POWER ON! Caça Gripen brasileiro é energizado pela primeira vez
O Gripen brasileiro passou por mais uma fase de seu desenvolvimento: foi energizado pela primeira vez! O Coronel Renato Leal Leite, chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle na Saab da FAB, conta no vídeo abaixo o que isso representa.
O primeiro caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira, caça multimissão desenvolvido em uma parceria entre Suécia e Brasil, será uma aeronave instrumentada (FTI – Flight Test Instrumentation) que vai fazer parte do programa de testes e deverá voar em agosto de 2019.
As entregas efetivas das aeronaves operacionais para a FAB se iniciam a partir de 2021 e serão operadas por unidades aéreas a partir da Ala 2, em Anápolis (GO).
Os pilotos brasileiros efetuarão o treinamento na Suécia a partir de 2020. As 36 aeronaves serão produzidas de três formas: na Suécia pela Saab; iniciada na Suécia e terminada no Brasil; e no Brasil, pela Embraer.
No total, cerca de 350 profissionais brasileiros participarão dos projetos de transferência de tecnologia por meio de treinamentos na Suécia. Até o momento, 165 engenheiros brasileiros já regressaram e a maior parte deles trabalha no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN), localizado na Embraer Defesa, em Gavião Peixoto (SP), inaugurado em 2016.
Eita!!! “Faça-se a Luz!” FIAT LUX!! Vamo que vamo!!!! Vida longa ao F-39!!!!
Concordo, será que teremos esse exemplar para sobrevôo no 7 de Setembro de 2019? Penso que para algumas passagens ainda da tempo de ser preparado.
vc ta de brincadeira né ?
o brasil vai receber o gripen a partir de 2019, mas não vai entrar em serviço pleno, vai continuar os testes, basicamente o avião de FTI, pode ser possível receber antes do dia 7 mas eu não acho que vai acontecer.
Esse não, mas pode ser que o único que a SAAB enviara para testes faça uma passagem.
Qual é “o único que a SAAB enviará para testes”? Enviará para onde? Quando?
Pessoal, não confundam: o primeiro F-39E da FAB será entregue nos próximos meses, mas permanecerá na Suécia. Como foi citado “n” vezes, essa arronave será totalmente instrumentada e realizará “n” testes.
Os primeiros F-39 da FAB chegarão ao Brasil em 2021.
Gostei da piada…..
É uma pena que o Gripen não tenha o Canopy com aquela cobertura de proteção contra o radar que os canopies dos EUA tem. Ou será que a Saab tem tecnologia própria??
Quem disse que não tem?
Que maravilha! O projeto Gripen foi um dos maiores acertos do Brasil em décadas.
Com certeza. Olha o display que magavilha. FAB acertou na moskva,digo, no Grifo.rs?
O WAD é tão bom que será usado pela Suécia, simples.
A FAB? quem contrata/contratou é/foi o Presidente da República. A FAB não tem autonomia para assinar contratos em nome do Brasil.
Penso o mesmo, os suecos são muito competentes e sérios, é a esse tipo de povo que precisamos de apoio e que sirvam de modelo para nosso povo. Hoje o povo brasileiro se assemelha ao povo sueco na época dos vikings.
Abs
“Hoje o povo brasileiro se assemelha ao povo sueco na época dos vikings.”
Concordo. Como naquela época na Suécia, boa parte da população vive de roubar, saquear e matar quem trabalha honestamente. Como os vikings, boa parte dos brasileiros é composta de ladrões e bandidos.
Para comprovar, basta ver qualquer vídeo de algum caminhão de carga tombado nas estradas brasileiras.
Perfeito!!! Sem mais!!
Não é assim não…você está destratando uma naçao inteira por conta de poucos? Somos mais de 200 milhoes e somos todos bandidos? E isso?
Tenha respeito com o povo brasileiro, talvez se você for filho de bandidos ladrões isso não wuer dizer que você e todos familiares são.
Sim temos problemas ! Mas a população toda não.
Não dá pra dizer que todo mundo seja. Mas boa parte… algo em torno de 1/2 ou 1/3 da população… sim. É a verdade. Não tem que ficar incomodado.
Jadson. Segundo o IBGE, o rendimento mensal do 1% mais rico da população brasileiro é R$ 27 mil, sendo que 50% mais pobre recebe menos de um salário mínimo. Essa é a verdade que deveria nos incomodar muito.
Aproveitando o conceito de Belinda, talvez você tenha razão ao comparar os brasileiros aos suecos, mas são dois suecos diferentes. O primeiro vive como os de Estocolmo, com as melhores escolas, melhores hospitais, melhores residências, melhor segurança…. Os outros são como os vikings… Moram em barracos, são analfabetos, vestem trapos, precisam se defender sozinhos e roubar a comida dos ricos. Muito apropriada a sua comparação.
Olá Colegas. Para quem desconhece o termo “belíndia”, ele foi proposto pelo economista Edmar Bacha como uma metáfora da desigualdade social, na qual uma pequena parte da população vive em um padrão similar ao da “Bélgica”, enquanto a maioria vive no padrão “Índia”. A ideia geral é a de dois países opostos que compartilham o mesmo espaço físico. Sugiro o artigo “Mortalidade infantil no Brasil: Belíndia ou Bulgária?” que pode ser baixado pela internet.
Nem de longe os vikings tinham tantas riqueza s para saquear.. desproporcional a comparação…rsrs
Os Gripen suecos tem o mesmo “painel” que os brasileiros??
Vão ter, mas o primeiro a voar com o WAD é o brasileiro.
e se um projetil ou estilhaço acertar a tela? desliga tudo? piloto fica sem todos os instrumentos? espero que tenha alguma forma de colocar as informações mais importantes no visor do capacete.
Embora a impressão seja essa, são três telas diferentes com sistemas separados.
Já foi comentado umas “N” vezes que haverá uma telinha mais em baixo que poderá funcionar como backup em caso de falha do WAD.
A tela possui mais de um nível de backup, são três telas unidas em uma… Se um conjunto de leds falhar o segundo fica ativo e ainda tem um terceiro…
Não terá telinha nenhuma.
O WAD parece uma única tela. Mas na verdade são três sistemas independentes funcionando numa única tela. É a mesma coisa que no F-35;
Se uma pifar, as outras continuam. E como dá pra colocar as mesmas informações nas três, é só reconfigurar
Além de serem na verdade 3 telas que atuam como uma, como explicou o Jadson, existem dois MFD menores, adicionais que podem exibir diversas telas diferentes. Sem contar que dados de nav/atq são exibidos diretamente no visor do capacete Targo, de modo redundante ao HUD.
Boa tarde chefia, será que os nosso vão esta camuflados??? Ou a Fab vai manter o padrão cinza?
Rosa.
O melhor comentário!
Caro Cel.Nery. Isso pode depender. Se for menino será azul.
hahaha
=P
Na verdade, a aeronave 39-7, o ex-Gripen NG Demo, já voa com o WAD instalado no cockpit traseiro há vários meses, Galante. Como você sabe, o 39-7 vem sendo usado desde 2009 como aeronave de desenvolvimento de sistemas, voando com o Radar Leonardo ES05 Raven, o IRST Skyward G e outros sistemas. Ele é empregado junto aos três protótipos (39-8, 39-9 e 39-10, sendo este último já no padrão de série), aos quais se unirão os dois primeiros de série para o Brasil e Suécia, que dispõem de FTI (Flight Test Instrumentation), para que o programa de desenvolvimento tenha sua… Read more »
Parabéns a todos os envolvidos!!!
Meus caros, estamos a ver a história passando diante de nossos olhos, lembraremos no futuro com orgulho desse momento.
Ainda me lembro com meus 8 anos o sobrevôo de uma ala de Xavantes sobre minha casa e no jardim os admirando. Olha o quando avançamos, de Xavante para Grippen, aguardo ansioso poder admira-lo de perto.
Esperemos o próximo passo que será o início da montagem dessas aves no Brasil.
Parabéns FAB é Fabianos.
Sem querer polemizar, até poque a escolha dos Gripens NG, foram escolhidos no governo do crime organizado. Então, logo, evoluímos sim e muito, apesar do crime organizado ter administrado(roubado) esse belo país chamado Brasil!IMAGINE então, se estivéssemos um governo sério liderando esse país? Acredito que agora muda, sim!!!
Lembremos que o governo do crime tinha escolhido os Rafales, muito mais caros. Alguém peitou o molusco (que provavelmente receberia uma bolada)…
Sem querer polemizar, também, até porque concordo com o trecho no qual você pergunta o poderia ser este país com um governo sério.
Lembrando que também levaram uma graninha por fora com os Gripens sendo escolhidos… Não a toa, quase melou o negócio todo.
Um dos melhores caças de geraçao 4++otimo projeto e uma bela aeronave. Parabens a todos os envolvidos no projeto ea força estara bem equipada
Gostei do HUD grandão. Anteriormente o HUD nas imagens era pequeno.
O Coronel Renato Leal Leite foi um dos pilotos que foi para a França treinar no Mirage 2000 na época do tampão.
Foi ele também que disse que os treinamentos BVR na França não se baseavam nos mísseis de geração mais nova como o MICA e o AMRAAM, se baseavam apenas no Super-530 que seria o BVR do Mirage tampão da FAB.
Bonitão esse painel
Nao querendo ser desmancha prazeres, mas…. Impressionante que ninguem a esse ponto tenha alertado a FAB que um tela GLOSSY eh imensamente pior pra visualizacao do que uma MATTE. A glossy tem mmto reflexo, Vao ter que trocar isso ai…
Como se não hovesse testes para saber se isso é ruim ou não …
Caro Lucas, está querendo ensinar Padre a rezar Missa??
Raciocine, não acha que os especialistas não fizeram um estudo verificando o melhor tipo de material para um aparelho que irá voar e sofrer todo o tipo de pressão advinda desse vôo?
Putz me lembrei do F35 que não pode acelerar Mach 1 por mais que 50 segundos!? Desculpa Lucas vai que você tem razão.??
De fato, foi a primeira coisa que reparei. Porém, nada impede que seja adotado um filme fosco na tela, até mesmo pensando na longevidade da mesma, afinal, além de caro esse negócio tem que durar algumas décadas.
O F-35 usa tela fosca:
https://www.youtube.com/watch?v=1oyCzT6sB_4
Não vejo real necessidade pra uma película no quesito proteção. Se hoje, literalmente qualquer celular acima de ~800 reais conta com gorilla glass, só se estiverem de muita sacanagem pra meterem um vidro sem uma séria proteção anti riscos e quebras.
Verdade não tinha reparado a tela tem muito reflexo, será que isso não vai ser um problema?
Senhores, como o colega acima falou, a tela ainda está com uma capa transparente e brilhante que serve de proteção. Vejam o vídeo da instalação do WAD no caça. A proteção continua ali, ao que parece.
NA vdd acho que ninguem reparou ,mas a tela esta com uma preoteção em cima ,por isso esta refletindo assim .A tela é fosca e sem essa prorteção de acrilico que mostra no video
Agora entendi porque minha mãe reclama tanto do smartphone novo que ganhou no dias das mães e prefere ficar com aquele velhinho que dobra e tem tela de Atari.
kkkkkkkk rsrsrsrs Meu Deus…Sinceramente, dá não…
Caso não tenham comprado TV de LED, ela vem com película de proteção na tela sim. Mas a primeira coisa que vem escrita é justamente para se retirar a película pois retém calor que danificará a tela.
Das duas uma : ou a película está lá, o que é uma falha, ou a tela é glossy.
Para um WAD que fez parte de um pacotão de US$ 1 bilhão adicional, lamento.
.
Lembrando que pelas regras de combate desde Boelcke, se vc combate com o sol às suas costas, este vai refletir na tela.
Olá Delfim. Minha mãe insiste em deixar a película protetora na frente do painel do microondas e meu vizinho tem os selinhos da montadora no para-brisa do caro dele até hoje.
Mas estes que vc citou não produzem calor. Mas, quando se coloca película no vidro traseiro e se liga o desembaçador, pode contar que vai dar problema.
Oi Delfim. Atualmente há um esforço para não usar calor como sinônimo de energia. Dizer que um dispositivo produz calor, perde calor ou troca calor está certo, mas também seria até mais adequado dizer que o dispositivo perde ou roça energia por calor, enfatizando que valor é o processo de transferência de energia. Mas as duas formas ainda são corretas.
Delfim, no WAD não é uma película adesiva. É a película rígida, que nem sequer fica encostada na tela. E quanto tempo essa tela ficou energizada? Não foi tanto tempo….e ainda mais, os caras são profissionais. …tem funcionários da Elbit/AEL lá. ….não são principiantes nem amadores.
A tela foi pensada e desenvolvida para evitar o reflexo ….. fiquem tranquilos. …
Caro Lucas, uma outra hipótese é que o painel EAD já tenha integrado o espelho retrovisor, mas ainda precisa arrumar o ângulo. Minha filha sempre vita o espelho para ela ficar se vendo na cadeirinha.
uahauhauha….
Gente.. Sinceramente.. Vocês estão acreditando que essa tela foi feita para durar 30 anos??
Peloamor… Só a tela em sí não é um bicho de outro mundo, usa-se alguns anos, sei lá quantos, 5, 6.. e depois troca..
Olá Rodrigo. Minha LED de 38 polegadas já tem 15;anos… Firme e forte.
Meu Deus, a AEL ferrou com o projeto…tá tudo errado… cada comentário.
Voe e venha para casa logo
Estamos necessitando desta aeronave aqui operacional o quanto antes.
Que tortura esperar até 2021 para ver esses caças voando aqui na “terrinha”….Venha logo Gripe F-39!!!
Olá F.Jr. concordo que está sendo uma tortura esperar por 2032… 2022…
Uma perguntinha: os F39 terão um novo padrão de pintura, mais coerente com o papel de superioridade aérea, ou vai manter a atual verde da FAB? Caso haja uma nova pintura, alguma possibilidade de quando essa unidade voar pela primeira vez, já vir com o novo padrão?
Se for manter o atual padrão que deixa os equipamentos com aparência de velharia (mais do que já são), é melhor ficar apenas no primeiro lote mesmo. É um crime deixar o Gripen NG feio por causa do padrão horrível da FAB
Queria que Não, mas com o KCtão já pintado naquele padrão horrível, da pra se imaginar que vai ser isso mesmo.
Ahhhh… Aquele cargueiro que apelidei de Boeing 797… Acho que a FAB vai importar 28…
Caro Camargoer, para usar termos atuais dos lacradores, você tem um relacionamento tóxico com a Embraer. Aceita que “ela não é mais sua” e parte para outra Caso tenha interesse em indústrias bélicas tupiniquins temos a CBC/Taurus, a Imbel, a Avibrás, a Agrale, a DGS dentre outras menores. Se não for tão criterioso em busca da amada, pode optar por indústrias de outros setores, como Weg, Marcopolo, Iochpe-Maxxion, Randon e etc. Caso esteja no desespero, socorra-se da JBS, Odebrecht, Camargo Correa, Oi, BRF e outras campeãs nacionais. Mas você tem o direito de ser feliz. Não se martirize pela Embraer.… Read more »
Olá Rafael. Assumo minha dor de cotovelo. Aliás, já assumi faz tempo aqui na Trilogia. Já expliquei em outros momentos que o primeiro caça que toquei foi um Xavante e que tinha um poster do Bandeirulha ao lado da minha cama lá quando aprendi a ler. Seria muito difícil ignorar minha memória emotiva e desenvolver qualquer afeição pela Boeing, nem vou me esforçar para isso. Sobre as outras empresas, Marcopolo me lembra passar frio esperando o ônibus quando era estagiário de ensino médio. Skinner explica.
E disse o engenheiro elétrico da Saab: HAJA LUZ; e HOUVE LUZ
O demonstrador do Gripen NG é o Gripen D modificado, denominado 39-7. Os protótipos do F-39 são os 39-8, 39-9 e 39-10. No comecinho do vídeo, podemos ver na cobertura do trem de pouso dianteiro do peimeiro Geipen brasileiro o número 140. Será essa a denominação dessa célula? Qual será a numeração das matrículas do Gripen no Brasil? O A-1 monoplace adota a matrícula do 5500 ao 5544, os F-5 monoplaces adotam as matrículas 4820 em diante, os Mirage 2000, bi e monoplace, usaram as matrículas do 4932 e 4933 e 4940 ao 4949, respectivamente…..se alguém souber as matrículas dos… Read more »
primeiro Gripen*
Não era para o 39-10 está voando com IRST?! E o RAVEN ES-05 já está operando?!
Wellington, esses dias eu dei minha opinião dizendo que achava estranho o fato do IRST ainda não estar instalado nesses protótipos e teve um pessoal que se mordeu, pelo visto não podemos ter dúvidas nem criticar nada em relação ao Gripen.
Mauricio,
A modularidade é uma das características de projetos modernos.
Tira-se e põe equipamentos, sensores etc, em poucos minutos.
Certamente o espaço e todo cabeamento estará lá, é só “tirar a tampinha” e encaixar o bendito IRST.
Acredita-se que no espaço em que seria instalado o IRST está a instrumentação de testes. Afinal esse ainda fará vários testes e não há muito espaço sobrando em outros locais da aeronave.
Mais a primeira só chegará no Brasil em 2.021 ?!
Aquela tela do WAD tem muito reflexo, ler as informações dispostas em um dia ensolarado não deverá ser das coisas mais fáceis, se falássemos em termos de laptops diria que estão usando telas glossy, mas o certo seria utilizar telas matte que não tem todo este reflexo…enfim, sou um civil, não sou engenheiro e não participei do projeto, mas foi esta impressão de muito reflexo que ficou ao ver o vídeo.
Dizem por aí que a Suíça não aceitou o gripen pois o mesmo era “Um F16” só que com um custo bem maior que o verdadeiro F16 americano. Fala -se inclusive que os F18 e Rafale são mais baratos no tocante à manutenção.
É o que se fala por aí….
Onde “É o que se fala por aí…”? Quais são as fontes?
Olá Alberto. Eu imagino que o custo de aquisição de F16 de prateleira seja menor que o do F39 por questão de amortização de investimento e talvez pela maior vantagem financeira dada pelo FMS. Por outro lado, tudo que se lia do F39 antes apontava que sua manutenção e operação seriam mais vantajosas que o ,F16. Tem que descontar a influência do “amerrica First” antes de fechar a conta.
Pessoal, me tira a dúvida. No acordo da compra dos caças da Suécia ficou de ser passado a a tecnologia, com a compra da Embraer essa tecnologia será repassada para os EUA?
Ola Manoel. Talvez o Fernando saiba responder. Eu não consigo pensar em como seria possível separar as parte civil da militar sem inviabilizar o que sobrou.
A princípio não Manoel, a EMBRAER foi dividida e este repasse de conhecimento será para o segmento dela que ficou conosco (militar e jatos executivos), assim espero e pelo menos isto. abração
a embraer foi dividida fisicamente, tudo que é embraer foi para gavião peixoto, tudo que vai ser boeing brasil fica em são jose, agora os engenheiros não são escravos e são livres para ir para onde quiserem, porem os funcionários que foram designados para a area militar e estão na suecia, só posso especular que eles assinaram contratos de responsabilidade e não vão para a boeing, mais é só especulação, a priori eles são livres para ir para onde quiserem.
A Boeing e a Saab já são parceiras no vitorioso programa do caça de treinamento e ataque leve T-X.
Dizem por aí que a Embraer Defesa não vai conseguir sobreviver por muito tempo sem a sua unidade comercial, e que a própria FAB já teria estudos sobre isso… Se isso for verdade seria interessante que essa fosse vendida para a SAAB, pelo menos em parte, acho que eles teriam interesse na compra para não repassar todo o conhecimento do Gripen para a Boeing. E seria uma forma de manter a parte militar e executiva com um parceiro que não engula totalmente o lado brasileiro.
Olá JSilva. Era só olhar no balanço qual era a fatia dos militares e dos jatos regionais. Agora Inês é morta. Há quen sinta orgulho de ser Boeing.
Na minha leitura:
Oficialmente: não existem relações entre a Embraer Mulitar e a “Embraboeing”.
Na realidade: O que sempre acontece: “transferência informal” de informações.
Parabéns a todos envolvidos
Orgulho de ser Brasileiro
A tela tem uma placa fina de plástico ou acrilico, afixada por 4 parafusos de base azulada,, localizados nos 4 extremos da tela. É uma proteção usada nesse período de montagem da aeronave, para evitar riscos e danos. Ampliem a foto e vejam a borda da referida placa na extremidade direita, em contraste com a tela no fundo. Outro comentarista falou em transferência de tecnologia para os EUA……de novo isso!? Por favor, leia. ..se informe!! Outros falam, tb de novo, sobre a camuflagem. …alguém acha que pintura de aeronaves militares é feita para ser bonita? Tem que ser funcional e… Read more »
Tá escrito até naquela tarja amarela que é uma proteção e o lado correto de montagem, kkk…
Exatamente exato!
Hehehehe. …eu nem tinha prestado atenção na faixa amarela….tá lá escrito “display cover WAD”….mais explicativo, impossível!
Bem observado Bardini.
Exatamente!
Perfeito seu comentário Flanker.
É Noix na fita!!!!! kkkkkkkk
Bom dia. O Gripen não é nada sem a integração dos sensores. Alguém conseguiu arrancar qual é o status do radar Raven? Até onde sei ele não está pronto e estão tendo dificuldades de finalizá-lo. Ouvir dizer que os três modelos prontos ainda estão esperando pelo radar.
A camuflagem é a SAAB que “pinta”? A FAB já definiu qual será?
Provavelmente será o mesmo padrão dos F-5.
Pois é… já que os KCtão já estão com aquele padrão horrível. Uma pena!
Todavia, imagino que a pintura deve ser feita antes da montagem final. Portanto, se o bichao continuar nesse tom até lá, há esperanças.
Rosa.
Creio que a FAB consultará nossos “jurados de pintura” antes de decidir. (Meu Deus….de novo? Acho que só perde para o tema Venda da Embraer para a BOEING)
Olá Colegas. Achei engraçado o assento provisório de madeira compensada. Parece os assentos que eu colocava nos meus carrinhos de rolimã. Uma vez eu até coloquei argolinhas de barbante de sisal amarelo para imitar assentos de caças. Tá certo que meus carinhos não andavam nada.. mas eram incrementados.
É o avião mais vigiado do Brasil. BBB do Gripen. Na época dos Mirage 3, vieram uns 12 em cargueiros, alguns técnicos da Dassault montou todos em uma semana, voou todos e entregou as chaves e voltou pra França. Esse aí Tá mais vigiado que o Truman!
Quando o Gripen E/F estiver voando vai ser de longe a aeronave de combate mais moderna da América Latina. No continente só vai perder para o F-35 e F-22.
não acho q perde pra f-35
No continente acredito que ele perca no quesito Super Trunfo para o F-22, F-35 e F-15x.
Também será mais ou menos equivalente ao F-16V e o F/A-18 SH.
Corrigindo; ..Militar…
As marcação deverão seguir o padrão da FAB para o próximo protótipo? Acredito que seria acertado manter o mesmo padrão de pintura porém com marcações brasileiras. Curioso para ver as primeiras fotos.
Em tempo: “As marcações”
O Brasil deveria entrar em parceria com os turcos pra fabricarem seu próprio avião de 5 geração