‘Boeing Brasil – Commercial’ é o novo nome da Embraer na aviação comercial

171

Embraer E190-E2

Segundo a Folha de São Paulo, Boeing Brasil – Commercial é o nome da nova empresa resultante da compra da divisão de aviação comercial da brasileira Embraer pela gigante aeroespacial norte-americana. A joint-venture entre Boeing e Embraer não inclui a divisão de jatos executivos.

A escolha foi conservadora. Ainda há dúvida entre executivos da nova empresa sobre o impacto da aquisição no mercado e, especialmente, o temor de ferir sensibilidades políticas brasileiras. Daí o Brasil com “s”, ainda que seguido pelo “comercial” em inglês.

A Embraer foi estatal de sua criação pelos militares, em 1969, até 1994, e é a maior exportadora nacional de produtos com alto valor agregado. É vista como a joia da coroa industrial em um país cuja balança comercial é ancorada em commodities.

Assim, a decisão de imagem mais importante ainda vai demorar alguns meses: o nome a ser adotado pela série E-Jets E2, a continuação da bem-sucedida família de jatos regionais da Embraer que atraiu a Boeing em primeiro lugar a buscar o negócio.

Leia a matéria completa no site da Folha, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

171 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo Cunha

Criatividade zero no nome…

Robsonmkt

mas sinceridade 10. Finalmente assumiram que é uma compra e o nome deixa isso claro. Uma perda irreparável até mesmo para a construção de nossa auto-estima como nação.

Carlos Alberto Soares

Quem afirmou que não era aquisição ?

Saiu dos americanos e foi para os americanos, simples assim.

Curioso

Quando a criatividade enfrenta a lucratividade, adivinhem quem ganha?
Como o nome da Boeing é internacionalmente reconhecido e consolidado através dos anos, gera confiança e atrai negócios. Nada mais natural, é como a Coca-cola, que coloca seu nome estampado num cantinho em tudo o que compra para revender (Del-vale, Cristal, Aquarius, Kapo, etc…)

Sérgio Melo

Imagino uma lanchonete sensacional, que faz lanches maravilhosos e está situada em um país periférico qualquer. Já abriu centenas de lojas pelo mundo, e sua receita (do lanche) efetivamente deu muito certo. É uma empresa em franco crescimento e chama a atenção dos grandes players mundiais. E opta pela maior, que já tem logística, produção e marketing definidos com sucesso. Se associam para gerar um negócio ainda maior, aproveitando suas sinergias. Qual será a dúvida das pessoas, Sr. Curioso? Concordo inteiramente com sua visão. Se vale para a compra da Bud, do BurguerKing’s, da Heinz e de outras tantas, por… Read more »

V12 aero

Comparar lanche com uma empresa de tecnologia. Tá “serto”.

Duarte

Quem escreve sertão com S

Alfredo Araujo

Detectar ironia é contigo mesmo !

Thiago

Os nacionalistas de plantão não precisam comprar ação nenhum, tudo o que é Embraer é hoje ela deve aos nacionalistas e ao Estado brasileiro que incubou, ofereceu proteção e subsídio. Será que vocês nunca se tocam que algo assim nunca aconteceria em um país sério? Não tem a ver com ser privada ou estatal, é algo irrelevante para uma empresa desse porte e com essa importância para nação. Só tupiquim que se acha yuppie nas ruas de NYC acredita que tudo resume -se em privado ( bom) X estatal ( ruim) . Sem perceber que um dos Estados mais fortes… Read more »

Marcos Paulo

Com todo respeito, mas na vida real o liberalismo não é tão natural assim. Imagina a Huawei fazendo uma proposta para aquisição da Apple ou da Alibaba para adquirir o Google. Será que os EUA vão permitir o livre comércio ou vão agir como agiram no caso em que a Broadcom fez uma proposta para comprar a Qualcomm? Nenhum país soberano permite que outras nações ou empresas estrangeiras adquirem o controle de tecnologias ou de recursos sensíveis para sua segurança e seu desenvolvimento. É por essa e outras que o Brasil ainda tem um longo caminho para percorrer até entender… Read more »

Thiago

Marcos Paulo, perfeito !
“…até entender que o liberalismo e o livre comércio é tão utópico quanto o ideário comunista. Somente países sem futuro colocam ideologias acima de seis interesses, sejam elas quais forem.”

Filipe Dias

Mas vocês esqueceram que antes de ser privatizada no início dos anos 90 a Embraer estava praticamente falida e bem longe do estado da arte na indústria da aviação, só após sua privatização e parcerias externas que ela voltou a crescer ,e de fato nos dar orgulho a ponto de hoje nos lamentarmos por sua venda ao estrangeiro. É triste ver empresas de alta tecnologia (nossa única no estado da arte) “deixar de ser brasileira” mas a verdade que ela se tornou isso com tecnologia estrangeira e principalmente com clientes dos EUA.

Junior

Gera confiança????????????? hahahahahahaha… 737 MAX manda lembranças amigo

Observador

O mundo em que você vive não é justo amigo. Isso não afeta a credibilidade das grandes empresas como você imagina. Isso se reflete nos números de venda e lucro. Foi a Embraer que comprou a Boeing ou o contrário?

Observador

Não me entendam mal. Eu não estou feliz com a venda, o temor com o futuro das tecnologias aprendidas e etc. Mas temos que ser realistas. As empresas brasileiras não andam muito bem das pernas. Sofreram principalmente altos impostos e com a corrupção e que imperou ao longo dos anos. Petrobras, Vale, JBS, BB, Odebrecht, etc. Perdemos mercado e credibilidade, tomara que algum dia possamos nos recuperar.

Zé Mané

Deveria se chamar Bolsonair.

MBP77

Nickname adequado à profundidade e conteúdo do comentário.
Sds.

Antoniokings

Atualmente, uns 70% da população gostaram.

MBP77

Verdade verdadeira de novo!
A gente percebe isso pelos poucos deslikes no seu comentário. 🙂
Sds.

Antoniokings

Ôxe.
E vc toma como amostra da população um punhado de pessoas que postam no blog?
Lascou-se!

Joao Moita Jr

Tá achando ruim? Isso não é nada.
Aqui todos os dias ouço comentaristas bem empolgados e sorridentes, falando sobre a breve aquisição da Petrobrás a preço de banana.
Por falar em bananas, ainda bem que no Brasil ainda nascem bananas e laranjas. É uma boa oportunidade para o renascimento da United Fruit Company.

MBP77

Por outro lado, vemos uma série de estatistas que se encontravam em estado animação suspensa (doutrinação ativa) enquanto a referida empresa era espoliada por uma certa turminha (leia-se quadrilha) por mais de uma década. Na cabeça desse pessoal, foi uma pena a Petro não ter se tornado uma PDVSA, por exemplo. Gente que sofre de Síndrome de Estocolmo, evidentemente. Ou mesmo se limitam a criticar o negócio entre a Boeing e a Embraer sem apontar saídas plausíveis de longo prazo para a companhia “brasileira” – já controlada de muitos anos por estrangeiros (só consultar no site da B3 a respeito)… Read more »

SPQR

Aqui onde? Nos EUA? Também estou aqui e nunca ouvi falar disso.

Jota Ká

Bozzonair é mais divertido!

Zé Mané

Armado ou desarmado
Não se faça de rogado
Voe na Bolsonair
E viaje como quiser

Participe do programa de milhagem “Hands Up” da Bolsonair

Bolsonair
O Brasil pelos ares!

Zé Mané

Melhor dizendo, “Mandando o Brasil pelos ares!”

Zé Mané

O Bozzo está no logotipo da Bolsonair: um fuzil com asas, do cano do qual sai a cara do Bozzo

Zé Mané

Bolsonair anuncia um novo destino: Lugar Nenhum.
Bolsonair: os aviões que voam sem sair do lugar

João Ninguém

Este foi o mais curto e melhor post…kkk

Overandout

Parabéns a Boeing!!

Fulcrum

Secundo.

Matheus

Patético. Parabéns aos envolvidos.

Rui Chapéu

Até Embroeing que tavam zuando é melhor.

broeingaer… qualquer coisa era melhor que esse nome.

Antoniokings

Boeing Brasil Commercial
Sede: Seatle : USA

Sumiram até com o nome EMBRAER.
Nada que lembre seu passado.
Seria ‘bem-feito’???????????

Eduardo Cunha

A sede da nova empresa será no Brasil e a Embraer vai continuar existindo já que vai seguir como empresa independente na aviação executiva.

Carlos Alberto Soares

Executiva e Defesa & Segurança.

Robson Cunha

Evidentemente o nome “Embraer” teria mesmo que desaparecer na nova companhia, afinal são empresas diferentes. Ou você acha que a parte restante, que vai continuar a usar o nome “Embraer”, iria concordar?

Victor Filipe

McDonell Douglas 2.0

André Castro

Agora a Natura deve colocar o nome na Avon de ” Natura USA Commercial” daí fica tudo certo.

Mauro Cambuquira

AVON é uma empresa essencial na estética, a EMBRAER é uma questão estratégica.

Leitor Sincero

Para algumas a AVON também é estratégica no atual disputado mercado… kkkk

Matheus Santiago

Nem adianta mais falar, para esses caras tudo é estratégico, desde a padaria do seu bairro até a oitava “maravilha” do mundo moderno brasileiro chamada Petrobrás.

Oiseau de Proie

Vamos vender tudo…vamos vender o pais…vamos vender tudo balatinho pros chinas e estadunidenses…vamos exportar nossos empregos para as nossas nações irmãs…Detroit precisa dos nossos empregos…vamos nos dedicar ao folclore e ao turismo sexual…o país esta com mais de 14 milhões de desempregados e outros 35 milhões no subemprego…deixa essas coisas “complicadas” de produzir avião ou petróleo refinado para países desenvolvidos fazerem né Matheus ….

marcelo baptista

Ué, se o dono quer vender, qual o problema? E se nossa economia é tosca, com lideres toscos, devemos é vender tudo mesmo, pelo menos a empresa não afunda, empregos são preservados, e não me diga que não haverão empregos, eu trabalho em uma multinacional, e no Brasil. O que realmente importa é a economia estar em ordem para que os empresários e acionistas percebam que é vantajoso financeiramente investira aqui, atualmente só existe risco.

