Primeiro Gripen E brasileiro completa seu primeiro voo
A Saab completou hoje um bem-sucedido primeiro voo com o primeiro caça Gripen E Brasileiro. Às 14h41 (horário de Linköping; 9h41, horário de Brasília), em 26 de agosto, o Gripen E, designado 39-6001, decolou em seu voo inaugural, conduzido pelo piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg. A aeronave operou a partir do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia.
A duração do voo foi de 65 minutos e incluiu testes de manobrabilidade e qualidade de voo em diferentes altitudes e velocidades. O principal objetivo foi verificar que o comportamento da aeronave estava de acordo com as expectativas.
“Este marco é um legado para a grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos após a assinatura do contrato, o primeiro Gripen Brasileiro alçou seu primeiro voo”, disse Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab.
Este é o primeiro Gripen brasileiro produzido e será utilizado como aeronave de testes no programa de ensaios em voo. A principal diferença em comparação com as aeronaves de teste anteriores é que o 39-6001 dispõe de um cockpit com layout totalmente novo, com a tela panorâmica, chamada Wide Area Display (WAD), dois pequenos Head Down Displays (sHDD) e um novo Head Up Display (HUD). Outra relevante diferença é um moderno sistema de controle de voo (do inglês flight control system – FCS) com atualizadas leis de controle para o Gripen E. Ele também inclui pequenas modificações no hardware e no software.
“Como piloto, foi uma grande honra voar o primeiro Gripen E Brasileiro, pois eu sei o quanto isso representa para a Força Aérea Brasileira e todos da Saab e de nossos parceiros brasileiros. O voo foi tranquilo e a aeronave se comportou exatamente como vimos nas bancadas de testes e nos simuladores. Esta também foi a primeira vez que voamos com o Wide Area Display no cockpit e estou feliz em dizer que minhas expectativas foram atendidas”, disse o piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg.
A aeronave 39-6001 irá se juntar ao programa de testes comum para futura expansão de envelope, assim como ensaio dos sistemas táticos e sensores.
Na Força Aérea Brasileira, a aeronave será designada como F-39 e terá a matrícula 4100.
DIVULGAÇÃO: Saab
Antes que venham as críticas e gente apontando defeitos, só tenho a dizer: QUE COISA LINDA ESSA BANDEIRA.
E jamais sera vermelhaaaaa brother!!!!!!
Afff… Vai começar a ladainha novamente… Por acaso, alguém sabe o significado da palavra Brasil? Quando descobrirem vão querer trocar o nome do país também?
Excelente observação. Apenas por curiosidade, o a amarelo representa a Casa dos Habsburgos, origem da primeira Imperatriz.
Ahhh.. o verde representa a casa de Bragança, origem da família de D.Pedro I. O Escudo do Império tinha em seu centro a Cruz da Ordem de Cristo (o mesmo símbolo usado nas caravelas e nos aviões da força aérea de Portugal), que é vermelha, e representava o cristianismo, já que o catolicismo era a religião oficial do império. Espero ter decepcionado alguns.
Muito bem Camargoer, geralmente só monarquista sabe disso. mas vc não é, e sabe, legal……
Ola Carlos. Sou republicado por razões iluministas, mas o fato da primeira imperatriz brasileira ter sido uma Habsburgo é fundamental para a compreensão do que foi o Brasil, do que é o Brasil, e do que poderia ter sido o Brasil.
Acho que o vermelho que o comentário acima se refere é o vermelho do comunismo/socialismo. Espero ter “desdecepcionado” alguns.
Caro Fernando. Há coisas que nem me decepcionam nem me surpreendem. Apenas flutuam.
Não tendo nada que lembre a origem do Lulla está ótimo
kkkkk, verdade…. cara, ao ler teu comentário, e concordar plenamente com ele, quero aproveitar o ensejo e lhe pedir, de coração, desculpas por muitas bobagens e insultos que acometi vossa pessoa: Minhas sinceras desculpas! espero que vc esteja bem, e não deixe de combater, nunca, esta merda vermelha, coisa que eu passava pano…agora não mais!
Se dependesse dele, teria sido o Rafale, mais caro no preço das aeronaves e no suporte de operação. Até a Índia paralisou o processo de compra, por achar muito caro…
Algumas já devem ter tido respingos de sangue nas lutas em defesa pela patria séculos atras.
