Primeiro caça Gripen da FAB no Fantástico
O primeiro caça Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) apareceu no programa Fantástico da Rede Globo de hoje, 18/08.
Na chamada do programa, o repórter informa que o avião está pronto, aguardando o primeiro voo.
Nas imagens aparece a matrícula do avião 4100 e a pintura é igual a dos aviões suecos.
O primeiro caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira, caça multimissão desenvolvido em uma parceria entre Suécia e Brasil, será uma aeronave instrumentada (FTI – Flight Test Instrumentation) que vai fazer parte do programa de testes e deverá voar em breve.
As entregas efetivas das aeronaves operacionais para a FAB se iniciam a partir de 2021 e serão operadas por unidades aéreas a partir da Ala 2, em Anápolis (GO).
Os pilotos brasileiros efetuarão o treinamento na Suécia a partir de 2020. As 36 aeronaves serão produzidas de três formas: na Suécia pela Saab; iniciada na Suécia e terminada no Brasil; e no Brasil, pela Embraer.
No total, cerca de 350 profissionais brasileiros participarão dos projetos de transferência de tecnologia por meio de treinamentos na Suécia. Até o momento, 165 engenheiros brasileiros já regressaram e a maior parte deles trabalha no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN), localizado na Embraer Defesa, em Gavião Peixoto (SP), inaugurado em 2016.
Pronto. A pergunta agora é quem ganhou a aposta sobre a pintura? Eu perdi.
Eu também teria perdido, mas quem sabe essa pintura só não fica com as aeronaves de teste da FAB?
Eu achei top.essa pintura.
Só não pintar de verde oliva…já está bom!
Muuuuito melhor essa pintura do que aquela aberração do verde oliva!
Mas a pintura dos Mirage 2000 na minha opinião seria a IDEAL!
Como li por aí que até o nosso A-4 estava recebendo a pintura stealth desenvolvida no Brasil.
Achei que o Gripen tbem fosse receber !
O A-4 não está recebendo uma pintura stealth. Vcs estão confundindo com pintura de baixa VISUALIZAÇÃO.
Não encontrei muitos detalhes na internet, sobre as peculiaridades da tecnologia patenteada pelo Brasil. Mas a cobertura com RAM costuma ser muito cara, sensível ao ponto de ter de ser reaplicada com tempo de uso. Demanda muito tempo e mão de obra, para a aplicação, a exemplo da tecnologia obtida por outros países. Essa aeronave ainda vai passar por testes na Suecia. Acredito que no futuro, possam testar em algumas aqui, para ver no que dá. Ai talvez, possam manter um esquadrão operacional com essa caracteristica (sonho).
E irá receber, já está no projeto oficial da FAB.
Onde você viu isso, se possível compartilhe a fonte ai.
@camargoer, é possível que a pintura seja padrão da suécia apenas porque essa aeronave seguirá no cronograma de testes do caça.
.
Acho que ainda não dá pra cravar que seja a pintura final dos F39 brasileiros.
Concordo.
Então ainda tenho chance de ganhar…. legal
A pintura de superioridade aérea da suécia me impressiona desde os tempos em que fiz a coleção “Aviões de Guerra” e vi os Viggen JA 37 com a pintura do radomo no tom de cinza mais claro unindo-se ao ventre. Torci para que fosse esta a pintura do Gripen.
Para mim essa pintura vai ser só para o GDA… caso venham mais ainda tenho muito medo de virem com aquele maldito camuflado… só acho.
eu acertei a matricula! hahaha
Bonita essa pintura.Mas eu acho que vai ser só nesse primeiro,nos outros será outra,aqui no Brasil.Mas é só chute meu.
Se não me engano, os Mirage III quando chegaram da França eram prateados e eventualmente receberam outra pintura aqui.
Acho que a cor dos nossos F-39 ainda pode mudar (infelizmente)…
Se iam mudar a pintura por que colocar o logo da FAB agora? Acho pouco provável que vá ser repintado.
Só 2021 ? Mais dois anos rezando pra situação regional não deteriorar.
.
4100 é a cilindrada do Opala 6 cilindros.
Delfim, 2021 é uma data que já estamos carecas (no meu caso literalmente) de saber.
Sim, o que não significa que eu aprecie. Se o F-18SH fosse escolhido já estaria voando.
Ola Delfim Acho o Rafael mais bonito… Na verdade, eu gostava mesmo era do Mirage2000. Tomara que quando aposentarem algum Rafaele seja possível trazê-lo para o museu da FAB
Pra mim ,depois do Tomcat o Rafale é o mais belo !!!
Traidor. Depois do Tomcat vem outro Tomcat.
Correto, Clésio. Depois do F-14A, vem o F-14D e finalmente o F-14B. Depois do ‘B’ finalmente vem o mockup da versão do Tomcat para o Air Defense Command. Aí pode vir o resto…
Clésio e Leandro vcs são ótimos!!!kkkkkkk
Não esqueça dos iranianos
Mais exato ainda !
Exato !
xD
Eu também acho isso .
O Ton Cat é de longe o mais bonito de todos os tempos.
Camargoer,sou obrigado a me expressar aqui :
Pra min F-15 é o mais bonito hehe
Mas sem dúvida o F-14 é bacana,suas asas de geometria variável são furiosas.Me alongando um pouco:Acompanhei,pré adolescente,com entusiasmo, o desenvolvimento do AMX(nunca cheguei perto de um,espero vê-lo em breve).Não comparando,mas acho ele muito legal.Gosto é gosto,mas acho bem mais legal que o F-5.Pessoalmente,não sou tão fã do Mirage.Daí temos,em outra categoria o Super Tucano,tão bonito e tão criticado por quem não entende que se trata de outro tipo de aeronave.
E vamo Gripen!
Olá Dudu. Palavras definiticas. “E vamo de Gripen”. Eu acho que os anos 70 tiveram coisas muito legais… aqueles números enormes nas laterais do helicópteros navais, a pintura naval (cinza em cima, branco em baixo) dos F4, o F14 Jolly Rogers… mas sou fã dos esquisitões da RAF (Nimrod e Victor) e do Mirage2000. Não gosto dos aviões quadrados, como o Typhoon, Tornado, F35.. até o Valkyrie XB70 era feio (lembrando que era a capa da caixa de WarII).
F-14 é lindão, mas eu ganho essa discussão invocando o P-51…. Ninguém ganha dele em ‘boniteza’…
O F14 do Jolly Rogers com aquela cauda preta e o “skull and crossbones”.
VFA 103, um esquadrão iconico e uma aeronave mais iconica ainda.
Tanto que até os desenhos da época foram influenciados, os caças valkyrie do Macross e os caças do Space Battleship Yamato.
Agora, os F-14 Iranianos são bem bonitos tbem
Eu sou fã dos antigões, pra mim o mais belo é o F7F-Tigercat, um dos mais belos caças já construidos (mas todo mundo acha esquisitão) hahaha.
Eu participei da fabricação do AMX, Trabalhava na elebra e eles faziam as placas de circuitos impressos onde eram soldadas as peças dos computadores de bordo do ” AMX”. Eu fui um dos soldadores de componentes dos computadores de bordo do ”AMX”.
Delfim, é que o uso do ponto de interrogação me fez interpretar como uma reação de surpresa.
Camargoer, seu auto corretor está trolando o nome do Rafale hehehehe.
Mas estou com você nessa. Torci pelo Rafale e também o acho uma aeronave muito bonita.
Também torcia pelo Rafale !!!
Rafael… Rafaele… Corretor americano que torcia pelo superhornet
Você mitou agora Camargoer!!!kkkkk
Olá Tom. Obrigado. Daqui a pouco começam a “negativar”… Um abração.
Como compra de gaveta… tecnologia de transferência nada!!
Como assim adair
Mim Tarzan…
Estaria voando e sem nenhuma transferência de tecnologia também.
Se o SH fosse o escolhido e se o pt continuasse no governo haveria muitos embargos e, talvez, por alguma bobagem falada pelo petralha de plantão, o congresso americano embargasse a entrega dos aviões, ou de radares ou dos armamentos ou não repassasse nenhuma tecnologia ou ainda cancelasse tudo aumentando o tempo perdido em todo processo. Sendo que durante todo a vida útil dos mesmos poderia haver o risco de boicotarem assistência e fornecimento de peças, além do risco quase certo do monitoramento de toda atividade das aeronaves.
Caro Cristiano…pelo que lembro dos quase quatro governos trabalhistas que o Brasil desde o início desse século, nunca ocorreu um embargo ou retaliação comercial devida a pronunciamentos presidenciais. Por que haveria de acontecer agora? Aliás, com exceção ao período da guerra fria, as relações entre os EUA e governos trabalhistas no Brasil foram muito próximas.
Não sou fã do PT para inicio de fatos. Mas nunca embargariam, somente em ação extrema do Brasil petista o que nunca aconteceria pois eles nao tinham o controle do povo, midia, Forcas armadas, parte do judiciário e legislativo. Todos os equipamentos que as Forcas armadas pensaram em comprar americana foram autorizadas, ate convite para o F35 tivemos. Não gosto do PT mas muita coisa que eles falam e somente para o seu publico ficar feliz. Não são tao loucos como Maduro. Não e elogio a este partido corrupto e somente uma opniao pessoal
Kkkkkkk
pensei a mesma coisa rsr
Na verdade essa unidade vai vir para o Brasil esse ano.
Em 2021 é quando a aeronave irá atingir o IOC.
De onde você tirou isso? Essa aeronave Vai permanecer Na Suécia para todo o desenvolvimento final da versão brasileira. E em 2021 serão entregues os primeiros exemplares à FAB, aqui no Brasil. Quanto à IOC, será atingida mais adiante….
É ansiedade que fala?
Hahaha haja coração
Muito, muito ansioso manino xd
Impressão minha ou tem uma bandeira brasileira pintada na cauda?
Ainda é muito cedo para especular qual a camuflagem que será adotada, não me surpreendeu o fato de manter o padrão sueco….efetivamente teremos uma noção quando estas aeronaves começarem a operar por aqui….
Até pode ser, afinal tudo pode acontecer….mas, pelo histórico da FAB, normalmente as aeronaves são apresentadas com as cores que irão operar. Inclusive protótipos, como os do A-29, KC-390 e até o do F-5M foram apresentados já com as cores definitivas. Temos algumas exceções, como os protótipos do AMX e do T-27, que exibiam, quando apresentados, cores diferentes daquelas que foram usadas quando entraram em operação. Particularmente, acredito que essa já é a camuflagem definitiva do F-39.
É cinza sim. Tinha dito isso um tempo atrás
Os Mirage III quando chegaram da França não eram prateados e depois foram repintados aqui?
Lembro de ter visto algumas imagens assim…
Mas isso foi há muito tempo atrás, e ainda receberam os canards depois.
Nesse caso aí vai ficar tudo igual mesmo por um bom tempo.
Foram comorados usados, né? Normal ser assim.
Agora, não faz qualquer sentido uma aeronave sair da linha de produção pintado, já com “força aérea brasileira” escrito e depois ser repintado.
O outro colega se refere aos Mirage III que foram comprados novos de fábrica e recebido em 1972. Eles vieram em cor alumínio. Anos depois, receberam as primeiras versões da camuflagem cinza de superioridade aérea. Nos anos 80 e 90, aí sim, foram recebidos pequenos lotes de MIII, vindos dos estoques da Força Aérea Francesa, para repor perdas operacionais.
E eu achando que era vídeo rsrsrsrs
Também pensei que era e cliquei!!!rs
Eu também pensei que fosse e também cliquei,rsrsrs
4 pessoas enganadaaaas(ler com a voz do Chaves)
LOL!
5
Pessoal e agora, já dá pra intimidar os caças russos da Venezuela ou é melhor ficar quietinho sem precipitação??
Uai, tem que esperar o caça chegar e estar operacional, não? Hahahaha
E lá vem supertrunfo de novo. Haja paciência …
Pessoal, feliz deveremos estar c esses 36 Gripen q virão, moral p nossa FAB.
No momento… Só se colocar um outdoor dele na fronteira !
Quieto nada,vamo lá SU killer !
O povo esquece a distância entre os dois países, não tem como eles virem atacar aqui, nem faria sentido…
De novo essa história de Venezuela?
Uma pergunta de leigo muito leigo: Com a transferência de tecnologia dos componentes que a SAAB detém patente, será suficiente para caso a Embraer assim deseje, construir um caça dito “nacional”? Agora só falta exonerar 90% dos militares da reserva, e investir o retorno em pesquisa que aí nos vamos para frente.
Boa tarde Vinicius. Eu acredito que o motivo pelo qual a Embraer nunca projetou um caça supersônico não foi por falta de capacidade, mas porque sendo uma empresa privada com acionistas que visam lucro, seria necessário que o projeto desse retorno financeiro
Pois é. Tecnologia para fazer aeronaves supersônicas existe desde a década de 50. Na de 60 até a Índia construiu o seu.
O que falta é money que nóis num have. E agora até tradicionais construtores independentes como a França, Suécia e até mesmo a Rússia agora só falam em parcerias.
Se a SAAB com seus mais de 50 anos, não conseguiu projetar um motor de podusse substituir com “meritos” o americano, como a Embraer conseguiria?
A Saab nunca fez motores a jato. Na Suécia quem cuidava disso era a Volvo. Embora apenas produzisse sob licença motores britânicos e depois americanos, ela projetava o pós-combustor das unidades que construía para os caças da Saab.
Mas voltando à Embraer, ela poderia fazer o que sempre fez e faz de melhor: projetar a fuselagem e integrar os componentes que vem de fora: motores e aviônica. Que aliás, é o que a Saab sempre fez. Sem drama, sem reinventar a roda, do modo mais simples e pragmático possível, que é a marca da empresa.
Explica como é que se faz isso? “exonerar 90% dos militares da reserva” ???
Eu acho que ele queria dizer “incinerar” kkk
Exonerando….numa canetada, que os obrigue a brigar na justiça como a maioria do povo brasileiro, esperando na fila por pelo menos uns 10 anos até que façam valer seus direitos. Após isso, aguentem mais uns 10 anos e quem sabe o estado caloteiro pague algum empenho. Passe bem WS, sempre peitando e do contra rsrsrsrs
Mais um que tentou ser militar, não conseguiu e virou recalcado.
Camarada, independente de ser civil, militar, aposentado, ativo, inativo, pensionista, etc todos merecem o devido respeito pelo que fazem e/ou fizeram. Se estão recebendo conforme a Lei, errados não são.
Não concordar com esse ou aquele regime de seguridade social é compreensível, mas ser recalcado é coisa de incapaz.
Cuidado Gabriel: os militares não são a nata da sociedade brasileira. Enganam-se vocês se pensam que todos têm o sonho de serem militares, e mais ainda se acham que os que não conseguem ficam “recalcados”, como se não existisse vida além de um quartel. Este tipo de arrogância, aliada ao tradicional péssimo uso do orçamento do MinDef em salários dos militares, passa uma péssima impressão para a sociedade brasileira. Ele criticar os militares indica recalque? Ele é incapaz porque não é militar? Pois eu lhe afirmo que não sou incapaz, não sou militar, e irei criticá-los até que tomem vergonha… Read more »
Meu amigo. Leia o comentário dele e o meu novamente. Os militares podem e devem ser criticados, como qualquer outro Agente Público. Mas esse tipo de solução: “numa canetada, que os obrigue a brigar na justiça como a maioria do povo brasileiro”, é sim comentário de recalcado. E esse tipo de comentário não vale só para os militares, vale para qualquer tipo de Agente Público. Até que provem o contrários, Agentes Públicos são pessoas são honestas e trabalham dentro da Lei e que ralaram muito para estar onde estão. “mas a Lei não é mais justa e não está adequada”… Read more »
O PT também achava que resolveria o país nas canetadas e acabou numas negociatas muito esquisitas.
Existe uma coisa chamada direito adquirido e quando ela cair provavelmente você não estará preocupado com a aposentadoria alheia, mas em comida, segurança e um campo de refugiados. O país estará no buraco.
Caro Reneto. Alguns achavam que salvariam o país com canetadas, outros achavam que seria com flores-paz-amor… acho que o pior eram aqueles que acreditavam que bastaria uma rajada de metralhadora porque a solução seria sangue-cadeia. Eu tenho a impressão que “escola boa” para todo mundo é o que funciona.
Sinto que temos discordância em algum ponto da linha política, mas seus comentários são sempre muito sensatos. Parabéns!
Então você concorda com este continente ‘absurdo’ de militares na ativa de ‘fazer inveja’ até nos americanos? Como você acha que a URSS sustentava seus 6 milhões de soldados? Essa bolha vai estourar!
Inveja nos Americanos??? Não me digas que vcs têm mais de 1.5 milhões de militares????
acho que ele quis dizer, acabar com o servico militar obrigatorio que forma milhares reservistas inuteis.
Não, não é, ou melhor depende, até que ponto se pretende depender de fornecedores estrangeiros ao Brasil, afinal, o próprio gripen tem na sua essência boa parte de tecnologia e peças estrangeiras à Suécia.
Não sou militar, nem falo por eles…inclusive tenho algumas ressalvas quanto à alguns posicionamentos deles. Entretanto, me causa estranheza você propor uma suposta exoneração dos militares da reserva. Você quer que eles, já aposentados, percam o direito à receber suas pensões ou aposentadorias? Sejam desligados, com isso não recebam mais seus vencimentos e o dinheiro economizado seja investido em pesquisa?? Mas, e o direito adquirido deles? Eles não cumpriram as exigências legais em vigor? E, mesmo que isso fosse possível, como essas pessoas iriam viver, se sustentar? O problema é o excesso de pessoal, inclusive os da reserva? Não discordo…..mas,… Read more »
Não sou contra ‘cortar’ a aposentadoria dos ex-soldados que trabalharam e mereceram isso assim como os trabalhadores comuns. Olhe os benefícios de um soldado da reserva e compare com as da ativa: são praticamente os mesmos! Acho desigual e dispencioso, apenas isso.
Caraca. Rendeu heim. Os comentários foram de aposentadoria a programação de tv… mas só queria dar um pitaco. Espero que o uso intensivo desses caças continue restrito ao treino dos novos pilotos e que a indústria nacional continue adquirindo capacitação técnica. Tá bom demais. E olhe que muitos países não conseguem isso.
Seria o Fim da EMBRAER querer entrar neste mercado concorrido…precisa ter poder político, dinheiro e uma competência que a EMBRAER ainda engatinha…fuselagem supersônica não é assim não… existe, mas quem domina não repassa de bandeja…
Ficou lindo, espero que n]ao fique só nos 36!
Pessoal, fiquei ansioso e tive que ir procurar essa chamada do Fantástico. Permita-me compartilhar com vocês o link para tal:
https://www.youtube.com/watch?v=hcAD7GvH6r8
Aos 0:50
Abraços!
Obrigado por compartilhar. Repórter quando não tem o que falar é incrível. ‘Dá para ver que é para um piloto’ (dã!) ‘Tem o nome da Força Aérea Brasileira’ (dã!x2) ‘E tem a matrícula’ (Dãããããã)…
Vou assistir a matéria no repeteco quando for para o youtube ou algo assim. Nem tenho televisão, mas acho que vai ser interessante para as imagens.
Nossa, tirando o Gripen o resto das reportagens é só desgraça
Só o Gripen para salvar o domingo do brasileiro. Todas as vezes em que eu assistia ao Fantástico quando era garoto me batia uma depressão profunda.
Acho que isso vale para praticamente qualquer coisa na TV hoje em dia. E incluo boa parte da TV à cabo também. Está difícil…
Galante, não leio e nem assisto mais NADA da imprensa brasileira, absolutamente NADA. Fantástico e Globo estou off faz muito mais tempo. Realmente, a gente entra mesmo num clima pra baixo.
Abri o link e dei um voltar depois de ler rapidamente a observação abaixo do JT8D, quando vi que não era só do Gripen, desisti de assistir.
Gostei da pintura, espero que seja essa para todos, aquele verde cururu da FAB é cruel….
E a música: olhe bem, preste atenção … significava p/ mim : acabou, amanhã é acordar cedo ir ir p/ aula, snifff! Era um trauma, rs.
PS: sempre fui bom aluno, mas não gostava de ir a escola.
Acontecia o mesmo comigo.
Exato!
Eu tinha uma pequena empresa (sufoco pouco era bobagem ) imagina vendo o fantástico e pensando na segunda feira com 3 dias de duplicatas e cheques vencendo .
Convenhamos, para quem acompanha esse site a matéria foi de uma superficialidade deprimente e com uns erros bizarros aqui e ali.
Que “compartimento de armas” era aquele que ficava logo atrás da cabine?
Pois é Galante,até tem uma ou outra coisa interessante,mas daí tem que ficar assistindo todo o programa pra ver,sem condições…Peço pra uma familiar que assiste o seguinte:”Me avisa quando aparecer alguma coisa sobre avião”hehe.
Um tempo atrás teve uma série de matérias sobre aviação bem legal.
Comte, obrigado por ter compartilhado muito legal da tua parte,estamos juntos
Vlw!
Pessoal reclama mas é pro público leigo né.
Pro afegão brasileiro médio saber que finalmente uma parte dos impostos está sendo bem gastas e ta vindo um caça novo aí.
Tudo isso em menos de 1:30.
pro tamanho do drama que foi o FX-2 a data de 2021 tá de bom tamanho kkkkkkk
Interessante é notar o serial completo no nariz do avião… Normalmente ali só vai os dois último dígitos.
Vamos aguardar as próximas imagens
Olha o bocal do mauser 27mm em aço inox!!! Nunca foi posto em combate mas está valendo!!!
Aposto que que o emblema da FAB vai no meio (centralizado) da aeronave!
Talvez vá apenas nas asas.
A cor ao que parece está bem bacana, melhor que aquele azul paia dos Mirage2000.
tomcat4.0,só uma observação a cor dos Mirage2000 não é feia não eu gostava da cor deles é muito mais bonita do que as cores dos atuais caças que nós temos,bom esta é a minha opinião,um abraço!
Ronaldo ,eu sou mais o verde “EB” dos Mike’s do que o azul bebê dos Mirage2000!!!rs
Ola Tomcat. Eu era fã daquele verde escuro dos helicópteros do EB.
Tom, eu acho que o “azul bebê” rsrs.. dos Mirage2000 é mais EFICIENTE na camuflagem num hipotético dogfither, é só ver como os caças russos “desaparecem” facilmente da visão, eles tem um tom de azul muito parecido em suas camuflagens.
Também creio nisso Alessandro, só acho a cor paia demais, mas, como beleza, nesta área , não põe a mesa,rs, vamos deixar os q manjam dos paranauês decidirem a cor.kkk
Como hoje o que manda são os radares e mísseis de longo alcance, gostaria de ver os nossos Gripen’s com aquela pintura do Su-57 a qual replicaram(os EUA) em um F-16, pra mim é top demais aquela camu.
Nossa ae seria sensacional!! Mas vc sabe que a FAB é muito conservadora nesse quesito, duvido que adotariam aquela pintura.
Vejam pelo lado bom, pelo menos não é aquela camuflagem horrível da FAB
Foi o que eu pensei.. aquele verde/cinza.. Deus nos livre.
Até tu, Galante!! Até tu achando que “pintura” de avião é feita pra ser bonita?? Quem sabe pintam de preto, metálico de preferência, colocam umas rodas de liga leve, banco de couro e película G5 no canopi…..
Ave Maria! Camuflagem, como o próprio nome diz, é feita para ca-mu-flar!! Se, para ser efetiva e funcional, precisar pintar de verde limão e rosa-choque, que seja!!
Um monte de leigos fala mal da camuflagem da FAB….eu até entendo…mas, um profissional falar isso??
É o gosto pessoal do editor 🙂 tem quem goste, mas eu prefiro aquela camuflagem USAF SEA (Southeast Asia) usada nos F-5 e Xavante.
USAF SEA só me faz lembrar o F-4 Phantom. Ótimo (e nostálgico) padrão.
Sds
Olá Galante. Eu sou fã daquele cor-de-rosa ou daquele amarelo-esverdeado que a RAF usava no Ninrod e no Victor (aliás, já comentei em outros momentos, são os aviões lindos)
Camargoer, você se refere aquele tom meio amarelado do Nirmod que eles chamavam de “Canhâmo”?
Olá Renato. É a primeira vez que ouço o nome da pintura, as deve ser esse mesmo. Um amarelo esverdeado (lindo) além daquele com um tom rosa. Tem muitas fotos do Nimrod e do Victor com essas cores. São camuflagens muito legais em aviões que considero lindos.
O Nimrod com aquele nariz baixo tinha sua elegância, pena que a versão AEW tivesse um nariz horrendo. Realmente a cor era bonita e algo bem incomum para aviões militares. Acredita que eles trabalharam até 2010?
Olá Renato. Não tenho certeza de quando os Nimrod e Victor foram retirados de serviço. Mas seria legal o Musal ter um de cada.
Quem imaginaria,o Galante é humano…
Hehe
Mas é uma b… mesmo! Caça de superioridade tem que ser cinza! Olha a frota da RAF ou da USAF. Tem caça azul ou verde lá? NÃO!
Convenhamos que F5 é AMX podem ser qualquer coisa ,menos sinônimo de superioridade aérea.
Caro Elson. Isso depende de quem está do outro lado. Até o A29 pode atuar como superioridade aérea. Talvez você tenha razão sobre o A1, projetado para ser um avião de ataque.
A matrícula começa em 41XX. Os Mirage III e 2000 eram 49XX. Os F-5 são 48XX. Os AMX 55/56XX.
Essa é a numeração padrão da FAB pois se já notaram as aeronaves de treinamento começam com 0 e 1 aviões de treinamento, 2 transporte 3 aviões de ligação, 4 caça, 5 bombeiro, 6 busca e salvamento, 7 patrulha , 8 helicóptero.
Engraçado que a FAB dá essa matéria ao canal de televisão que mais ataca o governo e os militates!! Senta a pua porra!!!
Mas infelizmente ainda é o que chega à mais lares no Brasil, o que torna a matérias como essa nesses canais abertos bastante necessária para tentar trazer a população mais para perto das FFAA. Boa parte do país pensa que nossas FFAA são compostas de sucatas. É sempre uma boa idéia dizer que existem planos de reaparelhamento e que esses planos estão gerando frutos.
Caro Leandro. O MinDef teria condições de preparar excelentes documentários tanto históricos quanto de tecnologia para ser vinculado na página do ministério ou outras plataformas. Acho que as vezes falta coragem de errar….
As FFAA são permanentes, a FAB esta justificando onde gasta o dinheiro dos pagadores de impostos… normal… bem provável que de graça.
Com todos os defeitos, é o canal com maior alcance no Brasil.
Não quer dizer que tenha credibilidade.
Caro Mauro. TV aberta nunca terá credibilidade porque e uma empresa de entretenimento que visa lucro. Em tese, apenas tv publica independente teria alguma credibilidade, mas para isso ela tem que ter orçamento garantido para e uma administração com mandadto e diretoria indicada pela sociedade civil. Caso contrário vira tv-chapa branca.
Camargoer,
Sua ideia é bonitinha, mas inexequível.
Haveria eleições para a diretoria da TV púbica? Propaganda eleitoral gratuita para os candidatos à Diretoria?
Sempre o grupo organizado que tomar conta da TV veiculará aquilo que lhe for conveniente.
Certa credibilidade os principais canais de TV tem, mas o ideal é ter mais de uma fonte de informação e chegar às próprias conclusões.
Olá Rafael. A BBC funciona assm, a PBS funciona assim, a NHK funciona assim. Um dos melhores exemplos no Brasil de uma instituição pública, independente e de altíssima credibilidade é a FAPESP, em SP (que tem um orçamento garantido de mais de R$ 1 bilhão por ano e é reconhecida internacionalmente como uma das mais competentes instituições de apoio à pesquisa do mundo. Tem servido de exemplo para vários países) Há 3 anos, eu integrei um comitê que recebeu a vista de autoridades do Japão exatamente para aprender como a FAPESP funciona.
Para mim a BBC tem tanta credibilidade quanto à Globo. O diretor-presidente da FAPESP é escolhido pelo Governador de SP a partir de uma lista tríplice. Fórmula bastante comum no Brasil, como o caso de reitores de universidades, desembargadores e etc. Ademais, sobre a FAPESP, quantas patentes rentáveis ela gerou desde sua criação? Para mim ela não é modelo de eficiência, muito pelo contrário. Há algum tempo, vi que a USP ganha uma mixaria por ano com royalties das suas pesquisas, sendo que a quase totalidade deles se refere a apenas um medicamento, o Vonau Flash (no caso, ao efeito… Read more »
Caro Rafael. Patentes é um documento comercial (nunca científico) para garantir o monopólio do mercado durante algum tempo. Quem tem interesse em fazer patente são as indústrias (a pergunta mais importante é por que as empresas brasileiras depositam poucas patentes?). Patentes só é rentável para quem produz. O objetivo da FAPESP é fomentar a pesquisa científica e tecnológica. Quem faz patente rentável são as empresas que conhecem o mercado. A maioria dos avanços tecnológicos são incrementais (na área farmacêutica o grande desafio é a seletividade das formas alotrópicas dos cristais e a seletividade quiral das moléculas). Sobre a diretoria da… Read more »
Caro Rafael. Eu concordo com você que buscar fontes primárias é uma excelente estratégia. Para mim funciona. Geralmente, eu sugiro aqui artigos, teses, livros (mas muita gente critica isso). O problema é que isso demanda tempo e muito esforço. É difícil fazer isso para tudo. Às vezes é preciso confiar em quem o ajuda.
O fato de ser TV pública também não daria credibilidade. Iria atender os interesses de quem paga, o governo.
