Primeiro voo do LAH – Light Armed Helicopter sul-coreano
A Korea Aerospace Industries (KAI), a única fabricante de aeronaves da Coreia do Sul, informou no dia 4 de julho que completou com sucesso o primeiro voo do Light Armed Helicopter (LAH).
O LAH equipado com dois motores de 1.024 cavalos de potência é o segundo helicóptero coreano depois do helicóptero utilitário de transporte Surion (KUH-1), mas é menor do que o Surion em tamanho.
A KAI começou a desenvolver o LAH em junho de 2015 e revelou seu protótipo em dezembro do ano passado. Ele realizou testes no solo para confirmar os principais sistemas e sua estabilidade desde janeiro, disse a empresa em um comunicado.
“A empresa tem como meta concluir o processo de desenvolvimento do LAH até novembro de 2022, antes de ser recebido pelo Exército”, disse um porta-voz da companhia.
O Exército da Coreia do Sul tem um requisito para mais de 200 helicópteros LAH e a KAI espera exportar de 300 a 400 aeronaves para clientes internacionais.
FONTE: Notícias Yonhap
Parece ser interessante
Lembro de um uns 35 anos atrás, das Tecnologia & Defesa amarelinhas, em que havia planos parecidos para os esquilos do EB
Em complemento esquilo armado isto sim é que seria helicóptero leve armado
Verdade…, kkkkkkkkk
Pois é. Ai está mais uma lição para nossas FAA,s. Os Sul Coreanos pegaram o projeto do Dolphin (Pantera no Brasil) e estão desenvolvendo seu helicóptero de ataque. Já cansei de dar a sugestão de junto com a Argentina, desenvolver uma variante mais potente do Sicaré. Uma versão com canhão de 20/30 mm nacional (Remax ou Torc-30mm aérea), sistemas de armas nacionais e argentinos e sensores dos dois países. Vou além, podem em parceria com a África do Sul desenvolver uma versão latina do Rooivalk e nacionalizar alguns sistemas de armas dos sul africanos ( Mokapha etc). Mas nossas FAA,s… Read more »
com a argentina não dá nem pra jogar baralho sem ter trapaça. Já com a áfrica do sul….
Também não é tanto assim. O veículo Gaúcho foi uma ótima parceria com os argentinos.
Um complemento: Dauphin e Panther são máquinas externamente semelhantes, mas mecanicamente diferentes. A confusão é muito comum porque o EB adotou o nome “pantera” para o Dauphin. O Panther é mais capaz e tem mais capacidade.
Não é verdade era afirmação e posso falar com convicção. As aeronaves Pantera do Exército nasceram Pantera já desde a sua fabricação. O Pantera do Exército está acima da versão Dauphin N3+ da Airbus, porque ele utiliza a turbina Arriel 2C2CG (o mesmo do H155 porém o Pantera tem um peso máximo de decolagem menor que o H155) enquanto o Dauphin de linha utiliza o Arriel 2C, menos potente.
No caso da Guarda Costeira Americana eles são Dauphin porque assim nasceram em sua fabricação.
Foxtrot Tbm ja fiz um comentario parecido com o seu, so nao citei a Argentina. Eu tbm sou a favor de uma parceria estrategica com Africa do Sul nessa questao dos helicopteros e tbm na defesa do Cone Sul pois nossa geopolitica deveria visar a America do Sul, o Atlantico, Costa da Africa e Antartida… MAS… igual vc bem disse, falta visao ao Brasil… Outrossim temos que trocar rapidamente parte do nosso hino nacional: “deitado eternamente em berço esplendido” e mudar para “ERGUIDO eternamente em SOLO esplendido”… pois estudiosos em programacao neurolinguistica dizem que “as palavras tem poder”… se isso… Read more »
Daqui a pouco vem alguem dizer que o Pantera do EB deveria ser assim, mas o Pantera não é um helicóptero de ataque, é um utilitário.
O MI-35 é uma luva no norte, deixem os leves fazerem trabalho de leves e o fogo para o supracitado!
Mas este LAH é exatamente isso: um helicóptero Panther adaptado para missões de ataque leve. O site Cavok noticiou em 2011 que a Eurocopter ofereceu à KAI o projeto do Panther para o LAH. Ou seja, se o EB quiser, dá para fazer, sim, uma variante de ataque leve do Panther. Talvez até mesmo um heli dedicado ao ataque, como os sulafricanos fizeram com o Rooivalk que se utilizou de componentes do Puma para desenvolvê-lo.
Walfrido Talvez voce nao entendeu …
É verdade que o heli Pantera do Exército Brasileiro é utilitário, mas Nada impediria do EB desenvolver em parceria versões de ataque a partir dele como o chineses e os sul-coreanos fizeram.
Talvez, ja que o Fennec foi adaptado para reconhecimento armado, o EB resolveu apostar num heli de ataque de oficio e nao foi por esse caminho, mas poderia sim se quisesse.
Já Gastaram uma fortuna, e vão gastar mais ainda para chegar em um produto que não agrega em nada ao que já existe a venda no mercado. Isso ta que parece os projetos do PT kkkkkk
A Coréia do Sul faz compra em larga escala , não tem como comparar com o Brasil que compra pouco. Não faz o menor sentido investir centenas de milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento para não fabricar praticamente nada.
Seria uma opção para quem não tem bala para comprar os badalados Tiger, A-129 ou AH-64 Apache, uma aeronave para acompanhar e proteger tropas em solo, e tem o DNA airbus para atestar a qualidade.
Prefiro este:
http://1.bp.blogspot.com/-SdoqnyLG4uE/UBaMXMjGqsI/AAAAAAAAK0A/fNUnLLETMX8/s1600/sikorsky_s70_battlehawk.jpg
Que helicóptero é esse?
Black Hawk convertido em Battle Hawk pela Sikorky com kit Elbit, da na mesma adaptar um Pantera ou Blackhawk para ataque.
. https://www.globalsecurity.org/military/systems/aircraft/ah-60l.htm
Ah mas não da mesma MESMO. O BH é muito mais máquina de longe. Ele é mais robusto, mais capaz, já foi testado de tudo quanto é jeito e aguenta o tranco.
Se o Brasil pensasse em defesa mesmo tinha trocado todos os H725 por BH. Mecanicamente superior e mais confiável. E carrega mais peso que os Dauphin do EB (que não é o Panther)
Muito mais assertivo, que ressuscitar helicóptero africano morto, ou pagar pra usar sistema dinâmico da Airbus.
Sem contar toda aquela bobageira a respeito de canhão nacional, sensores nacionais, que diga-se de passagem sequer existem ou tem qualquer serventia prática.
imagino a vibração na imagem do flir quando acionado este canhao
Caraca! Isso aí é uma gambiarra voadora!! E tem gente que acha que as nossas FFAA têm que aprender com eles!!! Tá de sacanagem!!! Prefiro muito mais os UH-15A com os mísseis Exocet/Mansup!!!!
Pô, coreano tem dinheiro para construir , localmente, Apache!!!
Índia e Coreia do Sul constroem a fuselagem dos seus Apaches que depois é finalizada nos EUA.
. https://boeing.mediaroom.com/2012-07-12-Boeing-Receives-1st-10-New-Fuselages-Designed-for-AH-64D-Apache-Block-III
A diferença é que essa gambiarra técnica foi feita pelos engenheiros da airbus e não por uma oficina de fundo de quintal qualquer…
https://br.sputniknews.com/amp/defesa/2019070614170234-piloto-frances-tira-selfie-treinando-caca-su30-producao-russa-foto/
No Brasil serão os Apaches de Israel com um belo MRO. A Jordânia recebeu 16, parte 12 revisados e 4 para fonte de peças.
Tem Heli de ataque made in USA, Turkia, UE, Korea, Rússia …..
Muita opção….. até demais.
Os Apaches serão com um bom MRO serão ótimos.
Este conceito de helicóptero de transporte + ataque não é semelhante ao Mi-35 Hind?
É um vetor de ataque ou o armamento é mais para defesa?
Pois querer atacar o inimigo cheio de tropas, nas faz sentido algum, o risco é alto demais.
Antunes, quem seria louco de atacar ao mesmo tempo que está carregando tropas?? Esses helicópteros, como o Battle Hawk e esse coreano, são versões com capacidade acentuada de ataque, mas sem perder a capacidade de transportar tropas. Mas, isso não quer dizer que farão ataque e transporte ao mesmo tempo…
Antunes,
Esses helicópteros quando em função de ataque ou escolta não levam tropas.
A vantagem deles é ser “modular” e podem ser reconfigurados em transportes quando necessário.
O Mi-35 pode levar 8 soldados sempre.
nossa esse negócio de motor é complicado hein? tiveram que pegar da frança, nem os coreanos conseguem
Blindagem zero!
Sérgio,
Não existe aeronave blindada. O máximo que há para aeronaves é proteção localizada de áreas vitais, o que é o mesmo que nada. Uma aeronave deve sua sobrevivência à robustez de sua estrutura e à redundância de seus sistemas.
Black Hawks já voltaram pra casa após serem atingidos por dezenas de tiros e muitas de suas partes são resistentes até o calibre 23 mm.
Lembro de ter lido isso na RFA á época do MOMEP, mas deve ser uma parte bem especifica mesmo, 23 é uma cacetada. Helis se valem mais da atitude em voo pra evitar fogo inimigo. Dizem que no Afeganistão um MI-24 foi derrubado pelo fogo de uma espingarda.
Bosco,
Mas é isso mesmo que estou afirmando esse helicóptero coreano ñ tem “nada” de blindagem!
Cruzamento do panther com o cobra! ??
Prezados,
No que tange a asas rotativas, o que o EB precisa, isso sim, é considerar um substituto digno para o próprio ‘Pantera’, cujos anos já pesam… E nesse meio tempo, é focar em manter operando o que já se tem, além do preparo para receber o que está pra chegar na forma de mais ‘Caracal’ e dos ‘Sherpa’.
Tudo o mais é gaveta…
O Pantera acabou de ser modernizado com glass cockpit e novo motor para voar uns 15 anos no mínimo.
Parece que não é somente aqui, que a Airbus tapeia os índios.
Esse design Dauphin/Panther/H-155 já morreu, nas ffaa francesas seu lugar será ocupado pelo novo H-160.
Mas se atende as necessidades percebidas pelas ffaa sul coreanas, quem sou eu pra reclamar…
No Japão também embarcaram nessa moda “de volta para o futuro”, em um helicóptero derivado do Bell 214
Então, boa sorte a aviação do RoK Army!!!!
Senhores,
No link abaixo tem uma foto com comparação técnica deste helicóptero com outros similares. Assim como no caso do Surion, a KAI manteve a fuselagem do projeto original do fabricante mas refez toda a parte interna do aparelho, desde a motorização à aviônica, logo é um aparelho novo com carcaça de “velho”.
Senhores,
No link abaixo tem uma foto com comparação técnica deste helicóptero com outros similares. Assim como no caso do Surion, a KAI manteve a fuselagem do projeto original do fabricante mas refez toda a parte interna do aparelho, desde a motorização à aviônica, logo é um aparelho novo com carcaça de “velho”.
http://bemil.chosun.com/nbrd/bbs/view.html?b_bbs_id=10040&num=93261
Alcance de 857 km? Parece muito bom…..