Portugal aprova compra de cinco aviões Embraer KC-390
O Ministério da Defesa Nacional já recebeu autorização para a compra de cinco aeronaves KC-390, que vão substituir a atual frota de C-130. Primeiras unidades chegam em 2023.
O Ministério da Defesa Nacional já recebeu autorização de despesa para a compra de cinco aeronaves KC-390, que irão substituir a atual frota de C-130, anunciou esta quinta-feira o ministro da Defesa Nacional. No total, estas aquisições implicam um investmento na ordem dos 827 milhões de euros. A primeira aeronave deverá chegar em fevereiro de 2023.
“Este é um momento de grande satisfação em que podemos anunciar a Resolução do Conselho de Ministros, que dá a autorização de despesa para a aquisição de cinco aeronaves KC-390, um simulador e também os contratos de manutenção ao longo dos primeiros 12 anos de vida dessas aeronaves”, disse João Gomes Cravinho, em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.
As futuras aeronaves vão substituir a frota dos atuais C-130, já com 40 anos e que está no “limite da sua usabilidade”. As futuras aquisições têm “características inovadoras”, tais como alcance intercontinental e dois motores, e vão “responder a todas as missões”, incluindo no combate a incêndios.
“A Força Aérea Portuguesa definiu, num trabalho de comparação com todas as outras aeronaves, que esta era a mais interessante“, referiu o ministro.
Sublinhando que este é “um momento de grande satisfação”, João Gomes Cravinho adiantou ainda que esta autorização de despesa ronda os 827 milhões de euros, sendo que as cinco aeronaves começarão a chegar em fevereiro de 2023 e a um ritmo de uma por ano até fevereiro de 2027.
FONTE: eco.sapo.pt
Desencantou, que se digam muitas outras!
Abriu a porteira… agora virão todas as outras encomendas!
Virão? Tens investimentos na Embraer?
Só do Brasil comprar os unidades que precisa já seria um sucesso.
Vai ser bonito o Embraer KC 390 ostentando a Cruz Templária!
Acho que o amigo está confundindo as cruzes. A cruz utilizada em Portugal é a Cruz da Ordem de Cristo.
Isso mesmo, a “Templária” é quase igual… mas completamente diferente… hahaha
Kkkk. Boa!
Quem conhece sabe que se trata da mesma.
Mas a Ordem de Cristo nasceu com o património da Ordem Dos Templarios
A ordem dos pobres cavaleiros de Cristo.
A ordem de cristo ,são os templários com nome diferente, mudaram o nome por causa da perseguição da França, foi tudo para Portugal…
Por sinal, existe uma série na Netflix que trata, de forma fictícia, dos templários.
Já foi renovada para segunda temporada.
Amaury;
A Ordem de Cristo descende diretamente da Ordem dos Cavaleiros Templários.
Sds.
Perfeito, mas isso também mostra que são diferentes…
Não se discute as origens nem a história, afinal se for para generalizar podemos dizer que todas as cruzes tem a mesma origem. A questão é que nos aviões portugueses está estampada a Cruz da Ordem de Cristo e não a Cruz dos Templários.
Apenas isso.
A correção que fiz foi apenas no sentido de esclarecer que não são a mesma.
Você não entendeu a malícia da informação dele.
Depois da dissolução dos Cavaleiros da Ordem do Templo, Templários.
o acervo deles, depois de roubado pelo rei da França e o papa. Foi rebatizada com o nome de Cavaleiros da Ordem de Cristo. A primeira originou a outra.
É a mesma cruz púrpura, só que vazada de prata no meio.
Os Templários tinham em Portugal vários castelos, inclusive participaram das batalhas de independência, contra mouros e espanhóis.
Então, quando o Rei Felipe IV de França e o Papa Clemente V erradicaram a Ordem dos Templários, estes encontraram refúgio em Portugal, e como o Papa Clemente morreu logo após a execução dos Templários em Paris, o Papa João XXII concedeu ao Rei Dinis I de Portugal a criação da Ordem de Jesus Cristo e a transferência de todo o patrimônio templário em Portugal para a nova Ordem.
a cruz do vasco kkkkkk
Não roga praga!
verdade é melhor não se não vai cair kkkkk
O C.R. Vasco da Gama recebeu, como instituição, a condecoração da Ordem de Cristo. Mas por algum motivo, eles usam uma Cruz sem vazado, que chamam de “Cruz de Malta”, totalmente diferente da usada pela Ordem de Malta.
Acredito que seja alguma forma de superstição respeitosa, de não misturar religião com desportos.
O uniforme do Vasco foi considerado, a muitos anos atrás, pela Vogue, o uniforme esportivo mais lindo do mundo, e por 14 anos seguidos.
rs!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É com certeza mais bonito que o do urubu sem graça…
Sacana…
Enfim, o importante é que vai ficar bonito.
quem conhece a origem da Cruz sabe que ela é diretamente ligada aos Templários.
Finalmente, sempre acreditei que a compra seria aprovada.
Além das 5 unidades, do simulador e da manutenção e logistica nos primeiros 12 anos também estão incluídos equipamentos de guerra eletrónica. Agora é esperar por Fevereiro de 2023, quando o primeiro KC-390 , que é quando ele vai voar pelos ceús de Portugal.
Parece que a Força Aerea Portuguesa, fez um comparativo com outras aeronaves similares e deu parece favorável á compra.
Opa, as coisas aos poucos estão começando a “decolar” no Brasil,
– é Kc-390 sendo vendido
– é reforma da previdência sendo aprovada e a tributária na ponta do gatilho
– bolsa de valores batendo recordes atrás do outro
– é investidores internacionais recomendando investir no Brasil pq está sendo melhor do que qualquer coisa na Ásia devido aos efeitos da China na guerra comercial
To adorando essa “crise” que a nossa grande mídia está dizendo rsrs…
Uma coisa tem relaçao com a outra, a bolsa ta alta pq seu neto tera q ter 40 anos de CLT p se aposentar
Investidores recomendam Brasil pq eh um paraiso msm, p tr ideia EUA cobra uns 30% de lucros e dividendos, Brasil é 0%..ou seja, galera vem ganhar dinheiro aqui e envia o lucro pra suas matrizes no exterior, as multinacionais amam o Beasil.
Neste site prefiro não comentar de política mas uma coisa deve ser destacada: Se a economia brasileira melhorar, mais arrecadação o governo terá e mais recursos financeiros poderão ser investidos em reformas, aquisições e projetos militares. Poderemos investir em mais um lote de Gripens, mais um lote de Tamandarés, mais um de Riachuelos, reformas e PMGs nos navios e aviões que já possuímos, podemos acelerar o projeto do Álvaro Alberto e até investir em outras áreas como a defesa anti-aérea. Claro que nem tudo que eu coloquei vai dar pra fazer em cinco ou mais anos, mas alguns deles podem… Read more »
Xará, dou razões as suas colocações!!
Porque a partir do momento que vc quebra a cadeia do desperdício, sufoca e demite os grupos corruptos que viviam infiltrados por partidos políticos dentro do governo, a tendência é sim, sobrar recursos e os investimentos, vindo diretamente do governo federal, começarem a acontecer!
Lembro de uma fala do general Heleno, quando ele afirmou que, “haviam tantos roubos e desvios no governo federal, que certamente iriam começar a aparecer recursos”.
Levei em consideração as colocações e afirmações dele! Espero que aconteçam mesmo!!
Não viaja, Valdez Araujo! Toma bastante suco de maracujá e “Be happy!”
Os benefícios da reforma da Previdência aparecerão logo após os da Reforma Trabalhista.
kkkkkkkkkk
Verdade, Kings. Estou esperando até hoje os milhões de empregos que prometeram quando aprovaram a reforma trabalhista em Novembro de 2017. E tem muito pobre de direita que caiu nesse conto do vigário. Igual essa reforma previdenciária: o mané vai ter que trabalhar 40 anos (sem ficar um único dia desempregado) para ter 100% da aposentadoria e tá comemorando.
Tem certeza, que os nossos problemas eram apenas fazer a reforma trabalhista que estava tudo bem? Se, vc desconhece o abismo de corrupção e desmando em que o Brasil foi jogado durante 30 anos, lamento dizer, mas vc não vive nesse mundo! 40% de tudo o que vc produz, caia e ainda cai, em um sumidouro de corrupção sem fim e precedente na história do Mundo! Depois, vou citar por alto, sem entrar nos detalhes, a compra de voto do FHC, depois “Mensalão”, “Petrolão”, “Petrobrás” , Postalis, Petrus, e, até onde sabemos #500bidoBNDES! Acha mesmo que uma reforma da previdência… Read more »
Continue a escrever, por favor. Deixa eu até te ajudar: falemos do escândalo do Banestado na década de 1990 que estava sob competência do juiz-herói Sérgio “Conje” Moro e que foi abafado porque revelava esquema de corrupção do PSDB. Ou falemos do escândalo do trensalão da Alstom em São Paulo que também foi abafado pelo mesmíssimo motivo. Ou quem sabe você queira falar sobre o escândalo da Lista de Furnas que também foi abafado porque envolvia o então herói da classe média das pessoas de bem , Aécio ” Nóis Mata Ele” Neves? Eu não sou tão novo assim não… Read more »
Sequim, já que é para reclamar começa desde 2003 quando o maior programa de roubalheira instituído no Mundo (na Historia da Humanidade) começou a operar a 100%. O Brasil começou a acabar naquele momento… faça justiça. Esse meu comentário não apoia os incompetentes que estão no poder hoje e muito menos os ladrões que os antecederam. Minha visão é critica e realista. Os dois lados da “disputa” prometeram mundos e fundos, e qualquer pessoa com o minimo de discernimento sabia que as promessas eram em grande parte balelas, votamos (a maioria dos brasileiros) para que os ladrões não voltassem ao… Read more »
Exato, bem lembrado..a reforma trabalhista teve esse mesmo hipe da previdenciaria.
Não funciona bem assim Valdez.
O lucro é sim tributado.
Agora, se ele este lucro for distribuindo em forma de dividendos para os acionistas que precisam ser pessoas físicas, neste caso não é tributado.
Ele é tributado, porque não se distribui dividendo se não há lucro. E se há lucro, ele sofre incidência na empresa, não no sócio. Tributar o sócio, equivaleria a cobrar o mesmo imposto duas vezes. Se a empresa distribuir dividendos não tendo lucro, passa a ser tributado.
Gzuis! Como assim “distribuir dividendos sem lucro” se toda empresa só tem razão de existir se der lucro, senão é falência?
Então não é tributado, ora bolas.
É esse lucro q estou falando MMerlin, em outros pai´s capitalistas são tributados.