Matheus Santiago

É impossível vender tudo de um país como o Brasil, nossa riqueza nacional está avaliada em US$6 trilhões, ou seja, para os chineses comprarem o Brasil, teriam que abdicar de 30% do seu PIB e ainda usar todas as suas reservas internacionais, o que é realisticamente impossível. Os EUA teriam que duplicar os déficits anuais em um prazo de 6 anos para comprar o Brasil, até lá os estadunidenses estarão totalmente falidos, não há como suportar esta carga de dívida, portanto sua conclusão de vender o Brasil é inválida. Vender uma empresa como a Embraer não é exportar nossos empregos,… Read more »

Carlos Alberto Soares

Estava nas mãos de quem ? (Controle acionário ?).

Fulcrum

Se a união não tivesse quebrada era a hora de integralizar uns 10bi e desenvolver um substituto do Max e “matar” a boeing. Mas era até capaz da administração trump embargar tudo de vez.

Robson Cunha

Os chineses tentam fazer isso, os russos tentam fazer isso, os japoneses também e nenhum deles conseguiu qualquer sucesso real até agora. A Embraer estaria cometendo suicídio empresarial se fosse pelo mesmo caminho. Não se suplanta uma empresa dominante e enraizada no mundo todo de uma hora pra outra, a tendência mais provável seria a falência. Aliás a Embraer já está perdendo a maior parte das encomendas para a concorrente Airbus com os seus A220. Era só deixar as coisas como estão e a empresa brasileira começaria a afundar.

Robson Cunha

Os responsáveis pela empresa resultante da união Natura-Avon certamente vão usar o nome que trouxer o maior retorno comercial para o negócio. É assim que uma empresa cresce e se solidifica. E foi essa a estratégia da Boeing.

Mauricio_Silva

Olá.
É tradição da Boeing colocar seu nome nas empresas por ela adquiridas.
Nada a se estranhar.
SDS.

Guizmo

Exatamente! E outra, pessoal fica melindrado. QUALQUER empresa, seja estatal ou não, assim que performa globalmente está sujeita a M&A. Isso existe desde sempre, e continuará a existir.

Como o Galante me disse uma vez: O choro é livre, aceitem que dói menos

Alexandre

A quinta coluna esta satisfeita!!!!!

Fernando Lacerda

E o crime lesa pátria está feito…..

Parabens aos envolvidos, espero que um dia vocês paguem por esse crime

Antoniokings

E o nome está errado.
O correto seria Boeing BRAZIL Commercial.
Brasil com “Z’.

Chevalier

Isso aqui é Brasil parceiro.. Ninguém responde por nada. Só não pode dever ao Leão, aí o bicho pega.

Thomaz Alves

Incrível como o brasileiro ama ser submisso para o papai do hemisfério norte. Um povo sem identidade! Agora temos alguns achando isso lindo por aqui. Até mesmo se fosse a Airbus comprando a Embraer iriam rosnar, mas como é o querido Tio Sam ficam mansinhos e tudo tá lindo… Fato!

Carlos Alberto Soares

Quem eram os controladores majoritarios ?

Hélio

Os brasileiros, de onde você tirou que os controladores eram americanos?

Robson Cunha

Não, amigo. A maioria absoluta dos controladores da Embraer não é de brasileiros. As ações pertencem a muitas pessoas e grupos diferentes, a maior parte americanos. A empresa foi privatizada, lembra disso?

Carlos Alberto Soares

De onde você tirou que os controladores são brasileiros ? Vai estudaer um pouquinho.

http://www.econoinfo.com.br/governanca-corporativa/posicao-acionaria?codigoCVM=20087

Rafael Coimbra

Se fosse a Tupolev vcs teriam um orgasmo kkkk Tupolev…. só rindo mesmo, mas nesse momento os vermelhos até tiveram uma utopia…. kkkkk Quem compra bota o nome…. parem de mimimi!

Mauro

A “sede” será no máximo apenas fisicamente no Brasil, na verdade todas as decisões são de fora, e todos os diretores serão estrangeiros, o brasileiro no tal conselho não tem voz ativa alguma, é apenas um “olheiro”, não manda nada, e o pior, é oriundo do meio empresarial de transporte de ônibus, não entende nada de aviação, parece ser proposital, detalhe que é amigo e foi escolha de Paulo Guedes.
A tendência é acabar mesmo e o Brasil se tornar apenas fornecedor de mão de obra barata, detalhe, mão de obra formada com dinheiro público, formação caríssima.

marcelo baptista

Como você sabe disto, faz parte do staff da empresa?

Robsonmkt

Para mim, que comecei a me interessar por Defesa a 30 anos por causa da Embraer, uma empresa brasileira que fazia produtos de ponta, fica um sentimento melancólico e um gosto amargo na boca.

Jonny

Quanto tempo até Gavião peoxoto virar uma fábrica de parafusos?

Uma triste perda para nossa indústria.

Felipe S

Terem mantido Brasil no nome é um indicativo importante de que a estrutura da Embraer vai se manter aqui. Não perderemos empregos no país. Talvez até aumente com o crescimento da empresa. E agora é certo que o KC390 vai decolar em vendas.

EduardoSP

A Boeing Brasil Commercial será uma empresa brasileira, pois só assim poderá aproveitar incentivos fiscais. O capital será 80% Boeing e 20% Embraer SD, com o acionista majoritário controlando o conselho de administração e a diretoria executiva. As decisões sobre a empresa serão tomadas em Chicago, e de acordo com o plano estratégico da Boeing.

Robson Cunha

Tudo indica que o número de empregos vai aumentar muito a partir de agora no Brasil, com essa união com a Boeing. O que se comenta nos EUA, entre os profissionais da área, é que essa nova empresa – a Boeing Brasil Commercial – terá um papel fundamental no desenvolvimento e na fabricação do Boeing 797, o próximo projeto da Boeing para aviões de médio porte, que vai substituir os obsoletos B767.

Marcos

Caramba, vou ficar lamentando a venda de uma empresa, onde chegou minha vida…

Sérgio Melo

Também acho engraçado, parece que todo brasileiro recebia pelos resultados positivos e, quando no negativo, contribuía pessoalmente com $$. Essa síndrome também acontece com o Banco do Brasil, com a Caixa, com a Petrobras, e com qualquer outras bras que tanto nos infelicitam. Esquecem eles, que faz muito tempo que os contribuintes não põe $$ na Embraer, mas continuam colocando em todas as bras que não evoluem, não dão lucro, não produzem. Enfim, passou da hora de serem extintas. Correios? Nunca me mandaram um cheque sobre seus lucros. Mas atrasam as encomendas que mando ou recebo. Um dinossauro disfuncional, um… Read more »

Alexandre

Com que dinheiro o projeto da FAB kc 390 foi pago?
Um valor que englobando as compras é superior ao pago na negociata de alienação da empresa de tecnologia sensível ora conhecida por EMBRAER!!!!
Mesmo sendo privada a empresa era essencialmente estratégica para a nação que outrora era conhecida por Brasil!
Agora é apenas uma empresa Tática dos Patrões e Senhores da quinta coluna!!!!!

Marcos

Se eu perdesse ou ganhasse dinheiro com isso ai sim estaria preocupado, queria ser um executivo da Embraer essas horas pra estar com o bolso cheio da $$$$, enquanto vcs ficam chorando e lamentando que a empresa vai pra lado X ou Y. Viúva de estatal ja é chato, agora viúva de empresa privada é pra acabar mesmo.

CESAR ANTONIO FERREIRA

Já era…
Em breve Bank Of América Brazil.

Aplausos para os idiotas patriotas, eles merecem!

Alexandre

É necessário agradecer a todos aqueles que apoiaram a quinta coluna que bate continência a bandeira dos EUA!!

Maurício.

Alexandre, vou falar por mim, eu sempre deixo claro que no que tange a política externa, eu considero EUA, Rússia e China tudo farinha do mesmo saco, sou contra essa parceria caracu da Embraer, mas até hoje eu não entendo todo o auê que fazem no caso da continência para a bandeira dos EUA, o país em si não tem nada a ver com as lambanças de seus governantes, acho que a continência foi um ato de respeito, não vi nada de errado nisso, mas claro, é minha opinião, e cada um tem a sua.

Alexandre

Cra Maurício
A continência como ato de respeito pode e deve ser visto como tal desde que não seja acompanhado de postura de subserviência!

α Tau

O próximo alvo é os correios agora…depois a Embrapa, Eletrobras, Empresa Brasileira de Comunicação(EBC), Valec, Serpro, Dataprev, Telebras, Empresa de Planejamento e Logística(EPL)…e finalmente a Petrobras….o alvo principal deles…ai pronto…o nosso país estará todo desmantelado e sob o controlo deles…

Nossos governantes não governam a favor do crescimento​ e enriquecimento do Brasil e sim a favor de seus financiadores de campanhas a fim de garantir suas futuras campanhas…

Valdez de Araujo

“Idiotas patriotas”, vc tá acompanhando aguerrido do ESTADO americano contra empresas chinesas? Quem é o idiota, vc ou Trump?

BILL27

Bom ,agora podemos enfium nos referir aos aviões da Embraer com o nome Boeing …
Em tempo ,a foto deste Boeing da materia ficou ótima

Brunofn

Negócios.. … Apenas negócios…q seja
Agora o choro e livre e o “comando “pode reclamar como se nada podesse fazer pra evitar o ocorrido..piada
KC 390 pode ter sido o último grande projeto aeronáutico brasileiro no médio prazo ..o da Embraer “Br” ctz foi . e o fx-2 ..ou Gripen”Br” já nasce morto … parabéns aos envolvidos

Farroupilha

Corretíssimo meu caro Brunofn. Infelizmente o governo Bolsonaro vai ficar manchado na nossa História com essa perda nacional feita conscientemente por brasileiros. – Esse nome é a confirmação do que os nacionalistas vinham afirmando desde o início das negociações obscuras “parceria uma ova isso é venda”. O tapa na cara dos brasileiros era a extinção do nome EMBRAER do terceiro lugar da aviação comercial mundial. E está aí: Foi bem dado. – Paulo Guedes e Bolsonaro, baita bola fora (Embraer estratégica para o marketing internacional industrial do Brasil). – Quanto a Gavião Peixoto, KC-390 etc, tudo se encaminhando para o… Read more »

Brunofn

Nessa eu isento o Bolsonaro … Quando eleito já estava feito .. tentou até rever mas teve aval de toda a área militar … principalmente FAB…q hj parece e querer se posar de vítima….e a MB ainda envolve essa empresa nas corvetas tb …erro proposital…n sabemos nem quanto as corvetas vão custar …. Daki a 20 anos quando a FAB lançar uma nova concorrência … Vamos pagar 4 x mais o valor de mercado com a desculpa esfarrapada de tecnologia e recriar a “Embraer”(propina mesmo) ..quem viver verá….ao menos hj temos a internet e n meros recortes de jornais pra… Read more »

Farroupilha

Sim, o martelo foi Temer quem bateu (a Boeing se aproveitou do momento político caótico para fazer o arremate), porém a materialização da aquisição, com a tal denominação Boeing Brasil, nome nada diferente de qualquer multinacional atuando em outro país, ficará historicamente com o governo Bolsonaro e que conta com vários generais lhe assessorando, o que deixa tudo muito pior. A não ser um historiador muito detalhista duvido que esse erro estratégico seja marcado no governo anterior. E uma decisão, de tal envergadura nacional, ser decidida no final de um mandato? Um governo de transição, no qual um vice super… Read more »

Abraham

O que tem a ver com o Governo atual que só está a 5 meses no poder e esse namoro da Boeing com a Embraer já vem de longe?

Marcos

Tudo isso debaixo das barbas dos militares. Alguém sabe como fica as empresas “puxadinho” da Embraer? Ninguém prestou atenção nos detalhes. Em pleno processo de absorção por parte da Boeing, a Embraer fusionou diversos puxadinhos para facilitar o trabalho da Boeing. No fim de 2018 a Bradar (Defesa) e a Neiva (Civil) se fundiram. O site da Bradar foi retirado do ar. Ninguém mais teve notícias. A empresa Visiona da Embraer é responsável por nada menos que o nosso satélite de 1 bilhão – SGDC-1 Fora outras empresas, como a ATECH que participa até o talo no projeto do Gripen… Read more »

CESAR ANTONIO FERREIRA

Muito bem lembrado.

Fernando EMB

Fala aí o cara que não sabe de nada… Tudo o que disse não condiz com a verdade. Mas é mais fácil criticar do que procurar se informar né…

Carlos Alberto Soares
Brunow Basillio

Se vc sabe Fernando EMB por favor o contrapõe com fatos, não adianta dizer que ele não sabe de nada, mandar informar etc, e não trazer nenhuma informação…

Marcos

@Brunow Basillio

Ele é empregadinho da embraer que acha que vai ganhar em dólar

V12 aero

Nossos militares são um bando de tanga frouxas entreguistas.

Farroupilha

Detalhe, não sou anti americanos, nem anti governo Bolsonaro. Mas nem tudo são flores mesmo nos relacionamentos pacíficos, e erros são cometidos e não podemos nos calar.

Marcos10

Todo mundo criticando, mas ninguém tem um centavo investido lá, nem estará disposto a por dinheiro lá e nem tem qualquer responsabilidade.
Mas vou dar uma opinião: concordo que compraram baratinho, baratinho. Fiquei com dó mesmo foi dos investidores americanos que tiveram de engolir a Boeing: receberam merrecas.

Alexandre

Pois é….a FAB investiu , com o meu e com o dinheiro de milhoes de brasileiros que não são acionistas, no kc 390, muito mais do que o valor que a Boeng ( braço civil do estamento estatal militar estadunidense) pagou para se apropriar de tudo que a quinta coluna nunca se importou em e tão pouco se orgulhou pois pra eles o melhor é America First!!!! A quinta coluna ama a os EUA, bate continência para a bandeira dos EUA, acham adoravel que eles gastem trilhões em um vetor que no super trunfo é a quinta essência , e… Read more »

Marcos10

A Boeing levou junto as dividas.

Maurício.

Essas horas deve ter muito “brasileiro” comemorando.

Delfim

Joint-venture o escambau. Foi aquisição pura e simples. Logo os E-Jets vão se chamar Boeing B-7×7, como aconteceu com o MD-11 que virou B-717 na cara dura.
.
Seria muito legal a parte independente de jatos executivos da Embraer se voltar futuramente para aviões comerciais, se tornando rival da própria Boeing Brasil, mas provavelmente a Boeing deve criar alguma proteção jurídica. Livre iniciativa o meu de óculos.

mk48

O MD-11 não foi renomeado e o B-717 é um avião bi-motor.
Mais um aqui que escreve sem fundamento.

Delfim

Falha nossa foi o MD-95. Mas tem fundamento sim. A Boeing apaga todas as referências pré-aquisição.

Robson Cunha

Deve haver cláusulas contratuais que impeçam a Embraer de concorrer com a Boeing, pelo menos por vários anos. Isso é normal nesse tipo de negócio. Mas nada impede que outra empresa brasileira de aviação faça isso. Há vários pequenos fabricantes de aviões no Brasil, alguns excelentes, só que feitos em pequeno volume. Falta capital para sua alavancagem. O que precisamos, no Brasil, é de um ambiente que facilite o empreendedorismo com menos impostos e com mais liberdade para fazer negócios. Temos mão-de-obra qualificada pra isso.

Andrigo

Did you mean “faceasshole”?

Aéreo

Resumo da história o nome da empresa é Boeing.
A marca Boeing Brasil – Commercial é apenas marca corporativa.
Como “The Cola Cola Company” é marca corporativa de um produto chamado “Coca Cola”.
Boeing Brasil – Commercial é marca corporativa de um produto chamado ” Aeronaves Boeing”
Um exemplo de marca corporativa é a Helibras, uma pseudo nacionalização de um produto que quando você esta na FIDAE, aqui do lado se chama “Airbus Helicopters”

Wellington Góes

A Bombardier e seus acionistas estão dando gargalhadas neste momento. O nome da sua principal concorrente sumiu do mercado.

Brasileiro é muito ixperto!!! Kkkkkk

Mauro

Bombardier não existe mais, só a que fabrica vagão de trem. Seu C Series se chama agora Airbus A-220… estão rindo do que?

Wellington Góes

Sério?!

https://www.bombardier.com/en/home.html

Sugiro estudar sobre.

Carlito

Apenas para lembrar, o produto antes pertencente à Bombardier hoje se chama Airbus A220. Os acionistas da citada empresa canadense riram mesmo quando foram salvos da falência. Canadense é muito ixperto!

Wellington Góes

Então, vá estudar como é essa parceria, depois volte aqui e explique.

Alexandre

O mais importante é que agora se os patriotas da quinta coluna decidirem que o brazil ( com bezinho e zezinho) nescessita de um vetor com qualquer carectestica relevante que seja concorrente ao patrão e senhor fica mais facil de escoar nosso dinheiro para a America! Pois aqui nos restará comprar deles o que se poderia ser desenvolvido aqui! Um desafio à quinta coluna: quando sera que a FAB podera novamente executar um projeto como o kc 390 novamente? Quando o brazil podera determinar co Soberania suas próprias necessidades estratégicas em relação aos seus vetores aéreos novamente? Adianto a resposta:… Read more »

Robson Cunha

Desde que a Airbus adquiriu a linha do C Series da Bombardier, a Embraer está perdendo quase todas as vendas dos seus aviões concorrentes. Atualmente a Embraer está dando grandes prejuízos e as encomendas encolheram. Como você acha que uma empresa assim vai ter capital e estrutura para se manter na ativa no futuro? Ou tomava uma decisão agora ou era a derrocada certa. Não dá pra competir com as duas gigantes mundiais. Chineses, russos e japoneses até tentam mas nenhum deles conseguiu sequer fazer sombra até agora.

Wellington Góes

Sério?!

Luis Fernando Curvo

Respondendo quanto ao “Quando” a Embraer poderá fazer outra aeronave tipo KC 390 , quando houver demanda para tal, uma vez que a Embraer Defesa continua e continuará a existir, Gavião Peixoto continua lá como Embraer Defesa, assim como todos os contratos de Defesa continuam a existir com a Embraer, não entendo estes caras !!!

Robson Cunha

A Airbus, que adquiriu a unidade de fabricação do C Series e renomeou pra A220, está nadando de braçada atualmente sobre a Embraer. Tudo o que eles gostariam é que continuasse como está, sem a Boeing e sua capacidade comercial concorrendo diretamente com seus aviões de menor porte.

Wellington Góes
Wilson França

Hã?

Chevalier

Brasil com s. kkk Quanta sensibilidade…

Alexandre

O grande legado de Bonaparte foi a criação do exército nacional em contrapartida as forças mercenária. Hoje os mercenários e a quinta coluna estão felizes !!!!! Pois o patrão e senhor que é o dinheiro subjuga o Nacional!
Vivandeiras!!!!!
Canalhas!!!!!

JT8D

Vivandeiras ficou ridículo. É preciso modernizar até as ofensas

Chevalier

E o Comando da Aeronautica por que aprovou essa venda ein? Não sabiam que ia dar nisso? Vergonha eterna! Agora, como é Brasil sei que cabeças NÃO irão rolar…

Alexandre

Vivandeiras!!!!!!! Simples assim!!!!
E o pior , vivandeiras esculachadas por um astrólogo que só não é apatrida pelo fato de estar na patria que muitos da quinta coluna amam e batem continência a sua bandeira!!!!!

Chevalier

Vaza petralha. Só pq critiquei como lidaram com essa venda nao quer dizer que to do lado dos vermelhinhos. Vcs queriam seguir o caminho da Venefavela, que é territorio livre para narcotraficantes e terroristas.
E astrologo é a tua mae. O Olavo é o maior intelectual do país e tem um Genious Visa, vc sabe o que é isso?

nonato

Estranho esse nome commercial.
Qual o sentido?
Se fosse Embraer commercial, tudo bem.

JT8D

Significa que a Boeing ainda não desistiu da Boeing Brasil Defense

Farroupilha

Não sei quanto aos senhores, mas doravante voarei nos aviões da Boeing com sentimento de asco.
O pior de tudo é a hipocrisia desde o início de insistir que era uma parceria e não aquisição.
ASCO da Boeing.

Internacionalmente voltamos a ser simplesmente um país periférico produtor de commodities.

Alexandre

Para ser liberal é necessário ser minimamente racional! Nossa quinta coluna decide que o Brasil deve adotar o liberalismo quando o patrão assume seu viés protecionista nacionalista America First?
Vai ser ingênuo lá no …brazil das vivandeiras !!!!!!

α Tau

Todo liberal vive exaltando os eua como exemplo capitalista, liberalista, pró mercado, e etc…mas ninguém comenta que o super liberal Donald Trump barrou a venda de empresas E-S-T-A-D-U-N-I-D-E-N-S-E-S que nem estatais são…e sim privadas…por qual motivo será???..Empresas estratégicas, petróleo, energia, tecnologia não podem ser deixadas nas mãos do capital alienígena…isso mina a soberania de qualquer país….

nonato

Se Lula tivesse re-estatizado a Embraer Isso não teria acontecido.
Não teríamos acionistas estrangeiros interessados na venda…
Bolsonaro deu mole.
Mas já pegou o final do processo.

