Caças F-35A da USAF operam no Oriente Médio pela primeira vez
A variante F-35A da Força Aérea dos EUA foi oficialmente desdobrada no Oriente Médio.
O Air Forces Central Command anunciou segunda-feira que os caças F-35 de quinta geração da 388ª e 419ª Fighters Wings na Base Aérea de Hill, em Utah, se posicionaram na Base Aérea de Al Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos, para vigiar a região.
É a primeira vez que os F-35 da USAF são enviados para o Oriente Médio.
“Estamos adicionando um sistema de armas de ponta ao nosso arsenal que aumenta significativamente a capacidade da coalizão”, disse o tenente-general Joseph T. Guastella, comandante do AFCENT, no comunicado. “A fusão de sensores e a capacidade de sobrevivência que esta aeronave proporciona à força combinada aumentarão a segurança e a estabilidade em todo o teatro e deterão os agressores.”
“O F-35A oferece ao nosso país domínio aéreo em qualquer ameaça”, acrescentou o general da Força Aérea, general David Goldfein. “Quando se trata de ter um ‘quarterback’ para a força conjunta da coalizão, o interoperável F-35A é claramente a aeronave para o papel de liderança.”
FONTE: military.com
Bom dia,
Pesquisei na internet e não consegui encontrar o alcance do radar Raven do Gripen NG.
Ele tem o mesmo alcance que seus concorrentes ( Rafale, F6 , Su 35 etc ) ?
Obrigado
F16 *
Pelo que li por aí… Parece que o do F16V é melhor (O mesmo do F-35).
O radar do F-16V usa algumas tecnologias do F-35, porém não é o mesmo e não possui as mesmas capacidades.
Tá aí uma informação militar sensível que os fabricantes não saem por aí divulgando aos quatro ventos na internet… O que se acha de informação são apenas especulações..
Também penso assim. Qual a vantagem de sair dizendo a real capacidade do radar?
Mesmo que ache tem grandes chances de ser um número falso.
E dificilmente vai ter o mesmo alcance do Su-35 que, embora seja menos avançado, é muito maior.
Considerando a guerra centrada em redes hoje, creio que uma aeronave com radar com grande alcance não faça tanta diferença, ainda mais se considerarmos a utilização de AWACS em grandes forças.
Gradualmente a aeronave vai se estabilizando operacionalmente, seus sistemas e softwares vão sendo afinados e os problemas corrigidos, algo absolutamente esperado num projeto tão inovador que lança tecnologias jamais utilizadas antes. Não há dúvidas de que se tornará o Rei dos céus e prevalecerá assim por longa data, num patamar superior a qualquer concorrente, por mais que isto desagrade aos birrentos detratores. Inclusive não param de surgir novos países interessados em adquiri-lo.
O F-22 também foi cheio de inovações e não deu metade da dor de cabeça, F-35 pra mim é um exemplo de tentar fazer tudo e não ser bom em nada, não é um caça ruim, mas não vale o preço, até uns meses atrás precisava usar para-raio, sem falar nas aparentes falhas do projeto, não vejo como normal o número de acidentes com ele…
Quem disse que não é bom em nada, amigo?
Então porque o Gripen ou F-15 tem ênfase em superioridade aérea significa que eles não são bons em missões de ataque?
Não quis dizer que ele é ruim como um caça de superioridade aérea ou de ataque, mas ele não tem como executar missões se não consegue se manter voando…
Esse avião é muito frágil. Vai derreter no deserto e viver retocando a maquiagem.
Não vê como normal os acidentes dele? Mas pesquisou sobre os acidentes dos outros?
Concordo. Põe cinco “deslikes” pra mim também, galera.
Aviação não é futebol ou religião.
Eu acho legal quando as pessoas pensão que assuntos “exatos” podem ser levados de acordo com a opinião delas. “Ai minha opinião é de que o homem nunca foi a lua” “ain minha opinião é de que tal” legal sua opinião. parabéns, mas acontece que nas Ciências exatas não existe opinião, existe certo ou errado, e aviação apesar de muitos não gostarem a aviação é uma junção de varias ciências exatas.
Quando se esta falando de sensores (oque não leva em nada a consideração do fator humano) a opinião de alguém não vale de nada diante do fato.
O que eu quis dizer é que se pegar a lista de acidentes dos F-22 basicamente encontra-se erros humanos e problemas como ingestão de pássaros e outros objetos pela turbina, em 2002 por exemplo a turbina engoliu um mergulhão de 38 kg e o motor continuou funcionando, nunca pegou fogo em pleno voo como o F-35 em 2016 por erros básicos como curto circuito causado por fiação perto demais das linhas hidráulicas, não exige um para-raio específico, e só pra completar: Quantas vezes o F-22 foi groundeado mesmo? Os fatos são os mesmos, mas sempre haverão visões diferentes sobre o… Read more »
as capacidades do F-35 vai muito alem do que “uma plataforma stealth de misséis BVR” tem vários sites com matérias mais técnicas que dão uma olhada a fundo sobre todas as capacidades dele.
Se vier equipado com torpedos Fotonicos e Canhões laser, sou obrigado a concordar, que só uma nave rapina Klingon poderá dete-lo.
Lembre, F22 e somente para USA, se sabe pouco dos acidentes ou incidentes no desenvolvimento, inclusive só soubemos da existência do mesmo, quando já estava pronto e ativo. O F35 tem vários paises operando e fornecedores no mundo compartilhando informações e experiencias no desenvolvimento do mesmo. Da uma percepção de fragilidade, porem olhando o histórico deste projeto e complexidade dos desafios tecnicos, acredito que o resultado e muito bom, tendo atingido metas e resultados superiores a outros projetos equivalentes.
Comparar o 22 com o 35 é comparar laranja com maçã. Alguns sistemas e obviamente o fato de ambos ser G5.
São projetos com características construtivas e capacidades completamente diferentes.
Como exemplo (dentre outros), a propulsão do 35 é completamente diferente do 22 e de qualquer outro anterior.
Não estou comparando no quesito técnico, estou comparando com a performance e resultados mostrados, entendo a complexidade do sistema, mas minha opinião é que NÃO vale a pena, o F-35 é sim bem diferente do F-22, mas não muda o fato de ser inferior.
O ideal seria construir novos F22 atualizando a tecnologia embarcada.
O F22 já é um projeto maduro.
Muita falácia rapaz. É chato ter que ficar repetindo as mesmas coisas ate porque não altera o comportamento compulsivo de muitos que partem para a depreciação baseados em informações rasas, achismos e birrinhas. Nunca houve um projeto de aeronave, principalmente de caça, que não tivesse apresentado problemas, muitas vezes graves, mas que foram sanados e o projeto se tornou um vencedor. Inúmeros são os exemplos. No caso do F-35, o surgimento de problemas é mais numeroso pelo fato de ser um vetor que inaugura tecnologias jamais usadas antes, portanto tem-se que lidar com desafios jamais confrontados antes, o que tem… Read more »
Quais são as tecnologias já mais utilizadas antes?
O SU-57 chegou antes, especificamente na Síria.
O Su-57 fez alguns testes e ficou poucos dias, é muito diferente.
o Su-57 não foi empregado para operações na síria, ele só fez uns voos de teste o F-35 está sendo implementado lá, é outros 500.
se for pra brincar de aviãozinho de quinta geração chegou antes do outro da pra dizer que o F-22 montou casa lá.
Será que a Russia vai desdobrar quantos dos seus 12 encomendados? Se ela mandar 4 para lá já será 30% de toda sua frota encomendada de Su57.
Isso se vai desdobrar algum lá né, se não foi só um passeio no parque.
Um problema, os próprios russos não sabem que precisam de apenas doze.
Máquina
Qualquer questionamento sobre a capacidade do F-35 é muito mais uma questão de ego do que qualquer outra coisa! Colocar o SU-57 na mesma categoria do F-22 ou do F-35 só demonstra um total desconhecimento do tema, outro dia compararam com o (incrível) F-15, um caça (maravilhoso) que está chegando nos CINQUENTA anos de idade!
Só vejo birra de adultos…
Caro Carlos, se o F35 está sendo colocado na linha de frente do Combate e o mesmo irá substituir todos os demais caças de quarta geração e posteriormente o F22 (se não houver um novo desenvolvimento de caça de superioridade aérea de 6 geração), devemos sim fazer comparações.
Vc não pegou o teor do meu comentário!
A quantidade deve ser segredo com medo de ser pego pelas costas.
Sem choro sem mimimi.
Calma amigo, muita calma. O F-35 tem um sistema de visão infravermelha com cobertura de 360° sem igual no mundo.
Não precisa se preocupar.
Interessante, fiquei pensando agora o porque os outros 3 F 35 não usaram esta capacidade para rastrear o piloto do caça que caiu no Japão ou se usaram não foi divulgado !
O F-35 que caiu estava retornando a base. ai entra a questão de “os sensores estavam ligados?” até onde eu sei eles são focados em rastrear uma aeronave então se ele caiu no mar logo a perda de sinal acontece e eles viram sensores inúteis para esse tipo de busca
Sabe que é uma boa pergunta.
Não sei a que distância estavam, se estavam operando juntos certamente tinham contato uns com os outros e deveriam saber a posição de cada um pelos links. Não precisaria do DAS, embora eu acredite e que ele poderia ser útil.
É exatamente com o DAS que eles poderiam rastrear o piloto do caça que caiu !
Pode ser que já estavam no limite de combustível, mas aí poderia entrar um reabastecimento no ar, acredito que 3 F 35 com o DAS é mais do muita equipe de busca !
Não duvido da capacidade do F-35, alias é um absurdo quem duvide, acho que ele tem problemas que não eram para existir, tipo trem pouso que quebra.
Trabalho com remapeamento de injeção eletrônica e ciclo Otto … E já vejo infinitas formas de algo dar errado com ou sem culpa humana, me pego a imaginar quão grande é a margem de falhas possíveis em um f35… Sou apenas um admirador da trilogia e fico horas lendo matérias e comentários …sou civil mas aqui descobri quão importante é um país investir em defesa…
Só de curiosidade, Israel divulgou que usou o míssil supersônico Rampage num ataque recente na Síria.
Acho a incidência de relâmpagos no oriente médio seja menor q nos demais teatros de op do f35. Teatro menos hostil.