Em 2015, caças Gripen tailandeses venceram os J-11 chineses por 4:0
Segundo o site chinatimes.com, durante o exercício Falcon Strike 2015 de combate aéreo simulado, os pilotos da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) operaram os caças J-11 contra os Saab JAS-39C/D da Força Aérea Real da Tailândia.
Embora os oficiais de alto nível das duas partes tenham declarado publicamente que não houve “vencedores” após o exercício, a britânica Air Force Monthly divulgou alguns detalhes do exercício militar na época.
Um repórter tailandês escreveu um artigo sobre sua própria experiência pessoal e comunicação com os pilotos da Força Aérea da Tailândia, descrevendo a história interna do exercício, incluindo os pilotos chineses.
A China enviou seus melhores pilotos para participar do exercício com os JAS-39C/D da Tailândia, mas o resultado mais chocante foram os resultados simulados dos combates aéreos: em alguns exercícios, o Gripen venceu o J-11 por 4:0.
Muitos comentários militares apontam as diferenças no desempenho dos caças de ambos os lados para explicar o resultado final, que é principalmente classificado em três razões:
1. Foram combates mano-a-mano: a comparação é pura performance de caça, portanto não é a qualidade do piloto, mas a performance do caça.
2. A Tailândia tem muito tempo operando aeronaves de combate com eletrônica digital no estilo ocidental, incluindo o F-16 e o JAS-39C/D, que são os aviônicos mais inovadores e podem ser chamados de “quarta geração”.
3. O J-11 enviado pela China era de uma configuração aviônica inicial, embora também operassem mísseis além do alcance visual.
Alguns comentários também acreditam que o JAS-39C/D é pequeno e manobrável, e a derrota dos caças de longo alcance pesados como o J-11 também era esperada. No entanto, a maioria dos entusiastas militares ficou insatisfeita com esse resultado.
Eles acham que, mesmo que o lote de J-11 não fosse o mais avançado, ele ainda era o caça de primeira linha da região militar de Guangzhou. Se ele não pode vencer a Tailândia, o que dizer do Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos? Além disso, a série Su-27 de caças sempre foi conhecida por ser capaz de realizar “manobras em velocidade de estol”, portanto dizer que não é manobrável o suficiente parece ser inaceitável.
No entanto, alguns dos comentários tiveram a perspectiva de encorajamento. O significado de ir para o exterior é muito significativo. O objetivo do exercício é entender suas próprias deficiências e conhecer os pontos fortes de seus oponentes, o que é mais importante.
O voo de teste contra os JAS-39C/D Gripen, um dois mais avançado do mundo, pode ajudar a melhorar a configuração do sistema, ajudando no desenvolvimento da próxima geração de caças na China continental.
NO VÍDEO ABAIXO UM ESPECIALISTA CHINÊS COMPARA AS TECNOLOGIAS DO GRIPEN E DO J-11 APÓS O EXERCÍCIO
3,2,1 para começar um chororo vermelho coletivo.
Segundo a britänica Air Force ……
Parei por aí.
Aquele país que tem interesse é em vender o Typhoon ???
Ah ta !
A revista britânica Air Forces Montly, não a britânica Air Force, como dizes, e depois é uma revista militar PRIVADA, não é do Estado ou da força aerea, é uma revista totalmente credivél, se a comprasses, verias, que quem eles mais criticam, é o deles, e são uma das revistas mais vendidas em todo o Mundo, acho que são mesmo a primeira revista mundial, em leitores. E basta conhecer um pouco o jornalismo Britânico, para acreditar na isenção profissional deles.
Choro vermelho
Fica tranquilo o flanker continua sendo a “marreta do capeta” o problema é que agora ele tem pela frente o “anjo vingador” rsrsrs
Assista “atentamente” o védeo o chinês tá explicando porque tomou uma sova continental, montado num Flanker, de um pequeno notável ! rsrsrsrs
Convenhamos, né ? A China é nova nessa área ainda…
Certamente estão longe do nível de desenvolvimento de EUA e Rússia ! Tanto que vivem é tentando copiar tecnologias ! É uma área que exige muita experiência prática ! Mas dinheiro eles tem !
PS. Imaginem o Gripen E… Que é muito melhor !
