Caças furtivos Su-57 operam novamente na Síria
O Krasnaya Zvezda, jornal oficial do Ministério da Defesa da Rússia, informa que dois Su-57 Frazors foram enviados pela segunda vez à Base da Força Aérea Khmeimin, localizada perto da cidade costeira de Jableh e Latakia (Síria). O principal objetivo do redesdobramento foi relatado como uma demonstração renovada dos mais recentes aviões de combate russos que atuam em “condições de guerra real”. Obviamente, isso está sendo feito com a intenção de atrair potenciais compradores estrangeiros.
As “circunstâncias da guerra real” diminuíram enormemente, pois há menos ou nenhuma ameaça ar-ar (a Rússia não tem intenções de atacar aeronaves da Coalizão Ocidental da Operation Inherent Resolve ou aeronaves israelenses) e as únicas missões de guerra são missões de ataque ar-solo (de baixo nível) na área terrorista remanescente de Idlib, na qual o Su-57 não é a principal arma de escolha.
Esse desdobramento repetido de balas de prata da força russa coincide com operações intensivas destinadas a uma reconstrução e melhoria em larga escala da infraestrutura da base aérea de Khmeimim, que está em andamento desde o início de maio de 2019.
A ImageSat International (ISI) detectou grandes veículos de engenharia instalando oito revestimentos (com cerca de seis metros de largura) no lugar dos helipontos anteriormente reconstruídos. A nova infraestrutura deve ser adicionada devido a uma variedade de fatores de contingência que foram levados em consideração, desde condições climáticas a ataques repentinos de terroristas, além de impedir que os “olhos do espaço” monitorem as atividades de Khmeimim.
Segundo o senador russo Frantz Klintsevich, esses trabalhos de reconstrução fizeram com que a Rússia transformasse Khmeimin de uma estrutura temporária em uma base permanente, totalmente modernizada tanto para atividades de voo militar quanto para as condições de vida do pessoal militar.
Em um esforço para aumentar ainda mais sua presença na Síria, os militares russos avançam para melhorar a infra-estrutura na Base Naval no porto de Tartus. O plano é expandir essa base logística naval em uma estação naval totalmente desenvolvida, com dois cais extras e capacidade para até onze embarcações por vez. A nova base remodelada de Tartus também será equipada para atender navios movidos a energia nuclear, que seriam permanentemente estacionados no Mediterrâneo.
Assim, a Síria se torna um portal permanente para as operações da Rússia no Mediterrâneo e no norte da África.
FONTE: Scramble Magazine / FOTO: Alex Snow
Nada mais do que treinamentos para se aperfeiçoarem com alvos verdadeiros.
Gde verdade… A Russia não tem coragem de atacar aviões ocidentais… E vice-versa !
So nosso amigo Kings, parece ter esperanças que uma guerra realmente aconteça ! heheh
Pelo contrário.
Sou o mais claro em afirmar que a vitória se dará no campo político-econômico.
Países como os EUA que gastam muito com armas tendem a entrar em decadência.
É o velho dilema que acometeu até a URSS: canhões x manteiga.
Os EUA são a bola da vez.
Em porcentagem do PIB, Rússia, Arábia Saudita e Israel gastam consideravelmente mais que os EUA.
Rússia está até reduzindo os gastos.
O único problema é que o orçamento dos EUA é gravemente deficitário.
Portanto, qualquer aumento dos gastos militares agrava ainda mais o déficit governamental.
E Trump está se especializando nisso e a comunidade econômica mundial já percebeu isso.
Israel ataca quem qualquer um se tiver que se defender!
Sim, qualquer país pobre e fronteiriço grandes potencias mundiais como a Rússia ele fala bem baixinho até porque que eles mantém boas relações e existe um grande número de judeus russos em Israel e na Rússia.
Engraçado, não vejo a Rússia impedir os bombardeios de Isreal em cima dos seus aliados. Será que os russos também falam baixinho?
Essa conversa de que a Síria é indefesa contra Israel não verdade.
Chris>>
Porque a Rússia atacaria aviões ocidentais sem motivo? Nenhuma potência atacaria outra por besteira…
Tonho não quer guerra.
Porque aí a Rússia perde e ele não vai mais poder encher o saco no fórum.
Acho que se tiver “essa” guerra não vai mais existir fórum…
Acho que a conversa com a turquia foi bem séria…
carcara_br>>. O caso da Turquia é um caso isolado, além disso, Turquia não é uma potência global, é apenas regional. Quem derrubou o avião Russo não foi Erdgoan que autorizou isso, apenas uma facção militar da Força Aérea da Turquia patrocinada pelos Estados Unidos que derrubou o avião da Rússia. Foram esse mesmos militares rebeldes que tentaram dar golpe em Erdogan em 2016. Essa Facção da Força Aérea da Turquia tentaram matar Erdogan em 2016 e foi a Rússia que alertou o Erdogan e ele saiu ileso, mas foi por pouco. Isso influência nas relações da Turquia e os EUA… Read more »
Não canso de elogiar essa pintura linda demais! Pintura + avião bonito! Mas pra deixar claro que isso não é sinal de excelência em combate, vamos esperar pelos resultados.
Das aeronaves de 5° geração, acho o SU-57 o mais bonito. E a pintura só realça isso.
Mintira o J-20 é muito mais essa camu é nutela.
Dentro em breve teremos alguns na Base Federal de Brasília e nas Regionais de Montevideo, Buenos Aires, Caracas e Santiago.
As de Bogotá, Quito, e Assunção terão os Su-35S.
E com base no que você afirma isso?
Base Federal de BSB?
Jagder e Kommander…..os adoradores dos russos, Tico e Teco, estão se referindo à Ursal, que na cabeça deles, será implantada em breve….logo, desconsiderem o que eles escreveram……
Vai ser a melhor Força Aérea da AL
Vai ser a melhor Força Aérea da AL
E única.
kkkkkkk
Avião bonito, pintura ridícula. Prefiro as antigas.
Tá louco!? Não sou muito fã de “pixelização”, mas nesse avião ficou perfeita!
Praticamente uma Kaliningrado no oriente médio…
Só faltaria alguns Iskanders, mas isso seria praticamente uma declaração de guerra.
Já foram fotografados os Iskanders e Bastion na Síria com militares russos.
Ora qual o problema ? Síria virou campo de provas de americanos, israelis, europeus, aussies… sempre cabe mais um.
Verdadeira casa da mãe Joana.
So falta o J-20.
Verdade kkk
Bem o J-20 é furtivo e o Djibouti não é impossível de chegar lá, da uma bela teoria da conspiração.
Delfim não é casa mãe joana, se o daesh desembarcasse o assad ai seria joana e dinda.
Esqueci dos iranianos.
que baita foto essa última!
Salvei e coloquei de plano de fundo do meu celular 😉
Não desmerecendo os russos, que tem sistemas de armas fantásticos como o S-400, Su-34 e Tu-160, mas esse o Su-47 é stealth, com todas essas protuberâncias e partes arredondadas, então eu sou o Duque de Edimburgo…
“Se ele for um Su-47 eu serei o Rei Henrique VIII”
Se tu não consegue discernir um Su-57 de um Su-47 como saberá julga sua capacidade furtiva ?
…
Questão complicada ! Dependendo do parâmetro… Até nosso Gripen poderia ser classificado como stealth !
Que ele tem um RCS baixo, não há duvida !
Mas… Analisando as fotos… Somente o J-20 tem caracteristicas visiveis similares aos do F-35 e F-22 ! Agora o que isso quer realmente dizer… É uma outra história ! Com apenas essa suspeita de que o SU-57 não seja tão stealth !
Rússia e China ainda tbem não conseguiram desenvolver motores de baixa emissão termica, como os dos americanos !
Quem garante que Gripen e até mesmo o 57 tem RCS baixo ? Ninguem nunca teve num monitor olhando.
Temos que nos inspirar na opinião de profissionais da área de defesa, são eles que dizem.
Mas algumas coisas podemos observar como: motores escondidos, alinhamento dos bordos de ataque, uso de materiais compostos, bordas serrilhadas nos painéis da fuselagem, número menor de rebites aparecendo, ausência de relevos e protuberâncias, cobertura RAM entre outras.
Somando isso às opiniões das pessoas envolvidas, como engenheiros, pilotos, mecânicos e etc, dá para ter uma ideia mais ou menos boa.
Claro que precisão nunca teremos.
É nisso que eu me baseio ! heheh
Sei que a galera não vai gostar, mas nosso Gripen será apenas discreto.
Parece que o Su-57 visto de frente será stealth sim. É o segundo caça que mais utiliza materiais compostos na fuselagem, segundo algumas fontes, utiliza mais que o F-22.
Dos chineses não se sabe.
Eu fico com declarações de generais da USAF. Gen. Gilmary Michael Hostage III, then head of Air Combat Command….he said the F-35 would be stealthier than the F-22, its larger USAF stablemate. Conventional wisdom had pegged the F-22, with its angled, vectored-thrust engines, as a stealthier machine than the F-35. As pessoas acreditavam que o F-22 era mais furtivo por causa das suas formas mais anguladas, etc. E o outro general, Bogdan disse em entrevista que o General Hostage estava certo e ainda emendou essa: “…Bogdan said in the interview. The statement was accurate for radar cross section, as measured… Read more »
Essa versão ainda é prototipo não tem o revestimento RAM aplicado (que encobrirá as imperfeições) e o motor não é o definitivo.
Os russos estão aproveitando bem este período na Síria, só na prática é que os pontos fracos são identificados e podem ser melhorados!
Vender o SU-57 é a chamada mas ai oferecem uma outra opção.
Que melhor demonstração para os turcos que por os caças em ação bem a vista deles?
Bem a vista do radar deles e dos curdos?
Frazor… Alguém tem uma explicação do porquê dos nomes sempre começarem com ‘F’? OTAN
.
Su 22 Fitter
Su-25 Frogfoot;
Su27 Flanker;
.
Su 57 Frazor
.
Mig 23 Flogger
Mig 25 Foxbat
Mig 27 Flogger
Mig 31 Firefox
.
Sds
Acho que seja F de fighter.
F de fighter.
B de bomber.
H de Helicopter
Aliás, pergunta meio de leigo, mas por que a OTAN da denominação diferente aos caças russos, em vez de usar o nome adotado pelos russos?
Não lembro mais dessa resposta, amigo.
Vou ficar devendo.
Vou chutar que quando um avião novo surgia na época da Guera Fria na maioria das vezes o nome devia ser desconhecido e por isso deviam criar uma denominação para o mesmo. Mas se for isso, servia no passado, hoje em dia já não vejo razão!
Talvez isso influencie, mas penso que começar todos com a mesma letra facilite a identificação e a comunicação.
A Rússia é boa em equipamentos militares isso não posso negar,mas a verdade tem qui ser dita,os caças de 5 geração americanos e até os chinês,parecem ter vindo do futuro,já esse SU 57 russo não parece ser tão especial.
Lá pela ano 2032 teremos milhares notícias sobre possíveis interessados e encomendas praticamente fechadas para o SU-57.
Quem viver verá !
Lembrando que a Mídia do Kremlin solta uma fake news a cada segundo, mas vender que é bom nada !
Qual mídia não solta fake news hoje? Até os que você julga “bonzinhos” usam fakenews. Estamos na era das fakenews e só tende a piorar.
Eita bicho lindão do caramba…!!
parece que o conceito de furtividade russo e mais voltado para combate defensivo sobre o proprio territorio com apoio de sua poderosa rede IADS e suporte de AWACS ,ele so prescisa ser furtivo para se aproximar do pacote de ataque diferente do F35,cujo principal objetivo da furtividade e sobreviver e penetrar uma IADS moderna lançando suas bombas e misseis stand-off,acredito que o SU57 e um caça especializado em defesa aerea contra pacotes de ataque que sejam compostos por outras aeronaves furtivas assim como no passado os russos projetaram o MIG25 em resposta ao XB70 ,MIG31 para enfrentar o B1 e… Read more »
Avião de 5 g com este nivel de acabamento ? Acho que os Russos precisam melhorar isso se quiserem exportar este avião .A exemplo do Su 34 que tbm tem este quesito bem ruim .
https://russianplanes.net/id255625
E qual o nivel de acabamento os russos precisão alcançar para se ter um 5g? Este aqui?
precisão – substantivo feminino
Rigor no registro e na definição do valor, do peso ou da medida de algo; exatidão.
Excelência absoluta na realização de algo: trabalha com precisão.
Escolha perfeita de palavras e frases para demonstrar uma opinião ou pensamento.
Significado de Precisão
substantivo feminino
Rigor no registro e na definição do valor, do peso ou da medida de algo; exatidão.
Excelência absoluta na realização de algo: trabalha com precisão.
Escolha perfeita de palavras e frases para demonstrar uma opinião ou pensamento.
Sem erros; que não possui defeitos; perfeição: tecnologia de alta precisão.
Ausência de alguma coisa necessária; carência: precisão de dinheiro.
“Essa sua foto mostra um F-22 que apresenta uma parte com revestimento danificado em frente ao canopy, e corrosão nos rebites de alguns painéis laterais também próximos do canopy. E podemos verificar que esse é um F-22 com bastante uso. É o F-22 usado pelo piloto atual da F-22 Demo Team. Ou seja, não é comparável. A foto do Su-57 que o BILL27 mostrou é um Su-57 novo, limpinho. A foto do F-22 que vc mostrou é um F-22 com bom uso e danos leves no revestimento. Não foi assim que ele saiu de fábrica. Óbvio né.” Ué, vocês podem… Read more »
Esse caça ficou realmente muito bonito, tem um belo design.
Agora sobre os avionicos e sistemas dificilmente vamos saber mais detalhes visto que transparencia nunca foi uma prioridade no governo russo.
Mas ao meu ver a Russia esta escondendo algo, provavelmente o SU-57 traz alguma inovacao mantida em segredo pois esse aviao nao parece ser tao “simples” assim igual alguns aqui “acham”.
Não entendi…
Rússia investem e compram muito, o problema é que não estão pagando!
Hoje a guerra da Siria está assim, dividida em três partes curdos, Siria Army e Rebeldes. O governo atual recuperou boa parte do território e continua a recuperar. O norte da Siria, acredito que futuramente vai travar ali em Alepo pois a Turquia não vai deixar 30 mil combatentes correr seu território adentro então a Turquia vai anexar o norte da Siria igual Israel fez com as colinas de G. E o Curdos todo mundo já, sabe o resultado já pré definido.
Vai sonhando….