Só se o Brasil voltar a ser uma monarquia, com a bandeira imperial. Ela continha o vermelho, resquício do brasão de armas português.
Olá João. A cruz da ordem de Cristo na bandeira do Império representava o cristianismo.
Tony sou meio desligado
De onde se tirou a ideia que a bandeira é vermelha?
Eu aprendi na escola que tem branco, verde, amarelo, azul.
Não tem vermelho, preto, roxa, roxo, cinza, laranja, etc.
Tem ou teve algum projeto de lei para mudar as cores da bandeira?
Por favor me explica
Linda e jamais será vermelha !!!
Até que poderia ter o encarnado no “Ordem e Progresso” Representando o sangue derramado de todos os heróis que nos honraram, defendendo a pátria mãe Brasil.
Concordo. Que volte a monarquia, a bandeira imperial, mas se mantenha o lema (divisa) “Ordem e Progresso”.
Vai deixar o lema de quem deu golpe na monarquia e a retirou do país? LOL!
Tem coisas que leio que é duro de acreditar heheheh
Deram um golpe covarde no país e se locupletaram com os bens da realeza
Caro Leandro. Esse é um dos problemas que trazemos com nossa história. O império era tido pela população como referência institucional. A República foi o resultado de um golpe de estado, não de uma revolução burguesa, como ocorreu na França e até mesmo na independência dos EUA. A queda da monarquia ocorre para preservar os privilégios da aristocracia agrária. Mutatis mutanti, o Brasil é o que o sul confederado teria sido caso tivesse conquistados independência
Eu nunca tinha me atentado para as similaridades com uma hipotética vitória Confederada, mas é, imagino que seja basicamente isso aí mesmo. Também aproveito para dizer que não sou Monarquista em qualquer sentido, sempre achei que o Poder Moderador era algo importante demais para ser deixado nas mãos de uma pessoa só e sabendo perfeitamente que poderíamos implantar eventualmente o mesmo sistema parlamentarista de outras monarquias Mundo afora, mas veja bem como o sistema dos Três Poderes aqui no Brasil funciona que é uma maravilha também, né? Ou não…
Olá Leandro. Eu também sou republicano por razões ligadas ao iluminismo, ao humanismo e à democracia. Defendo que todos nascem iguais em direitos e que é dever da sociedade garantir isso. O Brasil foi da escravatura para a indústria sem passar pela revolução burguesa. Talvez essa seja dificuldade brasileira de conviver em um regime democrático.
Sim, parece que estamos sempre tentando pular etapas de desenvolvimento. Seja social, econômico ou tecnológico e acabamos com ‘uma versão de…’ o que quer que seja.
Falando nisso vou tentar procurar o contrato social que supostamente assinei quando nascer. Deve haver algo de errado nele hehehehe
Olá Leandro. Se achar, mande uma cópia para mim. Acho possível que trocaram as páginas do meu na maternidade.
Perfeito!
Impossível. O lema remete ao positivismo, que é exatamente o contrário do que seria uma monarquia.
Amigos uma republica é onde o povo é soberano governando o estado por meios de representante, com base nessa afirmação, onde podemos dizer que o brasil realmente foi republicano? na republica onde nos últimos 95 anos apenas 5 presidentes eleitos por votos direto terminaram seus mandatos, ou na monarquia do Imperador Dom Pedro II, onde os 3 poderes funcionavam com a moderação do Imperador, onde o líder supremo seguia a constituição a risca, onde as instituições do estado realmente funcionavam, onde as eleições eram regulares, onde realmente havia estado de direito? eu acredito que o período do segundo reinado foi… Read more »
Ola Plínio. Uma república pode ser uma ditadura ou um estado de exceção. República não é sinônimo de democracia. Uma democracia é caracterizada pela soberania popular, Estado de direito, livre organização política e garantia dos direitos humanos. Eu tenho certeza que o Brasil é uma república. minha dúvida é sobre ser uma democracia.
Assino embaixo PLINIO
A primeira joia da coroa que será a entrega de todas as aeronaves ao final do programa.
Tomcat sabe qual o projeto de lei que tentou mudar a cor da bandeira?
Tem notícias na trilogia falando o motivo de mudar para vermelho?
Não sei de onde sai estas besteira
Deve ser para vender mais
Pois imagino que deve ter 100 milhões de bandeiras do Brasil no mundo.
Se pintar de outra cor vai ter muita gente para comprar bandeira.
Deve ser igual a lei do kit médico no carro
Ou a lei do extintor só para gastar dinheiro
brasil acima de tudo!
Brasil acima de tudo.
Deus acima de todos.
“Deutschland über alles”
“Heil Hitler “.
“California Über Alles”
O brasão da FAB em verde-amarelo ficou demais!
Sim muito linda! O VERDE representa nossas matas e esta arriscado a ficar sem representação com o passar dos anos. O AMARELO representa o nosso ouro que a tempos grande parte vem sendo extraida ilegalmente e vendido para fora do pais também de forma ilegal, o AZUL representa o nosso céu, onde se viam as estrelas nas grandes cidades e agora só longe delas e, se não houverem queimadas por perto, o Cruzeiro do Sul aliás era bem visivel, agora ocasionalmente. Assim nossos pais foram ensinados na escola primária. Antes das aulas, as turmas ficavam enfileiradas e cantavam o hino… Read more »
Negativo amigo, o verdadeiro significado do verde é que ele representava a casa dos Bragança, com Dom Pedro I e o amarelo a casa dos Habsburgos, com a Leopoldina, essa historia da mata e do ouro veio depois com a republica tentando legitimar seu regime através de um pesado revisionismo histórico.
olha o link.
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46255976
O colega se refere a outra bandeira que não se aplica a bandeira atual, a mudança na simbologia das cores simplesmente não ocorreu, pois era a nova bandeira da pátria com outro significado. O amigo se refere a bandeira imperial (1822 – 1889). Eu me refiro a bandeira atual e o que ela representa.
https://www.hipercultura.com/evolucao-bandeira-do-brasil/
Decio Vilares quando desenhou a nova bandeira (atual) inspirou-se na antiga bandeira imperial, mas foi bem claro o que o novo desenho e as cores do seu desenho representavam. Qualquer tentativa de manter a relação com a representação das cores da antiga bandeira é pura distorção.
Isso é para desvincular o República do Império. As cores são de fato representativas da casa imperial.
A parte ruim da bandeira é o seu mote positivista.
As casas de Bragança e a casa de Habsburgo nunca tiveram a representação em côres e sim nos seus escudos que aliás eram de mais de uma côr.
Caro W. A primeira bandeira da república era uma cópia da bandeira dos EUA usando verde e amarelo (feia….). Os republicanos voltaram atrás e trocaram o escudo do império pela representação da posição das estrelas ao redor do cruzeiro do sul em 15 de novembro de 1889 e precisaram introduzir um simbologismo para as cores. O positivismo não é em si algo ruim, já que a ideia era colocar a ciência empírica no lugar da religião e do misticismo com ordem social (fico surpreso ao ouvir autoridades negarem o positivismo ao mesmo tempo que louvam a bandeira. Que coisa esquizofrênica)
Por favor né amigo, todos sabem que nossa bandeira é uma cópia da vigente no Império, o que fizeram foram trocar o brasão do império pela ‘esfera’ da república. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_Regent_Prince_of_Brazil.svg#/media/File:Flag_Regent_Prince_of_Brazil.svg
As cores representativas da bandeira Imperial foi inventada por historiadores, pois as côres que representam a casa de Bragança e a casa dos Habsburgos, não tem o menor vínculo.
Muitas cores tem a casa de Bragança, como afirmar que era o verde?
O mesmo se aplica a casa dos Habsburgos…
Caro Kemen. Sugiro o artigo “O Brasil: um Estado-nação a ser contruído. O papel dos símbolos nacionais, do Império à República” publicado em 2012 e disponível na internet, onde é mencionado a relação das cores com as famílias Habsburgo e Bragana. Caso você tenha uma referência melhor para sustentar seu ponto de vista, seria uma excelente contribuição para o debate.
EXATAMENTE errado como está escrito por você, esse é o correto: “Salve, símbolo AUGUSTO da paz!
e zero notica do supercuise, vai ser igual o do Rafale, so no manual kkk
o supercruise é para missões ar-ar e alguma configuração leve para ar-terra.
Uma pessoa elogia o símbolo da nação, a bandeira. Depois o que vemos é o de sempre, a lá Mácron começam os chiliques…
A arte no leme ficou muuuuuito show. Há outros Gripens que reproduziram algo no mesmo estilo, como esse da República Tcheca no Tiger Meet de 2009:
https://youtu.be/VulfJHDpTdI
Fantástico!!!
A pintura ficou braba!
Linda!
Linda mesmo, poderia ser aplicada definitivamente em todos
Reta final…Falta pouco, agora…
Que mistura na pintura!
Eu temia isso… Mas, talvez seja algo temporário.
Pintura promocional, servindo para “introduzir” a pintura pixelizada.
A despeito disso, sensacional o fato de ter voado tanto já e parecer estar bem funcional! Só vem!
Também penso que seria só pra a gente ver como vai ficar. Caso não seja inteiramente pixelizado, vai ficar bizarro.
Do mais, essas imagens de decolagens feitas com celular chegam a ser desrespeitosas dado a importância do momento. Desfocadas, com as distorcidas, o áudio péssimo, um horror. Capricho que fala né.
Essa linda pintura ‘patriota rebelde’ me leva a crer que o verde oliva será deixado de lado…
Tecnicamente… a gente usa uns verdes meio diferente do Oliva e que “vareia” de tom de acordo com o local, quando foi pintado, o tempo que o avião fica no sol, entre outros fatores.
Já teve caça da FAB que o verde ficou tipo um verde-lodo-fundo-caixa-dagua, e outros que desbotou tanto que quase virou um cinza rsrs.
De todo modo, esses aviões camuflados da FAB são phod@ de ver em voo (visto de cima pra baixo), ou seja, a camuflagem atual funciona. É feia, mas funciona.
parabéns aos envolvidos!!!
Quanto a pintura, ela deve ter sido pensada para uso antes da entrega à FAB. De qualquer forma não me preocupa quais as cores e o padrão a ser adotada. deixo isso para os profissionais da FAB.
Tomara que a pintura seja toda amarela ou dourada!
Rssssssssssss…
Provavelmente a pintura será toda digital nos outros aviões, talvez só mudem as cores pra cinzas maia claros.
Sim, e ficará muito bom!
O amarelo e dourado foram apenas zoeira com a torcida! rssssssss…
E tomate que ela seja durável, pois há alguns anos o PAMASP resolveu inovar e a pintura saiu em voo.
A aeronave pousou verde.
kkkkk…
Olá Alexandre… “tomate” é vermelho (mas entendi que era para ser “Tomara”. Um abração com as mãos sujas de pomarola)
Novo papel de parede detected! Com ou sem pintura feia hehehehe
Parabéns à FAB e à SAAB pelo sucesso!
Já saí salvando a imagem antes mesmo de ler a matéria rs
Taso:
Eu também hehe…
Só que fou em outro site ,em que a matéria saiu mais cedo.
Estou ansioso para vê-lo na base de Anápolis , agora a tendência é as coisas caminharem mais rápido…os suecos são conhecidos por serem mais do que pontuais.
Está ótimo este programa com os suecos! No prazo e com transferência de tecnologia. Tudo nos conformes. Parabéns a FAB (mas a pintura não vai ser esta aquele verde mesmo, vão ver!)
No dia do meu aniversário, não podia ter ganhado presente melhor!?????
Parabéns Rafael, aliás, todos nos estamos de parabéns!!!
Curioso que mesmo neste primeiro voo o trem de pouso tenha sido recolhido. Talvez a prática de não recolher o trem de pouso no primeiro voo de uma aeronave não seja mais de praxe?
Talvez seja apenas no primeiro voo do tipo e não no primeiro voo de todo exemplar.
Eles já testaram o gripen E versão sueca. Pode ser isso.
Essa aeronave brasileira já é o quarto protótipo do NG
Só um detalhe. Esse não é um protótipo. É o primeiro dos 36.
Se não é protótipo, por que vão ficar dois anos testando?
É um protótipo, por enquanto. Depois será convertido no padrão final das aeronaves e juntará às operacionais. Porém, teremos pelo menos mais um protótipo dentro dessas 36 aeronaves.
Não é um protótipo e, acredito eu, nem um exemplar de padrão final. Muito provavelmente, este exemplar continuará como avião de teste na Divisão de Ensaios em Voo da FAB de São José dos Campos para experimentar futuros novos sistemas de armas e de bordo
Acompanho o assunto desde os tempos de Orkut la no início dos anos 2000 e so tenho uma coisa a dizer. FINALMENTE….