Andre

O choro eh livreeeee!!!! Kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkk

Edgar

Sem palavras, lamentável, perdemos um ícone do Brasil a nível mundial

Cavalo-do-Cão

Não sobrará pedra sobre pedra…

Fulcrum

Mico leão Brasil seria mais apropriado.

Andre

Aceitem q dói menos, sindicalistas imbecis! Engulam essa! A autoestima n aceita? Vão morar na Venezuela p ver o q eh bom! Canalhas! O choro agora eh livre, e parabéns a Boeing

Oiseau de Proie

É sempre assim…quando estamos ganhando alguma coisa temos que vender para crescer e usar tudo que temos de melhor para dar aos estrangeiros!!…sempre cedemos as pressões e perdemos o que construímos…Lembrem-se da maior indústria automotiva da América Latina…a Vemag…Um mês após ser vendida teve o nome apagado e toda linha de produção cancelada… Grandes multinacionais estrangeiras de forma geral usam sua força econômica para fazer com que as decisões políticas dos governos sejam favoráveis a elas…A empresa Halliburton que fechou contrato generoso para reconstruir o Iraque que os próprios estadunidenses destruíram tem como sócio o ex-presidente estadunidense George W. Bush...empresas… Read more »

Aerococus

Vixi. Quanta choradeira… Quem sabe se dessa nova empresa saia o próximo 737?! A Boeing tem que colocar dois novos produtos no mercado: o NMA e um substituto pro 737… principalmente depois do fiasco do Max. Pelo o que eu saiba, eles não tem engenharia experiente disponível pra isso, mas tem grana… E a Embraer que fica: fatura menos, mas gasta menos, está capitalizada e tem excelentes produtos na mão. Pelo o que entendo, manterá parte significativa da engenharia “core”. A mesma que desenvolveu o Legacy 500 e o KC390… fonte das tecnologias embarcadas no E2. Na boa, quanto a… Read more »

Valdez de Araujo

Que tristeza ler essas palavras em um Blog sobre Defesa.

Luis Fernando Curvo

Falta de informação que tristeza !!! Antigamente tinha o pessoal do Lago de Paranoá a trazer desinformação, agora parece que estão atacando de novo, eita !!! Os antigos me entenderão …..

Valdez de Araujo

Se fosse americano o Senhor estaria em cana..dependendo do teor da publicação até pena de morte .

Aerococus

Eu hein! É cada uma….

Robson Cunha

Há esperança, sim, de novos produtos que substituam a linha 737, que já está defasada. Mas o boato que corre entre os profissionais da área, nos EUA, é que a Boeing Brasil será uma empresa atuante no desenvolvimento e na fabricação do novo B797, que é o projeto atual da Boeing de aeronaves de médio porte e que deve substituir os B767. Não há confirmação oficial – nem poderia, no atual estágio do negócio – mas especula-se que isso trará muitos empregos para a unidade brasileira da empresa. Eu particularmente fico torcendo para que esses boatos se confirmem, afinal o… Read more »

Fernando EMB

Aerococus…. Excelente comentário. Mas o povo aqui não entende.

David

Uma pergunta a todos: o programa E135/E145 fica com quem?
É que agora o mercado de aviões comerciais com menos de 70 passageiros está vazio e a própria Bombardier não se livrou ainda dos CRJs porque tem ainda muito em comum com os aviões de negócios…. se calhar a Embraer deveria apostar em fazer o mesmo… substituir o E135/E145 com um novo Legacy…

cerberosph

A Boing comprou o KC 390 e levou de graça a terceira maior fabricantes de aeronaves do mundo. Parabéns aos envolvidos.

Stene Pires

Ninguém olha para o horizonte. Ninguém parece enxergar que o óbito estava ali, na esquina. Estava na UTI, ia viver mais alguns meses e ia definhar, definhar, até morrer. É uma briga de cachorro grande. Pelo menos, agora, terá alguma chance, alguma. Pode ser que sim, pode ser que não… Mas tem uma chance. De qualquer forma, após o óbito, todos iriam culpar o governo Bolsonaro, os militares, bla bla bla… E não ia adiantar de nada. O ruim é que todo mundo sabe que não teria futuro, a Bombardier jogou a toalha – muito esperta – a Russia entrou… Read more »

IBIZ

Aqui jás o setor aeronáutico brasileiro! Brasil um país gigante com espirito de colonia.

Paulo Costa

Pra mim como brasileiro pouco importa o nome que se dará a essa empresa e tudo um negocio privado e nada a ver ter sensibilidade pra isso. Mas, fico imaginando se a Embraer agora somente com a área executiva e de defesa vai conseguir ir contra os pessimistas de plantão e ter lucro em suas atividades daqui pra frente ou se vai sucumbir e falir por nao conseguir vender seus produtos. Espero mesmo que a FAB consiga recursos que garanta a compra total dos 28 KC-390, da modernização de 12 A1-AMX e também de um 2º lote de Gripens construídos… Read more »

Bueno

Que choradeira meu pai!
Lenços da Avon -Natura estão em promoção.

Paulotd

Essa foi com certeza uma das transações mais absurdas ds história de nosso país. Compraram por merreca anos de projeto, investimento, trabalho, audácia, tudo em prol de argumentos rasos. Senhores liberais de meia tigela, ponham na cabeça que o Brasil nunca será desenvolvido sem uma indústria de alta tecnologia.

Rafael Coimbra

Ainda não entendi a surpresa, quem comprou foi a Boeing.. uma empresa brasileira…. Boeing Brasil… simples e óbvio, eles ainda tiveram a boa vontade de colocar brasil… eu deixaria só Boeing mesmo! Quem reclama deve ser o mesmo que acredita que Santos Dumont inventou o avião… e que o avião ele inventou quando trabalhava na Embraer kkkk

α Tau

Kkkk…Tem que rir pra não chorar viu… 😀

Farroupilha

Infelizmente Tau um comentário desses nem chorando nem rindo… Nojo!

Carlos Alberto Soares
Ulisses

Traição de oficiais de alta patente? https://www.oantagonista.com/brasil/exclusivo-parecer-da-fab-indica-que-embraer-salvou-boeing/ https://www.oantagonista.com/brasil/exclusivo-comando-da-fab-ignorou-ressalvas-tecnicas-e-aprovou-negocio-com-a-boeing/ No parecer sigiloso, obtido por O Antagonista, o Comando da Aeronáutica conclui favoravelmente pelo negócio da Embraer com a Boeing. Curiosamente, ignora as ressalvas técnicas feitas ao longo do documento e endossa a versão oficial de salvação da companhia brasileira. Desde o início das negociações da Embraer com a Boeing, prevaleceu a tese de que a venda da área comercial (a mais lucrativa) era a única maneira de salvar a companhia brasileira. O parecer técnico da FAB, obtido com exclusividade por O Antagonista, indica o oposto. A fabricante americana, segundo o documento,… Read more »

Oiseau de Proie

O problema das privatizações do braziu é que não existe privatizações(capital privado que investe no setor público)…o grosso é dinheiro do BNDES(capital público) que banca as empresas privadas nas negociações…

Se alguém quer comprar é porque dá lucro!..

Bueno

por isto a EMBRAER defesa ficou fora…

Farroupilha

Que legal então, nossos militares ajudando uma empresa estrangeira a não quebrar (no mínimo bisonho, pois a preocupação com determinada falência que fique com o governo do país da empresa), esse fato serve para reforçar aquele dito: Brasileiro é tão bonzinho!

Maurício.

Eu queria ver a reação de alguns aqui do blog se o nome da “parceria” fosse:
AVIC EUA-Commercial
AVIC Israel-Commercial
ou
KnAAPO/Sukhoi EUA-Commercial
KnAAPO/Sukhoi Israel-Commercial

Farroupilha

Não entendi sua analogia.
Uma das nossas preocupações é com o nome EMBRAER, que transportava milhões de pessoas pelo mundo.
E quais empresas gigantes essas Sukhoi ou AVIC teriam engolido em ISRAEL e EUA (na sua hipótese)? E que esses países teriam permitido.

Maurício.

Farroupilha, essas horas o que menos me importa é o nome Embraer, até porque já é da Boeing agora, o meu ponto de vista foi da aquisição em si.
Em Israel as empresas poderiam ser Elbit, IAI, ou a Rafael, já nos EUA já imaginou uma empresa russa ou chinesa comprando uma Boeing ou uma Lockheed Martin? Ia ser o choro do século, e o pior, as lágrimas iam ser brasileiras.
Mas é claro que isso nunca vai acontecer, Israel e EUA são países sérios que cuidam de sua soberania, bem diferente do Brasil.

jose cf

mais uma empresa que morreu foi enterrada no esterco, os criadores dela com certeza devem sentindo-se traídos e enganados . tudo que a embraer foi sera apagado como outras que a boeing. so lembrança do que foi. parabéns ao presidente que que mudar nos pais entregando tudo que temos .

Fernando Lacerda

O próprio criador da Embraer é a favor da Joint Venture..
O que me deixa mais triste, ver o Ozires Silva ser a favor desse crime lesa a patria

Farroupilha

Acredito que aquela sua declaração (do Ozires) foi baseada nem em 10% do que realmente ia rolar.

Tobyaps

A maioria dos acionistas devem ser americanos, então ser Embraer o nome não presta. Agora podiam fazer que nem a Lenovo, que compraram a Motorola e mantiveram o nome.
.
Tem duas coisas que não estou curtindo, a Kaspersky sumiu com ícone do “K” e botaram um escudo no lugar e agora o nome Embraer indo para as cucuias, assim fica difícil adorar empresas rsrs. Antes de tudo, comentário resenha viu 😉

Trajano

E vem aí as novas aeronaves da Boeing:

Boeing 7E7 195
Boeing 7E7 190
Boeing 7E7 175
Boeing 7E7 170

João Ninguém

Boeing E2-195
Boeing E2-190
Boeing E2-175
Boeing E2-170
Simples, pragmático e enxuto

Dr. Telêmaco

Boeing E2195, E2190, E2175. Sem hífen, como se fosse “dois mil cento e …” . Mais simples e fácil de pronunciar que Boeing E2-195 e etc.

João Ninguém

Sim concordo. As duas formas me parecem apropriadas.

Adriano Madureira

Alguém me corrija caso eu esteja errado:

A Boeing comprou a área de aeronaves comerciais, e a Embraer defesa é segurança ficará com a área de aviação executiva, que ficou de fora do acordo, assim como a divisão militar é isso?

Mas as aeronaves comerciais e executivas não dividem tecnologias entre si,quem seria detentor dela?

Li também que com a compra da embraer, os americanos abocanharam a fábrica que projeta os trem de pouso das aeronaves.