Antonov An-178 no ILA Berlin Air Show 2016. Foto: Julian Herzog

Antonov An-178 no ILA Berlin Air Show 2016. Foto: Julian Herzog

O site Defensa.com noticiou  que o Ministério do Interior do Peru, por intermédio do Comitê de Avaliação de Contratações com o Estado Estrangeiro (CECEE), deu como vencedor do “Programa de Reposição de Aeronaves Antonov An-32B – registro PNP-234 ”- o Antonov An-178.

O cargueiro ucraniano concorreu com o C-27 Spartan e o C-295 no processo de licitação. O avião fez seu primeiro voo em 7 de maio de 2015, ainda está em processo de certificação e o Peru seria seu primeiro cliente Exportação

O CECEE avaliou as características operacionais, prazos de entrega, garantias estendidas, treinamento de pessoal e compensação social e industrial (Offset), premiando o Antonov An-178 que atingiu uma pontuação 80,02 pontos. O avião foi apresentado pela Spetstechnexport ucraniana e oferecido por cerca de 65 milhões de dólares a unidade.

Em segundo lugar ficou o Leonardo C-27J Spartan, apresentado pela Direção Nacional de Armamentos da Itália e oferecido também por 65 milhões de dólares, obtendo 66,22 pontos.

O terceiro lugar foi para o Airbus C295M, apresentado pela Direção Geral do Armamento e Material (DGAM) da Espanha por 55 milhões de dólares, atingindo 58,60 pontos.

Leonardo C-27 Spartan
Airbus C295

O Antonov An-178 tem um comprimento de 32,23 m, envergadura de 30,57 m e altura de 9,65 m. A propulsão é composta 2 turbofans Progress D436-148FM, cada um com 7.650 SHP, permitindo atingir uma velocidade de cruzeiro de 825 km/h. Seu teto de serviço é de 12.200 m e o alcance em um voo com 10 toneladas de carga é de 3.680 km. Em voo “ferry” o alcance é de 5.300 km.

Tem um compartimento de carga de 167 m3 com capacidade de transporte um máximo de 18 toneladas de carga ou, dependendo da configuração, para 90 militares completamente equipados, 84 paraquedistas, 48 ​​macas ou 8 módulos de saúde e 12 médicos.

Segundo a assessoria de imprensa da Antonov, o An-178 teria despertado o interesse de países da Ásia e da América Latina e foi solicitado na Ucrânia pelo Ministério da Defesa, que planeja adquirir 15 aeronaves e está em processo de assinatura de contrato para outras 13. Espera-se que a primeira aeronave seja entregue no final de 2021.

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