Impostos sobre lucros e dividendos já existem há muito tempo, chamam-se IMPOSTO DE RENDA e CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE O LUCRO LIQUIDO, ambas incidem sobre os LUCROS de todas as empresas (incluindo bancos) e somente depois da sua incidência, se faz distribuição de lucros e dividendos aos sócios. Mais? Se o sócio retirar mais lucros e dividendos do que o que apresenta o balanço patrimonial, paga imposto, porque se considera remuneração. Se o sócio retirar lucro pelo valor ANTERIOR ao IR e CSLL, também paga imposto adicional. E mais: a partir de certa faixa de lucro, o IR que é de… Read more »
Amigo, vc tá completamente enganado. Tanto o IR quanto a CSLL são cobradas da empresa. Quando esta distribui os lucros aos sócios e acionistas na forma de dividendos a tributação é zero. Agora vê o teu contracheque e olha lá se o IRPF sobre o teu salário também é zero.
Exato, basicamente porque se você tributar também o sócio, viola o princípio da bitributação sobre o mesmo fato!
Bis in idem? Ah, vc tá brincando, né, colega. Vou desenhar: 1. Empresa teve lucro: paga IRPJ e CSLL; 2. Empresa distribui parte do lucro que teve aos sócios: Os sócios deveriam pagar IRPF. Onde está o bis in idem? Porque os sócios/acionistas/cotistas não são tributados? Porque neste país, rentista (parasita) leva vida de rei.
Os sócios devem ser tributados e os ladrões corruPTos devem permanecer presos!
Concordo. E os amigos QUEIRÓSdos do Mitonário também. Favor não esquecer deles.
Não geram empregos? Não pagam impostos? Nada? É tudo de grátis??
Ou vc está sendo mal intencionado quando fala isso? Explica isso ai por gentileza?
Grátis? Meu caro, este triste país tropical tem a maior taxa de juros do mundo. Aqui rentista nada de braçada. Esse trilhão de reais que querem economizar com esse pega-trouxa da reforma da Previdência é pra manter essa farra. Enquanto isso, as linhas de crédito do BNDES para financiar as atividades produtivas estão todas em marcha lenta.
Somos dois curtindo esta “crise” muchacho!!!
???
Também está adorando o crescimento zero do PIB deste ano?
Essa ditadura fascista está boa demais! haha
Deveria enviar uma mensagem com esse texto para os quase 14 milhões de desempregados, dizendo que estão sem trabalho porque a “crise” é uma invenção da “grande mídia”.
será que tbm devo dizer a esses 14 milhões de desempregados, quem R0UBOU durante uma década e meia o dinheiro deles, e deixou o país nessa situação?
Não adianta argumentar, eles não entendem…
Muito bom, parabéns aos envolvidos.
Ótima notícia para a nossa indústria e principalmente para a Embraer. Não duvido que mais clientes virão e que essa aeronave será um grande sucesso, tanto de exportação como de capacidade. Parabéns a todos e obrigado pelo sentimento de orgulho, mais uma vez provando a nossa capacidade de produzir excelentes equipamentos e calando muitos vira latas!
Muito bom, vai vender muito!
Já na última publicação sobre esta aeronave e a possibilidade de ela vir para a FAP, eu já tinha dito que ela viria. De todas as aereonavaes que a FAP tinha em cima da mesa, esta era a melhor em todos os aspetos!! No que toca a relação, Qualidade, Preço, capacidade custo de operação, manutenção e retorno do investimento para a economia portuguesa, desenvolvimento do setor no país e criação de postos de trabalhos. Ao mesmo tempo que se estreitam mais um pouco os laços económicos entre Portugal e Brasil. As outras opções que haviam não tinham como competir!! Podiam… Read more »
Parabens aos portugueses por terem adquirido um produto de qualidade, e “made in Brazil”.
Espero que essa seja a primeira de muitas.
Quem mais seriam potenciais compradores?
Adivinhem, talvez os Paises do Leste Europeu, do Médio Oriente, talvez Africa do Sul ou Suécia e porque não India, Paquistão. A Europa central mesmo mesmo ainda vai dar muita luta….
De qualquer modo, o não vai sempre á frente e a verdade é que impossível não é de certeza.
E não devemos esquecer o norte de Africa, tais como Marrocos ou Egipto. Na Europa central só se for a Bélgica, Holanda e em ultimo caso Itália, mas tem que ser bem falado, mesmo.
Ainda vamos a tempo de reverter a decisão errada e optar por um airlifter a valer como o A400M.
Pois o Amigo já vem tarde. Já não é possivel reverter a decisão mesmo.
Mas olhe que o A400M, é muito mais caro e tem custo de sustentação e logistica muito mais elevados. Portanto o melhor é o senhor dormir um pouco, olhe que faz bem á saude.
A diferença é boa.
Mas lembrei deste video de decolagem do A400 que me impressionou.
https://www.youtube.com/watch?v=Qt8dXI0cCJk
A dormir andas tu. O preço do KC-390 é apenas um pouco menor do que o A400M, um airlifter a sério. É estranho que nem a suécia quer comprar o aviãozinho brasileiro como offset da compra dos gripen! Curioso, não? Não há contrato assinado, por isso a decisão pode ser revertida.
Os C-130H da suécia foram modernizados nas OGMA recentemente, talvez para conter custos de novos investimento, não é de excluir que daqui a 5 a 6 anos possam comprar o KC-390. Portugal está empenhado desde o inicio neste projeto, onde investiu €59Me no desenvolvimento e através da CEIIA, foram realizadas 450 000 horas de engenharia do produto, além de muitas partes do KC-390 são fabricados em Évora e nas OGMA, o cluster Português já está em velocidade de cruzeiro, não se pode mandar a toalha ao chão, depois de tanto trabalho feito em conjunto. Gostaria muito que o Brasil participa-se… Read more »
Com todo o respeito aos portugueses e ao seu país ( pelo qual eu tenho grande apreço ), mas o seu país não tem grana pra comprar, operar e manter a manutenção em dia de um A400. Sorry.
Ter tem, não é problema de dinheiro, é algo mais.
Mas a questão não é apenas comprar. Para que operar uma aeronave mais cara em todos os aspectos, quando existem outras soluções mais em conta, e principalmente a possibilidade de se fazer parte de um projecto maior, que gera empregos em Portugal.
É um negócio bom para as duas partes, O A400 seria só gastar dinheiro e dar empregos aos espanhóis, alemães, franceses, ou seja Airbus Military.
O C130J, seria para dar empregos aos americanos.
Com o KC, todos riem e fazem rir.
Sim, nada contra o seu comentário, de facto, embora a indústria portuguesa também comercialize com o consórcio da Airbus, a realidade é que esta tem desprezado bastante o país luso nos últimos anos, por interesse, talvez, dos aliados maiores. Foi a própria Airbus que se retirou de Portugal, ela tinha acções nas OGMA, vendeu-as talvez não vendo na Embraer uma ameaça à sua base de operações, o que se revelou de facto ser, principalmente depois da entrada da Boeing no sector comercial e da edificação de parcerias no sector militar, da empresa brasileira. Gosto de ambos, vejo um salto qualitativo… Read more »
E ele a dar, que teimosia eehh. Portugal até que poderia arranjar dinheiro para o A400M, mas os outros setores da sociedade seriam prejudicadas tais como a saúde, educação, transportes público e transição energética, funcionários públicos, ferrovia, etc, Sabendo que é obrigatório as contas publicas estarem certas, devido á moeda única. Todos sabemos que estas despesas militares não dão votos em Portugal, então os governantes têm que explicar muito bem o duplo uso, a questão da necessidade e combate aos incêndios. Não podemos esquecer que €827Me, dava para fazer e equipar 3 hospitais centrais com pelo menos 500 camas cada,… Read more »
Como vives alheado da realidade, escreves sobre o que não sabes. Mais um que pensa que o KC-390 é um negócio da china. O KC-390 é demasiado caro para o que oferece. É limitado em capacidade de carga. Aplicar dinheiro em 4 A400M seria um melhor investimento, o kc-390 é um desperdício.
Quatro A400M sairiam muito mais caros do que cinco KC-390. Tu estás esquecendo que o orçamento militar português é limitado.
Segundo alguns patrícios, é “made in Portugal”.
Nao deixa de ser! Uma boa parte o eh. Parabens para Portugal e para a Embraer. E que outras vendas na OTAN venham a partir desta? Republica Checa cade voce?
Não,é made in brasil. Podes ficar com ele.
Mas sim, se alguns de vocês fossem os representantes brasileiros do negócio e eu o português com a caneta na mão, já tinha cancelado o negócio só por causa dos comentários ^^ na trilogia, ia de A400 so para picar ? e vendia me todo aos amigos europeus.
Epá, calem se lá com isso, mas made in Portugal aonde, alguém disse isso? Algum jornal disse isso? Na dita matéria em si? O que se dizia era que Portugal, ao contrário do que se pensa (so evora e OGMA), envolveu se na fase de desenvolvimento com diversas empresas que se dedicaram na fase de desenvolvimento, sim, desenvolvimento, nessa fase, “mãos” portuguesas andaram, não na totalidade, por uma boa percentagem do aviao, sem consultar chuto que se relataram uns 50% (não na totalidade, pode ser um simples parafuso numa peça que ocupe, suponhamos, 10% do avião, facto é, andaram cérebros… Read more »
Parabéns a Embraer, e que venham mais!
Será bacana o dia em que tiverem exercícios da OTAN e o KC-390 português operar junto aos C-130 dos outros países, comprovando suas capacidades superiores, uma ótima vitrine.
Parabéns a Embraer e seu corpo técnico do mais alto nível do qual, com muito orgulho faço parte.
E são mais 5 anos para alinha de montagem.
Parabéns mesmo, o projeto é muito bom.
Depois que vi a parte interna, altamente funcional, senti ainda mais orgulho.
Parabéns, Fernando!
Sds.
Cadê a Suécia? Deveriam comprar umas cinco unidades também, já que compramos os caças deles.
Ja anunciaram que vao operar seus cansados C-130 por mais uns 10 anos, com pequenas melhorias pontuais.
Uai, faz uma licitação em 2021 e começa a receber lá para 2027
Sim é verdade os C-130 suecos foram modernizados nas OGMA recentemente, não quer dizer que não vinham a comprar.
Visto que os 4 restantes C-130H lusos tb estão a ser modernizados a nível de comunicações, sistemas anti-colisão afim de aguentarem até 2030 e uma coisa não inviabiliza a outra, como se pude comprovar.
Verdade, pensei a mesma coisa. A rainha Silvia tambem e brasileira. Acho que esta faltando uma pressao do governo brasileiro nessa questao.
Calma pessoal. Suecos etc terão sua vez.
Só espero é que haja um marketing agressivo frisando também as possibilidades de uso comercial do KC-390, que vão além das de Defesa.
O mercado deve ser muito maior para ele.
Aos poucos as vendas acontecerão.
Essas unidades serão produzidas no Brasil?Vi uma notícia falando que haveria uma linha de produção nos EUA,seria uma das cláusulas do acordo com a Boeing.
Acho que essa seria no Brasil, mas acho que as que tiverem dedo dos EUA, será por lá.
Acho que nada a ver. Que eu saiba. Em nenhum momento se falou em a Boeing se meter nessa parte. Só na parte de vendas.
Até agora o que se tem de real em relação a Boeing é ajuda na venda a países que os EUA tem grande influência. Quanto a linha de montagem lá, isso seria p/ poder se beneficiar do programa FMS que exige que o item financiado seja produzido nos Estados Unidos, ou seja tem que haver uma possibilidade real de venda p/ isso se concretizar.
Pelo que eu sei, a Subsidiária de defesa da embraer não foi vendida. Ela é 100% nacional. O que há é acordos de marketing para vender estes aviões e equipamentos, além da produção de superucanos nos EUA.
Sim, mas os USA nao vai comprar nada que nao seja produzido aqui para criar empregos. Tem fabricas da Boeing por tudo que e lado. Sao muitos trabalhadores.
Que comprem e que produzim aqui. Se o fizerem vai elevar e muito o nome da Embraer. Imagina o KC-390 voando na maior forca militar da historia do planeta Terra? So isso, ja daria um baita empurrao pra outros Paises tambem decidirem pelo KC-390. Na minha opiniao, geraria um efeito CONFIANCA.
Pode ocorrer que façam lá os KC-390 mas o lucro virá para a Embraer e ela poderá reinvestir em novos projetos.
É verdade. A Boeing “apenas” comprou a melhor parte da Embraer. Como somos espertos, nós brasileiros, hein?
Se os estados Unidos compra algum KX da Embraer, com certeza vai exigir que o aviao seja feito aqui nos States.
a fab comprou 30 é esse no numero mesmo ? nao estou certo disso…
Sim 28 + 2, os dois primeiros são prototipos, e ficaram para FAB.
28
Vou ser ousado e apostar. E não é por conta de Portugal. Pra mim esse avião ainda entra na USAF. Não há no horizonte nenhuma perspectiva de os EUA produzirem uma máquina semelhante. O máximo que eles farão é modernizar o vovôzão. Mas vai chegar uma hora que não vai dar mais, e aí, KC-te neles.
Os USAF fizerem uma grande encomenda de KC-390 serão montados todos nos EUA, talvez mesmo na Boeing.
Acordasse todo mijado hoje, em?
Vou explicar melhor, se for preciso faço um desenho. No caso de um dia a USAF, fizer uma encomenda de KC-390, eles serão montados nos EUA. Qual é a dúvida, todos sabemos como os Estados Undos, é um Pais Protecionista, então é logico que queira vender muito e comprar muito pouco, principalmente material bélico.
Se a USAF fizer uma encomenda da KC-390, estes necessariamente terão de ser produzidos nos EUA. As células poderão ser fabricadas no Brasil, mas a montagem final deverá ser nos EUA. O mesmo se aplica se forem vendidos pelo FMS.
CORRETO. O 787 Faz aqui perto de casa, Carolina do Sul. Tem Boeing por todos os lados. Muito poder de Lobby no Congresso americano.
Não sei porque dão deslikes, é óbvio que seria assim, já com os europeus fazem assim, se selcionam equipamento europeu esse tem de ser montado nos EUA, a mesma coisa se for com brasileiros.
Mas aí entra um detalhe na negociação. Você tem um produto sem concorrente. Não seria a hora de você ditar as regras? Caso diferente do ST. Claro que entra a história das peças americanas no avião, mas acho que estaríamos em posição superior.
E desde quando o Brasil estaria nessa posição de impor aos EUA algo nesse sentido?
Se eles quiserem comprar, mandando lucros de royalties pra Embraer, que façam 1000 lá! O mesmo pra vendas via FMS. Dinheiro na mão da indústria bélica local é vantagem independentemente de onde será fabricado, até porque uma pequena parte sempre sobra pro fabricante original.
Se não me engano um general americano falou que não lhe interessa um carrinho de mão para transporte, ( obviamente o kc390 tem suas vantagens frente ao a400 )
Está enganado.
Quem chamou de carrinho de mão foi o Sarkozy e disse que o KC-390 era complementar ao A400M, o que justificaria sua comora.
Após a escolha do Gripen, a França optou pelo C-130.
Não foi o Sarkozy, foi o então ministro da Defesa da França, Hervé Morin, em setembro de 2009.
Sutil como uma jaca, no rescaldo do anúncio pelo presidente Lula de que o Brasil compraria o Rafale, ele disso isso ao comentar notícias de que a França compraria o KC-390 em contrapartida. Jaca pra cá, carrinho de mão pra lá, mas nem um nem outro negócio vingou.
Excelente! Bom para Portugal e bom para o Brasil.
Agora estou “aguardando” a compra da Argentina, já que para alguns é uma “parceira” confiável.
Vão comprar nem a pal! Pode por ai uns 10 anos.
Sugiro que aguarde numa posição confortavel. De
Preferência, sentado.
Dalí não sai nada. E não é xenofobia da minha parte, é simplesmente constatar a situação econômica deles.
A Argentina está fazendo o certo, primeiro modernizando seus C-130, depois com calma decidirá a substituição dos C-130, daqui a uns 10 anos.
O que Portugal deveria ter feito.
. https://www.lanacion.com.ar/sociedad/presentaron-primer-avion-hercules-c-130-modernizado-integramente-nid2173560
Portugal também está a melhorar os seus C130.
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/ogma-modifica-sistemas-dos-c-130-da-forca-aerea-portuguesa-416443
Luis Sousa, e vai ser aberta uma nova Esquadra ou os Bisontes vão usar C-130H modernizados e KC-390?
apenas para recordar que o primeiro kc virá em 2023 e o último em 2027, portanto daqui a 8 anos e até lá são necessários c-130 velhos ou não mas em condições de voar
Não adianta modernizar um avião com 40 anos de uso. É ficar enxugando gelo. O custo de manutenção começa a se tornar alto demais e a disponibilidade sempre será baixa. Se manter um carro de 40 anos é difícil, imagine um avião. Lembrando que lá no alto não tem acostamento…
Eu até entendo modernizar e manter certos aviões que não possuem substitutos viáveis no mercado, como o A-10 ou o B-52…. Mas o Hércules não é um desses.
Adriano, avisa isso para o Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela só aqui na América do Sul.
Mais França, Israel e muitos outros, a USAF anunciou este ano que vai modernizar os seus 176 C-130H e similares com novas hélices octapá, motor com overhaul 3.5 da Rolls Royce e nova aviônica da L3.
Roberto, não sei se daria para usar, o C-130H usa motor Allison T56-A- 15 com hélice Four-bladed Hamilton Standard e o C-130J usa motor Rolls-Royce AE 2100 com hélice Dowty Propellers’ six-blade R391.
A UTC Aerospace Systems criou a hélice NP2000 octapá justamente para modernização dos C-130H.
C-130H com NP2000: http://www.c-130.net/c-130-news-article410.html
C-130J com Dowty Propellers’ six-blade R391:
Pergunte à FAB se vale mesmo a pena ficar modernizando um avião com mais de 40 anos. Ops! Nem precisa, o KC-390 já responde isso. Quanto aos demais, “dinheiro de tolo é matula de malandro”. A própria FAB modernizou os seus, e já precisa trocar. Só lembrando que eu claramente me referi às versões antigas do Hércules que hoje estão bem velhinhas por aí. Certamente existem centenas de Hércules mais novos operando em muitos países que são plenamente aptos a uma modernização de meia vida. Não me referi a esses.
A FAB só modernizou a aviônica dos C-130H italianos para voar mais uns 15anos e não fez reforço estrutural e melhorias no motor e hélices.
Mas a modernização valeu a pena e aagoraa OGMA de Portugal está fazendo as grandes revisões para voar mais uns anos até a FAB receber os ultimos KC-390 que vão substituir os C-130M do Rio de Janeiro.
Portanto a kodernização, mesmo que parcial valeu a pena para a FAB.
Strobel, lembro também que os Hércules que a USAF vai modernizar possuem um tempo médio de vida de 28 anos e já estão dando muita despesa e baixa disponibilidade.
Estão com problemas de reposição de aviônicos, motor e hélices, tudo o que vai ser modernizado agora nos 176 C-130H da USAF.
A USAF pensou bem e fez um detalhado estudo sobre a viabilidade de se modernizar os C-130H ou aposentar e comprar C-130J e chegou a conclusão de que vale a pena modernizar por uma fração do preço de um novo e voar mais 20 anos com eles.
Mas a modernização dos C-130H é necessária, pq já se verificam restrições ao seu uso no espaço único Europeu, portanto sistemas anti-colisão e de comunicação tem que ser modernizados, tal como já esta a acontecer nas OGMA desde Março deste ano.
Parabéns para a Boeing.
Parabens a Embraer
cara, vou te dar uma sugestão para que não passe vergonha, vai estudar antes de defecar!
Apenas a primeira de muitas encomendas que virão!!! Doido pra ver a diversidade de camuflagens que terá nos KC-390 de forças aéreas mundo afora !!!
Off , MB já sapecou o terceiro ManSup no casco do ex-Rebocador de Alto Mar “Tridente”.
Eu quero ver é a versão GunShip, ai sim e já tem estudo para isso! https://www.defesa.gov.br/arquivos/ensino_e_pesquisa/defesa_academia/cadn/artigos/xii_cadn/convertendo_o_kc-390_em_gunship.pdf
Quais as possibilidades de chutar o traseiro da Argentina do Programa? Chega de parasitas em nossos programas.
Não compra, não participa. Simples
Se brincar eles vão querer receber uma porcentagem de cada venda
Porque parasitas? Por acaso eles não estão entregando as peças encomendadas para o KC-390, porque a participação deles é essa na parceria, como fornecedores de peças.
Não existe nenhuma obrigação de comprarem o avião, aliás eles estão modernizando seus C-130, como fez o Brasil antes de comprar o KC-390.
São parasitas sim O acordo foi feito entre o Brasil do “PT” e a Argentina dos “Kuka”. Este acordo praticamente salvou a Fadea da falência, assinado em 2010, poucos meses antes a Lockheed Martin devolveu a empresa para o governo argentino. É um acordo similar ao que a Dilmanta queria fazer com o Equador. Importar bananas. A Embraer poderia utilizar o seu complexo em Portugal para fazer os componentes que hoje estão sob a responsabilidade de Argentina. Ou até mesmo as fábricas do Brasil. Mas o que gostamos mesmo é de importar bananas para ajudar os vizinhos Estamos sempre ajudando… Read more »
E se a argentina entrega as peças encomendadas a um custo menor do que se fossem feitas em Portugal, na República Tcheca ou mesmo no Brasil?
E ela é parceira de risco do projeto. Investiu para fazer as peças e se o avião não vender, fica no prejuízo.
Nunca é bom deixar o fígado comandar o cérebro.
Explicitamente não há obrigação, realmente, mas na prática espera-se que parceiros em programas internacionais deste tipo também participem comprando e operando. Imagine se o seu argumento valesse para o programa F-35… Sei que a Argentina está (eternamente) quebrada, mas não se comprometer em adquirir nem ao menos uma unidade não é nada legal.
Exacto, a mesma coisa com Portugal, comprou mas não era obrigado.
Seja como for, na saída dos argentinos, Portugal pode fazer a rampa deles ok? É só pedir, com jeitinho ainda se compra mais um. (a força aérea portuguesa queria 6 aviões,inicialmente esperava se que assim fosse, depois era 5 mais 1, ou seja são cinco, mas se der que venha mais 1, só depois se fixou os 5)
Portugal deveria antes modernizar seus C-130 para voar mais uns 15 anos no padrão de modernização da USAF, depois daqui a uns 13 anos comprava os KC-390 para receber quando aposentasse os C130.
Portugal está a fazer isso :
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/ogma-modifica-sistemas-dos-c-130-da-forca-aerea-portuguesa-416443
A frota portuguesa de C130 é muita antiga, chegaram a FAP em 1977, já são 42 anos de uso, a fadiga estrutural da aeronave está lá toda. A esmagadora maioria da frota norte americana é bem mais recente, a eles ainda se justifica agora a nós não. É deitar dinheiro fora.
Sim tens razão, queria só acrescentar que Portugal nos anos 90 recebeu mais um novo C-130H-30 e dois outros foram alongados através da colocação de um anel em cada um deles.
Parabéns aos envolvidos, e que os outros paises parceiros tambem o comprem.
Uma pergunta bem fora do tema, alguem tem alguma imagem da peça atras do trem de pouso (U8 na ilustração)?
Achei.
É o famoso “pau de carga”, só que hydraulico e embutido.
O C-95 tinha um que era uma barra de ferro que o mecânico após o pouso colocava manualmente na cauda.
Uma vez quando tirei serviço de Oficial de Dia enquanto o mecânico colocava o pau de carga os passageiros foram quase todos pegar suas bagagens no final do avião e a cauda baixou, ficando o C-95 com a bequilha no ar.
Esta é a foto de um C-95 com o pau de carga amarelo instalado na cauda.
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Boa notícia!!
Fiquei impressionado que o KC-390 carrega 1 helicóptero Blackhawk. Caramba !……
Será que este avião terá uma versão comercial para fazer transporte de cargas? a tendência que este mercado abra com este novo governo.
Carrega e ainda sobra espaço.
Existia, não sei se permanece, a intenção de compra pelos correios de algumas unidades.
Inicialmente, houve a promessa de que os Correios comprariam. Mas os Correios quebraram e provavelmente serão privatizados, não há mais como se ter certeza do que acontecerá.
A skytec portuguesa deverá comprar seis aviões também, para serviços de transporte militar e, eventualmente, civil.
Ô pá! Ótima notícia !
Acho o KC-390 atualmente a melhor solução visando a substituição tanto de C-130s como de An-12. O projeto da Antonov esbarra na situação falimentar desta e da Ucrania. O Projeto Russo tem suas limitações qto a penetração em mercados do ocidente ou que não estejam dentro da orbita Russa ou Chinesa e o C-130, por mais que seja um otimo avião, ja demonstra sinais de cansaço e limitações, principalmente no tocante a velocidade, altitude, carga e volume. Com a venda a FAB e agora a FAP, o jato da Embraer atesta que tem suas capacidades e qualidades, e certamente outros… Read more »
Projeto de máxima qualidade da Embraer, apoio da Boeing na parte comercial e 1a. venda internacional!
Agora ninguém segura o KC-390!!
Agora com a ajuda da Boeing ninguém segura o KC-390!
Com certeza muitas outras encomendas virão !
Agora só falta aquele apoio para vender mais SuperTucanos!
Amigo, garanto lhe que não foi a Boeing que segurou este negócio, ia fazendo merd@ de facto.
Depois apaziguou a merd@ que quase fez,
Verdade, estamos vendo os clientes se debatendo para comprar o 390, veja Portugal.
No compartimento cabem 3 Humvees.
Será que caberiam 3 marruás mesmo este sendo 60 cm maior, totalizando 1,80 m a mais?
Essa é a maior prova do que a EMBRAER sempre foi. Independente, sempre construiu seus aviões sozinha, mas quando se mete com uma parceria, sempre se dá mal. Haja vistas um dos primeiros aviões com parceria, o CBA 123, que foi o primeiro desencontro de ideias e que não foi a lugar algum. Com essa parceria com a Boeing, na certa será outra conta aonde 2 + 2 não dará quatro de jeito nenhum ! Pelo menos nessa parte de aviação militar estamos bem, tanto com o KC390 quanto os EMB-314, apelidado e reconhecido como ” A29 Super Tucano “.… Read more »
KC-390 foi feito com parceria, tem lá a bandeirinha de Portugal, Argentina e República Tcheca.