Dear Brazilian brothers, just a little kind reminder: you shouldn’t trust too much these kind of “news” from UK and Taiwan, which of course it’s not surprising at all, that they only got so high when China’s already-retired J-11A, or the original 40-years-old Su-27, lost 0-4 to the much newer Gripen C in BVR courses, but deliberately won’t tell the whole story that J-11A actually won the WVR courses. Then when J-10A won both BVR and WVR in the follwoing years (no surprise considering the technology), they became totally mute, WHY is that? Of course, they are even dumber this… Read more »
China has money, lots of money, so you guys could invest and develop your air power and in few years maybe could face USA. In the other hand we are just commodities supplier with low technology. And we are broken due the last leftists governments…The Grippen was the best we got. The actual operative combat air force jet is the F5 Northrop…1960 with some modernization. We are partners, China is the number one commercial partner for Brazil, of course in the political view we are very different but this is not a problem since each one respect the other. Looks… Read more »
Parafraseando um certo alguém: “resultado sem surpresas”, afinal o Gripen foi pensado e criado para isso, para ser matador de Flankers e cumpriu muito bem seu objetivo.
Pois é, parece que a frase da Saab não era apenas marketing …
Vai começar os engenheiros aeronáuticos, pilotos de caças aqui no canal informando que isso é mentira e informando sua tese a base do “achar”.
Sou só um leitor…
E em outro site… Disseram que o “Diário do Exército de Libertação” da própria China… Disse que seus pilotos ficaram confusos nesse exercício, pois seus caças eram sempre 1 minuto mais lentos para decolar, do que as aeronaves estrangeiras !
Buscando a pipoca. 3, 2, 1… ?
Parece um anão perto to J-11 kkk, mas pelo visto bate bem esse anão kkk
Ia comentar isso.
O Gripen é nanico em relação ao J-11.
Não só em relação ao J-11, mas (acho) que não há no mercado um caça de primeira linha 4.5 geração menor que o Gripen.
Ele é do tamanho de um Mirage 2000…mas, realmente é menor que qualquer outro 4a G
Sim, o SU-27 brilha em qualquer radar inimigo pelo seu tamanho.
Kings – é nanico mas bateu o J-11
Quanto mais alto, maior o tombo, diz o ditado…
Eu sou analfabeto em questões deste tipo, só gosto de aviação, mas na minha ignorância, acho que hoje em dia o importante é decolar. Decolou, voou, tem armamentos e tecnologia de ponta, meu amigo…
Se é matador de Sukhois, também é matador de Shenyangs. KKKK
Wellington, matador de ching-lings.
Segue o jogo. Para mim os Chineses continuam insuperáveis… em seus mock-ups.
Qual o problema?
Ontem foi a reportagem do Rafale que derrotou o F-22.
Segue o jogo!
Antoniokings, então, num combate entre o F-22 e o Rafale voce estaria dentro de um Rafale, correto???
O causou espécie é que o Rafale superou o F-22 que, segundo os ‘experts’ é hiper-mega-power-blaster da aviação mundial.
Só queria certificar se o Rafale detectou antes o F-22, como os Su-35 russos fizeram anteriormente.
Nada a ver.
Foi um treino de combate corpo a corpo. As duas aeronaves já sabiam o que deveria acontecer.
Quanto ao Sukhoi, como as matérias diziam, só encontrou o F-22 depois dele já ter interceptado outras aeronaves russas em alcance visual.
O Antonio não cansa de passar vergonha mesmo… heheh
O resultado final foi 6×1 para o F-22, ok ?
O gripen não precisa provar nada… mostra ser totalmente capaz e qualquer situação, visto que foi desenvolvido em um país que tem necessidade de se defender, visto que está perto de outro país que os ameaça. Mas, por outro lado, seria inteligente por parte dos chineses mostrar tudo o que têm, manobras, tecnologia, experiência…? Não estou subestimando nem minimizando a capacidade do gripen e nem a dos tailandeses, mas o quanto esses exercícios simulam a “realidade”?
Em combate Simulado os Bison indianos venceram os F-15 americanos, os Su30-MKI venceram Typhoon e F-15 também etc…
O que chega para a mídia é sempre a notícia que venceram, mais nunca as circunstâncias e qual foram as condições de combate….
Ontem foi o Rafale que derrotou o F-22.
Aliás, o F-22 adora posar para as câmeras dos adversários.
Antes foi o Su-35.
E mais de uma vez.
O resultado final foi 6×1 para o F-22 !
Goleada sobre o Rafale !
Em nenhum lado diz isso, inventas-te isso agora, por teres vergonha?
Precisamos só de mais um lote, de Gripen. O caça é muito bom e bem armados seria perfeito para nós, que não somos polícia do mundo.
Eu conhecia o Chengdu J-10, esse shenyang j-11 não.
