Primeiro F-35A do Japão, entregue em 5 de junho de 2017 em Nagoya, fabricado pela Mitsubishi Heavy Industries (MHI)

Primeiro F-35A do Japão, entregue em 5 de junho de 2017 em Nagoya, fabricado pela Mitsubishi Heavy Industries (MHI)

A frota de 13 caças Lockheed F-35A do Japão sofreu sete aterrissagens de emergência desde que entrou em serviço, antes da queda de uma aeronave no Oceano Pacífico em 9 de abril, informou o Ministério da Defesa do Japão em 16 de abril.

Os pousos de emergência ocorreram entre junho de 2017 e janeiro de 2019 durante testes e exercícios de voo, informou o Mainichi Japan na quarta-feira. O jornal disse que “retornos não planejados para a base foram feitos depois que os aviões reportaram problemas com sistemas relacionados a combustível, hidráulica e outras partes”.

O Mainichi informou que, das 13 aeronaves em serviço com a Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF), cinco foram forçadas a fazer pousos de emergência em sete incidentes separados. Destes, dois pousos de emergência foram devido a falhas registradas na aeronave que caiu na semana passada. O ministério disse que confirmou que a aeronave estava segura para voar após cada incidente, mas uma possível conexão ainda está sendo investigada.

Um caso foi devido a um erro dos sistemas de monitoramento da aeronave, mas nos seis casos restantes os caças foram inspecionados e peças foram substituídas, antes de serem confirmadas como seguras e devolvidas ao voo, informou o ministério.

A montagem final de quatro aeronaves que relataram erros, incluindo o caça que desapareceu em 9 de abril, foi realizada no Japão pela Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. As outras aeronaves foram construídas nos EUA pela Lockheed Martin em Fort Worth. Relatórios anteriores mostraram que o caça que caiu teve problemas nos sistemas de refrigeração e navegação duas vezes, em 20 de junho de 2017 e 8 de agosto de 2018, respectivamente.

O ministro da Defesa, Takeshi Iwaya, falou sobre a necessidade de investigar a causa do acidente em uma coletiva de imprensa em 16 de abril. “A tecnologia a bordo do F-35 é altamente confidencial. Com a cooperação dos EUA, gostaríamos de tomar a iniciativa de investigar minuciosamente as causas e, ao mesmo tempo, obter a cooperação dos Estados Unidos”, disse ele.

Iwaya acrescentou que ele estaria discutindo a questão em um encontro do Comitê Consultivo de Segurança do Japão-EUA “dois-mais-dois” a ser realizado em Washington em 19 de abril.

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