A Saab abrirá uma nova fábrica em Indiana para apoiar sua contribuição ao treinador a jato avançado T-X, desenvolvido em conjunto com a contratada principal Boeing, e outros projetos avançados

A instalação estará localizada em West Lafayette, no Discovery Park District, afiliado à Purdue University. A partir de 2020, quando a construção começar, a Saab diz que destinou US$ 37 milhões para o desenvolvimento. Em última análise, a nova instalação irá criar até 300 postos de trabalho.

Inicialmente, a fábrica se concentrará em engenharia aeronáutica e na fabricação de estruturas e peças Saab para o T-X, a pedido da Força Aérea dos EUA (USAF). Além disso, a Saab tem parceria com a universidade para realizar pesquisas e trabalhos de desenvolvimento em sensores, inteligência artificial e sistemas autônomos.

“Este é um momento histórico para a Saab”, diz o diretor-presidente Hakan Buskhe.

“Após cuidadosa consideração, escolhemos West Lafayette, graças à liderança visionária do Estado de Indiana e da líder mundial da Purdue University. O anúncio é parte de nossa estratégia de crescimento nos Estados Unidos e aprofunda nosso relacionamento com o cliente dos EUA. Nós vemos grandes possibilidades aqui para esta facilidade e nossas parcerias. ”

A empresa acrescenta que a instalação do T-X em Indiana impulsionará suas operações nos EUA para uma presença em cinco estados.

A Saab recebeu um contrato inicial de US$ 117 milhões em outubro de 2018 para cobrir seu envolvimento na fase de engenharia, fabricação e desenvolvimento do programa T-X até 2022. Ela será responsável pela produção da fuselagem traseira do jato.

A USAF espera comprar um 351 unidades iniciais do novo tipo para substituir seus treinadores Northrop T-38, após uma decisão de seleção de US$ 9,2 bilhões feita em setembro passado. A Boeing prevê que até 2.600 exemplares podem ser necessários para a demanda dos EUA e do mundo.

A montagem final do T-X será realizada na fábrica da Boeing em St Louis, no Missouri.

O T-X vai substituir o T-38
Cockpit do Boeing T-X
Cockpit do Boeing T-X

FONTE: FlightGlobal

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments