Boeing mostra o F/A-18 Block III Super Hornet na Sea-Air-Space 2019
O fabricante aeroespacial norte-americano Boeing divulgou o conceito do futuro caça F/A-18 Block III Super Hornet durante a Sea-Air-Space 2019, a maior exposição marítima nos EUA.
A Boeing também anunciou na segunda-feira que a Marinha dos EUA receberá os caças Super Hornet do Block III e suas capacidades de próxima geração até 2033, enquanto entregam novas aeronaves e atualizam as aeronaves existentes através do programa Service Life Modification (SLM).
O Super Hornet F/A-18 Block III é a mais nova aeronave tática de alta capacidade, acessível e disponível no inventário da Marinha dos EUA. O Super Hornet é a espinha dorsal da ala aérea da Marinha dos EUA agora e nas próximas décadas.
A configuração Block III adiciona atualizações de capacidade que incluem capacidade de rede aprimorada, maior alcance, assinatura de radar reduzida, um sistema avançado de cockpit e um sistema de comunicação aprimorado.
“O foco inicial deste programa irá prolongar a vida útil da frota de 6.000 para 9.000 horas de voo”, disse Mark Sears, diretor do programa SLM. “Mas o SLM se expandirá para incluir a conversão do Block II para o Block III, e redefinição de sistemas e tarefas de manutenção, projetadas para oferecer uma aeronave mais sustentável, com vida útil prolongada e mais capacidade. Cada um desses jatos voará por mais 10 a 15 anos, portanto, torná-los uma aeronave de última geração é fundamental”.
A Boeing começará a converter os Super Hornets do Block II no Block III no início da próxima década. A vida do caça também será estendida de 6.000 horas para 9.000 horas.
Com um contrato de três anos em março de 2019 para 78 Super Hornets F/A-18 Block III, a Boeing terá um papel vital nos esforços de modernização da frota da Marinha dos EUA.
Realmente essa safra de aviões americanos parece ser imortal.
Lindo e Letal….
Bonito caça super Hornet block 3
Seria uma boa para a fab estudar tanques conformais para nossos gripens??!
Existir existe, se houver requerimento acho que não seria difícil instalar.
https://www.aereo.jor.br/2010/04/04/gripen-com-cft/
Ficou com aspecto ridículo esta projeção do Gripen com tanques conformais. Parecendo uma grávida ao contrário. O SH ficou mais belo do que já era.
Concordo com o Sr Paulosollo. “grávida ao contrário” KKKKkkkkkkkk
Brasil deveria futuramente apostar em pelo menos 12 unidades de aeronaves mais pesadas.
Já temos o KC390
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Penso não ser adequado ou oportuno para FAB. Primeiro porque se trata de um vector aeronaval, depois a Marinha não têm Porta-Aviões para o operar, e quando o teve era bastante antigo, e com manutenção muita cara, também é verdade que plataformas como o SP não fazem falta, a não ser por vaidade, pelo menos no seio da America do Sul e na atualidade. Era preferível uns quantos F-16V tal como o fez Marroces, ficaram com um vector com superioridade aérea, na região do hemisfério Sul pelo menos durante 15 anos ou mais anos. Pelo menos sustenção e logistica para… Read more »
Não existiria lógica em complementar gripen E com F-16V. São aeronaves comparáveis em quase todos os aspectos. Se fosse para ter um outro vetor e eu sequer apoio essa ideia, deveria ser algo com funções de fato diferentes. Seja algo naval para operar com foco em defesa costeira, seja algo bem mais pesado para ser a ponta da lança. O F-16V não serve para nada que O gripen já não sirva.
Essas atualizações se devem ao atraso do F-35C ou foi a grana que ficou curta?
São devido ao atraso no programa mesmo.
Eu suponho que essas atualizações podem estar ligadas a outra coisa mais profunda: as visões diferentes que a Força Aérea e a Marinha dos EUA tem em relação à furtividade (Stealth). E a boeing fez essa versão do Hornet pensando nisso. A marinha pode estar considerando que não compensa sacrificar certas características como carga de armas, alcance e velocidade em prol do stealth, ou pelo menos acredita num equilíbrio diferente da USAF. Lembrando que aviões com mais alcance significam menos exposição dos preciosos porta-aviões. Algo que anda se falando é a idéia “payloads over plataforms”. As cargas (armas) são mais… Read more »
Caro Renato,
Se resume a custos de aquisição e operação. Pq?
1) porque a velocidade do SH e F-35 é a mesma (Mach 1,6);
2) o alcance do F-35C é equivalente ao do SH;
3) A carga de armas do F-35C é até maior que a do SH.
São quase 10 t contra 8 t. E o F-35 pode levar 14 AIM-120 + 2 AIM-9 enquanto que o SH leva 10 e 2, respectivamente.
Velocidade final do F-18 é Mach 1.8
Ambos atingem quase 2000 km/h de velocidade máxima.
Dependendo da altitude é um Mach diferente.
Antes a Boeing divulgava 1.8 Mach, agora estão divulgando 1.6 Mach.
Mas a velocidade são muito próximas. Com diferença de dezenas de km/h entre as 2 aeronaves.
Oi Luis Henrique, você levantou ótimos pontos. Eu suponho que o alcance do SH block 3 vai ser aumentado devido aos tanques conformais e, se adaptadas algumas mudanças aplicadas ao F-15X, imagino que a quantidade de armas também. Se os F-414 EPE forem usados também devemos ter impacto no desempenho. Isso sem contar os custos que você abordou e a disponibilidade operacional, especialmente num ambiente agressivo como o mar. Me parece que a Boeing (concorrente da Lockheed) está apostando em outro equilíbrio de prioridades. Vejamos se a Marinha vai concordar. Eu acho que o Hornet já está no seu limite,… Read more »
Sim. O Bloco 3 ficará muito bom. Bloco 2 carrega 6.667 kg de combustível interno, com CFT vai para cerca de 8.250 kg. Para comparar o F-35C leva cerca de 9.000 kg internamente. Não sei sobre aumento na quantidade de armas, mas com uma estrutura reforçada para durar 9.000 horas em vez de 6.000, é provável que aumente a capacidade de Carga. Sobre o motor EPE acho muito difícil a US Navy querer. Há relatos que traria um aumento de 18 a 20% na potência e uma redução pequena no consumo, porém o custo seria muito alto. Acho que pelo… Read more »
E repare num outro detalhe: que fim levou a proposta do silent hornet?
O Donald Trump tem interesse que existam duas grandes companhias Norte Americanas: estas complementam-se uma á outra e pelos ensinamentos na Guerra das Malvinas, os caças podem voar a baixa altitude no Mar que não são detetados pelos radares porque o Planeta é curvilineo, logo não é obrigatório que sejam furtuitos e caros, e também porque estes caças F-15, F-16 e F-18 são exportáveis para nações que não podem ter ou então não covêm que tenham aviões da 5º geração, e assim asseguram na mesma muitos postos de trabalho e ocupam mão-de-obras altamente qualificada em solo USA
Tudo bem madmax? Acho que o caso tem menos a ver com F35 do que pode parecer. Afinal o F/A 18 continua sendo um ótimo avião e somando o fato de ser uma plataforma confiável,com custo de operação mais barato e com grandes quantidades já operando. Daí fica fácil entender o interesse da marinha em manter uma frota. Vale lembrar que ele pode ser usado ao lado dos F35 sem problemas.
Tchau e boa tarde.
Para mim é mais pelo atraso do F-35 do que pela falta de grana.
No mais, complementando o que Renato postou, aparentemente (minha visão de leigo) a us navy, tende a usar a guerra eletrônica para burlar os radares, utilizaram os Intruders por décadas e agora estão com o EA-18G Growler.
No mais, existe uma outra boa justificativa que é a mesma do F-15, a existência de uma segunda empresa que monte caças nos EUA.
O Super Hornet é um caça bonito, mas acho que não tem a elegância das linhas do Tomcat.
Altamente cotado para ganhar no Canadá e na Alemanha.
.
A USNavy mais uma vez mostra que não morre de amores pelo F-35C, tanto pela imposição do Pentágono (lembrem do F-111), quanto por não concordar com a concepção stealth.
.
Algumas unidades na FAB ficariam uma graça na FAB, fazendo o papel de ataque estratégico com mais alcance e carga que o F-39.
Ganhar na Alemanha? Nem a pau, Juvenal
A hora de voo dele é mais barata que a do Typhoon. E não pense que titia Merkel vai de F-35.
Ataque estratégico com aeronaves de 4°, só com misseis de cruzeiro, se não é suicídio.
Essa é a diferença para os stealth.
Na FAB seria bom um Growler, se a versão do EW do Gripen não sair.
o casulo de EW do gripen promete ser melhr que do Growler
Eu sei que vou levar tomatada, mas para mim esse avião é apenas um tampão, por que a indústria aeronáutica americana atualmente só se interessa por programas absurdamente caros (e absurdamente lucrativos). Desse jeito o vespão vai acabar ficando eterno como o B-52. Na hora do vamos ver tem que ter um avião que funcione e que não custe os olhos da cara
Aqui no Brasil o nome disso é trafego de influência la é Lobby.
(Modo irônico ON)
Ah como ele é lindo! A FAB devia comprar pelo menos uns 12, mas seria legal se eles viessem com aquelas estrelas dos EUA.
(Modo irônico OFF)
Melhor que vir com a foice e o martelo.
Tem que vir com as cores da FAB e do Brasil, o resto é vira-latice (de direita ou de esquerda, tanto faz)
Onde assino? Poucas palavras que resumem tudo que eu penso sobre o Brasil. Abraços
Finalmente uma notícia imparcial….
Espera, segundo a mídia globalista os vetores russos e chineses são infinitamente superiores, e a cada minuto os Estados Unidos se sentem apavorados com o poder que vem do oriente.
Os americanos deveriam investir em novas tecnologias de detecção, o conceito Stealth sacrifica muito o desempenho da aeronave e custa muito caro
Gabriel leia sobre as bandas S e L e o SPY6
Eu adoraria ver esse avião voando na Marinha do Brasil
Esse F-18 sim era o Caça que o Brasil deveria ter comprado No programa FX-2 e nao o gripen que nao vale o dinheirão investido nele …
E quanto à motorização, a US Navy vai bancar o desenvolvimento da versão EPE (enhanced performance engine) do F414 para o novo block III?
Queria saber como a FAB vai lidar com o fluxo de modernização do Gripen, já que o cenario das grandes forcas aereas tem mostrado que os caças avancados de 4,5° e 5° geração, não chegam com todas suas capacidades propostas em plena capacidade ou operacionais e que durante a vida util dessas aeronaves, há um fluxo constantes de modernizacoes e upgrades para entregarem o que proporam inicialmente, como para, responder a novas e constantes ameaças. Isso é totalmente diferente das aeronaves de geração passada que no maximo recebiam uma modernização em suas vidas úteis. Sera que a FAB, esta preparada… Read more »
Se a FAB não estiver preparada para as atualizações do Gripen, que é um caça projetado para receber upgrades de software periódicos, estará muito menos preparada para modernizar um F/A-18, cujos códigos fonte não são abertos para ninguém
A diferença e que ela pode se fazer valer duas coisa no SH:
A escala de produção e fazer as atualizações para e passo com o Tio Sam, via FMS, ao invés de ser extorquidos a cada momento.
Ate o Gripen entrar em serviço, sera um um multi-caça superado, face os cortes orçamentários e o longo prazo de entrega dos insuficientes 36.
Não.
70 F/A18-E/F block III na MB !
Pra que? Com qual dinheiro? Pra operar a partir de qual PA? Sabia que a MB reduziu para somente 6 células modernizadas do A-4? Se uma Força não consegue manter mais que 6 A-4 vai conseguir manter 70 caças 4,5G+? Pensar um pouco, antes de escrever, não faz mal algum….
Ficou bonito com os tanques conformais, será que sai com o F-414 EPE? Tomara que sim, eles no Gripen ficariam excelentes 🙂