Nas próximas 48 horas, os ministros da Defesa da Argentina e da Guatemala assinarão a compra de dois jatos IA-63 Pampa Série III. Este treinador a jato avançado de dois assentos, com um único motor, fornece uma cabine de comando full glass cockpit  em conformidade com a especificação do NVG com uma suíte de navegação e ataque. É a terceira geração do treinador IA-63 Pampa, projetado no final de 1970 por uma joint venture entre a FMA e a Dornier.

Esta é a primeira exportação do IA-63 Pampa e a primeira da FAdeA (então FMA ou Fabrica Militar de Aviones) em mais de 25 anos. O Ministério da Defesa da Argentina também relatou conversações com a Bolívia, Costa Rica, México e Paraguai.

De acordo com o publicado pelo jornal Clarín, o acordo de US$ 28 milhões é composto por duas aeronaves, com opção de mais três, treinamento para pilotos, técnicos e equipamentos de apoio relacionados. O pessoal guatemalteco deve começar a treinar no final de julho/início de agosto. Fontes argentinas indicam que a Guatemala está muito interessada em exercer a opção quando o orçamento de defesa estiver disponível.

A mídia guatemalteca indica que o IA-63 Série III estava competindo com o L-39NG da Aero por este contrato, no total, o L-39NG é um redesenho do L-39 Albatros com uma nova asa incluindo tanques de combustível, pontos duros secos/molhados, um novo motor Williams International FJ-44 e um conjunto CockpitNG fornecidos pela Israel Aircraft Industries. Mas a aeronave da Aero não está completamente pronta, pois ainda está em estágio de protótipo e atualmente está testando tanto a aviônica quanto a integração de armas. Esta última etapa aconteceu com outro concorrente prospectado, Leonardo M-345HET, também em desenvolvimento e testes.

Um detalhe interessante é a participação de Israel em pelo menos dois dos competidores, em 2016, quando a Força Aérea Argentina estava negociando a compra de 14 caças-bombardeiros Kfir C10/12, funcionários do Ministério da Defesa pretendiam propor um acordo de marketing para o IA-63 com a IAI (do qual é uma subcontratada), mas não sabiam ou ignoravam o fato de que a IAI já estava concordando com o desenvolvimento da L-39NG com a Aero Vodochody.

Por outro lado, a Bolívia, por proposta do governo argentino para compensar o déficit com o comércio de energia, estava interessada em adquirir o Pampa, mas foi vetada por Israel devido à sua relação conflituosa e às ligações da Bolívia com a Venezuela e o Irã.

FONTE: latamilitary.com

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