A Lockheed Martin está ajudando o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos Estados Unidos a desenvolver sistemas de armas a laser de alta energia, incluindo o laser de alta energia retratado nesta renderização. (Cortesia do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea e Lockheed Martin)

White Sands Missile Range, NM – O Self-Protect High Energy Laser Demonstrator (SHiELD) do Programa Advanced Technology Demonstration (ATD) do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA (AFRL) alcançou com sucesso um grande marco do programa em 23 de abril de 2019, derrubando múltiplos mísseis lançados em voo.

O programa SHiELD está desenvolvendo um sistema de laser de energia direcionada em um casulo de aeronave que servirá para demonstrar autodefesa de aeronaves contra mísseis terra-ar (SAM) e ar-ar (AAM).

“Esta demonstração crítica mostra que os nossos sistemas de energia dirigida estão a caminho de ser uma revolução para os nossos combatentes”, disse a Dra. Kelly Hammett, diretora do Directed Energy Directorate da AFRL.

Durante a série de testes no High Energy Laser System Test Facility no White Sands Missile Range, o Demonstrator Laser Weapon System (DLWS) (imagem abaixo), atuando como um substituto do teste baseado em terra para o sistema SHiELD, foi capaz de engajar e abater vários mísseis lançados em voo. A demonstração é uma etapa importante do desenvolvimento do sistema SHiELD, validando a eficácia do laser contra os mísseis alvo. O sistema SHIELD final, no entanto, será muito menor e mais leve, além de robusto para um ambiente aerotransportado.

“O teste bem-sucedido é um grande passo à frente para sistemas de energia dirigida e proteção contra ameaças adversárias”, disse o major-general William Cooley, comandante do AFRL. “A capacidade de derrubar mísseis com a tecnologia de velocidade da luz permitirá a operação aérea em ambientes negados. Tenho orgulho da equipe do AFRL que está avançando a capacidade de energia dirigida da Força Aérea. ”

A tecnologia Laser de alta energia obteve ganhos significativos em desempenho e maturidade devido à pesquisa e desenvolvimento contínuos do AFRL e de outros no ecossistema de ciência e tecnologia. É considerada uma tecnologia revolucionária e trará novas capacidades ao combatente.

Durante uma série de testes em White Sands, o sistema demonstrativo de armas a laser (DLWS) engajou e derrubou vários mísseis lançados em voo, validando a eficácia do laser contra os mísseis alvo (Foto AFRL)

FONTE: US Air Force

Subscribe
Notify of
guest

117 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments