China desenvolve novo motor para caça embarcado
Os jovens membros de uma equipe de projetistas de motores aerodinâmicos chineses receberão um contrato por projetar com sucesso e testar protótipos de um novo motor turbojato de primeira linha que ajudará os caças chineses a enfrentarem suas contrapartes estrangeiras avançadas.
Especialistas disseram no dia 17 de abril que o novo motor deve ser instalado em novos caças furtivos baseados em porta-aviões da China.
Com 124 membros com 35 anos de idade ou menos, a equipe de desenvolvimento de 193 pessoas do Instituto de Pesquisa de Turbinas a Gás sob a estatal Aero Engine Corporation da China receberá um prêmio provincial durante o Dia da Juventude da China em 4 de maio, de acordo com um comunicado lançado pelo governo de Chengdu, capital da província de Sichuan, no sudoeste da China, em sua conta WeChat na segunda-feira.
Sem divulgar a designação do motor, o comunicado afirma que se trata de um equipamento militar que rivalizará com jatos estrangeiros avançados e representa o mais alto nível técnico da China em motores aeronáuticos. É um dos vários grandes projetos de motores aéreos do país, disse o comunicado.
A equipe de desenvolvimento levou apenas um ano para projetar o motor, e apenas seis meses para terminar de testar o primeiro protótipo, e o ciclo de fabricação foi reduzido em dois terços, segundo o comunicado.
Com o novo motor, os futuros jatos de combate da China finalmente resolverão o “problema do coração”, disse Wei Dongxu, analista militar de Pequim, ao Global Times na quarta-feira. “Isso é ótimo, ótimas notícias”, disse ele. O motor aeronáutico é muitas vezes apelidado de “coração da aeronave”, pois fornece a força que a aeronave precisa.
Observadores militares disseram que a China fez um progresso impressionante no desenvolvimento de aeronaves militares avançadas, destacado pelo caça furtivo J-20. A indústria, no entanto, tem sido prejudicada por motores produzidos localmente, que anteriormente tinham um empuxo e tempo de vida abaixo do ideal.
Os motores turbofan avançados são difíceis de desenvolver, especialmente a fabricação das palhetas do fan, que devem ser construídas para resistir a temperaturas e pressões muito altas, observou Wei.
O próximo contrato é uma indicação de que a China fez avanços não apenas no projeto, mas também na fabricação, disse Wei.
Apesar do ritmo acelerado de desenvolvimento, Wei disse que o novo motor ainda precisa de uma quantidade considerável de testes em diferentes situações, antes de ser confirmado como confiável e entrar em produção em massa.
Este motor turbofan provavelmente será usado em caças furtivos da China no futuro, informou a Weihutang, uma coluna afiliada com a Televisão Central da China, na terça-feira.
Wei disse que o motor pode estar relacionado ao avião furtivo bimotor FC-31 de médio porte da China, que pode se tornar o jato de caça de próxima geração baseado em porta-aviões da China.
FONTE: Global Times
A China está bombando em termos de gastos com pesquisa e desenvolvimento. Mas será que consegue manter o fôlego?
Por enquanto, nada mostra ao contrário.
Na verdade a curva de endividamento mostra o contrário sim. É bom lembrar que a China tem uma questão à lá Brasil: PIB absoluto enorme enquanto o povo vive na merda. Lá é cá temos o mesmo PIB per capita. Países com tais características tendem a crescer mas a patinar na confiança, tendo juros maiores conforme se endividam.
E um problema para um país democrático e capitalista. Já a China não tem esse problema. Se o governo quer um motor a jato, eles comem grama más terão o motor a jato. Ai depois voltam a comer arroz, feijão e carne e tendo um motor a jato.
enquanto comprarem commodities barato, produzirem pagando salários baixos e sem custos com legislação ambiental, terão fôlego.
Isso nao me parece mais ser verdade. Os salarios nao sao tao baixos e existe preocupacao ambiental
É ingênuo em acreditar que no país mais controlado do mundo tem bons salários, se issó fosse verdade todas as indústrias estaria se retirando daquele país e indo para outros. Tudo que é fabricado na china por empresas não chinesas mostra que lá tem uma das mão-de-obras mais baratas e menos protegidas do mundo.
Vários colegas que trabalhavam na mesma empresa que eu (engenharia em uma montadora automotiva)foram contratados por empresas chinesas e foram para a China ganhando muitas vezes mais que aqui no ano passado, o povo estava até brigando para conseguir uma indicação pra ir também. Pelo menos na minha área parece que os salários são melhores sim.
