O F-15EX carrega mais armas, voa mais longe, voa mais rápido, pode transportar um maior leque de armas, tem uma hora de voo mais barata (embora projetem que a hora de voo do F-35A poderá igualar a do F-15EX) e tem um teto de serviço mais alto também.

O orçamento do Pentágono para 2020 prevê a aquisição de 8 caças F-15EX por US$ 1,1 bilhão para a USAF. Os novos F-15EX serão baseados na versão F-15QA do Qatar, com a suíte de guerra eletrônica EPAWSS.

A USAF pretende adquirir até 80 novos F-15EX por US$ 80 milhões cada, para substituir os velhos F-15C/D da frota. Algumas fontes dizem que a USAF poderá adquirir de 144 aviões até 400 novos F-15EX.

A aquisição de novos F-15 Eagle pela USAF significa uma mudança de estratégia, que previa anteriormente a aquisição exclusivamente de aeronaves de quinta geração.

A decisão de comprar novos Boeing F-15 também reflete o desejo do Pentágono de manter duas empresas americanas produzindo caças na próxima década, mantendo a diversidade na base industrial enquanto prepara os requisitos para o caça de sexta geração.

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments