F-35
Caças F-35

WASHINGTON – O site americano Defense News publicou hoje uma série de reportagens informando que nos últimos anos, os líderes do Departamento de Defesa dos Estados Unidos deixaram de citar problemas técnicos como a maior preocupação do programa F-35 e lamentando as despesas de compra e manutenção da aeronave.

Mas a realidade pode ser pior. De acordo com documentos obtidos exclusivamente pelo Defense News, o F-35 continua a ser marcado por falhas e defeitos que, se não forem corrigidos, podem criar riscos para a segurança dos pilotos e questionar a capacidade do caça de atingir partes importantes de sua missão:

Pilotos de F-35B e F-35C, obrigados a observar limitações na velocidade do ar para evitar danos à estrutura do F-35 ou ao revestimento furtivo. Picos de pressão no cockpit que causam dor “excruciante” e sinusite. Problemas com o monitor montado no capacete e a câmera de visão noturna que contribuem para a dificuldade de aterrissar o F-35C em um porta-aviões.

Estes são alguns dos problemas com o jato que os documentos descrevem como deficiências de categoria 1 – a designação dada a grandes falhas que afetam a segurança ou a eficácia da missão.

Todos, com exceção de alguns desses problemas, escaparam ao escrutínio intenso do Congresso e da mídia. Alguns outros foram brevemente mencionados em relatórios de grupos de fiscalização do governo.

Mas a maioria desses problemas não foi divulgada publicamente, expondo a falta de transparência sobre as limitações do sistema de armas mais caro e de alto perfil do Departamento de Defesa.

Esses problemas afetam muito mais operadores do que a base de clientes da Força Aérea, do Corpo de Fuzileiros Navais e da Marinha dos EUA. Onze países – Austrália, Bélgica, Dinamarca, Itália, Israel, Holanda, Noruega, Japão, Coreia do Sul, Turquia e Reino Unido – escolheram a aeronave como seu futuro caça, e nove nações parceiras contribuíram com fundos para a desenvolvimento do F-35.

Em conjunto, esses documentos fornecem evidências de que o programa F-35 ainda está enfrentando sérios problemas técnicos, mesmo quando se encontra em um momento-chave de transição.

E o relógio está avançando. Até o final de 2019, os líderes do Departamento de Defesa devem tomar uma decisão crítica sobre a possibilidade de fechar a porta no estágio de desenvolvimento do F-35 e seguir em frente com uma produção de cadência total. Durante este período, a cadência de produção anual vai disparar dos 91 jatos fabricados pela Lockheed Martin em 2018 para mais de 160 em 2023.

De um modo geral, a política do departamento exige que todas as deficiências sejam solucionadas antes do início da produção com cadência total. Isso significa reduzir os dispendiosos retrofits necessários para trazer os aviões existentes ao padrão.

Um F-35C Lightning II do Strike Fighter Squadron (VFA) 147 se aproxima do USS Abraham Lincoln (CVN 72) para pouso
Um F-35C Lightning II do Strike Fighter Squadron (VFA) 147 se aproxima do USS Abraham Lincoln (CVN 72) para pouso

As 13 deficiências incluem:

  • No sistema de logística do F-35 (ALIS) atualmente não tem como os operadores estrangeiros do F-35 impedirem que seus dados secretos sejam enviados para os Estados Unidos.
  • O inventário de peças sobressalentes mostrado pelo sistema de logística do F-35 nem sempre reflete a realidade, causando cancelamentos ocasionais de missões.
  • Picos de pressão de cabine no cockpit do F-35 são conhecidos por causar barotrauma, a palavra dada ao ouvido extremo e dor sinusal.
  • Em condições muito frias – definidas como ou próximas de 30 graus Fahrenheit – o F-35 erroneamente relatará que uma de suas baterias falhou, às vezes levando as missões a serem abortadas.
  • Voo supersônico acima de Mach 1.2 pode causar danos estruturais e formação de bolhas no revestimento furtivo do F-35B e F-35C.
  • Depois de fazer certas manobras, os pilotos F-35B e F-35C nem sempre conseguem controlar completamente o pitch, roll e yaw da aeronave.
  • Se o F-35A e o F-35B estourarem um pneu durante o pouso, o impacto também poderá romper ambas as linhas hidráulicas e representar um risco de perda de aeronave.
  • Um “brilho verde” às vezes aparece no visor montado no capacete, lavando as imagens no capacete e dificultando a aterrissagem do F-35C em um porta-aviões.
  • Nas noites com pouca luz das estrelas, a câmera de visão noturna às vezes exibe estrias verdes que tornam difícil para todas as variantes ver o horizonte ou pousar em navios.
  • O modo de busca marítima do radar do F-35 apenas ilumina uma pequena faixa da superfície do mar.
  • Quando o F-35B aterrissa verticalmente em dias muito quentes, motores mais antigos podem ser incapazes de produzir o empuxo necessário para manter o jato no ar, resultando em uma aterrissagem dura.

O Pentágono identificou quatro deficiências adicionais da categoria 1 desde o início dos testes operacionais em dezembro de 2018, principalmente centradas em interfaces de armas, disse Winter.

“Elas não são catastróficas. Se elas fossem, teriam que parar o teste. Não há nada assim”, disse ele. “Elas serão correções diretas de software. Nós só precisamos implementá-las”.

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