Rússia planeja versão AEW&C do jato Tupolev Tu-214
As Forças Aeroespaciais da Rússia (VKS) estão planejando desenvolver uma nova aeronave de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C) baseada no jato regional Tupolev Tu-214, informou o Izvestia em 5 de maio. As fontes do jornal no Ministério da Defesa (MoD) indicaram que o comando da VKS já aprovou o projeto.
A nova aeronave de vigilância por radar de longo alcance será supostamente menos dispendiosa, mais leve e mais barata de operar do que a A-100 atualmente em desenvolvimento. Ela empregará uma versão mais leve do radar do A-100, bem como alguns de seus sistemas e equipamentos a bordo.
O A-100 é uma versão atualizada do A-50, introduzido no início dos anos 80. O A-100 é construído sobre o Ilyushin Il-76MD-90A. Ele carrega o radar Premier, projetado pela JSC REC ‘Vega’, que pode detectar alvos aéreos a 600 km e navios a 400 km, segundo a mídia russa.
A aeronave A-100 está em testes no Centro de Testes de Voo do Estado de Chkalov, em Akhtubinsk. Moscou também está modernizando seu inventário de cerca de 20 aeronaves A-50 AEW&C. A VKS recebeu seu sexto A-50U atualizado no final de março.
FONTE: Jane’s
Até na Rússia. Olha ai o 767 fazendo escola!!!!
Tem 767 AEW&C….
Foi exatamente o que ele disse…
O que eu quis dizer é q desconheço a utilização do 767 como AEW&C.
Os japoneses
Não é questão de “fazer escola” e sim o desenvolvimento natural, usando uma plataforma com um melhor custo-benefício.
Neste caso seria o757 já que o Tupolev Tu-214 é um avião da mesma categoria do Boeing 757.
Uma boa alternativa.
Esta não é uma alternativa, esta adição ao mais caro A-100.
No seu ritmo, a Rússia consegue investir na atualização e racionalização da sua força aérea.
Mesmo com restrições devido às sanções econômicas, os projetos caminham em um ritmo razoável.
Devagar a Rússia vai deixando a ficha cair, mudando a megalomania da era soviética para o conceito do “menos” é “mais”.
Putin é o cara.
As sanções estão sendo muito suaves.
Tem de apertar.
Sem apertar muito a Europa já perdeu mais de 50 bilhões com as contra-sanções… Imagine tambem sancionar um país que produz mais de 11 milhões b/dia de petróleo…
Mesmo com restrições devido às sanções econômicas, os projetos caminham em um ritmo razoável. . Até quando vocês vão repetir um mantra mentiroso, imaginando que um dia se torne verdade? Deixa eu lhe explicar uma coisa e eu até desenho, se você não conseguir entender: as sanções à Rússia não fizeram nem cócegas na economia russa. Deu para entender? nada, efeito próximo de zero. O que de fato afetou a economia russa foi somente os preços do petróleo, que os EUA, em conluio com a Arábia Saudita, abaixaram artificialmente para afetar a Rússia. Só isso. Atualmente, os preços do petróleo… Read more »
Perfeito 100nick.
Essas sanções são inúteis para Moscou.
E pior.
Parece que Rússia e China estão fazendo grandes aquisições de ouro, de modo a largarem suas reservas em dólar em benefício desse valioso metal.
Tempos interessantes estão se aproximando.
kkk
roubar ouro da Venefavela é “adquirir”….
fala sério
Pouco importa, contanto que o dólar desabe.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk agora conta a do papagaio. Se vier a acontecer algium dia, sera daqui mais de 80 anos…por enquanto, siga o feretro…..voce deveria ser artista comico.
pois e…e mesmo assim a Russia esta de pinico na mao, ate com preco de petroleo e gas em alta….imagine so daqui a mais uns 50 anos quando a Europa no todo estiver usufruindo de veiculos mais economicos (eletricos) ? E nao somente a Europa….leia mais sobre tal futuro proximo.
PS.. Oriente medio incluso Ira e Arabia Saudita.
Mesmo assim ela vai precisar do gás para aquecer o inverno europeu… não é só de combustivel para veículos que a Europa ocidental precisa.
A Rússia está procurando confusão com meio mundo então tem que se virar mesmo e adaptar projetos civis para o militar, mas com essa configuração de jato “regional “acho pouco provável!
Russos já usam o Tu-214R uma versão ELINT, SIGINT e COMINT…
Nessa configuração não muda nada na aerodinâmica!
Mas com um radome gigante girando na fuselagem a coisa é diferente parceiro!
Então o A-100 ainda esta em testes mas já projeta outra para quem sabe atuar próximos as suas fronteiras.
O Urso e o Dragão estão afiando suas garras.
E dai sabichao ??? leia as cartas, taro, buzios e nos traga o futuro…..gozador , brincalhao. Ignaro util.
O primeiro AEW&C deles era baseado numa aeronave “civil”, o Tu-126, que era baseado no Tu-114, que por sua vez era um Tu-95 Bear com fuselagem para o transporte de passageiros. Depois, por algum motivo, resolveram ir na contra-mão do ocidente e apostaram num derivado do cargueiro Il-76, talvez visando operar de bases improvisadas na linha de frente. Na época eles já possuíam os Il-62, que seria um candidato natural, do mesmo porte do 707 usado como base para o E-3 Sentry americano. Agora parecem voltar ao modelo ocidental, pois airliners são muito mais baratos de operar que cargueiros do… Read more »
Creio eu que isso tem a ver inicialmente a custos, pois como tu disseste, o custo de um cargueiro hj é bem maior. Tem suas vantagens mas com o desenvolvimento da aviação comercial e seus jatos, estes reduziram as fraquezas que porventura tem, como velocidade, capacidade e volume de carga, facilidade de adaptação do projeto e MO necessária de suporte. Outro fator na sua linha histórica a qual vc citou é que o Tu-126 era uma plataforma melhor que o IL-62 (que era um jato comercial incrível para sua época) mas pelos idos do final dos anos 70 e inicio… Read more »
Por que não fazer um AW&C do fodástico Su Superjet 100?
kkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Para que se, provavelmente, o A-100 seja o melhor do Mundo?!?!
Um monstro. Olha o tamanho do bichão.
Além disso, russos (e chineses) estão na dianteira (e muito) no setor de radares.
Os radares russos já são capazes de detectar qualquer objeto voador existente, inclusive os ditos stealths.
Os radares de terra deles são tão poderosos que podem detectar, com facilidade, qualquer objeto a milhares de quilômetros de suas fronteiras, tornando a Rússia imune a eventuais intrusos.
Não preciso lembrar dos fantásticos radares OTH produzidos por eles.
Deixe como está. Em time que está ganhando não se mexe.
Deve ser pelo tamanho e autonomia, é um regional….
Se eles quiserem eles fazem, mas precisam de aviões de maior autonomia, neste caso o Su 100 não seria o ideal.
Por que não fazer do fodástico 737MAX?
Verdade Heli.
De repente o radar avisa ao próprio avião: Vamos cair!
Northrop Grumman E-10 MC2A
Matéria interessante pra quem acha que o KC-390 pode ser uma plataforma AWACS.