São José dos Campos-SP, 16 de agosto de 2019 – A Embraer revelou hoje, às vésperas do seu aniversário de 50 anos, imagens do avião demonstrador de tecnologia de propulsão 100% elétrica, que está em desenvolvimento. O protótipo tem um esquema de pintura especial e está preparado para receber os sistemas e componentes.

O motor e inversor da aeronave estão sendo fabricados pela WEG, na sede da empresa em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, como parte do acordo de cooperação científica e tecnológica para desenvolvimento em conjunto de tecnologias de eletrificação.

Dentre os avanços do projeto estão a parceria com a Parker Aerospace que será responsável por fornecer o sistema de arrefecimento do avião demonstrador da tecnologia.

Durante os próximos meses, as equipes técnicas das empresas continuarão testando os sistemas em laboratório para posterior integração no demonstrador de tecnologias e realização de ensaios em condições de operação real. O primeiro voo do protótipo está previsto para 2020.

Sobre a cooperação tecnológica

A proposta de desenvolvimento tecnológico para eletrificação aeronáutica, formalizada num sistema de cooperação entre Embraer e WEG, anunciado em maio de 2019, é um instrumento eficaz e eficiente para a capacitação e maturação das tecnologias antes da aplicação em produtos futuros.

A parceria, no âmbito de pesquisa e desenvolvimento pré-competitiva, busca acelerar o conhecimento das tecnologias necessárias à utilização e integração de motores elétricos visando o aumento da eficiência energética dos sistemas propulsivos de aeronaves inovadoras. Para os ensaios será utilizada como plataforma demonstradora uma aeronave de pequeno porte monomotor, baseada no EMB-203 Ipanema, que realizará avaliação primária das tecnologias de eletrificação.

O processo de eletrificação faz parte de um conjunto de esforços realizados pela Embraer e outras empresas do setor aeronáutico que visam atender seus compromissos de sustentabilidade ambiental, a exemplo do que já vem sendo feito com biocombustíveis para redução de emissões de carbono.

Ao estabelecer parcerias estratégicas por meio de mecanismos mais ágeis de cooperação, a Embraer estimula redes de conhecimento que permitem um significativo aumento de competitividade do país e a construção de um futuro sustentável.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer completa 50 anos de atuação nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Antoniokings

Muitíssimo interessante.
Sou entusiasta da energia elétrica nos meios de transporte em substituição aos motores convencionais.
Em que pese os desafios na aviação de grande porte, o caminho já começou a ser percorrido.

Ricardo Bigliazzi

É por ai Kings, temos mesmo que percorrer um grande caminho nesse modal! Vai um “like” com “L” maiúsculo. Costumo dizer que o transporte aéreo é tão vital e precioso que ultima gota de petróleo do mundo será gasta num avião. O transporte aéreo é o suprassumo dos transportes.

Antoniokings

Valeu Ricardo.
SDS

nonato

Está tentando se passar por bonzinho.

Antoniokings

Aguarde o próximo post.
É só vc não escrever sandices que eu te preservo.
SDS.

Blayke

Quem é vc e o que fez com o verdadeiro kings???

Saldanha da Gama

kkkkkkkk kkkkkkk kkkkkk

kaleu

kkkkkkkkkkk

Chris

Mulher dele deu “atenção” pra ele hoje….

Overandout

Primeira vez que eu vejo o kings positivado

Jagderband#44

Não é bem por aí. Você não consome fóssil, porém o consumo energético e poluição gerada pela fabricação da propulsão elétrica ainda são altos.

Wagner

Exatamente, quero ver quando a maioria dos meios de locomoção dor movido por está matriz energética kkkkkk, isso é apenas o movimento natural do mercado em busca de mais lucro, quando este estiver saturado vão dizer que não é benéfico ao planeta e que precisa mudar tudo outra vez.

Salim

O motor elétrico tem uma eficiência de 80 a 90%, já motor combustão móvel de 20 a 30%. Termoelétrica em virtude de vários reaproveitamento de energia, 60 a 70%. Se mudassemos a frota brasileira de Flex para híbrido elétrico o consumo de combustível cairia uns 30% no mínimo. A redução de poluição atmosférica e sonora também cairia substancialmente. O mundo inteligente (EUA, China, Europa,…) já tem de 20 a 30 frota híbrida ou elétrica. Aqui em função da Petrobras ser do governo e o lobby dos apaniguados ao poder bloqueiam nosso caminho pois aqui não temos quase nada. Lembro que… Read more »

Chris

Onde mais tem hibridos é no Japao !

O problema do Brasil é o mesmo de sempre… Custos ! O povo não tem dinheiro pra comprar modelos elétricos, pois ainda custam caro !

