Dentre as missões a serem executadas, destaca-se o Apoio Aéreo Aproximado

Os Esquadrões do 3º Grupo de Aviação – Escorpião (1º/3º GAV), Grifo (2º/3º GAV) e Flecha (3º/3º GAV), que operam aeronaves A-29 Super Tucano, participam, de 31 de maio a 14 de junho, do Exercício Internacional Green Flag West, na Base Aérea de Nellis, em Nevada, nos Estados Unidos.

Sediado nas instalações do 549th Combat Training Squadron, unidade responsável pela organização do Exercício, o 3º Grupo de Aviação cumprirá uma dinâmica rotina de treinamentos envolvendo operações ar-solo em um cenário tático, simulando conflitos regulares e irregulares, em ambiente de deserto.

Dentre as missões a serem executadas, destaca-se o Apoio Aéreo Aproximado (ApAA) que dará suporte às Forças do Exército Americano próximas ao centro de treinamento de Fort Irwin na Califórnia.

Além dos pilotos do 3º Grupo de Aviação, também participam do treinamento militares do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), conhecido como PARA-SAR, que executarão missões de Guiamento Aéreo Avançado (GAA) em suporte ao Exército Americano.

Segundo os participantes, o exercício é extremamente importante para o preparo e atualização doutrinária da Força Aérea Brasileira, por meio do intercâmbio operacional e da troca de experiências com a Força Aérea dos Estados Unidos, para atualizar táticas, técnicas e procedimentos, bem como a doutrina em missões de ar-solo conjuntas.

Uma aeronave C-130 Hércules apoia a missão transportando material de apoio e equipes de manutenção. Além disso, um avião C-99 também foi utilizado para transportar pilotos e equipe de suporte até Nevada.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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ivo

Não disseram quantos tucanos foram.

DOUGLAS TARGINO

Provavelmente seis unidades.

Rodrigo Maçolla

Me parece pela foto que são 4 Super Tucanos ,

Nilo Rodarte

Olha o sorrisão da galera. Não é pra menos. Uma oportunidade e tanto!

Walfrido Strobel

Felizes pela oportunidade de ganhar umas diárias em dolar…não se iluda.

Jorge alberto

E tu com inveja…

Lastimo q nao tenhas tido a capacidade de se tornar piloto….

Walfrido Strobel

Eu tambem lamento ter ficado no T-23 no terceiro ano da AFA, diárias em dolar são sempre bem vindas.

Nilton L Junior

Eu acho que não é pecado juntar as duas coisas, as diárias e a participação.

Walfrido Strobel

Com certeza, juntar o útil ao agradável.

Caçador Cometa

Eu acho que estão trabalhando, e devem receber para trabalhar. Se estão tendo custos em dolares para fazer esse trabalho, por que não receber em dolar?

Marcos

O custo quem paga é as forças armadas. Querem receber em dólares ainda? Eita bando de parasitas do Estado

Douglas Rodrigues

Mas que gente esperta!
Os caras vão se alimentar e se hospedar em local que cobra em dólares, não em reais! Ou acham que o comércio de lá iria aceitar nossa moeda com a desvalorização que tá? Aliás, quanto é essa diária? Acredito que a soma das diárias sairá por muito menos do que aquele buffet do STF, sem contar os ganhos em experiência que os militares terão…

Luiz Alberto

Quanta inveja , que dor de cotovelo hein

2Hard4U

Comentariozinho ridículo!!!

Heinz Guderian

Mais do que merecido, estudaram muito para estarem ai, muito mais que você pode ter certeza disso.

Roberto Medeiros

Prefiro ver os pilotos militares do meu país ganhando diária em dólar por estarem executando uma missão externa, para a qual se prepararam e estudaram arduamente, desde a adolescência, do q ver um ascensorista do congresso ganhar igual a um oficial superior das forças armadas…

Carlos Alberto Soares

Diárias em Real, faria diferença ? Pagam gastos no exterior com o quê ? Vale refeição ?

Kobauca

E nesta hora que a nós sentimos vontade de responder com um palavrão!! Perdeu a oportunidade de ficar calado!!!

Merlin

Vamos com calma Walfrido.
Também sou defensor do corte de mordomias dentro das FA’s, mas isto foi um exercício e não uma viagem de estudo ou qualquer outra atividade.
E outra, ser piloto é uma das áreas mais concorridas, exigindo muito conhecimento e experiência. Principalmente para ser chamado em exercícios de intercâmbio.
Se eu já fique feliz pelos caras, imagina os próprios!
Felicidade genuína.

Rinaldo Nery

As diárias em dólares estão previstas para TODOS os funcionários públicos, CIVIS e militares, quando em missão oficial no exterior. Há uma legislação para isso, com uma tabela de valores da diária para cada País. Não há nada de mordomia. A diária existe para o pagamento de hospedagem e alimentação. Ou acham que a USAF não cobra?

Merlin

Rinaldo. Meu texto deixa claro que não é esta mordomia que estou comentando.
Referente as diárias, é um direito que nem sempre é conseguindo no meio CIVIL, mas ainda sim é um direito previso.
E sim, existem mordomias, tanto nos 3 poderes quanto no meio militar que deveriam ser reavaliados porque são justificáveis apenas para os que os usufruem.

Rinaldo Nery

Patrão, diária é direito. Se o paisano não recebe entra na justiça.

Bille

Amigo, se a diária não vinha, o civil nem sai de casa. Já vi isso muitas vezes. Os militares, principalmente dentro do Braziu, muitas vezes vão pra missão com a promessa de receber dali a 3/4 meses. E aí depois de decorrido o tempo, pode virar representação, o famigerado “comissionamento” ou coisa parecida. A PF nem se mexe sem diária na conta. Vide qualquer operação aí.

BSP

as vezes a OS nem foi aprovada ainda mais o MCI tem q ser sanado, cansei de ir em missão em fim de mês e a OS na DA, e ninguém reclama não.

Fernando Vieira

Se parar pra pensar, os exercícios são em Nevada, sempre é possível aumentar essa diária em dólar dando uma passada por Vegas (ou perder tudo e pedir carona de volta)

Ricardo Pinto

Povo preocupado com diária ? Quero saber o que estamos passando a USAF sobre o uso do ST, o que estamos absorvendo do exercício e como estamos neste ToT, estamos indo bem, estamos enfrentando dificuldades, tudo que esta sendo absorvido la pode ser usado aqui ? O que os Gringos estão achando do ST e da forma que o operamos… Diaria é o de menos…

MSB

O Super Tucano cada dia mais presente no cotidiano da USAF !!

Justiceiro

Como alvo?

Pablo

Justiceiro
Engraçado que os americanos tem um grande interesse nesses “alvos” que tu fala.

francisco Farias

Os USA doutrinando os vassalos para servirem de bucha de canhão em uma possível guerra contra a China ou Russia.
Os caras, que já são bitolados, voltam de um “treinamento” desses totalmente alienados. É lavagem cerebral pura.

Santiago

Foram 06 anv ST mais um C-99 e um Hércules C-130 para treinarem CAS ( Close Air Suport) .

Justiceiro

Na 2a. Guerra, parece que foi este mesmo cenário.

Roberto Medeiros

Comparar um A29 a qualquer caça da 2a GM, é algo meio impossível…
Enquanto q a eletrônica embarcada no A29 é algo no Estado da arte, o máximo q vc vai encontrar em alguns aviões da 2a GM é radar valvulado…

GFC_RJ

Po… Comentário do cara é muito G1!
Em qualquer teatro da 2aGG, uma esquadrilha de A29 iria passar o carro! Dá nem pra discutir isso.

Leandro Costa

Só que não. Eu concordo com o Roberto Medeiros quando ele diz que comparar aeronaves da Segunda Guerra Mundial com um Super Tucano é uma comparação infeliz. O Super Tucano foi projetado para outra era, outras necessidades e teatros operacionais totalmente diferente. Portanto os requisitos de performance do Super Tucano são totalmente diferentes daqueles da Segunda Guerra Mundial. Ele não é uma aeronave de combate principal, não foi feito com isso em mente. É uma aeronave COIN, CAS em áreas com pouca ou nenhuma contestação e ele cumpre seu trabalho de maneira exemplar. Mas se formos comparar a performance dele… Read more »

Rui Chapéu

Esses Super Tucano foram modificados ou foram pelados em comparação ao ST que a Blackwater opera?

E agora me surgiu uma dúvida…. o ST que estava no programa LAS era aquele incrementado ou era igual ao que a FAB opera?

Victor Filipe

Era o Super tucano “supra sumo” o melhor que tinha.

Thiago Mibach

Boa tarde Rui!
A configuração é a normal da FAB, mas sei que a FAB apesar de possuir vários equipamentos para o ST não costuma usá-los no dia a dia… Acho que vamos ter que esperar fotos do exercício em si pra termos uma noção maior…
O ST do programa LAS, que caiu, era um de propriedade da Embraer, diferente do da Black Walter… Esse da BW se não me falha a memória está a serviço de uma dessas empresas de “Red Air”…
Abraço

Walfrido Strobel

O que era da BlackWater está com a Nevada.

Ramon Grigio

Também tenho essa dúvida. Possuem pelo menos os básicos RWR e Chaff/Flare?

Walfrido Strobel

O que era da BlackWater era similar aos da FAB com armamento retirado para poder receber matrícula N314TG civil da FAA nos EUA. Nunca teve nada de especial ou era superior aos nossos em nada. Quando estava a venda poderia ser comprado por qualquer um com dinheiro nos EUA, pois era uma aeronave experiemental com registro civil da FAA, como qualquer outro avião militar registrado cono experiemental civil na FAA sem capacidade operacional.

Mauro

Nas fotos desse avião sempre está instalada as duas .50 e aquela bolota debaixo do nariz cheia de lentes… não deve ser 100% civil não, ou seja, qualquer coisa que colocar nele ele joga em cima da cabeça de alguém.

Rinaldo Nery

Bolota = FLIR Star Safire

Farroupilha

“aquela bolota”, aquela verruga, aquele penduricalho no tucanão…kkkkk… é cada uma!

Antunes 1980

Nona economia do mundo deveria enviar caças de geração 4++. Não turbo-hélices.

LucianoSR71

O fato é que a maior potencia militar do mundo está interessada em adquirir essa mesma aeronave, então o que dizer?

DOUGLAS TARGINO

Verdade, e digo mais, eles vão comprar caro Luciano. Porém veja o que eles tem de F16, F15, F22, 235, F18, A-10 e veja o que temos? Enfim compramos 36 unidades de aviões bons e novos, mas olha o que temos e veja o que precisaríamos ter! (não podemos comparar os EUA, com o Brasil), mas o Antunes falou o que eu também sinto: RAIVA de ver o país como Brasil, e eu ainda como brasileiro, vendo nossas forças armadas uma defasagem gigantesca!

Antunes 1980

Vale ressaltar para uma ação bem específica.
Cenário de baixa intensidade.
Jamais para ser a primeira linha de defesa ou mesmo de ataque.
Aqui se os poucos F-5 ou A-1 tiveram problemas, é o turboélice que irá pra linha de frente.

DOUGLAS TARGINO

Os tucanos são aeronaves para ataque a solo ou contra aeronaves pequenas e de baixa velocidade. Os EUA os querem comprar, é para ataque a solo apenas e jamais para ser uma aeronave de superioridade aérea. Eles querem deixar aviões como A-10 de lado, tendo em vista que ele é um caçador de blindado e bombardeiro e sua hora de voo e manutenção é bem maior que o super tucano. Vale salientar que o A-10 foi construído para caçar tanques e ser um bombardeiro (hoje essa necessidade de uma aeronave caçador de tanques não é mais tão necessária, como era… Read more »

LucianoSR71

Amigo, seu raciocínio soou muito simplista, por isso coloquei que os EUA também querem ter aeronaves como essas. Não é por ter bomba atômica que se pode prescindir de granadas ou fuzis. Apesar de todos nós desejarmos que a FAB fosse muito melhor equipada, não é demérito enviar uma excelente aeronave de nosso inventário, ainda mais sendo esta projetada e construida no Brasil, mesmo que seja um turboélice, um fato não invalida o outro.
Abs.

Capoeira

Sim, por isso a FAB foi convidada juntamente com o ST. Aqui teremos um cenário real onde a aeronave demonstrará suas capacidades próximas do que os EUA querem. Nada mais correto em ver em ação aquele que fará parte do seu inventário.

Justiceiro

E acabar como mosquitos e, fornecer a primeira contagem de baixas. Deus nos proteja!

Marcos Cooper

Se vc não pode fazer um comentário que acrescente algo, faça-nos um favor: fica quietinho!

Pampapoker

Isso Chama se propaganda para americano conhecer a aeronave

Pablo

Cada aeronave é projetada para uma missão específica, então não fale bobagens!

Diogo

O ST cumpre com maestria a missão para a qual foi projetado, um dos melhores do mundo se não o melhor na sua categoria. É cada coisa que escrevem….

Rinaldo Nery

O exercício É para esse tipo de aeronave.

Walfrido Strobel

Quanto ao ST matrícula N314TG que era da BlachWater, eles perderam o interesse e venderam, ficou um tempo com uma empresa de leasing e no final a Sierra Nevada comprou.
. https://pt.flightaware.com/resources/registration/N314TG

Walfrido Strobel

Eu imagino que a SN tenha comprado o ST para que não caisse na mão de um concorrente que o pudesse testar a fundo e desmontar para fazer engenharia reversa.

Mauro

Ei Ti Tueni Naine Super Toucanou….

Lcesar

Ótima oportunidade de intercâmbio ao 3 GAV. Só penso que, ao invés do C-130 como apoio, deveria ser enviado um KC – 390.
Sei que ainda não está operacional na FAB, mas não perderia a oportunidade de demonstrar sua capacidade na gringolândia.

GFC_RJ

O C-130 não fará parte dos exercícios. Fará apenas carga.

Coutinho

Pensei a mesma coisa. Enviar o KC-390 seria uma otima oportunidade de mostrar a aeronave aos gringos. Uma boa chance de fazer propaganda. Pena que não está em operação.

FighterBR

Como se tivesse KC-390 para isso…

Justiceiro

Com todo respeito, mas a nossa FAB, participando com os “tucaninhos”, servimos como obstáculos ou alvos pra treinamento da força estrangeira. Fico com dó e envergonhado com os nossos meios. Tudo, graças a esse infame Partido dos Trabalhadores.

Vovozao

03/06/19 – segunda-feira, btarde, justiceiro, até entendo sua raiva contra o partido dos trabalhadores, mas diga aí, quantas vezes você citou no PT (Lula/Dilma), e hoje diz que não votou; então como foram eleitos?? Outra coisa muita coisa que temos hoje nas FA, devemos ao PT, vejamos estudos do KC, começaram de um projeto apresentado pelo FAB no governo Lula, os GRIPEN, nós teremos porque o governo Dilma teve coragem de assinar o acordo, quando a FAB começou a falar em trocar os Miragem o presidente era FHC, não assinou, Lula ficou 8 anos, falou que iria trazer caças Franceses,… Read more »

Roberto Medeiros

Vovozao, só uma pequena correção: Antes dos GRIPEN, a Dilma estava quase fechando com os EUA , a compra do SH. Ela não saiu direto para o F39, não.

Nilton L Junior

O empurrão para a escolha do JAS-39 foi o escândalo da spy pela SNA revelado pelo Snoden, se não teria sido o F-18 o que também levaria a FAB a outro patamar em termos de superioridade aqui na AL.
O governo do Lula/Dilma se comparar com seus antecessores de Sarney a FHC foi o que mais investiu em aparelhamento das FA Brasileira, não investiu mais porque ainda na esquerda existe alguns atrasados que esta com a mentalidade tacanha de que investir em parque tecnológico militar é coisa de armamentista.

Pablo

Justiceiro
vou te dar uma sugestão, fique quieto, quanto mais fala mais vergonha tu passa, pode ter certeza absoluta disso, da pra perceber em todos os teus comentários e pelos números de “deslikes” que recebe!!

Fábio

A turma da quinta serie ja saiu de ferias?

Rinaldo Nery

Amigo, impressionante a capacidade de besteiras que você posta. a FAB está participando de um exercício de CAS, com uma das melhores aeronaves CAS do mundo. A aeronave que a USAF pretende comprar (200 unidades). Os alvos estarão no solo, e não são os A-29.

Farroupilha

O fator Snowden ajudou para a recusa do SH, sim é fato.
Porém o que foi decisivo para finalmente fechar um contrato, e finalizar o Projeto FX-2, se tratou da SAAB aceitar abrir totalmente os códigos fontes do Gripen para a FAB e Embraer.
Item que fazia parte das exigências do FX-2 e que somente a SAAB atendeu.

Vovozao

Citou……. Leia votou…

Victor Filipe

O Super Tucano esta longe de ser uma aeronave ruim, ele é excelente para com oque se compromete. treinamento e missões CAS em baixa intensidade. porem… A situação deplorável da Força Aérea Brasileira causada por anos de descaso politico que foi empurrando com a barriga a troca dos F-5 por décadas fazem com que criticas injustas caem sobre o Super tucano. Por melhor atualizado e equipado que os F-5 sejam é vergonhoso que um pais nas dimensões do brasil ainda utilizem ele como aeronave de linha de frente. e a encomenda medíocre de apenas 36 unidades é de doer… (não… Read more »

luiz antonio

Mas é perfeitamente justificável quando as realidades de um infraestrutura obsoleta, um sistema de saúde falido, um sistema pólitico, judicial e legislativo corruptos se sobrepõem a qualquer pensamento otimista quanto ao futuro das FA. Nada mudou e nada vai mudar.

Farroupilha

O que afundou nossas FFAA (grande desaparelhamento), não apenas na FAB, foi o cínico líder nacional FHC para quem deveríamos abrir mão de termos Força Militar no Brasil. O projeto político (com ramificações internacionais) diabólico em que estava envolvido, entre vários objetivos, era certamente termos apenas uma poderosa e futura onipresente força policial. Mas… Com o governo nine fingers, sequência administrativa sociológica arquitetada em seu governo, houve uma percepção política estratégica mais abrangente, e se tomaram atitudes para termos futura atuação militar externa, dai descongelamento de antigos planos militares, porém grandemente atrasados. Resultado: Hoje, estamos tentando consertar os danos deixados… Read more »

carvalho2008

Inocência persistente de quem critica o ST.

Em que pesem os envelopes de voo diferente entre um Heli de Ataque e o ST, acho…talvez acho que talvez vocês saibam o papel de um Heli de ataque certo?

Então, comparem com o Apache ok…? se um tem valor no CAS….o outro não tem não???

Toca o barco…

Vão fazer bonito e mostrar o que o bichano sabe fazer…e bem!

Salim

Ótima oportunidade de trazer conhecimento dos EUA que estão travando varias guerras assimétricas onde o nosso pessoal podem trazer estas experiencias e aperfeiçoar nosso treinamento e também a aeronave. Quem náo quer a guerra tem que estar bem preparado para desestimular o inimigo.

Billy

Poderia ter um segmento Blindado/Mecanizado e Helicópteros de ataque treinando a eficiência no avanço de um eixo de deslocamento.

Adriano RA

Foi nesse exercício que os colombianos participaram recentemente com seus super tucanos? Creio que foi…. juntos com A-10 e tudo mais.

luiz antonio

Quando a não mais poderosa do planeta planeja um exercício desse porte é porque tem muita relevância, portanto a participação da FAB é perfeitamente justificável e necessária para a proficiência dos nossos pilotos. O equipamento correto para missão específica. O resto é frustração (justificável aliás, mas não apropriada se analisada com profissionalismo)

luiz antonio

correção: nação mais poderosa….

Pampapoker

Não adianta conversar com esse pessoal sobre as diferenças entre Green flag e Red flag… Até a Colômbia em 2016 foi com super tucano. Só choram. E outro cenário de atuação. Temos o Blue flag também, como não sou professor vão atrás antes de malhar, vão aprender um pouco, assim como eu faço deste os meus 12 anos ( leitor assidou do guia de armas de guerra, e revistas nacionais.) meus parabéns aos que lêem de verdade e procuram informações em todos os níveis de pesquisa aeronáutica.

Thiago Mibach

Para quem tiver curiosidade sobre qual a diferença entre Green Flag e Red Flag, além da cor da bandeira…

https://www.nellis.af.mil/News/Article/905356/green-flag-measures-readiness-interoperability/

Abraço!

marco gandolfi

Olha pessoal, a tempos acompanho a trilogia diariamente, mas estou entristecido com o que escrevem aqui, ou alguns não leem a reportagem inteira para postar ou ficam escrevendo besteiras de proposito só para irritar quem quer ler comentários de informações inteligentes e ou com conteúdo. Tem dó gente melhora esse nível.

Rinaldo Nery

Já postei isso em outra matéria. O nível caiu muito.

Tomcat4.0

Caiu drasticamente, infelizmente, e no Forte é onde está pior devido aos temas políticos. ;-(

Rinaldo Nery

Lá não posto mais.

Carlos Eduardo Broglio Gasperin

Rapaz quanto mi-mi-mi. Qualquer troca de experiência com uma Força que está o tempo todo em combate em algum lugar do mundo (infelizmente) é bem vinda. Abraços!

Rinaldo Nery

* quantidade, e não ¨capacidade¨…

Roberto Santos

Essa foto é só dos que se jugam fodões ? ou é todos que foram ao EUA ? pois em geral os oficiais brasileiros não dão valor a quem mantem a maquina funcionando.

Guilherme Poggio

Na foto aparecem 12 militares brasileiros (sendo que foram 4 aeronaves). Você acredita que todos sejam pilotos?