Polícia italiana apreende míssil ar-ar com extremistas europeus

39

A polícia italiana apreendeu um míssil ar-ar MATRA Super 530F de fabricação francesa que estava em um hangar no aeroporto de Forli (norte da Itália). A apreensão ocorreu durante uma operação policial para prender vários indivíduos supostamente ligados a grupos extremistas de extrema-direita que fornecem ajuda a grupos que lutam contra separatistas apoiados pela Rússia na Ucrânia.

As autoridades italianas também descobriram um grande depósito de rifles automáticos, metralhadoras e outras armas pequenas, bem como uma parafernália nazista, durante uma das prisões envolvendo um indivíduo ligado ao partido político neofascista Forza Nuova, da Itália.

Fabio Del Bergiolo, um dos três indivíduos presos pelas autoridades italianas, era um ex-funcionário da alfândega e concorreu a um assento no Senado italiano como membro da Forza Nuova em 2001. Alessandro Monti, suíço, dirige a empresa proprietária do hangar onde o míssil foi encontrado. Não parece haver detalhes adicionais sobre Fabio Bernardi, o terceiro indivíduo detido na operação.

O míssil MATRA Super 530F é um míssil ar-ar (utilizado por um caça para abater outra aeronave em voo) de médio alcance, de busca por radar semi-ativo. O míssil foi uma evolução do R.530, que entrou pela primeira vez em operação em 1962.

Há informações de que o míssil foi originalmente vendido para a Força Aérea do Catar como parte de um contrato assinado em 1980. Não está claro quando o míssil foi efetivamente fabricado nem como e onde os indivíduos presos o adquiriram.


O Qatar comprou 14 caças Dassault Mirage F1 em 1980. O míssil supostamente permanece no inventário do Qatar, junto com a versão Super 530D, embora os jatos mais recentes do país, o Mirage 2000, obtidos na década de 1990, operem com mísseis MICA do consórcio de mísseis europeu MBDA.

Não há indicação de como os indivíduos presos pretendiam usar o míssil. O periódico La Repubblica informou que a polícia havia sido avisada da arma após interceptar as chamadas de e para Del Bergiolo sobre vendê-la. O grupo supostamente estava oferecendo por 470.000 euros – pouco mais de US $ 529.100 – e que um dos compradores incluía “um funcionário de governo estrangeiro”.

Não está claro qual entidade governamental poderia se interessar por um único míssil ar-ar cuja compatibilidade é restrita a apenas um número limitado de aeronaves.

Um possível cliente para o míssil seria o Governo de Acordo Nacional da Líbia (GNA), o governo reconhecido internacionalmente naquele país. A Líbia possui um número muito pequeno de caças Mirage F1.

Com informações do The Drive

Colaborou: Clésio Luiz

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments