Caças J-10 e Gripen operam juntos no Falcon Strike 2019
Caças da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) e da Força Aérea Real da Tailândia (RTAF) voam em formação tática durante um exercício de treinamento conjunto.
A cerimônia de encerramento do exercício conjunto de codinome “Falcon Strike 2019” entre as duas forças aéreas foi realizada na Base da Força Aérea Real da Tailândia em Udorn (Udorn RTAFB) em 29 de agosto de 2019.
O exercício de três dias teve como objetivo promover a cooperação e o intercâmbio entre as duas forças aéreas, testar táticas e métodos de combate, promover o desenvolvimento de equipamentos e melhorar o nível de treinamento conjunto dos dois lados.
FONTE: eng.chinamil.com.cn / FOTOS: Xie Zhongwu e Zhou Yongheng
A China tem acesso a treinamento com o Gripen, bem interessante, se a argentina se interessasse pelo J10 poderíamos ter algo semelhante por aqui…
Só vejo um problema nisso.
A Argentina ter dinheiro para pagar pelos J-10.
Já já estarão sobrevivendo de doações de F-5 da FAB que darão baixa com futuras encomendas de Gripen.
Sem dinheiro, irmão.
Plata não tenemos más tenemos tierra para sus bases, topa trocar?
Despues los Chinos no van a salir. Gana un avión, pero te quedará sin país.
Seria interessante, mas a Argentina teria dinheiro para bancar o J-10? Infelizmente talvez nem consigam bancar o FA-50! Sinceramente gostaria muito de ver a Argentina saindo do fundo do poço e se reequipando!
E pelo preço que está custando um USD1, 00 dólar na Argentina, o sonho de um relacionamento com belas”gatas” sul coreanas com certeza dará para trás…
Quando a economia da Argentina se recuperar quem sabe, agora operar um caça Chinês para uma pais que utilizava caça ocidental deve ser um desafio e tanto para quem pretende mudar o paradigma de compra.
Com essa bandeira de Ursal e votando na Kirchner a Argentina não se erguerá nunca, meu irmão…
Claro irmão, esta bem melhor agora.
Pra completar, só falta o maninho dizer que as Falklands são da Argentina e o nome certo é Malvinas!! ahahaha
A China já anunciou que deixará de produzir o J-10.
O J-10 nas suas versões mais modernas custa muito mais caro que, por exemplo, o JF-17.
Não duvido, mesmo com os problemas econômicos da Argentina. Eles depedem mais da China que nós e nada garante que se alguem propor uma troca de caças por comodites ou permissão de uso de território algo aconteça.
Não sabia que a Tailândia usava os Alpha Jet ainda (última foto).
Sds.
Não tivesse sido descontinuado e talvez houve-se uma versão melhorada hoje ainda no mercado.
O J-10 é lindo, não?
Fabio, também acho o J-10 uma aeronave muito bonita, dia 10 a Saab vai celebrar alguma coisa sobre o primeiro vôo do Gripen do Brasil.
Eu acho que pro Brasil ter mais gripen, o governo deveria suspender a vacinação contra gripen…
Também acho Fábio.
sendo copia do SU27 tem mais é que ser bonito mesmo, mas o original ainda é melhor.
Carlos, o caça baseado no Su-27 é o J-11, o J-10 da matéria é baseado no Lavi israelense.
E eu, gosto especialmente do bilugar.
Dizem que avião bonito voa bem… o J-10 certamente é dos mais belos.
É impressão minha ou o Gripen é aquele pequenininho ali.
Ishi, tamanho conta!
é pequenininho, mas tira o sono de muito piloto de sukhoi e suas cópias rsrs…
Será que só eu acho este caça chinês bonito?
O J-10 é bonito mesmo.
Seria o cruzamento de Rafale ou Eurofighter com f-16??? tem que olhar na certidão, se é que registrou em cartório. kkkk
concordo! Lindo e eficiente!
É o galã dos caças
Exagerou João ?
Eu também acho, mas segundo alguns, este não tem ‘singularidade estética’.
Não é feio, mas entre os delta canards, gosto mais do Gripen. Acho o desenho das asas, canards e entradas de ar mais bonitas. O nariz preto e o sistema REVO aparente, também não me agradaram muito (Talvez eu tenha ficado mal acostumado). Eu até que teria coragem, de dar um rolé de Gripen no fim de semana, para fazer sucesso com as gatinhas, kkkkk.
O nariz eu gostei, mas as orelhas eu achei grande…!!!
Muito bonito mesmo!
Pena que solta pecinha! E aquela sonda de pvc! ?
J-10, modelo C?
Modelo A, que possui um radar pulso-doppler e entrada sem DSI.
Mirage 5 + Israel = Kfir
Kfir + F-16 = Lavi
Lavi + China = J-10
Brasil: Tucano + Super = super tucano
Suécia: Saab 37 Viggen + F-16 + F-18 = JAS 39 Gripen
E verdade os reds copiam tudo ate o f 22
E como foi o treinamento? Quem teve melhor performasse? Teve dogfight entre eles?
Inevitável a pergunta, mas alguém poderia em resumo dizer entre J-10 e Gripen, qual a vantagem que um teria sobre o outro??
E do nosso Gripen NG frente ao J-10, qual a vantagem teríamos…
Depende de qual versão de cada caça vc está comparando. Em termos gerais o Gripen é superior ao J-10 em todos os quesitos, mas o caça chinês é muito bom, o J-10 é mais equivalente a um F-16 block 60.
O Gripen é melhor em pistas improvisadas e de terra (foi projetado para isto )
O J 10 tem a entrada de ar embaixo onde pode entrar detritos em operações deste tipo.
De resto são aviões da mesma categoria.
O Gripen que a FAB vai operar é diferente do que a Força Real Aérea da Tailândia opera e nesse sentido é mais recente que o J-10.
Em termos de eletrônica embarcada o JAS-39, é provável que se sobressaia sobre o J-10, os dois foram concebidos como de 4 geração.
Eu já tive um gripen ano 2010 modelo 2011 e era muito superior ao J-10 da china, que por sinal era como os carros JAC, vc só encontra peças oriundas do Paraguai.
Será que o Gripen continuou a ditar as regras por lá? Quantos anos demorará para sabermos o que rolou.
Se for favorável a China sairá amanhã no Global Times, se não foi veremos mais um despacho morno dizendo que o exercício foi um sucesso para todos e somente daqui a 14 anos é que saberemos o que realmente aconteceu.
Em 2015 os Gripen venceram os J11 por 4×0
Em 2015 os Gripen tailandeses venceram os J11 por 4×0.
Tio Jacó vendeu o projeto do Lavi aos chineses para não ficar com um projeto micado (por culpa do “melhor aliado”) na mão, e recuperou algum. mas no final não ficou mal pq no final o F-16 foi continuamente melhorado.
.
Mesmo sendo um caça bonito, percebe-se que não é tão refinado quanto o J-39, o que é compensado pela potência bruta do motor AL-31. Mas ainda assim deve aparecer mais no radar que o J-39.
Mas nosso F-39 com F-414 deve superar o J-10 em quase todos os aspectos, senão todos mesmo.
O J-10 visualmente não é uma cópia do Eurofighter Thyphoon?
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcQ711Rkb2oi3u90xHyKlNw21wdzzkKRRZ6C5llCsclx0FpPZU3w
As pessoas nåo podem esquecer que o GRIPEN NG é um caça no estado da arte.
Isso quer dizer que o GRIPEN E é apenas a 1ª versão desse caça que pode evoluir muito mais que seus concorrentes que já tem seus projetos finalizados.
Uma mudança pequena mas significativa no GRIPEN E foi a introdução da nova tela widescreen fabricada no Brasil e que foi inclusive adotada pela Força Aérea Sueca.
O.único caça com tela similar é o F-35 americano, isso por que o F-35 é um caça de 5ª geração.
Nunca ouvi falar em Gripens envolvidos em combate! Será que são confiáveis??
Tey were used in syria for reconisance and proved to be very reliable and could fly when others could not
O J10 é feio, mas é menos feio que o europeu, o bicho feio aquele ali!