Exatamente! Beira a falta de responsabilidade levar tantos anos para substituir os Mirage! Deveriam ter comprado um tampão, mesmo que usado e em pequena quantidade!
E compraram tampão. Os Mirage 2000 heheheheh
Caro Leandro. Perfeito. Eu teria preferido a escolha e aquisição de um esquadrão de F39C/D no segundo mandato de FHC. Os F5E/F teriam sido substituídos pelos Gripen sem a necessidade da modernização (o ambiente BVR teria sido introduzido na FAB pelo F39C), talvez a FAB já estaria hoje com uma centena de caças (nem os jordanianos teriam sido comprados). O Brasil seria o segundo maior operador do Gripen e era muito provável que o F39E estaria sendo desenvolvido em conjunto pelos dois países, como veio ocorrer.
Teria sido bom sim. Mas na época, principalmente depois do recebimento do São Paulo, eu realmente estava mais focado no Rafale. Era totalmente Francês, sem componentes externos que pudessem gerar algum embróglio com exportação, já existia uma versão naval, que inclusive foi a primeira à entrar em operação, e já havia feito testes de adequação no então Foch, mesmo que para operação plena necessitassem de ‘alguns’ ajustes que, imaginava eu, poderiam ser feitos ao longo do tempo. Achei que a proposta da SAAB era interessante, porém também acreditava que seria a que poderia dar mais errado. Não apenas em relação… Read more »
E depois dos Mirage 2000, ficamos com
F5 e AMX! E ainda ficaremos mais 2 anos.
Viúvas de sukhoi dando deslike nos comentários rs
Verdade! ?
Está mais pra viúvas de Rafael e f-18
Verdade Claudio, pois eu não lembro da sukhoi na concorrência e sim o Rafale e F-18 entao são as viúvas da Boeing e dos Rafales !
O F-16 também esteve e foi descartado logo no inicio, acho que block 50 ou 52, com pouca transferência dos segredinhos.
O Rafale (da short list de três finalistas) e o Su-35 (da fase inicial, de seis concorrentes) são, por larga margem, os dois maiores “fazedores de viúvas” do F-X2.
Nunão, Rafale e Su-35 e até mesmo o SH são fazedores de viúvas talvez por serem aeronaves superiores ao Gripen, acho isso normal, o Japão é até hoje viúva do F-22 mesmo tendo o F-35.
Maurício, pode até ser para a percepção de parte das “viúvas”, algumas com argumentos técnicos muito válidos, com histórico de discussões bem embasadas, mas muitas outras por torcida mesmo ou por motivos de gosto, beleza, os mais variados. Só que uma grande parte, no caso do Rafale e Su-35, torcia para ambos por pura ideologia, dentro da briga política de fla-flu que só piorou de lá pra cá. Lembro que, no 7 de setembro de 2009 e dias seguintes, quando o então presidente Lula fez o famoso anúncio de que o caça seria o Rafale (sem esperar o final do… Read more »
Nunão, eu sei que existia e ainda existe torcidas apenas por questões ideológicas, lembro bem dos debates da época do F-X2, por isso que no meu comentário eu coloquei um “talvez”, só não acho muito legal esse termo “fazedores de viúvas”, só serve para colocar lenha na fogueira, infelizmente a maioria não gosta de determinado avião apenas porque é de um país x ou y, as questões técnicas quase sempre são deixadas de lado.
Concordo e eu sou um dos viúvos do Rafale. Mas eu sabia que qualquer uma das três aeronaves finalistas seria ótimo. Todas são excelentes aeronaves. Confesso que fiquei MUITO surpreso com o nível de parceria com a SAAB e o nível de transferência de tecnologia. Então acho que sou um fã convertido do Gripen.
Olá Leandro. Sempre deixei claro que eu torcia pelo Rafale na FAB por razões emocionais, mas reconheço que o F38E/F é a decisão mais racional (engraçado que eu torcia pelo F39C/D no FX também por ser a escolha mais racional para a FAB).
Eu sou viúva de F 18SH, mas… estou tremendamente orgulhoso e ansioso para que esses próximos 24 meses passem o mais rápido possível. Que venha o Gripen!!!
Mas não está errado. Não dizem que é matador de Sukkoi?
Ironcop:
Agora temos é o Sukhoi killer eheh
Pra mim o Gripen com melhor pintura,espero que ela seja mantida,o Gripen mais bonito do mundo.
E, atualmente, o mais avançado.
Gostei bastante da pintura (claro que a do estabilizador é comemorativa)!
Mas por mim, do ponto de vista puramente estético, poderiam fazer uma versão integralmente nos tons de verde do estabilizador.
Que venham as maquetes com essa pintura para eu comprar!
Na boa… asas de uma cor e o resto da aeronave de outra não funciona. Parece que montaram errado, rsrsrsr.
Penso que será inteiro pixelizado e essa foi só pra a gente ver como vai ficar. Do contrário, bizarro.
Tomara. Ou todo cinza ou todo pixelizado.
Cara eu pensei nessa mesma linha: Será que pegaram emprestado as asas de algum “E” Sueco? Acredito que ficaria bem mais bonito o pixelado na fuselagem central também. Mas esse é só o primeiro modelo, veremos como os próximos sairão da linha de montagem.
De toda forma, belíssima aeronave e como aguardei por esse momento!
“De toda forma, belíssima aeronave e como aguardei por esse momento!”
.
SIM!
Tenho quase quarenta anos de idade. Desde antes dos meus dez anos eu sonhava em ver a FAB com uma aeronave de combate moderna. Acho que agora vai hehehehe
Enfim…… Agora é esperar para que tudo caminhe dentro do esperado e que não ocorram atrasos.
alguem saberia dizer sobre os simuladores. Se ja foram entregues ou virao depois.
Único atraso pode ser o recebimento dos demais JAS-39E/D por falta de pagamento, como já ocorreu com os últimos 3 helicópteros militares Mil Mi-35M recebidos pela FAB e que ficaram estocados 3 anos na Rússia por falta de pagamento
Fiquei com gosto de quero mais foi tão pouco tempo de vídeo! Mas ficou bonito!
16 segundo é pegadinha né? Fiquei procurando a câmera aqui perto de mim. KKKKKKK.
Editores do Céu!!! O coração aqui quase parou!!!!!
Novo papel de parede detected!²
Que coisa linda!!!!!!
2!!!
Está confuso, afinal essa aeronave será integrada as da FAB ? Geralmente qdo é de testes isso não acontece então porque está com numeração e pintura da FAB ?
Essa aeronave não é de testes. Ela é um Gripen E que a FAB de fato utilizará. No entanto, alguns testes foram realizados com esta aeronave, como é normal antes da entrega de qualquer aeronave, especialmente no início da produção dos Gripen E.
Além disso, como a matéria deixa claro, esta e as próximas aeronaves que sairão do forno, virão com algumas modificações que precisarão ser testadas. “A principal diferença em comparação com as aeronaves de teste anteriores é que o 39-6001 dispõe de um cockpit com layout totalmente novo, com a tela panorâmica, chamada Wide Area Display (WAD), dois pequenos Head Down Displays (sHDD) e um novo Head Up Display (HUD). Outra relevante diferença é um moderno sistema de controle de voo (do inglês flight control system – FCS) com atualizadas leis de controle para o Gripen E. Ele também inclui pequenas… Read more »
Está no texto, Space Jockey:
“Este é o primeiro Gripen brasileiro produzido e será utilizado como aeronave de testes no programa de ensaios em voo.”
Tem muita coisa para validar em testes de voo e essa aeronave fará isso. Depois deverá se juntar aos demais que serão entregues para operação nos esquadrões da FAB.
Cara, acho que site deveria mostrar os autores dos “likes” e “deslikes”. Não que alguém aqui seja incontestável é que há comentários coesos, informativos recebendo avaliação negativa injustificadamente.
Eu acho engraçado quando vejo dislike em posts que contém informação, ao invés de opinião. Não há muito o que não gostar. É apenas assim, e quem informa não tem culpa de a notícia não agradar hehehehe
Leandro, deve ser o pessoal do “quanto pior, melhor” e do mimimi
Olá JT&D. “Negativar” um post informativo é algo parecido ao que diria o “Ranzinza” dos Smurfs “Eu odeio informação”. Agora “negativar” uma pergunta só pode ser a maldade do “Gargamel”.
Exatamente.
Já fui vítima dessa situação várias vezes. Isso aí antigamente se chamava de espírito de porco, mas parece que não se pode mais usar essa expressão porque os politicamente corretos vão reclamar de preconceito contra os porcos.
E bem deveriam ficar ofendidos sim! Bacon é vida! 😛
Isso mesmo, nada de falar mal dos porcos. Eles são muito mais avançados que os humanos.
https://www.youtube.com/watch?v=YU0rj6drXdI
OMG Pigs in Space!
Sem contar que alguns tem poderes místicos…
https://www.youtube.com/watch?v=BARjPuUN36Y
Caro Leandro. Miss Pig em “Porcos no Espaço”. Quem lembra respeita.
Hahahaha Spiderpig!
P/ responder eu recorro a aquele ser inteligente e altruísta: o Patolino – Vocês são desprezíveis!!!
Ola Luciano, o pessoal também vai dizer que você está usando a bíblia de modo profano. Cuidado com as carolas.
Tem cara que dá dislike em pergunta! Inacreditável.
Então a imagem da camuflagem pixelizada era adesivo, assim como a bandeira na empenagem vertical.
Nossa tese sobre a pintura estava certa: 🙂
https://www.aereo.jor.br/2019/08/23/como-sera-a-pintura-do-primeiro-caca-gripen-da-fab/
Sim e se Deus quiser será totalmente pixelizado, na realidade. As cores do Pixelizado do Ng/BR, lembram do 57 russo.
Mas vai se manter este padrão, ou é só para esta primeira aeronave?
O estabilizador vertical me parece óbvio que é só agora.
Deve ser só para essa aeronave.
Alexandre,
Será que é adesivado ? Eu apostaria nisso.
Repare como está mais brilhante que o resto, como a linha que separa a deriva verde parece não acompanhar 100% e principalmente os tres retângulos recortados na forma dos paineis na raiz das asas.
Eu morro de rir, até nisto dão deslike!!!! Só pode ser leitor do sputinik
Comentei isso acima. Dão deslike em cada comentário que eu realmente queria entender o motivo.
Ola Saldanha. Vou dizer para você o que o Cel.Nery sugeriu para mim…. “Tem gente que não gosta de você sem saber que nos conhecemos há muito tempo. Ignore”.
“Um pequeno voo para o Gripen, um grande salto para a FAB.”
Com toda certeza
Acredito que esses dois padrões de pintura, sejam para verificar como ficariam camuflagens para as duas forças. O verde do estabilizador central para os modelos E e F da FAB, e o cinza azulado das asas e canards para um possível modelo M da MB.
Se for, o modelo naval ficaria mais bonito na minha opinião. Show de bola.
Queria que o avião todo fosse pintado nas cores do estabilizador vertical, esse padrão pixelado e essas tonalidades de verdes ficaram incríveis!
Só a tonalidade mais clara do padrão verde, que me pareceu um pouco chamativa de mais, brilhante, muito clara, sei lá, mas talvez seja só impressão pela alteração que a foto sofreu.
Lindo assim mesmo! Ansioso pela pintura operacional definitiva! E q venham logo! Q traga todo o progresso e soberania q precisamos!
Parabéns a FAB e a SAAB ! Que tudo ocorra bem nos testes e chegue logo aqui no Brasil.
Grande dia ?
Não é mais ‘avião de papel’. Um argumento a menos pros detratores do Gripen…
Caça, ok ( the best), pintura, ok(linda), bandeira do Brasil, esta não tem igual !!!
Que pintura “maluca” heim? Gostei. Apenas comemorativa?
Provavelmente o resto da aeronave será pintado no padrão digital das asas. A bandeira do Brasil deve ser só nesse, antes de entregar.
realmente a pintura ficou linda, pena ser comemorativa.
Poderiam fazer uma pintura em estilo negativo da bandeira e manter essa pintura.
É apenas um palpite….
Eu acho que vamos ter surpresa no 7 de setembro
KC-390 x GRIPEN F-39 NG
Muitos críticos iam morrer de inveja !
Não tem como…infelizmente , mas ele participará de muitos desfiles ao longo de pelo menos 30 anos.
So se for algum C/D emprestado da Suécia.
Gostei da estrela, como a existente nos tempos dourados da FAB, a pintura não é a mais recomendada pois passa a impressão de fragilidade, embora seja um caça moderno e eficiente. Vale ressaltar que em tempos de guerra a camuflagem de uma aeronave é importante para a segurança dela e dos pilotos, mas em tempos de paz, como é o caso do Brasil que no momento não existe nenhuma ameaça de conflitos, é importante uma pintura que imponha respeito. É só compara dois tanques de guerra, um na cor branca e outro de cor verde escuro. Qual dos dois aparenta… Read more »
Que camuflagem é essa?!?!