Deixando as discussões ideológicas e “o meu é melhor que o seu” de lado, só de saber que em breve teremos uma versão ainda melhor do Gripen, com Meteor e E-99, me dá uma alegria danada…
Isso só comprova que o Brasil fez uma excelente escolha no F-39 Gripen, que é uma evolução direta do do Gripen c/d… com exceção de uma leve perda de manobrabilidade
Oi? Leve perda de manobrabilidade? Onde você viu isso no projeto? Explique melhor por favor.
GEN Escobar, acredito que ironcop quis falar a respeito do que foi publicado na internet sobre o aumento de peso do Gripen NG devido as suas modificações estruturais. Essas modificações aumentaram o peso total da aeronave e havia o temor de “perda de manobrabilidade”, o que não parece ter ocorrido durante os testes de voo.
Houve um aumento de potência advindo do novo motor.
Então Doug, o aumento da potencia não resolve o problema da manobrabilidade, pois a massa maior do aviao provoca estresse maior nas estruturas que suportam o conjunto. Aumentar a potencia, mesmo que indefinidamente, apenas seria util no voo supersonico em “linha reta”, haja visto que numa curva fechada de altos “Gs” a resistencia mecanica do conjunto seria comprometida em consequencia da luta contra a inércia do movimento (tendencia em continuar em linha reta) e o aviao iria desmanchar. Assim, quanto maior o peso menor a manobrabilidade. Tai o J-11 x Gripen para provar.
Com o aumento de potência… Certamente a estrutura foi reforçada ! Coisa óbvia !
O maior peso “empurra” mais na trajetória inicial, porém a potência maior é importante, sim, para colocar o avião na direção desejada o mais rápido possível. Tudo, obviamente, dentro dos limites estruturais e do piloto.
Isso é com pós ou sem?
DSC, não existe dogfight com caça totalmente carregado. Na condição de dogfight o Gripen E é tão manobrável quanto o C
Eu queria saber o desempenho dos peruanos na cruzex com seus Mirage-2000, não li nada a respeito sobre o desempenho deles no exercício.
Bem 2015 não é 2019 vamos esperar que o mesmo repórter tenha participado agora em 2019 para ver se o resultado é o mesmo.
Nilton, você é um ursalino???
É.
Trabalha em favor da implantação.
Foi enviado com essa missão.
Putin agradece…
Nonato, Putin, presidente de Nárnia???
O Putin não venderia o Su-57 pra URSAL infelizmente, mas já os Chineses com seu pragmatismo certamente faríamos negócio com o J-20.
URSAL – Capital Federal Brasília.
Capitais provinciais – Buenos Aires, Montevidéu, Caracas, Bogotá e Santiago.
kkkkkkkk
Isso ai kkkkk tem vaga
O Daciolo vai ser presidente?
E de fato o Gripen é matador de Flankers então.
J-11 não é su-27, só na aparência
Não é só na aparência.
Claro que não é, mas se mata Flankers, mata também J-11s.
Sim.
No twitter do Air Force Montly.
diegotcardoso, os flankers morreram junto com a URSS…sobraram restos, porem segundo os vermelhinhos, “atualizados”!
Segundo a sua ‘classificação’, como seriam os ‘atualizados’ F-15, F-16 e F-18.
Haja atualização, né?
Vou lá, -pega a bandeira vermelha e coloca as luvas-. O J-11 é um projeto baseado no su-27. Gripen, Rafale e typhoon são as respostas européias para o caça russo. Combate mano a mano é um pouco vago, mas supondo que sejam enfrentamentos sem utilização de nenhuma rede de apoio, a mesma quantidade de caças nos dois lados e Ninguém usou guerra eletrônica e se usaram não espere o mesmo resultado se o combate fosse hoje. Na situação acima a vantagem é de quem melhor implementar as táticas pertinentes ao combate. Tiver a melhor distribuição de esquadria, o melhor uso… Read more »
“No entanto, a maioria dos entusiastas militares ficou insatisfeita com esse resultado. Eles acham que, mesmo que o lote de J-11 não fosse o mais avançado, ele ainda era o caça de primeira linha da região militar de Guangzhou. Se ele não pode vencer a Tailândia, o que dizer do Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos?” Vish… Chorar num lugar quentinho, em posição fetal poderia ter ajudado. Agora falando sério, hoje eles já tem alguns irmãos mais novos de 5ª geração, os Gripens C/D talvez não seriam suficientes. Mas como seriam estes exercícios contra os nossos E/F? Ansioso para… Read more »
Num dos Gripen no site da FAB, ele aparece com o número de série 072 no final. Quem sabe o indicativo da quantidade a ser adquirida.
Mauro, talvez seja a esperança de algum brigadeiro. Eu mandava colocar 108…rsrsrs.
