Turquia exibirá o mock-up do seu caça de 5ª geração no Paris Airshow pela primeira vez
ANKARA — A Turkish Aerospace exibirá pela primeira vez o mock-up do caça turco no International Paris Airshow. A 17ª edição do International Paris Airshow acontecerá no aeroporto de Le Bourget de 17 a 23 de junho de 2019.
A Turkish Aerospace, além do modelo de caça turco, exibirá as plataformas ATAK, ANKA, HÜRJET e GÖKBEY. Além disso, o helicóptero ATAK realizará demonstrações de voo durante o show.
Um importante e histórico desenvolvimento da Turquia será testemunhado em uma das maiores feiras de exposições aeroespaciais do mundo, em Paris. O modelo de um-para-um do Projeto de Caça Turco, iniciado para atender às necessidades da Força Armada Turca, principal contratante da Turkish Aerospace, será exibido ao público pela primeira vez em Paris.
Assim, a Turquia demonstrará mais uma vez a sua infraestrutura, tecnologias e capacidades para produzir aviões a jato de 5ª geração, o que é considerado inestimável para uma potência líder como os EUA, Rússia e China.
De acordo com os principais objetivos da indústria aeroespacial turca, aumentando o projeto, a produção e a certificação da aeronave a jato, todos os recursos nacionais e nacionais serão acionados.
Em relação ao primeiro showcase do Caça Turco, o Presidente e CEO da Turkish Aerospace Prof. Temel Kotil disse:
“Nós tocamos o projeto mais importante da Turquia, que conduzimos o orgulho, para o ponto mais alto. Faremos o que poucos países do mundo fazem. Pela primeira vez, exibiremos o caça turco em Paris para mostrar nossas capacidades. Assim, a Turquia demonstra que não há diferença em relação a outros países do ponto de vista da infraestrutura tecnológica.
“Como Turkish Aerospace, aspiramos a cumprir as primeiras conquistas da Turquia de maneira disciplinada e concentrada. Para realizar as metas mencionadas, continuaremos a expandir nossa empresa e a construir nosso exército de engenheiros. Estou à espera de todos os nossos engenheiros qualificados que dizem “seja minha parte também para o meu país”. A Turkish Aerospace abriu suas portas para você. Aguardamos com expectativa a sua determinação, paciência e trabalho ”.
A Turkish Aerospace, classificada entre as cem melhores empresas globais na indústria aeroespacial e de defesa, é o centro de tecnologia em projeto, desenvolvimento, modernização, fabricação e suporte de ciclo de vida de sistemas aeroespaciais integrados, desde plataformas fixas e rotativas a sistemas UAV e sistemas espaciais e é uma das maiores e mais importantes empresas de defesa e aeroespaciais da Turquia.
FONTE: Turkish Aerospace
Grande notícia!.
Isso mostra também que esta tecnologia está acessível a qualquer País que tenha alguns recursos e disposição para levar o projeto adiante.
Em algum lugar, os chineses riram com seu tormento ao criar o motor do J-20.
Evgeniy (RF),
.
A melhor resposta de todas! Parabéns!
.
Sds
O mesmo se aplica ao desenvolvimento de motores.
Recursos e determinação em fazer.
Não há muitos mistérios.
Você ñ tem noção do que é criar um monocristal em super liga de níquel.
Talvez o amigo ainda não tenha se dado conta de que nesse mundo a propaganda industrial e a projeção de valores é uma arte. Quando uma empresa ou país anuncia que tem “tecnologia” ou “recursos” para desenvolver determinado produto, ela está apenas anunciando uma ideia e sondando o mercado em busca de parceiros, financiamentos, sócios, fornecedores, mercados simpáticos (ou não) ao produto, prováveis clientes e até mesmo eventuais sabotadores, críticos e inimigos. É como o caçador no meio do mato que dá um assovio para ver de que lado a onça ruge. Portanto, um release solene desses tem a mesma… Read more »
No mundo das suposições que vc trouxe ao debate, tudo é possível.
Portanto, pode ser que sim ou pode ser que não.
Mas em seu mundo de fantasias você transforma projeções e suposições em feitos consolidados. É a única forma de você sustentar sua birra frente à realidade que teima em não corresponder as suas expectativas.
Concordo consigo turquia procura parceiros com este projecto assim como a russia procura com su 57 e Japão com f 3 e ainda o j 31 chinês . Nenhum deles tem se safado com estes projectos cada um por diferentes motivos.
O Japão tem qualidade de tecnologia mas não tem fundos suficientes .assim como a europa e os seus stealth viruais e maquete. Falta money.
Japoneses e europeus não tem dinheiro, mas a Turquia tem hahahahha
É cada uma…
A russia e china não têm qualidade de motores e fuselagem ou tinta stealth. Assim como o irão.
Singapura e turquia não têm fundos ou tecnologia por isso precisam de parceiros. Comerciais.
Portanto meus amigos vendas de sucesso 5 geração só o f 35.e mesmo assim com muitos problemas tecnicos.
Ficou louco camarada! O SU 57 é uma realidade.
Vá a feira de Paris que verás. Os EUA é que fracassaram com essa coisa amorfa chamada
F-35 que, além de pessima qualidade e defeitos,
custa uma fortuna.
Verdade , a propaganda é tudo… vide o que aquele sueco estúpido disse que o gripen é matador de sukois… mais arte que juízo.
Não fui um sueco “estúpido” quem afirmou isso, foi a própria Saab. O que o militar sueco fez foi apenas repetir o que o fabricante já havia divulgado em um vídeo promocional. Você pode não gostar, mas o Gripen foi mesmo projetado para matar Sukhois. Se ele seria capaz disso ou não, só um guerra poderia revelar
Parabéns, excelente sua percepção e capacidade analítica.
Opa! “Tá serto”. O desenho ficou lindo. Falta apenas desenvolver o motor, aviônica, radar, mísseis, cobertura stealth (que até os EUA tem problemas), software e mais uns ‘detalhezinhos’ e tudo certo. A China, que tem um saco sem fundo de recursos financeiros está apanhando, a Rússia, tradicionalíssima na área aeroespacial idem, mas basta “…que tenha alguns recursos e disposição …”
Nada disso é problema para os turcos: eles estão fazendo workshop de Massinha I com os iranianos, e logo estarão aptos a passar para a Pré-Escola II, quando cursarão Massinha Avançada.
O mock up vai fazer muito sucesso na Feira de Ciências da escola.
Contanto que os professores não sejam da Lockheed …….
F-22 te manda lembranças..
Lenda urbana.
Ninguém sabe, ninguém viu.
Acho que você não sabe é nada sobre a indústria turca. Mais da metade de um pavilhão na LAAD eram deles. Fabricam de tudo e contrataram a BAE para ajudar no projeto do 5a geração. Os primeiros terão motor americano ou europeu (mais provável), mas depois querem desenvolver. Procure pelo tanque Altay, corvetas Milgem, UAVs grandes e misseis ar ar autóctones.
Marcelo, então diga aí, já que você sabe tudo sobre indústria bélica turca: qual a estimativa do primeiro voo desse projeto de caça de quinta geração turco?
E o dinheiro, virá de onde? Arábia Saudita?
Os otomanos já possuem uma indústria de defesa respeitável (Pesquise e verá o número de produtos reais de altíssima tecnologia que já desenvolveram, com empresas sérias). É uma falta de noção enorme compará-los com os persas, que todos sabemos, pouco fazem além de criar maquetes e ressuscitar a linha de produção do F-5…
Fewoz, no que concerne a caças de quinta geração, nem a Turquia, nem o Irã têm condições de desenvolver projetos autóctones. Precisariam de muita cooperação (de quem?), de muito dinheiro (Arábia Saudita? Pouco provável, não?) e de muito tempo.
E turcos não são otomanos.
Olá, pangloss. Nesse caso, eu não estava falando do suposto caça, mas de outros produtos deles. Saudações. Sobre o otomanos… Hmm, fica pra próxima.
Sim, Fewoz, o amadurecimento da indústria turca permitirá que eles dominem, progressivamente, etapas cada vez mais complexas do desenvolvimento e fabricação de equipamentos. Mas o momento em que eles conceberão, produzirão e operarão um caça de quinta geração de projeto autóctone está muito distante, se é que algum país ainda o fará sem muita cooperação de outros interessados.
Serto?
Está entre aspas. ou seja, ironia.
Inspirado no vizinho, Qaer
Kkkkkk
É isso aí, hoje quem tem Photoshop tem tudo na vida.
Dúvida: eu posso votar negativo duas vezes neste post? rsrsr
Vc sabe o que é um mock-up ?
Até minha filha de 18 anos consegue fazer um F-35 com 2 motores, como o da foto !
E significa que não projetaram nem um parafuso ainda.
Eles entraram na onda do F-35 exatamente pra aprender… E até na do S-400 !
Não viraram vermelhinhos nao, caro Antonio.
Fazer engenharia reversa de tecnologia militar é muito difícil..não adianta copiar cada “parafuso” se não fazem a mínima ideia da liga metálica usada..chinese aprenderam isso tentando clonar motores dos caças russos.
Quê tecnologia ? É Mock Up
Mofou ?
Acessível onde se é apenas uma mock up de uma aeronave que vai usar componentes de diversos países e talvez não fique pronta nunca?
Mais fácil fazer uma nuke que um turbofan decente.
Sem dúvida, India, China e Coreia do Norte que o digam
Turquia criou um protótipo do F35 com duas turbinas…..
Bem isso, pela ilustração!
Eu acho que é o TAI TF-X…
Nada disso, não é um projeto de f-35 com dois motores, é um projeto em conjunto com a Saab se não me engano
se for com a Saab vai demorar uns 20 anos para o 1º protótipo kkk
Esse desenho foi feito com a SAAB que ofereceu três desenhos para a Turquia, na visita do Erdogan a Suécia foi assinado um acordo de associação entre SAAB e TAI, ambas iriam colaborar no desenho do próximo caça de 5 geração turco, o TF-X. Três desenhos foram feitos, um delta mono turbina, muito parecido com o fs2020, que muitos aqui no site elogiam, um mono sem ter asa em delta e um bi turbina, que foi o escolhido. Depois a TAI e a Bae se associaram para esta ultima usar a sua experiência em tecnologias de 5 geração para tocar… Read more »
Certeza que essa notícia não é do Irã?
Dentro em breve.
Afinal, já foi tempo que essa tecnologia era um ‘bicho de sete cabeças’.
Pelo menos os Turcos tem experiência nesse tipo de projeto já que participaram de um ate pouco tempo.
O pior que é verdade…
Mesmo que em pequena escala…
Pegue um F-35, coloque duas turbinas (talvez as do Gripen ou do F-18), faça duas asas na base da régua e esquadro e pronto! Para consumo interno do “Lula Turco” serve, mas não passa disso.
Dizem que esses projetos estão rolando solto no Telegram.
kkkkkkkkkkk
Sabe quando voará?
kkk
A Turquia tem sucessos bastante tangíveis no desenvolvimento do complexo militar-industrial.
Com ajuda externa, os turcos podem receber, em 15 anos, sua própria aeronave de 5ª geração.
Não está claro o que é engraçado.
O pior que é verdade.
Têm o helicóptero atak.
Fazem tanques de guerra.
Assim como nós tínhamos a terceira maior fabricante de aviões do mundo, qualquer país com interesse e dedicação pode conseguir desenvolver muitas coisas.
E eles encomendaram uns 100 F 35. Não lembro de nenhum outro país estrangeiro ter encomendado tantos F 35.
Não sei de onde tiram tanto dinheiro.
É outro país que Trump terá que passar o rodo.
Lembrar que ate pouco tempo atrás a Turquia, participava de forma extensa do programa F-35. Resumo, tem experiência pois tiveram contato direto com um caça. Largam na frente de chineses e Russos que tiveram que sair do zero.
A Turquia tem uma industria aeronautica e de defesa bem estabelecida, participaram e tiveram contado com projeto de 5° geração e tem se não estou enganado a 3 ou 4 maior e mais moderna forças armadas da OTAN. Se tem aguem que pide tentar um projeto desses são eles.
Eu acho que na Europa a França é o país mais preparada.
Turquia: – Ô Lockheed, me empresta seu trabalho pra eu copiar?
Lockheed Martin: – Ok Turquia, só não faz igual.
Turquia: – Pode deixar!
kkkkkkkk
Turquia: Só se for agora!!!!!!!!
O FC-31 chines também lembra bastante o F-22.
Mockup por mockup, pelo menos esse turco ficou mais
crível´´ que aquela bizarrice do Qaher iraniano.
E se construírem vai ser melhor que aquela copia bizarra chinesa …
Depois do sucesso que os ingleses fizeram com o mock-up do Tempest, todos vão fazer o seu.
A Rússia já está há quantos anos apanhando no desenvolvimento de um caça de 5° geração? 10? 15? E a China?
Provavelmente o mesmo tempo que o F-35 esta levando para deixar de ser um projeto inacabado com mais de 400 unidades prontas para serem concertadas!
rsrsrsrs comece conSertando o seu erro da escrita rsrsrsrsr
Celso
Valeu a dica!!!!! Espero que a L.M também comece em algum momento consertar o F-35 pois a quantidade de problemas é enorme!
Hum os f 35 podem ter problemas mas existem às centenas rainha de hangares ou não f 35 é um sucesso.
Engraçado que todos os países falar de caça de quinta geração mas como mesmo desenho aerodinâmico do F-22
E do F-35
Mais um caça de 5º geração que lembra o F-22.
Limitação tecnológica, faz com q todos os modelos de uma certa máquina tenham semelhanças.
Como todos os carros de Fórmula 1 também são parecidos, todos os smartphones são parecidos e assim por diante.
A ciência é igual para todos e não há muito o que inventar.
Simples assim.
A pergunta que não quer calar, da onde vai vir a turbina desse avião? China? acredito que nem a Rússia queira vender turbina para esse avião já que eles querem vender o SU57 depois que índia pulou fora, EUA, UK, Fra, Jap jamais venderiam turbinas para esse avião. Se a Turquia não estivesse se tornando uma ditadura muçulmana seria muito bom produzir junto com a Turquia esse avião, depois de os custos com SubNuc tiveram mais amortizados devíamos tentar fazer junto com um parceiro um caça. Vejo a Suécia como a parceira ideal.
Mas quem iria fornecer o motor? (O motor do Gripen é americano!)
Estamos falando d Turquia, país muçulmano que está tendo sérios problemas diplomáticos e militares com EUA…………queira saber que diabos o Gripen tem haver com a Briga da Turquia com os EUA?
Somos todos irã
“Inclua-me fora” dessa!!
Mockup lindo. Agora na vida real a machete deveria ser: “Turquia anuncia o desenvolvimento do seu 5º caça de primeira geração.”
É tanto “projeto” de caça de quinta geração que logo os desenhos virão em sacos de salgadinho
F 35 é único com chances porque quando os outros começarem em 2030 os americanos terão 6 geração fxx .para usaf e us navy.
Quando estamos muito à frente na corrida é difícil para os outros.
Desde o sr 71 blackbird até o u 2 ou f 117 nigthawk ou b 2 spirit ,f 22 raptor , f 35 jsf nem falo em drones stealth mq 25 stingray ou misseis de cruzeiro como agm 158 .
Como concorrer com alguém com stealth desde os anos 50 .até os dias de hoje e pra além de 2040. É impossível ser ultrapasado pelo menos no Stealth.
Outra coisa america tem drones em marte e a india também, mas a china e russia não têm.
Mais os americanos tem gmd e sm 3 unicas defesas bmd contra mísseis intercontinentais do mundo.
A Rússia tem nudol 135 e 235 com altitude de 100 kilometros e 200 kilometros e alcance semelhante. Que só defende de misseis scud.
Os americanos têm thaad e israel arrow que fazem o mesmo e são melhores e mais avançados.