Chris

Ate a sua existencia no planeta causa poluiçao… A questão é a quantidade e o controle dela !

Fabricantes e governos sabem o que estão fazendo ! Fica tranquilo…

sergio ribamar ferreira

Concordo plenamente. Interessante!

Wagner

Um século atrás os motores de combustão interna eram fracos, não confiáveis e pesados… Enfrentavam os mesmos problemas que os motores eletricos de hoje. Imaginem o que p futuro nos reserva!

Marcos Andrey

Só esperando um maluco aparecer para dizer que a FAB tem que comprar uns 10 ou então que a Embraer deve desenvolver um Tucanão elétrico!

Tutu

Sem parecer louco, mas o tempo de resposta para as acelerações e o torque de tucano elétrico seriam incríveis, kkk

Porém, pelo menos por enquanto creio que as aeronaves tanto civis quanto militares irão seguir por um caminho híbrido.

RENAN

É se tiver um laser em cada asa olha pode comprar uns 10 sim
Kkkkkkkkkk

Mas falando sério será que o ruído é menor? Tornando ótimo para se aproximar em vôos noturnos.

Eduardo

Menos ruído e assinatura térmica.

Mateus Lobo

A hélice é a maior fonte de ruído em uma propulsão turboprop.

Hélio

Não seria má ideia usar esse sistema nos futuros drones para a FAB, isso sim.

Bille

O que você acha que vai substituir o T25/T27? Pensando no futuro, é o que tem aí.

Welt

E qual o problema de nossa principal operadora de aviões e parceira em alguns projetos dar apoio às novas tecnologias ? Aprender a manutenir e ajudar a desenvolver uma tecnologia nova ? Quando a USAF apoia os projetos revolucionários nos EUA ninguém reclama. Nós temos algo muito raro aqui que é a mistura de capacidade inventiva, capacidade humana e capacidade de produção. Ainda que atrás das grandes potências, mas a frente da maiorias dos outros países e só teríamos a ganhar se as forças armadas e políticas vissem com mais atenção a capacidade R&D nesse país. abraços e sucesso aos… Read more »

Salim

Seria stealthy sonoro, já imaginou para CAS um avião aparecendo sem barulho e fritando oponentes.

Entusiasta Militar

“Só esperando um maluco aparecer para dizer que a FAB tem que comprar uns 10 ”

A FAB ate poderia comprar uns 10 desses e usar para apagar fogo nas florestas ou jogar veneno nas plantações de coca …

Mas com certeza ele sera muito mais útil na agricultura …

Marcos Andrey

A empresa israelense Eviation tem o seu elétrico também o Alice, e já conta com algumas unidades em sua carteira de pedidos.

Hélio

Itaipu tem o seu elétrico desde 2014 se não né engano, não sei no que o projeto deu, mas não é novidade.

Mairton Melo

Mas o Alice não é apenas um avião de transporte? Ou ele faz outra coisa?

Marcos Andrey

Sim! Transporte de passageiros!!

Mairton Melo

E o projeto Ipanema se mostra mais uma vez inovador, encarando um motor elétrico que será ótimo para aplicação no campo, com menos gastos em manutenção e também no voo. Excelente! Já nasce como um sucesso e tanto!

Fernando "Nunão" De Martini

Mairton, por enquanto o Ipanema é apenas a escolha lógica de um avião existente, fabricado pela Embraer, para testar a tecnologia. “Para os ensaios será utilizada como plataforma demonstradora uma aeronave de pequeno porte monomotor, baseada no EMB-203 Ipanema, que realizará avaliação primária das tecnologias de eletrificação.” Ou seja, creio que a escolha do Ipanema como plataforma permite avaliar como se comportam essas tecnologias numa aeronave já conhecida, podendo comparar os parâmetros de voo com os da versão em produção, que tem motor a combustão interna. Creio que os planos futuros da Embraer, para aeronaves elétricas, estejam mais para o… Read more »

Claudio

O ruim de ser elétrico é que voa dez minutos e para por um dia pra recarregar as baterias .

Diego.

Enquanto a bateria não der um salto tecnológico essas tecnologias novas não vão ser tao eficientes.

R_cordeiro

Impressionante como já evoluímos na arte de se reservar energia elétrica, contudo concordo contigo, toda esta evolução ainda está aquém do que seria necessário para uma revolução elétrica nos meios de transporte. Aguardemos os próximos capítulos.

Maus

O grafeno tem o dobro da capacidade das atuais e carrega 33 vezes mais rápido.

Marcos10

Grafeno, por hora, é uma promessa.