Os Gripens são demais! Pode não ser o melhor, mas está entre os melhores, e vai nos dar uma capacidade boa de defesa aqui na América do Sul. Com certeza seremos a Melhor e mais bem preparada força aérea da América do Sul, pois além do caça teremos ótimos pilotos.
Matador de Sukhoi e J11
Eu só queria deixar aqui um questionamento, um pedido de reflexão: TOMOU?
Foram descobertos os problemas dos J-11! Tinham alguns problemas de “junta”…junta tudo e joga fora! Kkkkkkk
O GRIPEN esta igual o time do FLAMENGO, jogando redondinho. Com as novas tecnologias inseridas e mais experiencia acumulada com os projetos anterioes do Gripen, a versao brasileira vai estar ainda melhor que a da Thailand.
só que jogar redondinho não significa ser o melhor e diferente do flamengo, o avião esta”redondinho” longe de ser um cheirinho!
Todos contra o Flamengo kkkkkk Abs
não é todos, são fatos! o que prova o time ser bom não é jogar bem, o que prova o time ser bom é vencer e levantar caneco, coisa que o flamídia não faz a um bom tempo! Então não compare o Gripen a um time comum, pois de comum o Gripen não tem nada!
Teremos um dos melhores vetores de 4 geração do mundo. Duvido muito que mesmo em combate real um J-11 consiga vencer nossa dupla Gripen E/Meteor. O Brasil fez uma ótima escolha.
O resultado deste combate sumulado não indica que sempre será esse resultado mas também não pode ser jogado fora. Seria interessante saber mais resultados de outros embates para ai sim tirar uma conclusão mais próxima da realidade porém um embate real definitivamente indicaria o melhor.
Esse embate é mais um indicativo que o brasil fez uma boa aquisição.
Se o Grippen é conhecido como caçador de SU. O único combate que começa a ter graça e contra os SU-35 c/ Aegis.
Suécia tem tecnologia, diferente da china.
Denys, você está completamente enganado.
A China tem muito mais tecnologia que a Suécia.
A Suécia não possui condições de competir com a China pois é um país pequeno e a China é um país enorme.
A Suécia tem sim muita tecnologia. Mas como não tem demanda, utiliza muitos equipamentos estrangeiros nos seus caças.
Os motores são americanos, o radar é italiano, o assento ejetor britânico, e por aí vai.
A China, hoje em dia, consegue produzir praticamente tudo em seus caças.
Assento ejector britânico? Isso até o f35, f22, f16 e muitos mais, no ocidente.
enfim … Chines perde para todo mundo, pilotos ruins, perderam para o f16 paquistaneses também que me lembro.Povo foca no caça em vez da expertise do piloto, no caso da China parece que nao fosse pelo numero eles nao intimidariam ninguém.Se existisse uma competição para ases de todos os pilotos do mundo, de caça, os chineses japoneses coreanos iriam ficar entre os últimos, na minha opinião. pronto falei. basta dizer que os primos étnicos do imperio japonês desistiram de vez de estrategia e arremessavam os seus caças contra os navios da marinha americana na ww2. Que venha o paredão …
Saburo Sakai era um ponto fora da curva?
Li o livro do Saburo Sakai….aquilo ali merece um filme!!!! A história é épica!!!
Bem, vamos lá Beto…quanto ao Saburo Sakai ele era realmente um ponto fora da curva, além de ser um exímio piloto, ele formava um casamento perfeito entre homem e máquina com o seu Zero, além se ser frio e bastante racional, apesar de ser voluntário para se tornar um Kamikaze, que foi prontamente proibido por seus comandantes. Quanto a estratégia Kamikaze isto veio em um ponto da guerra em que ela se torno meio irreversível para o império japonês, e ai tem que se entender um pouco da cultura e costumes daquele povo naquele período, do código bushido e da… Read more »
Senhores, seria muito bom mais detalhes sobre os combates nesse exercício de 2015. O J-11 é baseado no Su-27 e é um caça muito manobravel, porém o Gripen é também muito manobravel. Eu acredito que os combates mencionados foram do tipo Dogfight. Aí não tem surpresa nenhuma. Os J-10 chineses que são menores, menos potentes, possuem radar menor e com menor alcance e são mais baratos, vencem os J-11 em Dogfight com frequência. O que causaria um pouco de surpresa seria uma Vitória no combate BVR, sem ajuda de AEW, já que os J-11 em teoria devem carregar um radar… Read more »
Imagina os gripens ng
Mas isso é um programa da TV de Taiwan (ou de Hong Kong)! Kkkkkkk! Se fosse um programa da TV da Mainland China, como é que o comentarista iria comentar com tanto entusiasmo à derrota dos caças do país?
