Jato indiano Tejas ganha versão chamada SPORT para treinamento avançado
Novo treinador geração 4++ poderá operar como avião de combate se necessário
A companhia estatal indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) está desenvolvendo uma aeronave de treinamento avançado da geração 4++ que poderá ser usada para treinar pilotos da Força Aérea Indiana (IAF) antes que eles assumam o controle de caças de alto desempenho como o Rafale.
Denominado Supersonic Omni Role Trainer Aircraft (SPORT), o jato é baseado na versão biposto do Light Combat Aircraft (LCA) Tejas.
A nova aeronave poderá também ser usada não apenas como treinador durante o tempo de paz, mas também como aeronave de combate durante a guerra.
No módulo de treinamento da IAF, os pilotos de caça passam por treinamento básico, treinamento intermediário e, posteriormente, treinamento avançado em jatos.
Após o treinamento avançado em jatos, eles partem para uma aeronave de alto desempenho, como Rafale ou Mirage 2000 ou MiG-29.
Durante o período de treinamento avançado no Advanced Jet Trainer, como a aeronave Hawk, os pilotos não têm acesso a dispositivos de alto desempenho, como Helmet Mounted Display (HMD), Laser Designation Pod (LDP) ou bombas guiadas a laser ou míssil de cruzeiro.
No jato SPORT, os alunos poderão treinar com o HMDS, LDP, mísseis de cruzeiro, bombas guiadas a laser, mísseis antinavio, armas inteligentes e drones. A HAL concluiu o projeto preliminar e está fazendo o desenvolvimento da aeronave.
Durante o Aero India no início de 2019, um simulador do SPORT foi apresentado e os pilotos que o experimentaram deram um sinal de positivo.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SPORT
O Supersonic Omni Role Trainer Aircraft (SPORT) da HAL baseado no LCA biposto e possibilitará o treinamento nas seguintes áreas:
1. Treinamento de combate dedicado a grupos de engajamento de grandes forças
2. Conceitos e treinamento em nível tático e operacional Net Centric Warfare (NCW)
3. Conceitos de radar de controle de tiro (FCR) e treinamento de operações
4. Conceitos de busca e rastreamento por infra-vermelho (IRST) e treinamento de operações
5. Conceitos e treinamento de operações do sistema de exibição montado em capacete (HMDS)
6. Treinamento de combate BVR dedicado
7. Conceitos e treinamento dedicados de EW (Guerra Eletrônica)
8. Conceitos de ambiente a laser e treinamento sobre o uso de Pod Designador a Laser (LDP)
9. Exposição ao lançamento de mísseis ar-ar (BVR e CCM)
10. Exposição ao lançamento de ALCM, ASM
11. Prática de lançamento de PGM (com e sem designação de alvo pela aeronave mãe)
O Jaguar MAX e o SPORT utilizarão subsistemas comuns, como aviônicos, LRUs, etc. desenvolvidos para especificamente eles.
COLABOROU: Nostra
Essa é a versão com motor AP 2.0? Tem a injeção eletrônica ou ainda é carburado? Brincadeira a parte, finalmente vemos evolução no projeto, parece dessa vez vai dar certo…
“Tem carburador ou não tem carburador negão?”
Suspensão ativa, teto solar e WAD(pra curtir um filme durante a viagem,rs).
Falando sério, parece promissor.
Já eu senti falta de rodas aro 20 e do aerofólio ! E tinham que pintar de vermelho ou amarelo !
Tejas Sport, com teto solar, kit multimídia, aerofólios e rodas de liga leve.??
Literalmente igual carro, não muda nada em relação ao normal, adicionam uns decalques esportivos e mudam o nome
Treinador avançado 4++, jaguar Max já em fim de carreira da célula…..
Isso que chamo de ostentação…
Mais um com WAD…..
Só o gripelho pode ter WAD e HMD agora? Las sorras del gripelho se lloran…
Só 21 deslikes…Tô decepcionado com las sorras del canal…
Claro que qualquer um pode ter WAD….ninguém é dono da tecnologia e nem ela é exclusiva.
Quanto aos deslikes, você apareceu por aqui agora, escreve de forma debochada e agressiva e acha que os deslikes seriam por conta de “las sorras”??? Por acaso, os deslikes não seriam por conta justamente da sua forma de escrever, deixando a educação de fora de seu comentário???
