Mais imagens do primeiro caça Gripen da FAB
O voo inaugural do primeiro caça Saab JAS 39E Gripen da Força Aérea Brasileira ocorreu ontem (26.08) em Linköping, na Suécia, e durou 65 minutos.
Este é o primeiro Gripen brasileiro produzido e será utilizado como aeronave de testes no programa de ensaios em voo, juntamente com as outras três aeronaves Gripen E 39-8, 39-9 e 39-10.
A principal diferença em comparação com as aeronaves de teste anteriores é que o 39-6001 dispõe de um cockpit com layout totalmente novo, com a tela panorâmica, chamada Wide Area Display (WAD), dois pequenos Head Down Displays (sHDD) e um novo Head Up Display (HUD).
Outra relevante diferença é um moderno sistema de controle de voo (do inglês Flight Control System – FCS) com atualizadas leis de controle para o Gripen E.
Ele também inclui pequenas modificações no hardware e no software.
O voo ocorreu depois de quase cinco anos da assinatura do contrato da compra do caças suecos Gripen NG de nova geração que farão parte da frota da Força Aérea Brasileira (FAB).
O pacote de 36 jatos (28 monopostos e 8 bipostos) custou 39,3 bilhões de coroas suecas – equivalente hoje a US$ 4,1 bilhões (R$ 15,5 bilhões).
As entregas efetivas das aeronaves operacionais para a FAB se iniciam a partir de 2021 e serão operadas por unidades aéreas a partir da Ala 2, em Anápolis (GO).
No total, cerca de 350 profissionais brasileiros participam dos projetos de transferência de tecnologia por meio de treinamentos na Suécia. A maior parte deles trabalha no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN), localizado na Embraer Defesa, em Gavião Peixoto (SP), inaugurado em 2016.
Em 2018 a Saab apresentou a fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo – a Saab Aeronáutica Montagens (SAM), que terá um papel fundamental no Programa Gripen brasileiro.
A SAM vai produzir o cone de cauda, os freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para a versão monoposto (um assento) e a versão biposto (dois assentos).
O processo de transferência de tecnologia do Programa Gripen envolve 62 projetos, incluindo pesquisas do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em áreas relevantes para a concepção da próxima geração de aeronaves de caça, tais como análise operacional de caças, projeto e análise conceitual da aeronave, testes de motores a jato, projeto de entradas de ar com baixa observabilidade radar (desenvolvimento de tecnologia stealth), sistemas avançados de monitoramento de frota, eletrônica e processamento para aplicações intensivas em tempo real.
Pelo que parece a “camuflagem” dos Gripen da FAB será padrão digital?
Provavelmente, talvez as cores sejam cinzas menos escuros. Mas vai ficar show!
Gostaria de fazer uma observação neste momento em que há uma celeuma internacional grave capitaneada pelo Estado francês na pessoa do seu presidente Emmanuel Macron aludindo à internacionalização da amazônia com todos os pingos nos “ís”. E, porque levanto essa questão aqui, porque atualmente as maiores parcerias dos militares brasileiros são com os franceses. Só pra se ter uma ideia as aeronaves francesas “HOJE” são as mais novas, sobretudo os helicópteros no inventário das Forças Armadas. E, só pra lembrar, na Marinha o seu mais novo meio naval de ataque o submarino Riachuelo S-40 de um total de 4 subs… Read more »
Parabéns, esta análise foi um resumo em alto estilo de uma aula da Escola Superior de Guerra.
Agora bota aí todas as vezes em que Brasil e França cooperaram. Só para tornar o debate mais justo…
Desde quando os franceses invadiram Portugal é claro que esses colonialistas nao são confiáveis ! A Guiana é Colônia francesa bem ali, na Amazônia !!!
Muito bem colocado suas palavras…… E pelo que eu me lembro o Brasil não se deu muito bem com o porta-aviões São Paulo que foi comprado da França e já chegou ao Brasil com problemas.
O governo FHC comprou um bonde!
