Bielorrússia conclui entrega de 12 caças Su-30K modificados para Angola
MINSK, Bielorrússia – A 558ª Fábrica de Reparação de Aviação da Bielorrússia (ARZ) em Baranavichy, concluiu a transferência de um lote de 12 caças Su-30K modernizados para Angola em abril. Isto foi dito à TASS na exposição de armas e equipamentos militares MILEX 2019, pelo vice-diretor de Desenvolvimento da ARZ Alexander Vorobey 558.
“Em abril deste ano, dois caças Su-30K foram entregues em dois voos de um avião de transporte para Angola. Assim, a 558ª ARZ concluiu o contrato para a revisão de 12 aeronaves Su-30K para a Força Aérea de Angola, que foi realizada em coordenação com a Rosoboronexport JSC”, disse.
Segundo o vice-diretor, o Su-30K angolano é na verdade refinado ao nível dos caças Su-30SM. Eles estão equipados com 12 pontos duros para armas e podem usar mísseis guiados, como o antinavio X-31A, anti-radar X-31P, e ar-ar RVV-AE.
Para se proteger contra armas de alta precisão, cada caça angolano está equipado com uma estação de interferência (jamming), desenvolvida pela 558ª ARZ. Esta estação opera na faixa de freqüência de 8-12 GHz, na qual funcionam os buscadores dos mísseis ar-ar.
Juntamente com os caças da Força Aérea de Angola, receberam um simulador de voo e um curso de treinamento da Bielorrússia. “A operação dos caças Su-30K em Angola é atualmente fornecida pela equipe de garantia da nossa fábrica”, disse um representante da 558ª ARZ.
O contrato do Su-30K
Os caças Su-30K foram entregues na Índia sob um contrato de 1996. A Rússia os tomou sob o esquema de troca e os ofereceu a vários países africanos. Em 2013, Angola adquiriu 12 aviões, e a Rosoboronexport ainda está procurando um comprador para outros 6 aviões.
A bielorrussa 558ª ARZ foi escolhida para cumprir o contrato para a modernização de caças de Angola, uma vez que nos anos soviéticos era a contratada principal para a reparação de caças Su-27 (com base no qual o Su-30 foi criado).
FONTE: TASS
Jesus Cristo… que pintura feia… meu Deus… os Russos poderiam dar uma ajudinha pra eles nisso ai…
Pintura feia mesmo!!!!
Realmente, ou é gosto duvidoso ou pode ser o cenário por onde voa.
é o cenario… rsrsr
Parece uma banana de pijama? Putz…
Bonito mesmo é a pintura dos brinquedos táticos que compramos a preço absurdo, para montar localmente com a desculpa mal lavada de transferência de tecnologia e que quando chegarmos a operar já serão obsoletos kkkk.
Avião de papel super faturado !
Mas em partes concordo com você, a pintura do avião Angolano é feia mesmo, porém pintura não ganha guerras !
Justamente, pintura não ganha guerras, o que ganha é radar, suíte eletrônica, mísseis homologados, capacidade de integração em pacote de atuação maior, manobrabilidade etc.
E isso, o tal avião de papel tem do bom e do melhor, dentro de seu nicho de mercado.
Tem quando? Pois até hoje ele nuca voou a contento, nunca operou seus sistemas de armas em combates reais, vive em desenvolvimento. Quando entrar em operação já será desatualizado, pois hoje mesmo já é frente aos caças de 5° geração. Diferente do S-30 que já fez tudo e mais um pouco do que eu escrevi acima. Me chama para conversar o dia que esse “brinquedo tático” realmente estiver operacional e demonstrar todas as “capacidades” prometidas pelo fabricante. Pois falar até papagaio fala rsrs. Eu mesmo posso oferecer um disco voador com armas de energia dirigida e camuflagem quântica, que consegue… Read more »
Qual o SU mais moderno, os angolanos ou dos venezuelanos?
Nego reclama da pintura dos caças da FAB, imagina quando bater os olhos nos caças angolanos…
Concordo com você Willber, a pintura dos nossos F-5 também não aganaria nenhum “concurso” agora, essa aí dos Angolanos é de doer.
Parece que os Su-30 da Venezuela estão um pouco avançados, mas o Su Angolanos não ficam atrás, são caças que interceptam qualquer Aeronave no Atlantico Sul, Angola (12 Su-30Ks) + Africa do Sul (26 Gripens C/D) conseguem ter superioridade Aerea , os 36 Gripens E/F da FAB irão equilibrar a balança.
Esta Angola só compra ou moderniza sistemas de armas de forma avulsa, depois queixem-se da sustentação e logistica das suas forças de defesa!
Porque que não compram material de engenharia, ao menos servia para desenvolver infraestruturas nas zonas mais recondidas e isoladas do País.
Ou então para vigilância da sua vasta costa, ao menos protegiam as suas riquezas ligadas á economia do Mar.
Da mesma forma que o Brasil investiu nos Gripens e no PROSUB e têm outros problemas sociais como a criminalidade das favelas, saúde e educação, etc, nenhuma nação deve prescindir da sua defesa. Angola investiu pesado nos Sukhois e em lanchas de patrulha costeira, de lembrar que os Angolanos operam o EMB-314 Super Tucano, e já têm cartas de intenção de compra dos KC-390, o Brasil deveria aumentar a parceria com Angola, principalmente no domínio Naval (Macae e quem sabe um Navio OVP Nacional de 1800T).
Admiro seu otimismo colega Filipe, admiro mesmo!
Não posso acreditar Angola comprar o KC-390, nem daqui a 20 anos….
Chegaram a comprar sim alguns C-130 aos EUA, que nunca chegaram a voar… cá pra mim ainda vão comprar mais alguns que andem por ai desimanados, quanto as lanchas costeiras, sim houve contratos assinados, mas não posso precisar quantas foram produzidas e já lá vão uns anos.
Em suma, são mais olhos que barriga….
Os brasileiros nada tem a ensinar aos angolanos em termos militares e emprego das forças armadas, muito menos sobre a pintura de caças de combate. Sintam primeiro na pele o que é uma guerra moderna no vosso país e depois mandem as bocas que quiserem. Ensinem a jogar futebol e a dançar samba no carnaval
A Aeronáutica já convidou algum país africano para participar da CRUZEX???
deveria convidar a Africa do Sul e algum outro país do norte Africano…
Quem diria, Angola com uma defesa aérea melhor que a nossa
Meu deus, mas que insistência é essa de EM SITES DE DEFESA as pessoas falarem como se fosse o G1? Ta achando que força aérea é super trunfo?
Procure quantos AWACs possui a força aérea angolana.
Não cansa de passar vergonha.
Até eles!
Se não matar de bala mata de susto, que horror de pintura!
Parte do território angolano é desértico, daí a pintura.
Nem se preocuraram em pintura ideal para dogfight. Apesar do verde e amarelo que amo tanto, haja mau gosto, tem outros tipos de desenho caramba. Mas duvido muito que tenham que combater algum dia, entretanto para espetaculos aéreos é bem identificavel.
A pintura é feia, mas derrubam os forever 5 sem eles nem saberem o que foi…
Vale mais do ponto de vista militar que qualquer avião da FAB.
Legal cara, eu tambem coleciono Super Trunfo.
Será que no supertrunfo especial do Fred existem AWACs e doutrina BVR?
Pô Fernando, eu não sei. Mas se eu jogar contra ele e eu estiver com… digamos… um avião novo, moderno e altamente poderoso como um Fiat G91, eu invoco a comparação entre pinturas e ganho a partida! 😛
Não tem como vencer essa! haha
Pensei em algo que combine com estes caças angolanos.. by North Korea..
Parece um filme do Rambo…..e eles usam aquela cobertura em combate?
Este é um quadro do vídeo de propaganda da televisão da RPDC. Uma das opções camuflagem uniformes para forças de operações especiais do exército da RPDC. A foto em si é bastante antiga, tem cerca de 20 anos, se não mais.
Boa ideia! Os pilotos podem usar esse camuflado para sumir no canopi, daí a propaganda vai ser que os caças são autônomos.
Tem bastante coisa sim, caças menores, treinadores…
Quanto aos caças chineses, eles precisam provar muita coisa ainda!
Parabéns aos irmãos Angolanos, para as ameaças dali estão bem equipados. Discutir pintura, e não as qualidades do caça, é mimimi…
Verdade, mas convenhamos; pintura (camuflagem) parece ser o unico assunto em que não há briguinha ideológica e que quase todos concordam.
Acho interessante pinturas com personalidade. Não ficar naquele cinza monótono dos caças ocidentais.
Eita povo invejoso rsrs
Roberto, com a devida vênia, isso é natural, já que americanos, russos e europeus produzem aviões bem avaliados há mais de 50 anos. Os chineses além de serem conhecidos há décadas por suas gambiarras, não deixam eventuais clientes saberem, de fato, como são seus caças, já que as informações na China são altamente restritas. Além disso, fica difícil para chineses já que parte do mundo está sob influência americana, parte européia e parte russa. O que sobra não confia na China, vide seus vizinhos asiáticos. Mesmo não sendo um entusiasta da China e tudo que representa, creio que o JF… Read more »
No mais, parabéns aos angolanos.
Não é o que há de melhor, nem chega perto disso, mas está muito bom para uma força aérea de baixo orçamento.
Os Gripenns da Africa do Sul não chegam mais perto da fronteira de Angola. Com esses SU-30 tomam bomba BVR.