Devia ter um alerta pra excessiva quantidade de comentários do Antonio falando besteira e fazendo malabarismo pra defender os “protegidos” dele.
Eu já tenho 2,25 graus de miopia, se a minha condição piorar pela quantidade de besteira que ele escreve eu vou ter que pedir indenização do blog kkkkkk
O Gripen é o matador de Sukhoi puro, e o Sukhoi é a Rainha de Hangar, os Migs tiveram mais Gloria do que os Sukhois, podem ver a Historia, nos caças Russos os Migs são os mais famosos, e o Gripens foi construido para Abater os Sukhois , por isso é que é chamado Matador de Sukhoi, 4-0 é pouco, o Gripen deve dar 7-0 aos Sukhois, risos , o Gripen NG é o caça mais avançado da atualidade claro sem esquecer o par F-35/F-22 que é Superior ao Gripen NG, espero ver eles defendendo o espaço Brasileiro em 2021.
Esses aviões xing ling são bons sim, pode confiar kkkkkk
Só lembrando os Gripens, segundo a SAAB, foram projetados para fazer frente aos SU-27 e os J-11 são as versões chinesas dos SU-27.
Depois que chamam de matador de Flanker, já devora o genérico e com certeza devora o original.
O melhor pra mim é o kwid que faz 12 por 1 no etanol e 17 por 1 na gasolina,e com isso eu ganho km de vantagens e o bolso agradece,afinal os valores de combustível aumenta todos os dias. Abraço!
A melhor parte é quando o apresentado diz: “鬁我要買到底部 椴秀秄龜穃” muito boa a análise
Não sou comunista e sou muito critico. Analisando o texto, percebe-se que e tedencioso.
1-O próprio texto diz que em um dos tipos de combate a vitoria foi de 4×0, más não fala dos demais resultados.
2-O exercicio foi em 2015, ha 4 anos atrás e só agora se fala isso.
Obs. Exercicio simulado e complicado, os nossos F-5 abateram mirages 2000 e F-16 e nem por isso e um caça superior.
Que surra ! Para deixar a turminha da foice e do martelo, da sua arquibancada vermelha, em total pânico !
Parabéns Saab por proporcionar esta lavada.
Aviônica é tudo. O Gripen é um avião muito avançado, com características que o tornam um dos melhores caças do mundo. O projeto do Su-27 não é ruim, mas um avião dessa plataforma bem equipado com sistemas de armas e aviônicos o torna um pesadelo para qualquer inimigo. Há de se lembrar que a plataforma russa também sofreu diversaas atualizações e, seguramente, o mesmo tipo de exercício com alguns Su-35 teria resultados bem diferentes – embora ainda acredite que no combate aproximado, o Gripen sempre venha a levar a melhor. Fora isso… é importante lembrar que em uma situação de… Read more »
Que misseis esse J-11 analógico defasado estava usando? Não devem ser nada próximo dos R-73 ou R-77…nem mesmo do R-27. Por isso, esse J-11 não tem nada a ver com um Su-27SMK ou Su-30 russo (muito menos Su-35).
Eu acho que o fator humano sempre conta e existem várias dúvidas sobre a capacidade dos pilotos chineses em tirar o máximo das suas máquinas. As experiências traumáticas da segunda guerra na China, que levaram a morte de milhões de pessoas, moldaram o pensamento militar chinês para favorecer grandes exércitos (capazes de suportar grandes perdas) a uma estrutura centralizadora e burocrática que não favorece a iniciativa, algo necessário para pilotos. A capacidade de se adaptar e rápida tomada de decisão são fatores importantes no combate moderno. A partir de 1980 começaram as grandes mudanças nos militares chineses, tanto que até… Read more »
Matador de Sukhois !!!!!!!!!
O bom dos chineses é que eles aprendem com os erros. Quem não lembra daquele episódio de Taiwan que o EUA bloquearam os chineses com os Posta Aviões. Depois daquele episódio eles entraram nesse ritmo louco de fabricação naval. Não duvido que depois desses resultados eles vão esmiuçar tudo que puderem e corrigirem. Afinal é pra isso que servem os exercícios. Já pensou ir pro combate direto sem fazer esses exercícios simulados? Normal. Qualquer Força Aérea profissional do mundo passa por isso. Os caras são fanáticos por perfeição. Vide os atletas daquele país nas olimpiadas et.
Ele não assusta… mas impõe respeito (Saito).
Gripen,o SU-27 / J-11 killer.