O NA São Paulo era uma sucata…
Meu Deus…
Você está certíssimo amigo, olhe o passado, quando os Franceses negaram a entrega dos mísseis Exocet a Argentina, no auge da guerra das Malvinas, eles já largaram muita gente na mão, que sirva de lição!
na verdade qualquer pais nao respeita o Brasil porque nao temos um poderio militar de verdade. acho que o Brasil deveria desenvolver armamento nuclear bomba nuclear para impor respeito…pq ninguem mexe com Paquistão e Israel, india, paises esses ate mesmo mais pobre que Brasil…
Como eu já falei..a muito tempo, é uma pena a Dassault ser francesa… 🙂 mas mesmo assim, Rafale não é caça para Brasil, assim como Gripen… nosso avião deveria ser o F-16…a pelo menos 20 anos atrás… escala, bom produto e sem estas “incalculáveis” ToTs… que no final só somam contra nossa defesa… Sobre o Texto, muito bom!!!
Essa pintura ficou legal, mas confio nos fabianos para escolher a pintura mais eficiente para esses aviões, a Saab poderia ter postado foto do painel da aeronave, estou ansioso para ver como ficou a única tela…
Abs
A satisfação do piloto e principalmente do oficial da nossa Força Aérea não tem preço. O agradecimento ao piloto sueco por parte do nosso militar, o sentimento de que aquele “brinquedo” foi bem cuidado, também não tem preço! Thank you Lord!
Nesse momento o avião mais moderno produzido na Suécia não pertence a ela e sim a Brasil 🙂
O projeto sueco já existia antes do Brasil assinar os papéis. Eu sei que o momento é de felicidade, mas não saia dizendo bobagens.
Ele está falando do WAD, que faz da versão brasileira do Gripen mais moderna que os protótipos da força aérea sueca. Que também escolheu o WAD pros próximos Gripen deles.
Então sim, até o protótipo WAD sueco voar, o avião mais moderno produzido na Suécia atualmente pertence ao Brasil.
Iron ele está certo entre os protótipos, ele e mais moderno, conforme o texto,
A Suécia adquiriu 60 e vai receber primeiro do que o Brasil.
Eu tenho uma duvida. Sabemos que o Brasil pagou mais caro pela transferência de tecnologia. Porém algumas partes que eu considero bastante criticas, foram transferidas como diz a própria matéria, para a Saab Aeronáutica Montagens (SAM). “A SAM vai produzir o cone de cauda, os freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para a versão monoposto (um assento) e a versão biposto (dois assentos).” Este pessoal não pode voltar para a Suécia, levando de volta todo o conhecimento “comprado” nesta área, assim que terminarem de produzir as aeronaves? Alguém sabe dizer o que efetivamente… Read more »
Aqui onde trabalho, se o colaborador é treinado custeado pela empresa, ele assina um termo/contrato de trabalhar na empresa por “x” período, se sair antes paga o valor do curso e se não me engano até uma multa. Creio que os engenheiros envolvidos, independente do Brasil ou Suécia, devem ter assinado algo semelhante.
Desculpe a minha ignorância.
Mas então a tecnologia adquirida seria, o conhecimento obtido por engenheiros brasileiros, que absorvem o conhecimento de produção?
Não envolveria por exemplo o compartilhamento com a FAB, governo, etc, de esquema de montagens contendo medidas, listagem dos materiais necessários, método de produção etc, etc?
Gabaritos de montagem, manual de processos industriais e etc… sem uma cabeça pensante e experiente por trás não servem para muita coisa.
É por isso que as empresas e até os governos tem regras como a que o Joelson falou, se seu aprendizado foi bancado pela empresa/governo vc é obrigado a ficar nela por um período de X anos, sob pena de pagar o valor do curso e até uma multa pesada.
Nesse meio tempo ele treina e passa seus conhecimento para outras cabeças.
Entendo, acabei de ler também no artigo anterior a este que houve uma troca de ações entre a Akaer e a SAM, isso também pode ajudar. Bom o negocio já está feito. Agora é torcer para realmente ser proveitosa para o Brasil essa transferência de tecnologia.
