O voo inaugural do primeiro caça Saab JAS 39E Gripen da Força Aérea Brasileira ocorreu ontem (26.08) em Linköping, na Suécia, e durou 65 minutos.

Este é o primeiro Gripen brasileiro produzido e será utilizado como aeronave de testes no programa de ensaios em voo, juntamente com as outras três aeronaves Gripen E 39-8, 39-9 e 39-10.

A principal diferença em comparação com as aeronaves de teste anteriores é que o 39-6001 dispõe de um cockpit com layout totalmente novo, com a tela panorâmica, chamada Wide Area Display (WAD), dois pequenos Head Down Displays (sHDD) e um novo Head Up Display (HUD).

Outra relevante diferença é um moderno sistema de controle de voo (do inglês Flight Control System – FCS) com atualizadas leis de controle para o Gripen E.

Ele também inclui pequenas modificações no hardware e no software.

O voo ocorreu depois de quase cinco anos da assinatura do contrato da compra do caças suecos Gripen NG de nova geração que farão parte da frota da Força Aérea Brasileira (FAB).

O pacote de 36 jatos (28 monopostos e 8 bipostos) custou 39,3 bilhões de coroas suecas – equivalente hoje a US$ 4,1 bilhões (R$ 15,5 bilhões).

As entregas efetivas das aeronaves operacionais para a FAB se iniciam a partir de 2021 e serão operadas por unidades aéreas a partir da Ala 2, em Anápolis (GO).

No total, cerca de 350 profissionais brasileiros participam dos projetos de transferência de tecnologia por meio de treinamentos na Suécia. A maior parte deles trabalha no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN), localizado na Embraer Defesa, em Gavião Peixoto (SP), inaugurado em 2016.

Em 2018 a Saab apresentou a fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo – a Saab Aeronáutica Montagens (SAM), que terá um papel fundamental no Programa Gripen brasileiro.

A SAM vai produzir o cone de cauda, os freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para a versão monoposto (um assento) e a versão biposto (dois assentos).

O processo de transferência de tecnologia do Programa Gripen envolve 62 projetos, incluindo pesquisas do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em áreas relevantes para a concepção da próxima geração de aeronaves de caça, tais como análise operacional de caças, projeto e análise conceitual da aeronave, testes de motores a jato, projeto de entradas de ar com baixa observabilidade radar (desenvolvimento de tecnologia stealth), sistemas avançados de monitoramento de frota, eletrônica e processamento para aplicações intensivas em tempo real.

O voo inaugural do primeiro caça Gripen da FAB foi conduzido pelo piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg.

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