Caro JPC3. Acho que há uma enorme diferença entre “TV pública” e “TV estatal” (que o pessoal chama de chapa-branca). A TV pública tem orçamento garantido e não depende de anunciante. A diretoria é escolhida por um conselho e os conselheiros têm mandato e são indicados pela sociedade civil (poderia até ser eleitos, acho uma excelente ideia). A TV estatal tem a diretoria indicada pelo poder executivo e o orçamento depende da liberação ministerial. Exitem várias instituições públicas assim (por exemplo a FAPESP em SP. Se tiver alguma curiosidade, dê uma olhada na página deles para ver como funciona uma… Read more »
não adianta pq não agrada ninguem…ninguem da esquerda e ninguem da direita gosta da globo…é um dos poucos concensos entre nós kk
Caro Horatio. Talvez seja o contrário. Todo mundo assiste (quem tem mais de 40 anos assistia porque não tinha opção). Contudo, tenho a impressão que os últimos anos ficou pior. Acabaram até com os desenhos animados pela manhã.
Báh Camargoer,é bem assim, as crianças que não tem acesso a tv paga,tem pouquíssimas(senão uma) opções de entretenimento voltadas pra sua idade nesse horário.Nos outros horários,então,piorou…Acabam assistindo programas voltados pra adultos.Isso faz muitos anos.Com consequências bem negativas,observadas no dia a dia…
Olá Dudu. Esse é um problema real. O pessoal da educação infantil comenta que os primeiros 5 anos, a criança aprende por imitação (eles chamam de aprendizado afetivo). Ela aprende a fazer igual aos pais. Se ele comem brócolis, a criança vai comer brócolis. Se eles falam “por favor” e “obrigado”, a criança aprende a falar também. Se ela assistir programas infantis, com os pais do lado, e todo mundo brincando e conversando sobre as coisas da história, ela aprenderá a ter uma visão crítica das coisas. O pessoal da pedagogia fala que é mais importante a criança colocar uma… Read more »
isso é verdade nem desenho tem mais…
Concordo…acho toda nossa TV aberta um lixo….mas, no caso específico da matéria do Gripen, será o primeiro contato nosso com o primeiro exemplar do novo caça da FAB…..por isso, pouco me interessa se é na Globo ou na Record (outro lixo)…..me interessa assistir a matéria…o registro visual dela será o mais importante. As informações serão totalmente irrelevantes, visto que por aqui e em outros canais especializados as informações acerca da aeronave já são sobejamente conhecidas e discutidas.
Olá Flanker. Quase tudo era conhecido. A pintura foi novidade.
Caro Alexandre
Onde esta o IRST no 4100 ?
Não sabemos se será instalado antes ou depois do primeiro voo. Os Gripen E da Suécia receberam o IRST depois dos primeiros voos.
Talvez nem seja instalado agora. Os equipamentos de instrumentação para testes, desenvolvimento e acerto da versão da FAB provavelmente ocupem o espaço interno do IRST. Mas, isso não é importante agora. O equipamento estará instalado em todas as células quando elas forem entregues para operação, a partir de 2021.
Eu sou a favor de uma coletiva previlegiando a imprensa especializada. Ai não teríamos estes comentários inócuos de quem nunca viu uma aeronave de perto.
Eles tem que falar a mesma língua dos seus espectadores (nível G1)
Caro Colega. Coletiva especializada e para um público que acompanha defesa há muito tempo. Para leigos terem o primeiro contato e virar entusiasta, tem quer algo com Ibope… Fantástico, domingo espetacular… Datena ..globo ciencia. Repórter eco
“Só pode haver um!”
Desculpe,não resisti hehe…
Caro Adair. Esse tipo de reportagem da Ibope. Nada impediria do MinDef apoiar produções independentes para produzir conteúdo para a mídia. Mas de onde menos se espera é de lá que não vem nada.
Parabéns pra FAB que já tá perto de receber esses aviões. Pois os velhos Mirages já foram aposentados e os F-5 também já tão muitos velhos, apesar de terem passado por uma reestilização, na sua aviônica.
Que venha… O Brasil esta precisando dar um upgrade nos seus vetores aéreos.
Tinha dito antes que a pintura escolhida pela FAB seria cinza num padrão sueco. A FAB até tinha divulgado o Gripen com essa pintura no twitter.
Então tu acertastes na moskva muchacho!!!
Ótima escolha!
Que triste não ver o SU35 em nossas cores ?
Existe um padrão de camuflagem Otan a ser seguido? Essa camuflagem é parecida com as do Mirage 2000 da FAB, e os KC390 vão acompanhar essa camuflagem, ou vão continuar verde?
Vão continuar no padrão cinza e verde.
Deveria fazer essa materia no SBT ou Record,
Rede Globo melhor dizendo Esgoto, Inimigo do Brasil..
Concordo que a Globo é um lixo….mas, e a Record? Sabe de quem é? Qual a diferença dele para os donos da Globo? Nenhuma….tudo farinha do mesmo saco! Ou você acha que Record e SBT são “boas” só porque apoiam Bolsonaro?
Pois é Flanker…Com todos os defeitos,bobagens etc a Globo ainda está muito á frente.
Essa pintura é de superioridade aérea.
Concordo, o Rafale depois dos Tomcat é bonito mas não dá pra manter um Rafale ou F18, muito alto o custo operacional e manutenção, estamos bem servidos.
Putz, ter que ler um monte de viúva dos ’80 que o tomcat é bonito dói no coração. Só as entradas de ar do rafale já deixa toda a aviação estadunidense no chinelo em matéria de beleza (e nem vou falar dos sukhoi pra não humilhar os cinquentões). Pra ficar nos F, o F16 dá um banho no f14 né.
De todos os operadores do Gripen eu acho que a África do Sul foi a única que não seguiu esse padrão sueco, o resto foi tudo sem criatividade copiando a pintura padrão dos suecos, espero que quando o Gripen for operacional na FAB ele receba uma pintura própria da FAB.
Video mostrando um pouco do sistema EW do Gripen
https://www.youtube.com/watch?v=gPu8mXE0iiE
Independente do mérito da questão, é deprimente que os comentários sempre descambem para a aposentadoria dos militares. Eu acho que esse espaço é destinado a discutir as matérias apresentadas, que aliás são muito interessantes. Você quer se informar sobre o protótipo do Gripen e acaba presenciando um bate-boca lamentável e repetitivo. No lugar dos editores eu seria bem rigoroso com esses off-topics
Bah, eu preferiria no tom cinza e verde da Fab =/
Vai ser! está pintura e da aeronave de testes, pois não é padrão da FAB inclusive a matricula 4100 no nariz da aeronave não é usual na força, do qual é uma homenagem a criação da FAB (1941) e será a matricula com inicial (41) para caças monoplaces, a pintura de muitos não gostarem foi o padrão que os pilotos e a força escolheram para adotar como camuflagem tática, que da ilusão a pintura as aeronaves P-47 usadas na segunda guerra mundial, temos que ver que a pintura utilizada nos F-2000 Mirage ou Mirage 3 eram por se tratarem de… Read more »
Como eu já disse noutro comentário, tudo é possível. Mas, acredito que não haverá mudança de matrícula e nem de camuflagem. …serão essas mesmas apresentadas nessas fotos.
Caramba…de novo essa conversa sobre a pintura? Feia ou bonita não interessa e sim sua eficiência, dentre outros requisitos técnicos e isso é a FAB quem decide…..haja paciência.
luiz antonio, desculpa ai não sabia que tempo para comentar qualquer assunto, mas apenas esclarecendo o amigo de cima, que pra mim parece óbvio, mas que infelizmente alguns aqui apesar de gostos pessoais ainda não enxergaram um abraço.
Perfeito, luiz antonio! É exatamente isso que eu digo sempre! O pessoal acha que camuflagem é aplicada nas aeronaves pra deixá-las bonitas….
Concordo e tem mais um ponto muito importante: os Gripen, ao contrario dos Mirage, terão multi funções, o que implica com que sua camuflagem no solo tenha que ser otimizada para essas condições, com matizes que o mimitizem com florestas e rocha. Quando desdobrados em bases fronteiriças, esses aviões ficarão muito expostos se tiverem camuflagem padrão cinza-nuvens. Ou seja mais uma vez ponto para a FAB: cores verde floresta mais cinza….RAM!
Verdade Luiz!
Mas olha só:por isso mesmo eu,como entusiasta,torço para a decisão puramente técnica combinar com a questão puramente visual.Acho bacana.Se tô falando besteira me diz aí hehe…
Olhem a camuflagem verde e cinza da FAB, em um A-1 e em um F-5, voando sobre a floresta, junto com outras aeronaves da Cruzex (essas outras, com camuflagem cinza). Quais se camuflam melhor contra o verde da floresta?
O cinza de superioridade aérea é válido, óbvio. Mas, para o ambiente de grandes altitudes.
https://br.noticias.yahoo.com/amphtml/brasil-realiza-exercícios-combate-aéreo-com-outros-13-225529006.html
O Super Tucano está tão camuflado na foto que tu nem o citou Flanker. Está bem embaixo na foto.
A qualidade da foto não deixa ter certeza, mas acho que é um A-37 do Uruguai que utiliza um padrão de tons de verde mais escuro que a FAB e não um A-29 da FAB.
É um A-37 do Uruguai….e viu como funciona a camuflagem? Kkkkk
Realmente kkkk, mas então temos que conversar com os Uruguaios já que a camuflagem deles é muito mais eficiente que a nossa hahahah
De fato o avião totalmente “camuflado” na parte inferior da foto é um dragnoflyer uruguaio. Notar que mesmo em missões de superioridade aérea, os Gripen poderão, em boa parte do tempo, estar sob (abaixo) de uma possível aeronave inimiga, ou seja, tem que estar mimetizados com um fundo de florestas entremeado com solo/rochas/lagos/rios. Para proteção contra tropas em solo dotadas de misseis AA a parte inferior sempre foi e será cinza nuvens …..
Não tem que ser “bonito”, tem que ser funcional.
Exatamente isso!!
Azul céu ou cor de nuvem cirrus,…. Para que não seja visto…
Só no rollout pra ver o padrão da camuflagem completo acho que antes ñ mostram nem pagando!
Segue a reportagem
https://youtu.be/XrN2A6VJzCo
Uma moça na reportagem falou que faz um furo, depois vai medir. Se estiver certo, faz outro furo.
Não tem gabarito?
É tão artesanal assim?
Prezado: quando ela reve a furação o faz com gabaritos e instrumental com precisão adequada; notar que essa usinagem que ela está fazendo é restrita a poucos furos na aeronave que está literalmente acabada para iniciar seu estágio de protótipo de testes…e a verificação da tal furação não se restringe ao furo em si, mas também à posição do mesmo em relação ao restante da aeronave…. Se a execução do furo estiver comprometida deve ser revisto…basicamente por isso que na furação dos milhares de furos para rebite em fuselagens de aviões (há um video da EMBRAER que vi numa apresentação… Read more »
Gabarito tem
Porém artesanal com certeza
Uma escala de produção elevada se compensa investir em linhas de produção robotizada.
Mas a conta gotas, melhor artesanal, pode ter certeza que se tivesse uns 2000 gripen encomendados teria uma fábrica com robôs em 80 % do processo.
Mas com uma centena não compensa
No caso de um pedido de milhares de unidades o custo unitário cairia vertiginosamente.
Ao menos 30% mais barato.
Mas a conta gotas vamos assim mesmo, não significa que a qualidade seja melhor ou pior, pode ter certeza que a qualidade estará dentro dos parâmetros
Abraço
Uma boa recordação da FAB no Fantástico é o vídeo clip da Música “Agora só falta você” da Rita Lee à bordo do T6 da Esquadrilha da Fumaça. Manobras no RJ acima do Aeroporto Santos Dumont / Baía de Guanabara / Aterro do Flamengo.
Enquanto a pintura, teria que aderir o esquema Russo… um azul claro, se camufla no horizonte, é incrível!!
Será que chega perto dos caças americanos ?