Caro Observador, com os meus simplórios conhecimentos que são parcos nesta seara nós temos tecnologia para produzir aviões o que nos falta é a tecnologia dos tais códigos fontes da aeronave o que nos permite ter o controle efetivo sobre a mesma, desta sorte estamos adquirido exclusivamente essa tecnologia. Prova disso fabricamos o KC 390.
Isso é algo que me incomoda muito. O que a SAM faz que a Embraer em SJC não faria também? Depois que as aeronaves forem completadas essa empresa vai fechar, já que ela não tem razão de existir além dos Gripen da FAB.
Aparentemente a montagem final será na Embraer, mas fica a impressão de que algo saiu errado nessa transferência de tecnologia. Seria reflexo da venda da Embraer para a Boeing?
Caro Clésio. Essa venda da Embraer para a Boeing será um dos argumentos fundamentais para avaliar futuras decisões no MinDef sobre segurança tecnológica.
Clésio, eu pensei o contrário. A possibilidade de a Saab reter, conhecimentos que a Embraer por exemplo não possui. Acredito que a Embraer seja bem capaz de criar fuselagens, porém o Gripen possui uma assinatura de radar significativamente baixa, se comparada até mesmo com qualquer outro caça da mesma geração. Devem usar materiais compósitos e técnicas de produção bem especificas para se chegar a este fim. No fim da matéria acima, diz que eles compartilharam tecnologia de desenvolvimento de tecnologia stealth, mas minha duvida é, com quem? Seria com a SAM ou seja eles mesmos???
Observador, a Saab já compartilha tecnologia com a Akaer, por exemplo, desde antes da assinatura do contrato.
Tem um monte de matérias aqui no site sobre o programa de transferência de tecnologia.
Clésio, a criação de uma empresa fabricante de componentes foi estabelecida no contrato, assinado em 2014 e efetivado com o contrato de financiamento em 2015, que vem desde muito antes da joint venture da Embraer com a Boeing para aeronaves comerciais. Em 2016, em visita às instalações da Saab na Suécia, eu já perguntava ao pessoal da Saab sobre quando a fábrica seria instalada, entre outros detalhes. E desde antes do contrato já se faziam os lobbies políticos para que fosse estabelecida em São Bernardo do Campo, onde enfim foi estabelecida. A montagem final será na Embraer. A transferência de… Read more »
Obrigado pelos esclarecimentos Nunão.
A fabricação destes componentes demandam mao de obra qualificado e maquinário sofisticado e caro. Acredito que Saab ira utilizar sam em SBc como sua sub fornecedora pois o uso de mao de obra e alto e os custos Brasil são bem inferiores que na Suécia.
Sim, Salim. Pelo menos foi esta a intenção divulgada quando da apresentação da fábrica no ano passado, matéria que eu cobri para o Poder Aéreo no ano passado (em caráter excepcional, pois desde 2016 não escrevo mais, de forma constante, para a Trilogia).
A ideia é que a SAM forneça componentes para caças Gripen montados na Suécia e que conquiste outros clientes na área aeronáutica.
https://www.aereo.jor.br/2018/05/10/alem-do-gripen-saab-apresenta-fabrica-de-aeroestruturas-do-caca-no-brasil-de-olho-no-mercado-mundial/
Nada a ver.
A venda da Embraer é bem recente.
Quanto a transferência de tecnologia, treinamento de funcionários, multas, etc, entendo que as explicações dadas se aplicariam mais ao caso de o funcionário querer sair logo após ou pouco tempo depois do treinamento, o que não é o caso.
O que foi questionado é depois de concluída a entrega, a empresa, que sequer é brasileira, pode fechar as portas e não haver tecnologia nenhuma numa empresa nacional.
Podem sobrar alguns engenheiros e técnicos, mas isso é muito solto, diferente de uma empresa.
