima de Mach 2 com qual aeronave?
Quem negativou meu comentário poderia me dar essas informações?
Obs: Quando eu disse obsoleto, eu não me referi a nível continental, e sim global.
Observador: Aí é que tá, não dá para afirmar se era monomotor, bi, tri etc, apenas que deixava um único rastro de fumaça (vapor etc) e fino que não se expandia, apenas depois de 500 (800, mil metros?) ia se desfazendo. Vai saber se tinha mais motores mas apenas um estava acionado. – Quanto a visitas sem convite de aeronaves americanas etc nos nossos céus, tenho quase certeza de que várias delas espiãs regularmente passam por aqui. E nosso sistema de Defesa (Asas que protegem o Brasil) é totalmente ineficaz, tanto no quesito de bloquear seus voos, como no de… Read more »
E têm mais coisas pessoal. Estes meus dois comentários é na esperança de que mais alguém tbm tenha visto algo esquisito aqui nos céus de Sampa ontem e hoje… Depois do avistamento acima, e tentar uma ligação com o CINDACTA, sem exito, fiz um relato aqui no Poder Aéreo, feito isto, voltei à sacada para olhar novamente para o céu, nisto já eram 16h:40min, e não é que apareceram “mais” 4 coisas: – A olho nu – Dois pontos brancos, bem pequenos, se movendo lentamente a grande altura, olhando com o monóculo – descobri o que era (felizmente deu para… Read more »
Qual monóculo você usa? Moro perto de um aeroporto e tenho uma vizinha que é um avião, seria muito útil esse hobby pra mim. 😎
Você deve ser algum editor ou associado da revista UFO.
Ou foram os gripens trazidos pelo posto ipiranga, especialmente para o desfile pátrio. Trinta e seis. Camuflagem preta!
Sinceramente acho que talvez seja um gripen guardado aqui em segredo, quando tivemos aquela rusga com o madurinho.
Você deve estar brincando, né?
vou chutar apesar de ser impossível…x37 b ou o jato monomotor japonês…da honda se não me engano…
também olho
o céu com telescópio,mas nunca vi nada estranho…
Aqui em Portugal, a única coisa estranha que já vi, para além de eventuais “luzes que se movem” que nunca consegui identificar, foi o que parecia ser um b2, a voar não muito alto, em plena madrugada, quase que parecia que planava. Baixo o suficiente para ouvir o efeito do seu deslocamento (isto aqui, de noite, fica bem rural, se gritarem o meu nome do outro lado da localidade, eu consigo ouvir, da para ouvir os comboios que passam numa linha a mais de 15km de distância, com montes pelo meio, para se ter uma ideia). Tenho ideia que na… Read more »
Lendo este relato, lembro de uma ocasião de estar no Litoral do Piauí no início dos anos 2000, umas 16h da tarde, começo a ver uma coluna de fumaça no horizonte, não era possível ver de onde se iniciava, porém logo percebi que não se tratava de um avião comercial pois ela não estava vindo em minha direção e nem adentrando o continente, ela parecia subir como um foguete, até desaparece nas nuvens. Desde então me pergunto o que seria aquilo, pela direção acredito que era algum lançamento da base de Alcântara, seria possível ver o foguete assim a tantos… Read more »
Bela apresentação, realmente!!
Se o lulinha tivesse efetivado a compra deste, mesmo passando por cima da FAB, do congresso ….. Eu aplaudiria de pé, pena que estava bêbado e quando saiu da ressaca voltou a realidade.
Eu continuo a dizer, tirando uma eventual compra de um 5g e, tendo em conta unicamente o factor bélico, o único que fazia sentido para um país como o Brasil era o Rafale, seguido do SH e só depois, o gripen. Mas, dizem por aí que o Gripen é 5g disfarçado de 4g… Que a França é má e que a culpa do Brasil estar como está é culpa deles e…. Quando não é deles, é dos malditos portugueses ^^, ora pois.
By the way, estou só a brincar
Off… reportagem muito interessante: https://www.defensenews.com/smr/hidden-troubles-f35/2019/06/12/when-us-navy-and-marine-f-35-pilots-most-need-performance-the-aircraft-becomes-erratic/
Existem uns 3 caças, pouco mais, que me deixam de queixo caído nas demonstrações, o Rafale é um deles.
Show, simples assim.