Turquia pode comprar o caça russo Su-35 se EUA não liberarem o F-35
Washington arrisca perder o mercado de armas turco se continuar atrasando a entrega dos F-35s acordados com Ancara, já que a Turquia pode simplesmente passar a comprar aviões de combate da Rússia, segundo a agência russa RT.
“Se os EUA não enviarem os jatos para a Turquia, Ancara certamente poderá comprar os Su-35 da Rússia”, disse Viktor Litovkin, analista militar da agência de notícias russa Tass.
Ambas as aeronaves têm características comparáveis, disse Litovkin, acrescentando que Moscou não correria o risco de sofrer vazamento de tecnologia militar sensível, porque o software do jato é difícil de decifrar. Também não exigiria muito esforço para integrar os aviões aos militares turcos.
Políticos em Washington têm tentado pressionar a Turquia da OTAN a abandonar o acordo de compra sistemas de defesa antimísseis S-400 de Moscou. Esta semana, senadores dos EUA apresentaram um projeto de lei pedindo a proibição da transferência de 100 caças F-35, previamente acordados com a Turquia, a menos que ela garanta que não comprará armas da Rússia. A entrega dos aviões feitos pelos EUA já foi efetivamente bloqueada pelo Senado no ano passado.
Enquanto isso, a liderança turca defende fortemente seu direito de comprar armas de quem quisesse e repetidamente reafirmou que manterá o contrato do S-400.
As tentativas de pressionar Ancara são “um sinal de concorrência desleal” que os EUA empregam para “forçar” a venda de seu próprio sistema antimísseis de defesa antimísseis, o MIM-104 Patriot PAC 3, disse Litovkin. Ele acredita que Washington provavelmente continuará a chantagear seu aliado pelo tempo que puder, mas em algum momento será forçado a conceder e entregar os jatos prometidos à Turquia.
FONTE: RT.com
Noticia de 1° de Abril
Chegou a hora de largar os Bets e deixar que o Erdogan vá pro lado russo.
Rapaz esse brinquedo é bonito ein… Não sei se são superiores ou inferiores aos caças feitos nos EUA ou Europa, mas são mais imponentes.
Mesmo que fossem equivalentes aos ocidentais, só o USA tem quase o mesmo número de F-22 que a Rússia tem de su-30/35 e pra cada mig-29 a USAF tem 5 F-16.
A população russa é de 144,5 milhões (2017, Banco Mundial) e a americana é 327,2 milhões (2018), mais que o dobro. Fora que a economia russa é menor que a brasileira. Quem pode representar alguma ameça a egemonia america é a China, mas mesmo assim ainda é bastante inferior.
Um problema maior ainda é ter uma economia totalmente dependente do petróleo.
Situação delicadíssima entre os Eua x Turquia x Rússia, se os EUA vender algo para a Turquia pode cair nas mãos dos Russos, e por outro lado se a Rússia vender pode cair nas mãos dos Eua; sistemas S-400 e Su-35 ainda são equipamentos da linha de frente da Russia, se cair nas mãos da OTAN haverá estudos para neutraliza los…
Independente quem seja o cliente, lidar com meretriz e sempre um risco…
Os russos, atualmente, tem o que há de melhor em alguns tipos de armas.
Su-35S, Su-57, S-400, mísseis hipersônicos, balísitcos, subamrinos e por aí vai.
Mas, particularmente, não confio muito nos turcos.
A política interna dela é muito complicada e não se pode prever o que ocorrerá amanhã.
Em tempo: Parece que o Senado americano quer proibir a venda do F-35 para a Turquia.
De onde você tira que caças e submarinos russos são melhores?
Não sei se você entendeu, mas a Turquia quer F-35!!!! Caso os americanos se neguem a vender eles podem vir a comprar algum avião russo.
O avião que os turcos querem é o F-35. Caça russo é a segunda opção, isso se não for a terceira depois de algum caça europeu.
Só quem não percebe nada da indústria militar pode proferir tamanha porcaria que acabou de escrever pelo seu teclado.
Sim, quem entende de industria de militar são vocês que dizem que tudo o que é russo é melhor sem fazer a mínima pesquisa sobre os equipamentos dos outros.
Acham que o mundo inteiro é incompetente menos a Rússia…
Se você discorda escreva um argumento demonstrando que estou errado. Só isso.