Muitos podem ter WAD e HDM, a novidade é a FAB operar algo tão avançado. Que bom!
Pode ser que essa versão de treinamento possa ter mais chance de conseguir um usuário externo, mas geralmente o que se vê é surgir um avião de treinamento avançado e dele surgir um caça leve e não o contrário como nesse caso, primeiro surgiu o caça leve para dele surgir um treinador avançado!
Fábio Araújo, aí está a curva descendente do Tejas: não serve para combate, então vão tentar fazer dele um treinador.
Muitos riem deles, até eu as vezes, mas o know how da Índia em termos defesa área deve estar entre os melhores do mundo, eles possuem quase todos os tipos de caças do mundo, isso dá uma excelente experiência, não foi atoa que eles descartaram o Su-57, tem que ter muito conhecimento técnico, estão de parabéns!
A HAL disse que pretende baixar o preço do Tejas de 63 para 35 milhões de dólares. O motivo seria a concorrência do Gripen C que a Suécia anda oferendo por aí.
https://timesofindia.indiatimes.com/india/83-lcas-order-hal-may-finally-agree-to-lower-price/articleshow/70823895.cms
Pelo que li do texto, a redução se deve ha cortes e ajustes no pacote do Tejas, principalmente em relação a manutenção certo?
The high price quoted initially by HAL is due to one factor only – Lack of competition. There is no other India company which manufactures aircrafts and hence HAL has a captive market where they try to dictate their price. The price they quoted earlier for LCA MK1A was Rs 450 crore per aircraft as the basic price excluding maintenance and total life cycle costs. IAF and MOD is now negotiating a price in the range of Rs 250 crore and Rs 275 crore per aircraft as the basic price excluding maintenance and total life cycle costs. That is around… Read more »
Agora a Argentina compra 2 .
De US$ 63M para US$ 35M???? Isso, por si só, já demonstra a (falta de) qualidade do produto.
Numa boa, se a India pagasse US$ 63M para que outro país se arriscasse a operar cada unidade dessa porcaria, ainda assim seria um mau negócio.
O Gripen C é muito superior ao Tejas, posso estar engando mas acho que são até de categorias diferentes!
Aí quando houver um terceiro cliente, ou se houver um terceiro cliente saberemos o preço verdadeiro do Gripen NG, com a tecnologia de meia dúzia de componentes do Gripen NG transferidos ao Brasil, o Gripen NG está saindo mais caro do que o F-35, depois quando recebe uma ameaça das super potências ninguém sabe explicar porque que o país não tem defesa aérea capaz de defender o Brasil. Eu vi um vídeo falando que apenas uma fragata Russa seria capaz de afundar todas embarcações navais do Brasil em 30 minutos, aí eu fico me perguntando, se estamos na era da… Read more »
Provavelmente esse vídeo tem alinhamento pró-americanos Israel, que coloca os russos e chineses como “inimigos”, vídeos doutrinadores tem de monte
A India possui uma força aérea naval e em terra gigante. Só para a necessidade interna o programa já se justifica; porém a possibilidade de exportação sempre está na mesa e qualquer compra externa já é um gás e tanto no projeto.
Ganha a HAL e ganha o país, na continuidade da formação e fomento da industria local no desenvolvimento de soluções e tecnologias próprias em aviação.
Aliás… não duvido que, em algum momento, eles tenham olhado para nós e na forma como fizemos com a EMBRAER.
Cadê a Argentina pra dizer que tem interesse nesse aí tb?
Os argentinos podem estar desesperados, mas aí já é demais… Tejas não dá.
SPORT ou SORTA? Em inglês as iniciais não seriam sport…
Que chique, treinador para caça de alta performance, não sei porque precisam do Tejas.
Se a gente puder atribuir o incrível índice de acidentes na FAI a deficiências no treinamento…, então seria mais do que justificado um sistema de treinamento de vôo robusto
Valter para isso não precisa do Tejas ja que eles tem MIG, SU e futuramente o Rafale, ja que a idéia de ter esse treinador.
AMX-T seria um excelente, magnífico LIFT brasileiro, também com opção de ser usado como plataforma de armas durante guerras.
Esse Tejas e geracao 5++……. no quesito feiura. Deus me livre! Que bicho feio!
Motor ?