Boeing T-X

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Boeing T-X

Por John A. Tirpak – Air Force Magazine

A Boeing vê um mercado potencial para até 2.600 dos treinadores avançados T-X em variantes que vão de treinamento a “light strike” e “light fighter”, disse William Torgerson, diretor sênior de integração de programas da T-X na empresa.

Isso inclui os jatos “até 475” que a Força Aérea dos Estados Unidos solicitou na competição do T-X, que se concentrou apenas na missão do treinador e não em variantes para outras missões da USAF, agora ou anteriormente executadas pelo T-38 de 60 anos de idade que o T-X substituirá, disse Torgerson. Essas missões também incluíram Agressores e treinadores de acompanhamento.

Torgerson falou em uma visita à fábrica para a mídia nas instalações da Boeing em St. Louis, Missouri, onde o T-X será produzido. Seu briefing foi o primeiro para a mídia desde que a Boeing ganhou a concorrência T-X. A Boeing forneceu viagens e acomodações para a imprensa cobrindo o evento.

A Boeing está criando instalações para a construção de 48 jatos por ano para a Força Aérea dos EUA, mas pode aumentar a cadência para 60 se a Força Aérea quiser acelerar o programa em alguns anos, ou se houver vendas externas, disse Torgerson.

Dependendo do país do cliente em potencial, a Boeing ou a Saab, sua parceira T-X, liderarão o esforço de captação, explicou Torgerson, sugerindo que a Saab assumirá a liderança quando o país do cliente já operar o caça Saab JAS-39 Gripen. A Saab anunciou na semana passada que construirá sua parte do T-X em West Lafayette, Indiana. Enquanto não deu muitos detalhes sobre o trabalho entre as empresas, Torgerson disse que, em linhas gerais, a Saab construirá a fuselagem traseira, começando em um ponto imediatamente atrás do cockpit em tandem. A Boeing construirá as asas, a empenagem e a parte dianteira do T-X.

Torgerson disse que o T-X deve se sair bem em vendas internacionais, porque “ninguém pode competir com nosso preço” em um jato comparável, observando que a Força Aérea disse que a proposta da Boeing “economizou US$ 10 bilhões”.

Para fins de comunalidade e custo, os displays do T-X são os mesmos dos F-15 avançados da Boeing para o Qatar, que equipariam também o F-15EX que a Força Aérea solicitou em seu orçamento fiscal para 2020. O sistema touch-screen não requer luvas especiais para funcionar.

As duas aeronaves Boeing construídas para a competição T-X foram usadas para gerar dados de voo exigidos pela Força Aérea, disse Torgerson. Eles não eram protótipos, ele observou, porque isso não era necessário. Por exemplo, embora o espaço tenha sido deixado para um sistema de reabastecimento aéreo, os dois aviões de competição não foram equipados para isso.

No entanto, ele descreveu a aeronave como pronta para engenharia, manufatura e desenvolvimento, o que significa que eles podem continuar a voar, gerar dados e provar software enquanto a Força Aérea e a Boeing em conjunto refinam o que o serviço quer que o T-X faça. As operações de voo serão retomadas “em breve”, disse Torgerson. O primeiro T-X voou 71 vezes durante a competição, enquanto o segundo jato voou 15 vezes. Para demonstrar sua confiabilidade, eles voaram até quatro vezes por dia durante a competição, “da mesma forma que a Força Aérea vai usá-los”, observou ele.

A Boeing deverá fornecer aeronaves iniciais aos pilotos da JBSA-Randolph, Texas em 2023 e a capacidade operacional inicial para o T-X está prevista para 2024. A Força Aérea e a aeronave estão “aprendendo uma com a outra”, disse ele, explicando que a Força Aérea está desenvolvendo maneiras de explorar todos os recursos oferecidos pelo T-X.

O T-X será em grande parte um avião de alumínio, disse Torgerson à Air Force Magazine, e a única estrutura composta no jato será o nariz. Um avião de metal é mais fácil de fabricar e mais fácil de consertar, ele disse, e o uso de materiais mais leves não era uma exigência, já que “não tivemos que apertar cada partícula de desempenho” do projeto, já que não se destina a ser um avião de combate de linha de frente. Mesmo assim, o T-X é descrito como tendo a capacidade de puxar mais de 8G.

A Boeing está desenvolvendo todo o software de treinamento simultaneamente com o desenvolvimento do jato. O plano é eliminar a latência que normalmente afeta os simuladores quando um novo programa de voo operacional é liberado para a frota. Qualquer que seja o software construído no avião, ele também estará no simulador, informou Torgerson.

A Boeing deve construir e fornecer pelo menos 46 simuladores sob o contrato de T-X e a Força Aérea tem opções para um total de 120. Haverá também treinadores de tarefas em parte e computadores e controles do tipo desktop para ajudar os pilotos a aprenderem os vários “apps” no T-X.

Torgerson disse que crianças foram convidadas para brincar com o sistema de desktop do T-X e disseram que era “como um iPhone” e intuitivo para operar. A abordagem de “aplicativos” foi adotada para facilitar a adição de funções nas aeronaves de arquitetura de sistema aberto, sem a necessidade de reestruturar o programa de voo operacional para cada alteração. Os pilotos que treinam no T-X terão crescido, achando essa abordagem natural, disse ele.

O design do T-X também foi feito com manutenção como um fator chave. O avião tem uma asa alta para facilitar o movimento por baixo, e Torgerson disse que não são necessárias ferramentas para abrir os paineis de acesso mais usados. O trem de pouso, que é construído pela Collins, é o mesmo que o do F-16, exceto que o trem do nariz se retrai para frente, em vez de para trás.

“Por que desenvolver algo que já existe?”, Disse Torgerson. O T-X terá, no entanto, um sistema de geração de oxigênio a bordo totalmente novo e “avançado”, para aproveitar as lições aprendidas nos últimos anos em relação a problemas em outros tipos de aeronaves.

O T-X vai substituir o T-38
Cockpit do Boeing T-X

FONTE: Air Force Magazine

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