Gripens da Hungria são acionados mais de 40 vezes durante a missão báltica
Os caças Gripen da Hungria que patrulham o espaço aéreo sobre os estados bálticos foram acionados mais de 40 vezes desde o início de sua missão em maio, disse o comandante da unidade responsável pela missão no dia 13 de agosto.
Durante um dia de mídia realizado no Aeroporto Internacional Siauliai da Lituânia, os combatentes húngaros foram alertados duas vezes em poucas horas.
Desde o início da missão, os Gripens húngaros completaram mais de 370 decolagens e mais de 400 horas de voo, disse o Brigadeiro General Csaba Ugrik.
A missão de patrulha do espaço aéreo envolve, entre outras coisas, a identificação de aeronaves que não apresentaram seus planos de voo, não conseguem permanecer em contato com os controladores de tráfego aéreo competentes ou não operam com transponders. Além disso, eles são encarregados de fornecer apoio a outras forças estacionadas nos países bálticos e reforçar a sensação de segurança dos habitantes locais, acrescentou Ugrik.
As Forças Armadas Húngaras lideram a missão de patrulha do espaço aéreo da OTAN dos países bálticos em parceria com a Espanha e a Grã-Bretanha, disse ele. A OTAN intensificou a sua presença na região desde que a Rússia anexou a Crimeia.
Durante as patrulhas, os Gripens húngaros interceptaram várias aeronaves de carga e reconhecimento, incluindo os aviões AN-24, AN-26, TU-214R, IL-18, IL-38 e IL-76, disse ele. Eles também encontraram bombardeiros e caças russos, incluindo jatos SU-24M, SU-27P, SU-30SM e SU-35S.
Ugrik observou que desde que nenhum dos três estados bálticos possui caças, seu espaço aéreo foi policiado pela OTAN desde que eles se juntaram à aliança em 2004. Os membros da OTAN se revezam no policiamento do espaço aéreo báltico, e a missão atual é a segunda desde 2015, acrescentou.
A Hungria está realizando a missão com 96 militares e quatro caças JAS 39 Gripen, disse Ugrik, acrescentando que durante a missão, os militares também estão participando de exercícios e treinamentos internacionais.
FONTE: Hungary Today/COLABOROU: Rustam Bogaudinov
Em um combate real os gripens antigos seriam capazes de contrapor os SU-30?
Sem dúvida alguma, olha os mísseis AMRAAM que ele está levando.
Dependa da situação… já que os SU-27SM e SU-30SM/35S as vezes estão armados também com os R-27ET e R-77_1… o padrão é eles estarem com só 2 ou 4 R-74.
E o Gripen as vezes está armado com Meteor
Gripen C/D não sei se estão integrados ao Meteor…
Foi o primeiro a certificar o meteor.
O Su 30 Sm carrega as versoes do r-77 e R-27 alem do radar ser superior …daria um boa briga
Bill, os radar não é superior.
Os Gripen C/Ds com a Modernização MS20 tem um radar com mesmo alcance ao do SU-30SM e SU-27M2 mas com a vantagem de um RCS menor.
Su-27M2 ? Deve ser SM2/3.. O radar NIIP N011M BARS do Su-30SM e superior a o PS-5/A do Gripen C/D (comparando especificações do fabricante).. O radar do Su-30SM foi um desenvolvimento do radar do MKI, sendo superior a este..Se os gripen Húngaro tiver com a versão mordenizada PS-5/Mk-4 aí sim são equiparáveis.. O N011M consegue detectar um caça tipo um mig-29 a 140km. O PS-5/Mk3 a consegue a 120km.. Nos dias de hoje o caça ser grande nem sempre significa que ele pode ser detectado a distâncias maiores, pois sua estrutura pode ser de material absolvente e ter equipamentos de… Read more »
O PS-5/mk-5 detecta a 170km, na versão mk4 que é a 120km, por isso disse que os Gripens com a atualização MS20 tem um radar equiparável.
O Gripen C/D MS20 é equiparável ao F-16 block 50/52 + ou “plus”.
Augusto L
PS-5/mk-5 é um AESA, mas não se tem notícia dele..
O Mk-3 que é capaz de detectar um caça a 120km não o mk-4… Este último parece ser exclusivo da Suécia..
https://en.m.wikipedia.org/wiki/PS-05/A
A atualização MS pelo que pesquisei só a República tcheca fez, a Hungria usa Gripen EBS HU versão especial do A/B com suite eletrônica do C/D, e que usa o Mk-3 com algumas mudanças para se adaptar a OTAN, como o link 16…
RCS menor mesmo com este baita tanque de combustível externo, que os Su não precisam levar?
Ate onde e usei ,o alcance do radar permanece o mesmo ,só foi adicionado algumas funções .mesmo asssim ,pelo que li ,o radar do Su 30SM ainda é superior
Não permanece.
Assim como o alcance dos radares APG-63 nas versões (v), (v2) e (v3) são diferentes.
E eu ainda errei, a versão MK3 que tem um alcance de 120km, a MK4 a versão da atualização MS20 é que tem 170km de alcance para um caça.
A MK-5 é a versão AESA, ainda não pronta.
https://en.wikipedia.org/wiki/PS-05/A
Te respondi lá em cima , não tinha visto que vc corrigiu..
Este 170km e para alvos maiores, caça e menor..
Eu acho que não, o texto afirma aumento de alcance, não fala em numero exato mais fala em porcentagem.
Quanto ao MS20 não foi só a República Checa, a Suécia e Thailandia também adotaram.
Muuito menor.
não adianta ter um radar superior e tentar rastrear uma formiga se no radar do inimigo tu aparece como um elefante. Quem tu acha que vai ser visto primeiro?
O RCS do Gripen é de 0,1m2, igual ao de um missil Harpoon, Exocet ou a um pato-real
legal, o RCS de um su-30 por exemplo pode chegar a 20m², ou seja, ao invés de um elefante, uma baleia.
Pablo
A muita especulação sobre RCS de aeronaves de caças, normalmente o fabricante não desclasifica isso.. Todos valores são aproximados, suposições etc..
Mas aqui nesta fonte eles colocam alguns RCS de alguns caças, como pode ver este 20m² está fora da realidade..
https://www.globalsecurity.org/military/world/stealth-aircraft-rcs.htm
Bruno, não disse que o RCS é os 20m², disse que poderia chegar aos 20m² e segundo a tua fonte, o SU-27 é de 15m², mesmo assim é infinitamente maior que do Gripen.
O Su-30SM e parecido com o MKI, e este 15m² e para versões do “velho” Su-27…
apenas usei a tua fonte Bruno.
3,5 metros
Esse baixo RCS mesmo com este tanque externo de combustível??? Sei não…
Quem disse que o Su 30 aparece assim para o inimigo ? Se fosse assim ,o Su 30 MKI não seria pareo para os F-16 do Paquistão .Esqueceu das contra medidas ? E dos pods de ponta de asa que o Sukhoi leva ?
vou desenhar pra ti! o RCS do SU é bem superior ao do Gripen, mesmo que o radar do avião russo seja superior, ele provavelmente será visto primeiro antes de avistar o inimigo!
È óbvio q o RCS do GRipen é menor ….quanto ao resto ,de quem vai ver primeiro ,isso é uma suposição sua ,mesmo pq ,o RCS não é a unica coisa que conta em uma situação de enfrentamento .
Galante, o JAS 39 seria mesmo páreo para o SU 30 russo num dogfight??
Isso depende de vários fatores fio
Me pergunto mais… Qto deve ter custado todas essas interceptações…. heheh
Mesmo os Su-30SM/SU-27M2 armados com R-77s o Gripen é superior no combate BVR.
Passe essas informações para Índia, antes que finalizem o próximo contrato de compra de Su-30 que está para ser assinado.
Aliás, virá uma compra gigantesca de material russo por parte da Índia, elevando ainda mais a cooperação militar entre os dois gigantes.
Aquela India que caiu fora do programa do SU-57 alegando que ele não tem nada de furtivo ?
Aquela Ìndia que está tendo problema com vários materiais russos ?
Chris, com certeza o custa da hora de voo dos SU é muito, mas muiiiiito superior aos do gripen.
É pago em Rublo, portanto não dá pra saber.
essa última foto que esses “gostosos” :3
Neste site faz algumas comparações técnica, mas trocaram o radar..
https://aviatia.net/gripen-vs-su-30mki/
Sobre a certeza que o Gripen chamaria fox 2 primeiro… Os BARS- R são muito pouco descritos. Só se fala que eles possuem maior alcance e novos módulos só para os russos. * Por sinal em 2020/21 está para chegar eles equipados com os radares e motores do SU-35S, pacote proposto a Índia também.
Nada que os suecos já não façam há muitos anos …
Todos os membros da Otan tem esse compromisso? Alemães já estiveram la em missão?
Sim, os membros da OTAN tem esse compromisso. E sim, os alemães já estiveram por lá inúmeras vezes, sendo que a última vez foi em Agosto do ano passado.
Os alemães estavam lá com o que? Me-109, Fw-190 ou Ta-152? … rsrsrsrs. Eles estão desinvestindo tanto nas F.A.s que daqui a pouco voltam a operar essas aeronaves aí … rsrsrsrs. (Aviso: esse post não é sério, é zueira)
Inicialmente F-4F e posteriormente Typhoons 😛
Obrigado pelas respostas galera, devido a fatos do passado achei que pudessem não participar ,por vontade própria claro.
Tranquilo. Eu lembro quando tropas alemães foram deslocadas para fora da Alemanha pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. Não lembro exatamente onde foi, mas acho que foi em Kosovo. Causou um bom rebuliço na época.
Bizu forte: Hungria vai comprar o KC-390.
Enquanto isso, pilotos russos usando a típica delicadeza para afastar caças de outros países da aeronave escoltada:
https://youtu.be/-HAkqvTiwr8
Padrão Borisafastovisk
Sukhoi Killer
Nesses deslocamentos e operação fora de sede, quem paga a conta? O país de origem, a OTAN ou o país recebedor do benefício?
Ninguém, se você é da OTAN tem obrigação de defender o território da mesma, quem paga é o contribuinte da nação que opera os caças que estão em alerta.
Esses dias (acho até que foi ontem ou ante-ontem), um EF-18 espanhol interceptou o Tu-204 do Ministro da Defesa Russo que estava sendo escoltado por um Su-27, que manobrou para cima do EF-18 para afastá-lo.
O motivo de tantas interceptações é que a aeronave VIP Russa não tem plano de vôo e voa com os transponders desligados toda vez que voa até Kaliningrado, tornando necessária a interceptação até por motivo de segurança de navegação aérea na região.
Leandro se voce se atualizar veria que o TU-214 não apenas tinha plano de voo aprovado, como respondeu as chamadas do centro de controle, quem não tinha plano de voo e estava com os transponders desligados eram os caças que escoltavam o TU-214, agora é nítido que o F-18 tenta se aproximar do TU-214 e o SU-27 acelera para impedir a aproximação afastando o F-18, mas como quem come criancinhas são os russos, vai ser difícil assumirem isso.
https://theaviationist.com/2019/08/13/spanish-ef-18-hornet-shadowing-russian-defense-ministers-jet-gets-shooed-away-by-escorting-su-27-flanker/
Prefiro acreditar no italiano especializado.
Reparei que esse ai não fugiu como aquele piloto com um F-15.
Ganhou altitude e deixou o russo viajando (literalmente) na maionese ! Heheh
Hehe :), concordo o piloto espanhol foi esperto deu um olé no Su-27 , Virou e subiu deixando o russo continuando a curva em uma situação de combate o Ef-18 apos esta manobra poderia diminuir a velocidade e descer diretor posicionado na cauda do Su-27 ou já descer disparando…. Lógico seria num improvável “dogfight” entre os dois e em uma situação talvez o Su-27 fizesse outra manobra… Mais foi inteligente ao meu ver a reação do Espanhol
É que o piloto espanhol tem juizo e sabe medir as consequencias do seu ato.
Claro cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça, o F-18 vazou e teve juízo para não voltar
Muito sensato o piloto espanhol, mostrou que poderia ficar em vantagem sem forçar a barra, no lugar dele não sei se eu resistiria a tentação de me posicionar as 18 h do russo.
O que me chamou a atenção é que o russo foi embora… Parece não ter percebido que o F-18 subiu !
Para os analistas de super trunfo verem que o PILOTO ainda faz uma enorme diferença em situações críticas e de combate
As manobras não foram tão diferentes assim. A diferença foi a musiquinha em russo para criar um clima cold war e mãe Rússia.
então manda um twiter para a porta voz da OTAN Oana Lungescu e pede para ela se retratar: Lungescu fue clara al dar la clave de la misión de los aviones españoles: “El Tu-214 tenía un plan de vuelo válido. Sin embargo, los dos escoltas Su-27 volaron sin un plan de vuelo, sus transpondedores estaban apagados y no se comunicaron con el control de tráfico aéreo“. Además, Lungescu señaló que los aviones rusos volaban “sobre el Mar Báltico cerca del espacio aéreo de la OTAN”, de forma que los cazas españoles fueron alertados, “como es rutina”, para identificar a los… Read more »
Eu é que me retrato, Rprosa. Você está correto, em parte, porque ela não menciona nada sobre comunicação com o Tu-204, mas sim sobre a falta de resposta dos caças de escolta, que não tinham planos de vôo ou transponders.
O avião russo ter plano de voo era obrigação! O interceptador espanhol ter plano de voo era impossível! Onde você já viu um caça, em missão de interceptação real, ter plano de voo??
E o caça espanhol iria fazer o que? Derrubar o avião russo? Claro que não! Ele , muito provavelmente, se aproximou para fazer reconhecimento visual da aeronave, sua matrícula, etc e para se fazer ver ao piloto do TU. Quanto a aproximações e manobras arriscadas e perigosas em interceptações, os russos fazem isso rotineiramente.
Se os caças de escolta não tinham plano de voo, tb está errado! Deveriam ter….pois faziam voo em local, data e rota pré-estabelecidos. Por que não tinham? Queriam dar uma de espertos?
É sério isso? Hehehehehe
A pergunta foi pra mim??
Flanker se vc prestar atenção ao texto verá que os caças da OTAN foram acionados em função dos caças russos não terem plano de voo, estarem com os transponders desligados e não reponderem aos chamados da torre de controle, ou seja havia o plano de voo para um TU-214, mas foram detectados pelo controle aéreo 3 aviões, e outra nada mais normal do que testar o tempo de resposta do inimigo, coisa corriqueira, russos fazem, americanos fazem, europeus e chineses também, e muito mi mi mi para pouca coisa, infelizmente esta geração nutela é dose.
Sim…eu entendi. Os Sukhoi estavam voando “incógnitos por assim dizer. O que eu falei, é que desse modo, estavam agindo de forma errada. Estamos em época de paz. Não há porque voar sem transponder ou plano de voo. E para coletar tempos de resposta, ou o que quer que seja dos caças ocidentais, não precisa voar assim. Entendeu o que eu quis dizer? Quanto às interceptações, de ambos os “lados”, elas ocorrem há mais de 60 anos… Se a “geração nutella” foi pra mim, te enganas…daqui uns dias faço 50 anos….e tenho aversão à essas modernidades, politicamente corretas, e outras… Read more »
Na primeira foto vi a bandeira da Marinha Russa, não sabia que eles operavam o Su-30. Interessante.
Teremos algo parecido pelas bandas de cá quando a FAB tiver os Gripens NG?
Imagine um SU-30 venezuelano sendo interceptado por um Gripen NG brasileiro…
Pra ser interceptado, o SU-30 MKV primeiro precisa voar rs
pelo q sei os su-30 nunca adentraram no nosso espaço aereo…e se adentrarem os f-5 serão acionados…mais os su-30 da venezuela ja entraram no espaço aereo da colombia e foram interceptados pelos kfir´s
O próprio Aéreo já noticiou uma possível invasão pelos idos de 2016… https://www.aereo.jor.br/2016/10/06/cacas-da-venezuela-podem-ter-invadido-espaco-aereo-brasileiro/
essa suposta invasão não se confirmou até hoje…
Ninguém descartou que não tivesse ocorrido também, talvez seja algo que apenas o pessoal do mais alto nível da FAB e do MD saibam…
Estas interceptaçoes ocorrem sobre áreas internacionais entre países ou próximas sobre o mar, não tem como ocorrer entre o Brasil e Venezuela, a não ser que um país invada o outro, aí é um caso mais sério.
Não deve ser confundido com este circo armado pela OTAN em águas internacionais.
Quanto ao circo, tb é armado pelos ruusos….visto que eles tb realizam interceptações de aviões da OTAN.
Mas isso só acontecerá QUANDO o Brasil tiver os Gripens e SE a Venezuela ainda terá os SU-30.
Já passou da hora do Gripen brasileiro voar
já está voando na Suécia
O brasileiro, especificamente, ainda não. O primeiro deve voar nos próximos meses, lá na Suécia.
Impressionante o quão raro e ver um caça russo com tanque externo de combustível.
Impressionante o quão raro e ver um caça russo com tanque externo.
Como é que funciona essas missões de reconhecimento dos russos? Eles entram no espaço aéreo de outros países ou ficam em espaço internacional? Porque se eles entrarem em espaço nacional, eles podem ser escoltados para uma base aérea e apreendidos por algum tempo, certo?
Geralmente, o que acontece é que as aeronaves voam em espaço aéreo internacional, próximos dos limites nacionais. Russos muitas vezes sem transponder ligados, o que faz com que ocorra o acionamento das aeronaves em alerta. Mesmo em vôos até Kaliningrado, as aeronaves russas passam perto de espaço aéreo dos países bálticos, então a aeronave de alerta vai acompanhá-los tanto como uma forma de informar o controle de tráfego aéreo sobre rotas e velocidades, altitudes, etc., bem como para mostrar para os Russos que a OTAN está ali e pronta para defender o espaço aéreo de seus aliados em caso de… Read more »
Parece que os russos gostam de fazer seus adversários gastarem dinheiro, o que é uma boa tática. Quanto dinheiro vai em cada incursão, cada vez que os caças são acionados. Manter caças no ar e em estado de alerta como na Hungria não deve ser barato…
Bom, eu suponho que o querosene dos caças russos também não é grátis
E um Su 30 gasta “um pouquinho” mais quite um Grypen…