Mas vc está falando de serviços especializados.
Eu trabalho com tecnologia também e os nossos salários são absurdamente mais altos que das outras áreas.
Que continuam ganhando muito mal aqui ou na china
O amigo por acaso já esteve na China?
Su pergunta e uma forma muito simplista de finalizar um debate. Tal afirmação, tambem se aplica a nós uma vez que muitas multinacionais estão indo embora do Brasil e indo para a china.
Não e por mão de obra barata a nivel de salário e sim por lá ser mais barato o imposto, o transporte, as leis trabalhistas que são menos restritivas que as nossas que são as mais amplas do mundo e por fim o fato de lá não terem os problemas daqui com segurança.
Então vai trabalhar lá então…
Vários colegas que trabalhavam na mesma empresa que eu (engenharia em uma montadora automotiva)foram contratados por empresas chinesas e foram para a China ganhando muitas vezes mais que aqui no ano passado, o povo estava até brigando para conseguir uma indicação pra ir também. Se eu tivesse sido chamado teria ido também.
Jagderband
O salários na China já são bem maiores que o do Brasil e eles são líderes mundias em projetos de desertificação, bem como em utilização de energias alternativas.
Troca do disco.
Digo: ‘COMBATE à desertificação’;
Você poderia ir para lá…
Com a internet fechada deles, não iamos ter que ler as suas baboseiras.
Respeito tua opinião, porém não foi isso que vi na minha viagem para lá em 2017. Obviamente você deve estar falando de profissões/funções específicas. Não uso discos desde 1995.
O trunfo da China é ter mais de 1bi de população economicamente ativa. Isso é inigualável. Só a Índia,mas esta ainda está iniciando seu processo(muito bem aliás)
Quando o chinês tiver a mente consumista do americano é questão de tempo eles se tornarem a primeira economia do mundo. E quando isso acontecer nosso planeta não suportará tamanha demanda. Mas antes algo vai acontecer. Os EUA não ficarão inertes quando ainda tiver opções.
Por quê a China não conseguiria “manter o fôlego” se é a economia mais dinâmica do mundo?
Caríssimo, a China é um poder ascendente e os EUA declinante. Aceita que dói menos.
Eu não sou muito mais novo que você e leio isto há pelo menos 30 anos.
Se o que vocês falam fizesse sentido, a URSS teria ganho a Guerra Fria e o ocidente ter acabado faz muito tempo.
Vem aí ………..
Outra cópia …..
Se tirar a aeronave do chão pouco importa se é cópia ou não, engraçado o brasileiro querer criticar a China por copiar mas não ter metade dessas “cópias”
Na verdade importa. Sempre importa. Em todos os setores, quem copia esta sempre atrás, olhando pro líder,esperando para copiar o próximo brinquedo. É melhor do que nós, mas o Brasil é café com leite.
O que é “está sempre atrás” na produção cópia de um F35? Esse “atrás” já é “frente” pra 99% dos outros países que se quer estâo desenvolvendo algo parecido.
Se importa ou não, tanto faz.
A China vai avançando. E muito.
Acabei de ler que a Ethiopian Airlines deve fazer encomendas do C919 e ainda se propôs a ser um centro de distribuição e apoio da COMAC na África.
E vamos embora para outra.
Se levar em conta que no setor agrícola está do caindo, nem café com leite não é mais
Você não é brasileiro? Crítica como se fosse estrangeiro, vai lá em fórum chinês comentar, mas cuidado com a censura lá no “Éden” !
Nada que os americanos não tenham feito no inicio da WWII, quando os ingleses em troca de destróieres e apoio logístico industrial enviaram radares e motores a jato para os EUA, e até mesmo depois da WWII quando puseram as mãos nos Me262 e foguetes V1 e V2 etc.
20/04/19 – sábado, btarde, depois daqui uns 6 meses quando esses turbofan forem apresentados vejam se não são cópias idênticas dos RR ou GE. Chinês desenvolvendo turbofan em 6 meses, não existe, é na verdade uma cópia, só muda a cor.
Fazer copias de motores aeronáuticos não e bem assim, se fosse fácil as copias de motores russos teriam dado certo, segundo boatos estão “apanhando” ainda na resistência e durabilidade dos materiais usados…
Atualmente os Chineses estão desenvolvendo ou aperfeiçoando uns seis motores de modelos diferentes, tem este do J31,J20 dos dois bombardeiro que estão criando e outros…
Vovozão.
Vai chorar do lado da vovozinha que a China está com tudo.
A parte dos jovens cientistas etc forçou um pouco !
A Global Times é imprensa oficial, 110% chapa branca. Não se pode esperar outra coisa. Ultimamente ando lendo o nome da fonte antes do artigo, sabe como é que é, prepara o espirito para uma leitura mais centrada.
Devemos dar as boas vindas à nova geração de chineses que tem a missão de levar e manter a China na primeira posição entre as Nações.
Pq você Antoniokings não vai fazer parte da dessa nova geração?? não que trabalhar como escravo.
Passei da idade.
Arrisco dizer que 70% do que eu produzido na China é cópia. De carros, eletrônicos, aviões, barcos e até equipamentos militares. Eles aproveitam sua condição de mão de obra barata, recebem as linhas de produção; e ao passar do tempo vão aprendendo ou roubando os projetos de construção. Não adianta, os caras são esforçados, mas dizer que desenvolvem do zero motores em 6 meses, carros de luxo em 9 meses e aviões de combate em menos de 10 anos; é muita ingenuidade do povo. Se eles adquirirem a mentalidade japonesa e coreana de qualidade, aí sim podemos começar a confiar… Read more »
Esqueceu de um detalhe importante, o desrespeito às patentes e propriedades intelectuais.
Na década de 60 e 70, os Japoneses eram os copiadores. Lembro de ter relógio japonês quando garoto que eram os baratos da época. Apanharam bastante para construir uma base industrial tecnológica independente no pós guerra. Apesar de terem mantido o knowhow nas industrias pesadas. Na década de 80, deram a volta deixando as cópias baratas e produzindo itens de altíssima qualidade. Não é atoa que se tornaram em pouco tempo a segunda potência do mundo. Vejo a china no mesmo processo. Cópias descaradas de tudo mas ao mesmo tempo adquirindo conhecimento. Na última década formaram uma legião de engenheiros… Read more »
Você sabe quanto tempo que o projeto J-XX existe? 29 anos. Então dizer que projetar e construir um caça em menos 10 anos na China é balela.
No lugar de jovens “projetistas” o correto é “jovens hackers” aí sim.
Famoso cópia e cola.
Comunas, risos
Acho que são os dois. Eles tem ótimos cientistas e ótimos hackers.
China deixar os jovem hackers, acessa xvideo de graça, ai os cara hacker até madeira.
Enquanto os jovens chineses estão construindo modernos motores a jato, os jovens americanos querem ser astros da NBA e os do Brasil querem ser craques de futebol.
Está aí o motivo (ou um dos motivos) da ascensão da China.
Falou bobagem como sempre.
Conhece americanos pela TV apenas.
Só para te lembrar os americanos fazem motores melhores que os chineses…
Isso é uma simplificação grosseira.
Ajude a mudar isto então..
Você é mais um comuna lixo, que só critica o Brasil mas nunca fez nada por ele ou por ninguém.
só quer saber de manter o seu status e f…. o resto do país.
Acho que eles querem ser Rappers, NBA é segunda opção.
kkkk
A ordem dos fatores não altera o produto.
As pessoas precisam se informar mais sobre a China!
Evidente que se puderem copiar, copiam. Mas a China é um dos países que mais investem em formação na vasta área de engenharia. Mais: a China forma e gera emprego para essa mão de obra.
Ainda não consegui ler nada da China sem os “óculos” ocidentais.
Um pouco dessa confusão e desinformação é que o massa econômica do Ocidente zarpou para a China e outros países do sudeste asiático, mas as empresas de mídia não podem fazê-lo.
Global Times, já deixa uma duvida com a fonte.
“A equipe de desenvolvimento levou apenas um ano para projetar o motor, e apenas seis meses para terminar de testar o primeiro protótipo, e o ciclo de fabricação foi reduzido em dois terços, segundo o comunicado.”
Apenas um ano pra projetar e seis meses pra terminar de testar o primeiro protótipo, tá conta outra que ninguém acredita nessa equipe gênios não.
As P&W PT6, por exemplo, foram projetadas em um ano. Depois vieram as certificações, que podem levar até cinco anos.
Boa noite! Srs, precisamos deixar de ser torcedor fanático, pois falar que a China só faz cópia já é demais.
