FCAS da Dassault

FCAS da Dassault

FCAS da Dassault
Conceito do FCAS da Dassault

No início de 2019, a Safran e a MTU Aero Engines assinaram uma parceria industrial para projetar e produzir um motor para o SCAF ou FCAS, o jato de combate do futuro. Stéphane Cueille, diretor de R&T e Inovação da Safran, explica suas características e os desafios do projeto.

O que é o programa SCAF?

Em francês, o SCAF significa Système de Combat Aaérien du Futur (Sistema de Combate Aéreo do Futuro). É um programa que foi lançado pela França e Alemanha em 6 de fevereiro de 2019. O objetivo é projetar um jato de combate que irá substituir o Rafale e o Eurofighter até 2035.

A Dassault e a Airbus estão encarregadas de produzir a arquitetura e o design da aeronave, cujo motor será desenvolvido em conjunto pela Safran e pela MTU Aero Engines.

A divisão de papéis entre os dois fabricantes de motores baseou-se no princípio do “melhor atleta”: o objetivo é que cada um trabalhe em seu campo de atuação. A Safran é, portanto, responsável pelo desenvolvimento das partes quentes e da integração do motor, e a MTU Aero Engines é responsável pelas peças frias e pelos serviços de MRO (manutenção, reparo e revisão geral).

Outros fabricantes europeus podem participar do programa, dependendo dos níveis de disposição dos diferentes países.

Conceito do FCAS - Airbus
Conceito do FCAS da Airbus

Quais inovações aprimorarão esse mecanismo?

Este jato de combate de nova geração deve ser capaz de produzir um empuxo supersônico forte e cruzar a baixa velocidade por longos períodos. Seu motor deve, portanto, ser versátil. Também será mais compacto para ser mais leve, e seu empuxo – muito mais poderoso que o do Rafale – tornará possível para o SCAF carregar mais armas. Por último, deve contribuir para a furtividade da aeronave.

Muitas inovações serão, portanto, necessárias. A turbina, por exemplo, atingirá temperaturas em torno de 2.100 °C, uma temperatura fora do alcance dos materiais e tecnologias atuais das palhetas.

A Safran deu a si mesma uma plataforma de pesquisa para palhetas de turbinas avançadas para desenvolver tecnologia sofisticada e materiais que possam suportar essas temperaturas. O motor também deve ter um ciclo variável – em outras palavras, deve ser capaz de ajustar a relação entre os fluxos de ar primário e secundário – e ter um bocal  ajustável para facilitar o manuseio da aeronave.

Outra área de inovação que será explorada é a de tornar o motor híbrido para gerenciar problemas de energia a bordo.

Rafale e motor Snecma M88 - foto Armée de lair
Rafale e motor Snecma M88 – foto Armée de lair

Quais são os desafios da Safran neste programa?

O Grupo terá que mostrar sua capacidade de inovar desenvolvendo – para o ano de 2025 – um mecanismo derivado do motor M88 para propulsar a primeira aeronave de demonstração SCAF. O motor de demonstração está planejado para 2027.

Os trabalhos de R&T realizados para o SCAF também são essenciais para os nossos outros programas: eles darão origem a soluções tecnológicas que, quando aplicadas aos nossos motores civis de futura geração, nos ajudarão a permanecer competitivos.

M88-2

Melhorias em vista para o motor M88

O motor a jato do Rafale se beneficiará dos trabalhos realizados no motor dos jatos de combate do futuro. Foi a esse respeito que a agência de aquisições de defesa da França confiou a Safran um programa de pesquisas, no valor de 115 milhões de euros em cinco anos, para aumentar o empuxo do motor e, ao mesmo tempo, melhorar sua vida útil.

FONTE: Safran

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