A-10 Thunderbolt II
A-10 Thunderbolt II

No mês passado, a Força Aérea dos EUA completou o programa de extensão de vida útil da frota de jatos A-10, que teve início em 2011.

Durante um período de oito anos, um total de 173 asas foram substituídas. A maior parte do trabalho foi completada pelo 571º Esquadrão de Manutenção de Aeronaves no Centro Logístico da Ogden Air, Hill AFB (UT). Esta unidade substituiu 162 asas. As onze restantes foram substituídas em Osan AB (Coreia do Sul).

O primeiro “Warthog” a receber novas asas foi o 80-0173 em 2011. O último a receber novas asas foi o 80-0252 em julho de 2019.

Durante o processo de substituição, os mantenedores encontraram diferentes desafios. Várias modificações e novas peças tiveram que ser feitas. As peças também foram adquiridas dos A-10 estocados no 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial da Base Aérea de Davis-Monthan, (AZ).

As asas foram construídas pela Boeing em sua fábrica em Macon (GA). As aeronaves devem durar cerca de 10 mil horas de voo. A boa notícia é que essas asas devem permitir que o A-10 continue voando até o final da década de 2030.

Isso é uma grande reviravolta para um avião que quase foi retirado de serviço em diversas ocasiões.

 

FONTE: Scramble

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Sou extremamente apaixonado por este avião! Queria tanto em ver pelo menos 12 belezinhas dessas aqui no Brasil!

JOAQUIM ROCHA

Idem, acho ele show de bola

paulop

Com a crescente aprovação dos EUA e Brasil, não custa sonhar em ver uns 12 lá pra Boa Vista ou mesmo Manaus… pra evitar futuros problemas…
Esse avião é quase um tanque voador…
Abraço

Pedro Santos Jr

Aproveitando a nova amizade com Trump para fazer o que deveria ter sido feito: deixar os Super Tucano apenas como treinadores na AFA e um avião de combate de verdade nos esquadrões do 3º GAV.

DOUGLAS TARGINO

Discordo amigo, o super tucano faz seu trabalho muito bem, este tipo de aeronave seria massa para pegar uns 30 caras dentro de uma mata e levar o chumbo de 30mm!

Tomcat4.0

Você acha pouco as duas .50 (uma em cada asa do ST) ???
“C” tá doido !!!rs

paddy mayne

Não são armas excludentes. E apesar da admiração pela maquina, não sei se é ideia boa para o Brasil. Esperando o Bosco dar a opinião dele.

MMerlin

Para o nosso cenário, o ST é mais apropriado.
Como disse o amigo Tomcat, duas .50 dão mais do que conta do recado.
O custo por hora de vôo do A-10 é de US$ 7 mil.
O do ST US$ 1 mil.
Isto sem levar em consideração o custo da munição.
O A-10 é uma aeronave única e linda, mas não precisamos dela.
Pelo menos, não nesse momento.

JPC3

Também acho o ST suficiente para nós, mas um disparado de 30 mm vale por 6 ou 7 de .50, talvez até mais.

Eduardo

O A10 nasceu como um Tank killer embora possa ser utilizado perfeitamente em missões de COIN e CAS impondo respeito, porém é caro de se manter e utilizá-lo em locais onde não há perigo real de fogo antiaéreo é um desperdício de dinheiro. Os EUA já perceberam isso e estão buscando um avião que cumpra a missão de COIN e CAS em locais onde não há perigo de fogo antiaéreo com custo menor, sendo que muitos militares lá querem o ST para isso. No nosso cenário atual o ST é mais do que suficiente para COIN e CAS, pois nas… Read more »

Peter nine nine

Mas… Qual seria a real utilidade dele no Brasil na vossa opinião?

Sergio Prado

Custo operacional extremamente caro……

paddy mayne

Não sou especialista, mas acredito ter lido o oposto. Era uma das máquinas mais baratas de se operar na USAF. Só precisa ver se o “barato” deles é caro para nós.

Naamã

Tá maluco?Com tanto equipamento bom nos EUA você gama no ST piorado.

paddy mayne

Avião cheio de ideias interessantes. A posição do profundor protege o motor contra MANPADS. Tem aquele canhão icônico, verdadeiro moedor de carne. A parte traseira é “feita em duplicata”, ou seja, mesmo que perca um motor, um profundor e uma deriva continua voando. Sinistro. Espero que nunca seja usado contra nós…

Luiz Trindade

Sonhar não custa nada… Essa aeronave daria um caldo bem legal na infantaria inimiga…

Willber Rodrigues

O Talibãn descurtiu essa notícia…

Luiz Trindade

Kkkkkkkkkkk

filipe

Depois do F-15 , esse é o cara da USAF…

Harri Wolpert

Na guerra do Iraque foi o destruidor de tanques….show

Maurício.

Lembro que passou na TV em 2003 um soldado iraquiano atirando em um matagal na margem de um rio onde supostamente um piloto de A-10 abatido havia ejetado, tem até uma imagem na revista tecnologia e defesa da época.
Na verdade o piloto não estava na margem do rio e foi resgatado logo depois da ejeção, dizem que voltou a voar 48 horas depois do incidente.

pampapoker

Me falaram que foi um drone derrubado.

Maurício.

Pampa, na época lembro de alguma coisa relacionada a um drone também, mas foi um A-10 mesmo, achei uma matéria da época.
http://www.aero-news.net/index.cfm?do=main.textpost&id=34952d2a-1b84-4782-be5c-1b5097729c2b

leonidas

Nossa 123 caças modernizados em tão pouco tempo.
Se fosse no Brasil a modernização pretendida seria para 20 ou 25 caças, para no fim de intermináveis 10 ou mais anos só conseguirem modernizar 12 unidades por falta de verba…

Aldo Ghisolfi

Quais foram os aviões que modernizamos?

Aldo Ghisolfi

O que significa negativar uma pergunta? Que ela não poderia ter sido feita?

Nilton L Junior

É coisa do carluxo

Kemen

Significa que tem gente presionando o dedinho a toa sem saber nem o porque. Eu acredito que independentemente da opinião de cada um, o regime atual é democratico isso indica que devemos respeitar as opiniões de quem quer que seja, por mais diferente que sejam das suas “dedinho maluco’.

Aldo Ghisolfi

Perfeito… mas negativar uma pergunta?

samuka

os F5M, AMX, os A4 da marinha….

Kemen

Aviões de combate: F-5 para F-5BR, alguns A-4 Ku (talvez 2), e talvez outros que não me vieram agora a memória.

Fabio Mayer

Os A-4 são um caso à parte: fala-se de modernizá-los há 20 anos, e se conseguiram fazer 3 é muito!

Galeão

A-4 Skyhawk,F5,AMX etc

ELTON R

a USAF sabe que o que salva vida dos soldados em campo e um CAS que com poder de destruição,prescisão e rapidez que somente o A10 e capaz de fazer,

Tadeu Mendes

Favor nao esquecer do Apache. Outro matador de tanque como o A-10 e tambem CAS.

Kemen

O AH-1 Sabre da FAB também pode destruir blindados.

Thiago Telles

Isso é um tanque com asas. Lindamente feio.

Tomcat4.0

Assim como o Mi-35 (Sabres na FAB) é um tanque com hélices/rotor e tbm lindamente feio pra kauaka. 😉

Thiago Telles

Concordo. Atw o apache é feio e esquisito. Parece um grilo.

Tomcat4.0

Fantástica máquina. Feliz em saber que sua aposentadoria se reprogramou pra quase vinte anos pra frente. Tem muita gente triste com esta notícia com certeza neste mundão de guerras e conflitos em que o tio Sam vive !!!

Carlos Campos

Duro de Matar

Peter nine nine

Long live the warthog
And remember, alwase “call the ugly early”

MBP77

“… um total de 173 asas foram substituídas”.
*
Estes números correspondem a um conjunto de asas ou são unidades (lado) mesmo?
Se for a 2ª opção (não creio), significaria dizer que alguns aparelhos só precisaram ter uma parte das asas (lado) substituídas.
A não ser que seja uma peça única, o que não parece ser o caso no A-10.
Sds.

Jagderband#44

E o neto do Stuka continua a voar.
Equipamento norte americano é longevo hein..

Bruno Albuquerque

ta mais pra um IL-2 Sturmovik

Jagderband#44

Um ás de Stuka deu vários pitacos no projeto dele.

Kemen

Acho muito bom que tenham mantido em operação o destruidor de tanques, o melhor se não um dos melhores, projetado e construido para apoio ao solo. No Iraque fez miserias.

Mr.White

Interessante que eles estenderam o programa do Warthog, mas como ficara o programa de atualizacao das aeronaves de ataque leve que o nosso S.T esta participando?
Isso afetara em alguma coisa?

Abracos!

Mauricio R.

Não, não afeta nada o que o Warthog faz, o ST somente sonha em fazer.

Eduardo

São coisas diferentes, eles querem usar aviões como o ST em missões de COIN e CAS em locais onde o espaço aéreo não é contestado ou de conflitos de baixa intensidade. Locais onde usar um A10 é um desperdício de dinheiro pelo seu custo alto de operação.

Assim, eles vão reservar o A10 para missões mais perigosas em locais onde o ST e similares não podem se meter.

Wagner

Merece entrar no rol dos imortais.

Luiz Trindade

Os EUA viram que seria uma estupidez sem tamanho tirar essas aeronaves de serviço agora. Elas são únicas em sua função e não tem nenhuma que substitua ela, pelo menos por enquanto, em sua função de maneira excepcional.

Antunes 1980

Um tanque sobre asas! Seu apoio aéreo é tão poderoso que já salvou a pele dos americanos e ingleses no Iraque e Afeganistão.

Régis Athayde

Pois é, um grande avião de ataque sem dúvidas. Mas toda vez que vejo ele não deixo de lembrar o caça de combate usado pela Organização Cobra, a ameaça mundial enfrentada pelos Gie Joe kkkkk.

Esag

Sem dúvida uma bela máquina mais ST brasileiros está concorrendo com grandes chances de ser vencedor para substituir o A 10 em em muitas operação por a hora de vôo do ST custa um quinto do valor do A10

Mauricio R.

Esqueçam o IE, o Taliban e a Al-Qaeda, se esqueçam também dos chineses e dos russos, da Merkel e do Macron, esta aeronave é o inimigo número 1; da USAF.
Sobrou pra ti, F-35…

Hugo J T Carvalho

O A 10 é um avião magnífico.

José Luiz De Martini

Os A 10 são destinados especificamente contra veículos terrestres. A região de selva não comporta este tipo de inimigo. Aí de fato vale o ST é helicópteros.