Basta fazer uma pesquisa rápida no Google, para confirmar que a China alem de copiar, também está liderando os pedidos de patentes nos últimos anos. Portanto é notório que o objetivo da China é obter conhecimento, seja através de espionagem, cópia ou pesquisa. Faz parte da política de qualquer grande potência. As outras potências só são mais discretas.
Pois é tudo que a China produz é copia, inclusive as pessoas, o trabalho, nem eles são originais são uma invenção dos Japoneses que imitaram os Koreanos.
A carroça passa e os cães ladram.
Que os Chineses utilizaram de espionagem, com certeza, mas quem não faz hoje? Pega-se o conhecimento de um, junta-se com de outro, e nas mãos de hábeis engenheiros e projetistas, constroi-se o prototipo…..simple assim.
Mas mesmo com espionagem, nada desqualifica o avanço. Pois mesmo copiando e haqueando, existem muitas variaveis na concepção e construção que somente poderão ser entendidas e equacionadas com capacidade técnica competente e exaustivos testes.
Parabéns aos Chineses….
Não se esqueçam a China de hoje é o Japão de ontem a diferença que ela possui uma população 10X maior, já fui para china e tenho propriedade em falar, por ano eles constroem todo o KM de metrô do Brasil, digo do Brasil não só SP. Xangai onde fui é uma cidade equivalente a europeia e americana em termos de limpeza, organização e tecnoligia. Leio os comentários de alguns abaixo criticando a China e vejo como a ignorância assola nosso Brasil. Nosso pais deve pegar o melhor da China o melhor da Europa e o melhor do EUA. Para… Read more »
Traduzindo eles vão copia mais um motor russo.
Global Times???????????? site oficial do governo chines; esse poder aereo se vendeu por pastel de frango.
Coisas acontecem. São fatos.
Se uma tsunami varrer o Japão e o Global Times e Sputnik noticiarem, esteja certo que o fato aconteceu.
Daqui 10 anos veremos se esses motores sao bons. Nao vejo com bons olhos uma equipe formada por gente tao jovem.
Veja o ranking global da educação, os chineses estão lá em cima, o fato de serem jovens não é um demérito…
Só pode ser potência mundial quem investe em industrialização, tecnologia, educação, toda nação que quer ser líder mundial tem que ter poder econômico e militar isso é fato histórico..!!!!…a China é o único país do mundo que chegou a um crescimento em 14% a ano…o segundo maior PIB do Mundo, o maior PIB em exportação do mundo, 20 milhões de empregos gerados por ano…a China se tornou o maior criador de milionários e bilionários do mundo, o maior crescimento militar a curto prazo do mundo ultrapassando até mesmo a Rússia…só na Marinha Chinesa em um único ano(2017) a China jogou… Read more »
O agro é pop!
A China cresce muito devido à planificação. Assim como a Alemanha nazista e o BR durante o começo do regime militar. Planificação e economia livre não combinam.
Mas se for introduzido um fator adverso aleatório, não previsto na planificação – como a crise do petróleo de 1974 – tal cai como um castelo de cartas.
O problema é achar tal fator que não prejudique a economia ocidental.
Off – “Nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques (no Sri Lanka), mas o governo atribui as ações ao grupo National Thowheeth Jama’ath (NTJ). Porém, o governo acredita que os ataques tenham sido realizados com a ajuda estrangeira”.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/04/22/numero-de-mortos-nos-ataques-no-sri-lanka-sobe-para-290.ghtml
.
Não acredito que tenha sido um simples caso de “cristofobia”. Quem dominar o Sri Lanka dominará o Oceano Índico, e colocará a Índia em xeque.
Adivinhem a que país interessa dominar o Sri Lanka ? É citado neste tópico…
Nepal tb é budista e foi dominado pelos chineses
Incrível como a maior parte da discussão é de cunho ideológico e todo esquece o aspecto legal e estratégico. É só clubismo Ideológico. “blá, blá, é patente, que é cópia” Meu amigo, patente tem 25 anos de duração, passou isso, você copia o que quiser e não tem lei que impeça. Agora há pouco lendo a história da Yamaha que começou copiando pianos europeus…… e lembrando de como os carros da Hyundai eram feios pra cacete e ruins pra caramba…… Todo mundo fica nervosinho porque os chineses copiam tecnologia ocidental. Mas eu quero saber quem pagou royalties aos chineses pela… Read more »
Matou a pau
No primeiro paragrafo é dito que o novo motor é um turbojato, mas o analista militar Wei Dongxu diz tratar-se de um motor turbofan. Informação meio desencontrada esta.