Os dados projeto e especificações estão com Embraer em gavião Peixoto . a versão biposto sera projetada pela Embraer e só sera fabricada aqui ( Suécia vai usar treinamento na versão D existentes ). A versão naval também seria feita aqui.Os sub fornecedores como a SAM, fazem detalhamento das peças para producão, que voltam para fabricante validar. A Embraer tem conhecimento tecnico solido de projeto e produção destes componentes. O tot , neste caso, serve para queimar etapas aproveitando experiência da Saab em caças alto desempenho e a redução de custos que seria projetar/fabricar caças de quarta geração partindo da… Read more »
Prezado Salim, sõ uma correÇâo o primeiro Gripen F sera montado integralmente na Suecia.
Depois dos testes,o piloto da Saab será homenageado e condecorado pela Fab.
E será bastante justo. Muito melhor que alguns “condecorados” do passado recente.
Muito Bom! Mas uma preocupação. Não vi nenhum sistema de aviso LWR/MAWS optico na bando UV com os em uso nos F-22/F35/Su-35S/SU-57/Rafale. Se alguem puder me mostrar ou apontar a presença desses sistemas fico grato.
Arariboia, as antenas do sistema MAWS eu acredito que sejam aquelas instaladas na entradas de ar, junto à raíz do bordo de ataque dos canards.
Pode ser. Mas esta mais com cara de ser o RWR. A cor opaco.
*Só uma correção. O Rafale é banda IR e F-35 IR/UV
O RWR fica nos pods de pontas de asas e no estabilizador. Pelo formato dos sensores que estamos falando (próximo aos canards), se assemelham aos MAWS dos A-1M. E por desenhos em corte e infográficos vistas na web, também há sensores MAWS na parte inferior traseira da fuselagem.
Enfim, a aeronave virá com uma suíte completa de fuerra eletrônica, onde irão estar o RWR, MAWS, etc…
A fuselagem poderia seguir a padrão das asas, ficaria bem mais agradável aos olhos do a mistura de padrões. Essa camuflagem digital ficaria sensacional
Compartilho do mesmo desejo, caro Lobo. A fuselagem inteira no padrão CAMO Digital das asas ficaria muito bonita.
O nosso Gripen tem um dos melhores fatores de carga dentre os caças atuais.
Bah! Que desempenho nossa!
Como comentado pelo piloto-chefe Richard Ljungberg, as manobras foram ensaiadas anteriormente nos simuladores. A meu ver, o uso destes tornou-se indispensável no cenário atual.
Redução de custo, diminuição do desgastes das células, simulação de cenários e situações impraticáveis no dia-a-dia. As aplicações são imensas.
Espero que posteriormente a FAB venha adquirir uma estrutura similar ao existente em Estocolmo na Suécia.
Salvo engano, no pacote de aquisição, está incluído ao menos 1 simulador.
No artigo escrito pelo Yuri Vasconcelos da Pesquisa FAPESP (reproduzido aqui no Aereo), o mesmos relata um ToT na Suécia com funcionários da Atech referente aos simuladores de voo.
Não duvido da capacidade de desenvolvimento de um produto nacional. Mas espero que o mesmo esteja pronto junto com a entrega do primeiro Gripen.
Também torço para que tenha o mesmo nível de capacidades técnicas (treinamento e preparo de missões) bem como o alto grau de imersão disponibilizado pelos simuladores suecos, e não a soma de um “cockpit” e uma TV.
Ei moço, cuide bem do 001 da FAB !
Essa primeira foto no momento da decolagem é espetacular.
Bem vindo F-39 Gripen.
Que emoção! Aquele grito contido de PQP, finalmente saiu da garganta! BRASIL!
Ufa!!! Ainda bem que não compramos os Rafale…kkkkkk
Corre até lágrimas ver isso viu. Sem palavras.
Vejam, que a deriva e o leme tem pintura em forma de pixel, acredito que terão a pintura em tons de azul em pixel também. Ou seja, serão as superfícies de sustentação e controle nesse padrão de pintura.
Não sei se é falta de acostumar com essa pintura…, más de imediato eu não gostei… Más creio que vou acostumar…, rsss Más às 3 pinturas que acho bem bonitas são: 1) A pixelizada do SU-57 2) A dos antigos F-14 Tomcat…., corpo cinza do avião e a região do leme traseiro, toda preta, com o símbolo do Joly Rogers…, muito bacana…( como referência) 3) Preto inteiro, como os F-5, no filme Top Gun, sendo MIGs…, pois com os radares atuais e mísseis de longo alcance…, a camuflagem acho que nem influi muito…, só se estiver no chão, escondido… Às… Read more »
Cristiano, eu gosto de esquemas de pintura totalmente em preto também, mas geralmente são para aeronaves ou comemorativas, de teste ou de instrução. No filme, TOP GUN, eles pintaram os F-5E/F de preto para ser inconteste para o espectador de que eram aeronaves dos vilões. Os Short Tucano e Hawks da RAF também eram pintados de preto, sendo aeronaves de instrução. E se você procurar na internet, em busca de imagens, tente colocar ‘VX-9 F-14D’ que terá uma bela surpresa hehehehe De qualquer maneira, também gosto muito dos padrões de pintura de alta visibilidade da USN de meados da década… Read more »
Ola boa tarde, fui pesquisar a imagem do F14 e nossa que pintura linda, nunca imaginei que existisse algum com esta pintura. Vlw pelo post agregou muito.
Numa modelo tão bonita quanto aquela, qualquer roupa fica bem.
Valeu Léo…》》》
Valeu Leandro…, tamujunto….》》》
Tome aqui o meu joinha pela dica sobre o VX-9 F-14D. Mandou bem!
Gosto das de superioridade aérea azul clara e branco dos SU-27 e alguns Mig-29.
Acho legal também…, a dos MIG 29…, Space…
Por esses dias, bem cedo…, umas 07h da manhã…, tinha um caça fazendo manobras por aqui…, só não sei dizer se era AMX ou A-4…, a barriga…, parte de baixo inteira era cinza…, o céu estava bem azul…, destacou bastante a aeronave no céu…
Abraço a todos…, fiquem com DEUS…》》》
mig-28!
A melhor é do F16i Sufa. Linda, eficiente e respeitosa.
Imagina eles na FIDAE???
Ou fazendo um desfile aéreo em Bueno Aires no dia 25 de maio !!!
?
Desfile em Buenos Aires??
Amigo, sempre fui ensinado que a gente tem que procurar andar é com gente melhor do que a gente..
Acho que o desfile em Buenos Aires seria só pra espezinhar, mesmo…
Prefiro um desfile em Washington.
Pra quê na Argentina também?
Basta fazerem voos por Brasília em pleno Dia da Independência para criar inveja para muitos hermanos… Ah, também pode quebrar umas vidraças do STF em voo supersônico, não me importo! rsrsrs
Pô cara, seria chutar cachorro morto. F-5, A-1, A-29, E-99 e KC-390 já colocam MUITA inveja nos hermanos.
Não vejo a hora de ver um duelo do Gripem brasileiro com F16 chileno em treinamento ! Gostaria de ver o resultado prático
ou contra os Aggressors na Red Flag
Finally! Some action!
Gosto é gosto, mas eu achei essa mistura de camuflagens bem estranha, tá parecendo um “Frankensplane” construído à partir de peças de vários outros aviões. Eu espero que essa não seja a pintura definitiva.
Essa é apenas uma mostra de como ficará. A pintura digital vai cobrir todo o avião.
Lindo avião.
Que sirva bem ao nosso país.
Uma pergunta de leigo: no futuro Gripen F, como será a tela do co-piloto? Uma WAD ou algo mais simplificado?
O Gripen F-39F terá dois displays WAD, um para cada piloto.
Agora sim um vídeo mais longo que deu para dar água na boca! Espero que chegue logo para os testes aqui no Brasil!
“Que lindo cara!”.
Muito lindo esse nosso caça.
Quando ele estava manobrando;
Cuidado! hahahahahaha
Para um primeiro voo, ele recolher trem de pouso e fazer manobras ousadas, tá ótimo! Poderiam adiantar a entrega que os FABianos podem testando por aqui tb… rs
Foi confirmado pela SAAb que este vôo foi alcançada a maior velocidade de uma unidade Gripen E.
http://lentoposti.fi/uutiset/ensimm_inen_brasiliaan_toimitettava_saab_39_e_gripen_valmistui_ensilento_l_hestyy
Brasil tem uma aeronave moderna, porém espero nunca precisarmos usar!
Show show show!!! Orgulho é mato!!!
Acho que ficou perfeito, mas tenho uma curiosidade mórbida para saber quem é o autor dos deslikes. A única certeza que tenho é que é fã incondicional do sputinik
Eu ia dar um dislike só para te deixar encucado, mas desisti hehehehe
Oi Leandro. Eu lembrei do ACM violando a lista de votos do painel eletrônico do Senado para chao ntagear os senadores depois. Fico imaginando o que certas mentes perversas fariam caso tivessem acesso à identificação do IP dos negativadores.
Camargoer, o seu comentário não tem relação com o tema do post, além de incentivar discussões acaloradas sobre temas que fogem do propósito do blog.
Olá Poggio. Peço desculpas e obrigado pelo alerta. Evitarei comentários sobre “positivações” e “negativações”. Valeu.
Relaxe Leandro.
Repare que sempre, todas as mensagens, tem ao menos um deslike.
Seu sentido se perdeu com o tempo.
Agora é utilizado apenas como forma de fomentar a discussão.
Creio que alguns deslikes são acidentais, por causa da posição do toque para rolagem da tela no celular. Eu mesmo já dei deslikes sem querer.
Caro Reginaldo. Quando há um erro ficando vermelho ao invés de verde, dá para corrigir enquanto está colorido….
Muito alarde para umavião que ainda não passou da fase de protótipo!!
O Gripen E/F (NG) está mostrando que existe uma linha bem tênue entre o protótipo e a linha de produção.
O 39-11 (4o protótipo) será utilizado para integrações específicas solicitadas pelo Brasil.
O restante do caça já é a versão final da linha de produção.
Mas, as integrações específicas para o Brasil serão feitas pelo 39-6001 (4100)…ou, resumindo, esse Gripen aí da matéria, que é o primeiro para o Brasil. Existirá um 39-11? Eu creio que sim….mas, pelo que doi cisto, não será esse 1° do Brasil.
Flanker, o Gripen 39-11 é o 39-6001.
Pode ser, mas o 4100, tecnicamente, não é um protótipo. Tecnicamente, ele é a primeira aeronave de série para a FAB.
Bacana demais ! Agora só falta integrar armamentos de última geração!
Orgulho de ser brasileiro!
Queria que fosse adotado o esquema de cores, usado no primeiro lote de F-5E.”Estilo Vietnam”.Ou que mantivessem o atual.Acho ambos muitos estilosos,principalmente o “estilo Vietnam”,que dá muita moral ao caça.
Eu li agora pouco que no cronograma o Brasil recebe três Gripens NG ainda esse ano, e a Embraer que iria finalizar os resto das certificações no Brasil, alguém aqui pode dizer se essa informação é verdadeira, e que no ano que vem chega mais 6 Gripens NG ao Brasil? Será que vai ter Gripen no desfile de 7 de Setembro?
Onde você leu? Em qual cronograma? O primeiro Gripen será entregue à FAB, NO Brasil, em 2021. No link abaixo, o cronograma oficial do Gripen da FAB:
https://www.aereo.jor.br/2017/10/03/cronograma-detalhado-do-caca-gripen-da-fab-na-campanha-institucional-dimensao-22/
Esquece isso de Gripen no 07 de Setembro (isso só vai ocorrer daqui alguns anos)! Esquece isso de mais Gripen nesse ano de 2019!
Não estou te criticando, mas isso já foi falado um milhão de vezes, mas mesmo assim, essa pergunta sempre retorna!
Esquece também isso de 6 Gripen no ano que vem! Esquece isso de certificação no Brasil. Isso será feito, com essa aeronave entregue agora, pela SAAB, na Suécia!
Nunca ouvi sobre o Gripen envolvidos em combate,aliaz, aviões suecos!!!!