Mas tá valendo!
SHOW !!! meu Parabéns a todos envolvidos, parabéns a FAB , parabéns para Brasil, e
destaco esta parte da matéria:
“Este marco é um legado para a grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos após a assinatura do contrato, o primeiro Gripen Brasileiro alçou seu primeiro voo”, disse Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab”.
E que venham os outros , é um marco, e o começo de uma nova era na FAB.
Parabéns à todos os envolvidos, a SAAB, as empresas brasileiras que participam, à FAB e à todos nós brasileiros.
É para comemorar. Um caça de 4a geração Plus fantástico e com uma pintura comemorativa Linda.
Sensacional.
Manda pro Brasil logo porque estamos precisando urgentemente.
Do jeito que as coisas caminham precisamos mais de avião tanque nesse instante.
Na verdade eu diria que precisamos de calma e bom senso antes de qualquer equipamento militar.
As nossas Forças Armadas são instituições que zelam pelo bom senso…e pela sua capacidade dissuasória, vivem num repleto “estado” de calma. Que venham logo.
Espero que vivam mesmo num repleto estado de calma. Eu lembro bem de um Almirante da USN chamado Ghormley. Ele era o comandante americano do teatro do Pacífico Sul e era o cara que estava em comando do teatro de operações durante a invasão de Guadalcanal. Ele enviou uma série de relatório de situação para Nimitz, no qual exigia um nível de recursos surreal para fazer frente aos japoneses. Fora diversas outras falhas de liderança, Nimitz e Ernie King consideraram que Ghormley estava à beira do pânico e isso influenciaria não apenas o sucesso das operações em si, como também… Read more »
Vídeo de só 16 segundos é sacanagem!
Vídeo de só 16 segundos é sacanagem! [2]
Essa pintura ficou “a razão da minha libido”. Achei linda demais.
2
Será que desfocaram a imagem para não aparecer o IRST? Não consequi ve-lo instalado. Acho que só em uma fase posterior vão instala-lo.
Quero ver um deles no 7 de setembro de 2021 com o IRST os Meteor o o Storm shadow.
Esquece o Storm Shadow, esquece também o Taurus, são armas vetadas para nós.
Wilson, tem certeza disso que o KEPD 350 é vetado para o Brasil?
Isso não é verdade.
O KEPD tem alcance de mais de 500 Km e, por isso, sua venda é vetada ao Brasil de acordo com o regime de controle de misseis (que o Brasil assinou em 1995), então o KEPD para o Brasil somente vem se tiver suas capacidades degradadas (se vier capado). Mais informações https://pbrasil.wordpress.com/2010/06/21/sobre-o-tratado-de-controle-de-misseis/
A FAB vai ficar muito chique….(e poderosa)
F 39E+Meteor, + A-Darter+Storm Shadow/KEPD 350, + E 99M+KC 390+ rede de satélites de baixa altitude+ Capacidade de Revo para Helicópteros…
Só faltou mesmo(na minha opnião) uns 8/10 CH 47D(com sonda REVO)
Meu Deus! Quanto tempo para chegar até aqui! Acho que foram quase 2 décadas. É quase inacreditável… É uma mistura de alegria e frustração. Enfim teremos um caça. Mas não poderia demorar todo este tempo. É inaceitável.
Realmente, realmente, demais!!!
Belo desenho na fuselagem!
Realmente impressiona!
Muito bonita a pintura….como sucessor dos nossos F-5s, é a escolha perfeita mesmo…
bom…já que teria uma bandeira na cauda, mesmo que promocional, deveriam ter colocado a mesma dos super tucanos da esquadrilha. Ficaria melhor, a bandeira tremulante. desculpe a opinião.
Se for essa a pintura.
L.I.N.D.A essa Bandeira…
Creio que seja uma pintura comemorativa, bonita por sinal, vamos aguardar um pouco mais, um dia especial para a FAB…
L I N D O!!!!!!! E com a bandeira naquele tom de verde simplesmente lindo!!! Peito explodindo de orgulho. Pátria amada. muitos arrancando os cabelos de inveja e ódio e vice-versa. B R A S I L!!!