Caças Typhoon acionados duas vezes sobre o Báltico para interceptar aeronaves russas
Na terça-feira, 14 de maio, os jatos Typhoon que estavam em alerta na Base Aérea de Ämari foram acionados em resposta a dois caças russos SU-27 Flanker e um avião IL-22 que voavam ao longo da costa do Báltico rumo a Kaliningrado.
Na quarta-feira, 15 de maio, jatos Typhoon foram novamente lançados de Ämari para escoltar a formação rumo à Rússia.
O Ministro das Forças Armadas, Mark Lancaster disse:
“Ao mesmo tempo que as nossas tropas estabelecem laços mais fortes com os Aliados da OTAN na Estônia, os nossos caças da RAF estão a policiar os céus bálticos e a fornecer uma resposta rápida a todas as abordagens em relação ao espaço aéreo da OTAN. E também envia uma mensagem clara – estamos empenhados em defender as fronteiras da OTAN e apoiar os nossos Aliados na prevenção de quaisquer ameaças.”
Estes são os primeiros acionamentos reais desde que a RAF assumiu a missão no mês passado. Até então cabia à Força Aérea Alemã os alertas.
FONTE/FOTOS: Ministério da Defesa do Reino Unido
Segue o Jogo.
Ambos poderiam gravar vídeos e postar nas redes sociais para o nosso “deleite” o que seria sensacional. Fora isso, abordagem ‘protocolar’ e “segue o jogo”.
Como estes russos são chatos!
Se eu fosse a OTAN, enviaria para interceptar a força aérea russa, somente os caças da era soviética.
MIG-21, MiG 29 e por aí vai…
Outra cosia, por que os russos não ficam treinando as defesas chinesas e norte coreanas?
Provavelmente porque a Coreia do Norte e a China não fazem parte da OTAN.
“(…) Outra cosia, por que os russos não ficam treinando as defesas chinesas e norte coreanas?”
——————————
Talvez não queiram correr riscos…
Praticamente os chineses e coreanos tem o mesmo tipo de aparelhos que são ou foram utilizados pelos russos. Eles sabem a suas características de vôo, armas e etc. Voando pela Europa, eles conseguem parâmetros de vôo e performance das aeronaves da OTAN, como tempo de reação, vigilância radar etc.
Аntunes se não sabe nada não escrevam parece ridículo? Estudioso kkkkkkkkk
Jorge, canhoteiro vermelhinho detectado!
Provavelmente eles fazem isso. É que chineses e norte-coreanos não são muito inclinados a ficar divulgando essas coisas na imprensa, não é mesmo?
Interessante a costa do Báltico é espaço aéreo da OTAN e os caças Russos parece não tomar conhecimento.
Não é bem assim colega, a própria Russia também tem território no Báltico, como Kaliningrado e São Petersburgo por exemplo :
Então esqueceram de avisar o ministro que ao longo da costa do Baltico não é espaço aéreo da NATO.
Nilton , por isso q os aviões russos na foram abatidos, eles estavam passando pelo espaço internacional, porem perto do espaço aéreo dos países balticos, nestes casos os aviões da OTAN decolam para garantir q os aviões russos nao entraram em espaço aéreo nao pertencente a eles. Compreendeu?
Modo ironia ativado MCX. Certo.
Salvo engano meu, tem uma convençao da Onu limitando o mar territorial a uma faixa de 22km da costa e o espaço aéreo de um pais acompanha o mar territorial. Nesta faixa o pais e soberanos. Apos esta faixa, no mar, o pais tem direitos economicos exclusivos mas nao soberania.