Estatizar de novo é loucura, a empresa ficaria nas garras de políticos de novo. O governo pode ajudar a alavancar a empresa através do setor militar, assim que os EUA fazem com a Boeing, Lookhead, etc. Mas no Brasil não se tem essa visão, não encomendam nada, preferem deixar falir como o Osório.
A demanda no Brasil é bem menor que nos EUA ,alem deles terem muita grana para gastar em defesa,coisa que nós não temos
Osvaldo… Cara… o seu post traz elementos que mostram que você não conhece muito bem a história da empresa. A Embraer, ao contrário do que diz, sempre fez uso de parcerias, e de diversos tipos. Tivemos parcerias no AMX, ERJ-145, no CBA-123, nos Ejet´s, nos E2, no KC… Muitas delas deram muito certo. As parcerias tem um motivo para existir… e estas citadas temos seus. A do CBA-123 foi uma questão puramente política, sem nenhuma razão técnica. Apesar de no caso do CBA-123 os Argentinos terem só atrapalhado, não foi essa a causa do fracasso do projeto. Já a questão… Read more »
Fernando você trabalhou na Embraer. Se trabalhou foi em que época e qual setor. Pode dizer ? Difícil me enganar nas minhas palavras, com um certo conhecimento e posso te dizer que apesar de já ter sido criada a parceria da Boeing com a EMBRAER, já começaram a falar sobre os erros, principalmente por causa do projeto do MCAS, usado no Boeing 737 Max, aliado a problemas de motores GE, também nele usados. Essa parceria demonstra que estamos nos caminhando sim, para o buraco, junto com a Boeing que sempre almejou ter a EMB, uma vez que ela atrapalha, e… Read more »
Um produto de primeira qualidade. O melhor em sua categoria. Vai vender muito.
Acredito que o futuro do KC-390 tenha uma semelhança com oque vemos no Super Tucano. ambos são aeronaves soberbas e com valor competitivo para o mercado. Eu acredito que a Boeing vai querer montar ele nos EUA (ao mesmo estilo do que acontece com o Super Tucano.) isso vai ajudar o KC-390 poder competir com o C-130 (competidor mais difícil não existe, simplesmente pela historia de confiabilidade da aeronave que não pode ser negada e o lobby da LM) Vai ser uma briga boa as futuras competições para a compra de aeronaves no porte do KC. eu com certeza espero… Read more »
Gostei foi da bolacha da equipe de testes.
Já posso chamar o KC-390 de “Orca”?
Chame do que quiser.
testando
Portugal honrando sua palavra e fazendo a sua parte. Bons de chinfra. Mais um avião Embraer voando em um país OTAN.
Sobre o KC-390 na USAF, como muitos especulam aqui.
Alguém tem dúvida que a ida para os EUA, pelas mãos da Boeing, estilo Sierra Nevada com os A-29 tem como objetivo colocar esse avião na USAF, ou alguém ainda não sacou essa?
A-29 e KC-390 nas cores da USAF, podem anotar aí.
Good news sem dúvida mas eu gostaria muitíssimo de ver USAF pintado na fuselagem dêle. Possivelmente seria encomenda se dezenas e alem disso muito mais portas seriam abertas. Acho que o pessoal da Embraer concordaria comigo.
Eta negociação dificil com os patricios, pareceu até a negociação do tratado de Madrid onde naquela época após arduas negociações, ampliaram o futuro territorio brasileiro, mas é isso, chegaram a um acordo e ambos ficaram satisfeitos, por sinal fizeram uma boa compra
Até que enfim saiu. Pena que só agora, com a Boeing de olho gordo na EDS.
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O pessoal da Lockheed deve estar de cabelos em pé, e com certeza vão jogar pesado no lobby. Trump já está pressionando os membros da OTAN a comprar material americano em detrimento do europeu, imagine em material fora da Europa.
Parabéns à Embraer e a toda a industria Brasileira envolvida!
Parabéns a toda a industria Portuguesa envolvida!
Os meus mais profundos pêsames à Força Aerea Portuguesa, que foi obrigada a entrar neste lobby ridículo!
E em especial, os meus pêsames aos contribuintes Portugueses, que vão ser obrigados a pagar este gigantesco lobby, de quase €840.000.000!!!!!
Verdade!
Se tivessem comprado A-400M seria bem mais barato!
C-130J-30 então, daria para comprar dois pelo preço de um!
Só que não.
Para a indústria aeronáutica militar portuguesa se desenvolver é necessário que o governo português compre seus produtos. É assim no mundo todo, com qualquer país. Se não querem isso, desistam de ter empresas na área de defesa.
Barato?!?! Desde quando o barato é medido somente em €€?? E desde quando só contam os €€ no acto da compra?? E a operacionalidade, a maturidade do projecto, as necessidades das Forças Armadas Portuguesas, etc, etc?!?!? A questão aqui é muito superior a Euros meu caro! A questão aqui é tão e só, mais um gigantesco LOBBY. Mais um onde as Forças Armadas Portuguesas e o contribuinte Português, vão encher os bolsos de alguém, numa compra em toda a linha, completamente ridícula! A FAP, Portugal e os Portugueses precisam sim de uma solução como o A400, e isso nem é… Read more »
Graças a Deus
Espero que a nato compre vários deste e que todos sejam montados aqui no Brasil
Forte abraço
Que venham outras vendas.
E virão. Ao contrário do que os do contra pensam… Existem pelo menos uma dúzia de países interessados e negociando. Só que isso é demorado neste mercado… Precisamos ter paciência.