Eduardo dos Anjos

Já é realidade, a Samsung vai lançar o primeiro celular com a bateria de grafeno…

nonato

Alguém tem idéia do comparativo de energia existente em um tanque de combustível de aviação e em uma bateria?
Digamos que o tanque de um avião comporte 500 litros.
Qual deveria ser o peso e tamanho de uma bateria para alcance semelhante?

Eduardo dos Anjos

Grafeno, vai revolucionar o setor…

100nick-Elã

Já pensou, acabar a bateria no meio do voo? kkk

Welt

Já pensou acabar o combustível em pleno voo ?

nonato

O problema é que combustível já é algo muito utilizado.
Acho que o ponto que ele suscitou vai que a bateria descarrega mais rápido do que o previsto ou repentinamente.
Em carros elétricas se menciona uma autonomia que nem sempre corresponde a realidade.
Vai que alguma turbulência exige mais da bateria…

SmokingSnake ?

A Embraer devia desenvolver um avião elétrico com reator nuclear = alcance ilimitado.

Claudio

Se o avião cair será um desastre nuclear

Marcos Andrey

Se lembra do míssil que estava sendo testado na Russia????

SmokingSnake ?

Já está todo mundo fazendo, só o Brasil vai ficar para trás de novo.

Tallguiese

Poderia ter células fotoelétricas na superfície das asas para manter um carregamento contínuo de energia da aeronave?

nonato

Possível é.
Mas provavelmente não seria suficiente para sustentar o vôo (consumo instantâneo maior do que a produção), além de eventuais nuvens e a área das células fotovoltaicas provavelmente seria ínfima.

Tallguiese

Mas já serviria de redundância na aeronave como se fosse outro APU.

nonato

Imagino que um avião elétrico, grosso modo, seja igual a um avião convencional.
Não há mudanças aerodinâmicas.
Só muda o tamanho do motor, o espaço para baterias.
Mais uma questão de durabilidade do motor, capacidade de liberação continua pela bateria…

Foxtrot

Lero lero para conseguir verbas do GF após privatização.
Que vão buscar verbas com a Boeing, atual proprietária da empresa.
Agora que o GF financie nova empresa nacional.

sergio ribamar ferreira

Fiquei entusiasmado e satisfeito. Notícia muito boa.

nonato

Acho mais uma enrolação.
Há pelo menos dez anos se fala em testes com biocombustíveis e até agora não se sabe de nada concreto.
Não vejo como algo que será colocado em prática.

Marcos10

Pena que não mostraram o motor.

Walfrido Strobel

É absolutamente sem graça nenhuma um motor elétrico.
Este é o da Siemens, que está na dianteira e já fornece para a Cessna e Pipistrel.
. http://www.aerospacengineering.net/siemens-has-developed-an-electric-aircraft-engine-with-high-performances

Rene Dos Reis

Ipanema elétrico massa, e um grande desafio para a engenharia , o peso das baterias deve ser determinante pois a medida que consome o peso continua o mesmo, e tem ainda a concorrência dos drones no setor agrícola.

Allan Lemos

Deveriam estar desenvolvendo era um caça de 4°++ geração ou então um bombardeiro pesado,não esses aviões de papel que não servem pra nada.

Fernando EMB

Sem noção alguma seu comentário!!!

Rodrigo Martins Ferreira

O desafio das baterias, só não é maior que o de estocar vento

Eduardo dos Anjos

É realmente uma noticia muito interessante, vou além e vejo outras aplicabilidades, imaginem a tecnologia em um tanque ou helicóptero, além da diminuição do ruído, teria baixa assinatura térmica, aumentando a sobrevivência no campo de batalha… Havia algumas limitações da tecnologia, como a questão do carregamento lento e da durabilidade, agora com o grafeno isso esta sendo superado com um material que ocupa um volume muito menor, possui tempo de carregamento dezenas de vezes menor, possui alta capacidade, além de alta durabilidade pois o material é muito mais resistente… Penso que a aplicabilidade seria mais no sentido steath do que… Read more »

Luiz Floriano Alves

Nada de novo. Estamos seguindo a tendencia mundial. A técnica de introduzir membranas de grafeno interrompe a formação dos dendritos que causam problemas nas baterias de Li-Ion. Melhor que a MB também participe desse desenvolvimentos e adote as novas baterias nos submarinos nacioais. A poucos dias um debatedor disse que se a técnica fosse boa teríamos aviões elétricos. Tai a resposta. Avião brasileiro com tecnologia nacional.

M65

O Ipanema tem à versão movida à Etanol há 15 anos . Certificação completará esse tempo agora em 19/outubro.

MARCOS DA SILVA QUEIROZ RIBEIRO

Ipanema elétrico………dispersor de agrotóxicos elétrico?

Viajante

É o Dusty Crophopper!!!!!
Valeu!