Caramba cara, não dá para escrever isso tudo em um comentário só não? Está respondendo a vc mesmo….
Ele ta com soluços
O Brasil terá em breve o Gripen que é quase um caça de 5ª geração pequeno, super manobrável, muito veloz, armamento estado da ar com aviônica avançada e baixa assinatura de radar e se por acaso a FAB prosseguiu com aqueta tal tinta furtiva para aplicar no caça vai melhorar mais ainda suas qualidades.
Sim, a FAB e o ITA já desenvolveram o tinta RAM. Nos testes ficou validado a diminuição na refletividade radar em no mínimo 15 %, agora somando isso a uma aeronave que já tem um RCS de 0,01 m°… Já disse e repito, Gripen E/F melhor escolha!
esse RCS é sem ou com mísseis nos hard points?
Será que os americanos venderiam alguma turbina, equipamentos eletrônicos e etc, já que a Turquia é membro da OTAN? Ou será isso apenas algo pra pressionar a liberação dos F-35?
Membro da OTAN?
Trump não quer ajudar nem os outros mais”confiáveis”, imagine a Turquia…
Posso copiar seu dever?
Pode,mas,muda um pouco…
Olha aí?!!!
Um corpinho repaginado do forevis 5!!!!
Somente brincadeira, parabéns realmente a Turquia pela ousadia!!! E a coragem!!!!
Impressionante a evolução da industria de defesa da Turquia nas últimas décadas. Mesmo sendo um membro da OTAN não fica totalmente dependente dos seus “aliados” ocidentais, pois sabe que em diversos temas é divergente, principalmente Curdos e Oriente Médio.Um belo exemplo a ser seguido.
Boa! Haja dinheiro para armas que o resto não interessa!
Ainda ando à procura da chamada civilização que supostamente habita na terra, só vejo é os “Barbaros” a mandarem por cá! ?
Já que é um mock-up, por que a modéstia? Faz logo um foguete para levar pessoas a Marte. É muito mais fácil. Quase um tubo pontudo…
Não sei bem quanto ao caça. Mas me indago com algumas opiniões do grupo, que o EUA está tendo trabalho com a tecnologia Steath, não é novidade pra ninguém. Mas se uma outra nação, que não seja uma potência européia ou um tigre asiático, resolve investir num projeto mais audacioso, alguns especialistas de plantão mete a mão em cima. Mas os mesmo especialistas, sonham com projetos estrondosos de fabricação nacional, seguindo o mesmo raciocínio devemos ser chacota lá fora com anúncios de certos produtos! ( Minha indagação não é pela a matéria em si)
Nunca fizeram nem um “teco teco” se quer e agora vem com um de quinta!?!
Ponham a mão na consciência!
Todo mundo com mania de fazer Mock-Up de caça de 5° geração … Turquia, Irã, Coreia do Norte, SAAB, Coreia do Sul, Singapura .
Prevejo argentinos apresentando seu Mock-Up do incrível “Pucará Stealth” e tão logo nós poderemos mostrar nosso incrível “Harpia” em um lindo Mock-Up . e no Paris Air Show de 2022 até Uganda, Tanzânia, Laos e Mongólia vão poder apresentar seus Mock-Up e eu também vou apresentar o meu AMMP “Aeronave Multi Missão Piracicabana” juntamente com o mock-up do míssil “Nhoquin I” .
FORTE ABRAÇO !!!
Fica a torcida para que o mock-up Turco seja mais bonito do que os do Irã.
to ansioso pra ver qual o melhor esse Turco ou ou do Irã
https://estrategiaglobal.blog.br/2017/04/ira-realiza-roll-seu-caca-qaher-313-com-video.html
🙂
Interessante a capacidade aeroespacial da Turquia, a qual, com um PIB de um terço do PIB do Brasil, consegue fazer tanto para sua Defesa.
Nada como uma instabilidade geopolitica para que a sociedade de valor à sua propria existencia…
Eu notei que o comprimento da fuselagem é muito maior que a envergadura…
Será que e para aproveitar o fator “Supercruise” maior que o F-35?????
Vamos esperar para ver….