Olá Claudio. Isso vai depender do tipo de missão. Se for uma interceptação em período de paz, ele vão chegar bem perto. Acho que recentemente alguns caças da OTAN interceptaram um bombardeiro russo. Agora, supondo que estivessem em combate real, acho que o usariam mísseis BVR. Acho que ambos teriam chance de derrubar o outro, talvez o Gripen até mais chance se estiver equipado com um Meteor, ainda mais com o apoio do E99. Por fim, pode ser que os Gripens sejam convidados para um exercício tipo RedFlag. Nesse caso, dependendo da organização, eles poderiam voar em formação, bem perto… Read more »
Camargoer, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
A reportagem do Fantástico até que ficou legal, apesar de curta
Uma curiosidade. Foi só eu ou mais alguém reparou q o Gripen apresentado não tinha o IRST?
Ele deve voar primeiro sem o IRST
Obrigado pela informação Galante. Eu pensei q ele já viria completo para o primeiro vôo
Tava pensando aqui, mas o major no vídeo deveria “com todo respeito” ter interferido e ñ permitir que no simulador o repórter destruísse o Gripen na baía de Guanabara!
Agora fiquei na dúvida se o pão de açúcar é uma pedra ou um morro como foi dito no vídeo!?!
È um morro com varias formações rochosas ao longo
Bom, agora é esperar.
Off topic: Hoje é aniversário da Embraer. Segue link para acompanhamento das festividades: https://www.youtube.com/watch?v=LCN5TBGk7yE&feature=youtu.be
OBS.: Transmissão se iniciará as 9:50 e cerimonia se iniciará as 10:00.
Só Alegria na FAB este ano
F-39
KC390
E-99M
A alegria do piloto do F39 da FAB, vem pro papai…….
Até o F5 ser aposentado pela FAB, ainda teremos a oportunidade de confrontos simulados entre F5 x GRIPEN. Vai ser show!
F-5 precisa de 2km de pista pra decolar?? Fosse assim já teríamos vários muros derrubados no Campo dos Afonsos já que a pista tem exatamente 2 km.
Deve ser com a capacidade máxima de carga.
verdade
mas aí a comparação foi injusta ,pois o gripen com max payload precisa de mais de 500 mts …eles erraram mesmo
Na reportagem deu pra notar que na cauda está pintada de verde e possui uma bandeira do Brasil.
Por incrível que pareça, foi uma boa matéria! Linguagem acessível aos leigos, ouviu as pessoas ( do pessoal “chão da fábrica” aos diretores, passando pelos nossos militares), e logiou o caça… Parabéns aos envolvidos na matéria e obrigado ao Poder Aéreo por trazer para cá, pois nao sintonizo a Globo faz pelo menos uma década…
200 milhões de zeros…
Fab divulgou no seu site oficial uma imagem do Gripen que tudo indica será a versão definitiva.
http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/original/39015/Gripen.jpg
A Versão 4900 deve ter um esquema de pintura especifico por ser a primeira aeronave de teste. Depois deve entrar no padrão operacional.
A última Aeronave do segundo lote? Ele está com numeral 4972 (36+36). Pessoalmente acreditaria mais em um segundo lote de 60 unidades, pois quase sempre as quantidades planejadas não são adquiridas pelas forças brasileiras, então assim garantiríamos uma quantidade maior de aparelhos.
Essa imagem do link do Vitor (se não abrir, basta entrar no site da FAB que hoje ela está entre as primeiras da lista de notícias) nada mais é do que o Gripen NG “Demo” (hoje chamado simplesmente como 39-7) com retoques do Photoshop para retirar as marcações suecas e a pintura da cauda e incluir as marcações brasileiras.
Não vi nada de específico, quanto a mudanças, em relação à camuflagem em relação ao 39-7.
Aqui uma foto do Gripen 39-7 do banco de imagens da Saab. Se não for a mesma, é da mesma sessão de fotos.
https://mediaportal.saabgroup.com/#/items/18687
É apenas uma imagem, como tantas outras já postadas pela FAB. Não é nem de um Gripen E/F. Como o Nunão disse, é o 39-7 photoshopado…e matrícula no milhar 4900 era dos Mirage III (4900 ao 4931) e Mirage 2000 (4932 e 4933 e 4940 ao 4949). Duvido muuuuito que a FAB vai utilizar um milhar já usado….vai mesmo utilizar o 4100 (4100, 4101, 4102,….) para os E e, palpite meu, o 4200 (4200, 4201, 4202,…) para os F.
Eu acho que o avião ficará nesse padrão de camuflagem. Os Mirage 2000c qdo vieram da França também já vieram pintados…..ou estou enganado?
Sim, já vieram pintados, no padrão francês.
Vieram no padrão Frances e acho que foi a pintura mais bonita que vi em um avião da FAB.
Só reforçando meu ponto de vista a respeito de camuflagem, notar que mesmo em missões de superioridade aérea, os Gripen poderão, em boa parte do tempo, estar sob (abaixo) de uma possível aeronave inimiga, ou seja, tem que estar mimetizados com um fundo de florestas entremeado com solo/rochas/lagos/rios. Para proteção contra tropas inimigas em solo – possivelmente dotadas com misseis AA – a parte inferior sempre foi e será cinza nuvens …..assim mesmo para aqueles que acham que pintura de avião militar tem que ser “bunitinha” ainda acho o padrão da FAB verde/cinza extremamente adequado Não tem que ser “bonito”,… Read more »
Exato, Rommelqe.
Eu mesmo já postei aqui (em diversas vezes que esse assunto voltou) alguns links de fotos, de minha própria autoria, com o A-29 da FAB em voo com árvores e com nuvens ao fundo, mostrando como a camuflagem verde e cinza da FAB é eficiente.
Brunão e Rommelqe, eu digo isso há tempos!! Até postei um link mais acima, com uma foto mostrando aviões cinza e cinza/verde voando sobre floresta….mas, a maioria quer que a camuflagem seja apenas bonita, pouco importando se é funcional, ou não.
É isso mesmo, “Franker”!
Kkkkkkk……Nunão, é esse maldito corretor!…..kkkkk
Pô meo, Franker? Rsrsrsr