Equipamento russo é uma porcaria e sempre foi inferior ao norte americano e ate a muita coisa vinda da Europa. Os árabes só levaram fumo com o equipamento russo, agora só compram de Europeus e americanos é por isso que os turcos querem o F-35, por mim que fiquem com os Su-35 e sejam expulsos da OTAN e que os amantes Edorgan e Putin se mordam de ódio porque a tecnologia do F-35 não vão ter não.
O SU-35 é “o que há de melhor”, mas a Turquia quer o F-35…
Será porque ela ‘era’ da OTAN?
Acho que é porque, como você sabe, o F-35 é muito mais avançado.
Lembrando q F-35 é um caça de quinta geração e SU-35 é de quarta geração.
Antoniokings, até que enfim você escreveu algo aproveitável, ao colocar em dúvida a confiabilidade da Turquia.
É brincadeira de 1º de abril?
O fato é que o Chanceler turco, em entrevista ano passado, já considerava que o poder econômico estava se transferindo para o Oriente.
Portanto, nada mais natural que se aliar às potências emergentes que estão dando as cartas nessa nova Ordem.
E essas potências são China e Rússia.
As relações entre a Turquia e a China nunca foram boas por causa dos Uigures chineses. É uma população de origem turca e que é considerada problemática na China por serem separatistas. Houve uma tentativa de aproximação entre a Turquia e a China no começo da década, mas de lá para a cá a coisa desandou bastante. Ao que parece os chineses criaram “campos de reeducação” em Xi-Jiang para, como o nome diz, “reeducar” os uigures separatistas. Como o Erdogan gosta de insuflar o “pan-turquismo” e o nacionalismo turco, os turcos (da Turquia mesmo) começaram a protestar contra o tratamento… Read more »
Mas, as coisas mudam.
A Turquia está integrando seus sistemas de transporte aos da Rota da Seda, fazendo com que mercadorias chinesas levem menos de quinze dias para chegar à Europa por terra.
Além disso, os turcos estão desenvolvendo projetos na área de energia para suprir as necessidades dessa Rota.
Sinto muito, mas os negócios falam mais alto.
Erdogan não é bobo e não está muito interessado no que os EUA acham ou deixam de achar.
Antonio só acredita que haverá transporte de mercadoria da China para a Europa por terra quem e muito ingênuo e nao entende nada de comércio internacional. Um produto chinês para chegar a Europa por terra vai precisar atravessar o território de 3 ou 4 paises. E esses paises vão ver milhões de toneladas de mercadoria atravessando seu território e não vão cobrar nada? Claro que estes países vao cobrar algum tipo de tributo pelo trânsito da mercadoria. Agora imagine e o efeito acumulado de taxa de trânsito de 3 ou 4 paises e acresça a isso o fato de que… Read more »
Acho que vc nem sabe o que está´falando.
Já existem rotas da China até Duisburgo na Alemanha e e Lyon na França. Existem ligações ferroviárias com mais de 50 cidades europeias.
E o caminho inverso também acontece, com trens saindo de Londres para a China.
Desde 2011 já foram 14.000 viagens e só em 2018 foram mais de 5.600.
Atualize-se.
Continuas sempre servindo ao Império, Jacinto? ou seja, fomentando a discórdia, o separatismo e as divisões entre as nações somente para beneficiar os EUA?
Isso é delírio, a Turquia não vai comprar briga com a China por conta disso de Uigures, ainda que que tentes, artificialmente, fomentar a discórdia.
100nick-ela. Eu te recomendo a leitura dos jornais com foco na Ásia. A Turquia já prejudicou a sua relação com a China – e isso namão faz nem 2 meses porque foi em fevereiro deste ano – ao dizer que os campos de reeducação chineses são verdadeiros campos de concentração (e são mesmo). Mas como ocorre com frequência, os turcos meteram os pés pelas mãos e acusaram os chineses de matar um escritor Uigur e os chineses responderam… mostrando que o “morto” estava bem vivo e esculhambando a Turquia. Agora se você prefere fingir que isso nao está acontecendo porque… Read more »
São pequenas desavenças que não vão impedir a Turquia de fazer parte do projeto chinês “One Belt, One Road”. Erdogan não esqueceu que os EUA tentou matá-lo, no malfadado golpe e nem esqueceu que os EUA apoiam os curdos.
Agora se você prefere fingir que isso nao está acontecendo porque a realidade não e compatível com seu pensamento, não lamento não, comemoro. A ilusão dos inimigos e fuga da realidade só ajuda nossa causa.
As considerações do chanceler turco são tão críveis quanto a fidelidade de Erdogangster a OTAN ou ao que consideram como “potências emergentes”. Isto apenas confirma o quanto são traiçoeiros, vira casacas, traidores, nada confiáveis. Amanha, se lhes for mais conveniente, podem declarar “forte aliança” com os EUA ou com qualquer outro. Deveriam ser expulsos da OTAN e sem esta como escudo para protege-la de retaliações, como no caso da derrubada do SU-24, estariam sozinhos a mercê das ameaças e imposições dos russos. E a Rússia é potencia apenas nuclear, mas economica jamais será. Se fossem espertos abandonariam toda a belicosidade… Read more »
“Curvariam humildemente”
“China os Engula”
Desculpe PauloSollo, mas em toda história da Rússia VC já viu eles se “encurvarem” para alguém? Numa guerra ou ameaça não tenho minhas duvidas que a maioria de 142 milhões de Russos vão para frente de batalha para defender seu país …
Já sobre ser engolido pela China, me diz uma coisa quando uma potência nuclear foi invadida ou engolida por outra, mesmo que economicamente, e olha que os chineses tem “engolido” mais os EUA economicamente do que engolido a Rússia..
Esse Sukhoi, como esses dois motores bastante expostos, deve brilhar nos detectores infravermelhos como um farol… (“Hein, F-35, me acerta aqui”).
é historicamente comprovado que os Submarinos americanos sempre estiveram em pé de igualdade ou sendo superiores aos meios Russos inclusive quando se fala de manter silencio em baixo d’água
Melhor comentário sobre essa notícia até agora!
Acho que os EUA teriam outras possibilidades de obter acesso ao S400, enquanto, para os Russo, a unica chance de obter acesso ao F-35 é através dos Turcos. Se o F-35 pousar na Turquia, vai ter um grupo de engenheiros russos esperando por ele. Então, talvez seja mesmo melhor para os americanos abrirem mão dos turcos do que deixar uma tecnologia tão sensível cair em mãos indesejáveis.
Não é bem assim não. Não é fácil ter acesso ao sistema russo. Além disso, existe documento assinado que é quase uma lei proibindo acesso ou informações para outros países sobre essa arma.
A versão do S-400 que a Rússia vai vender para Turquia é bem blindado contra espionagem. Os russos não são bobos, sabem o que estão fazendo.
Não existem tecnologias absolutamente seguros. Tudo pode-se decifrar, mesmo levando tempo. Há sempre uma maneira.
Qualquer um percebe que é muito maior o interesse dos americanos em tecnologia bélica russa que o inverso. Os americanos vangloriaram-se de terem adquirido dezenas de caças russos a alguns países do extinto pacto de Varsóvia. O que ganharam com isso? Para os americanos fazerem essa concorrência desleal – o que é normal neles – é porque reconhecem a qualidade bélica Russa.
Então que devolvam o dinheiro da Turquia e fica tudo bem.
Não é só devolver o dinheiro,é retirar a base e ficar dependendo da Arábia Saudita.
E quais são as outras possibilidades dos EUA colocar as mãos no sistema de mísseis S-400?
Não existe isso de “cair nas mãos dos russos”. O boicote americano acontece porque a indústria de defesa turca está ameaçando tomar mercado dos americanos.
“… lidar com meretriz e sempre um risco…”. Resumiu uns 10 livros sobre o assunto apenas nessa frase!
Ou talvez ate o Su-57. O Fato que os Turcos há tempos estão se distanciando dos americanos e vice e versa. Se fosse a Indía comprava o F-35 e o Su-35 no mesmo pacote!!! KKK…
Turquia país soberano
O nosso Gripen se equipara ao Su-35? ou é muito inferior?
Neste site faz algumas comparações referentes a alguns dados…
https://aviatia.net/gripen-vs-su-35/
Sim eu vi, mas fica uma pergunta…vale comparar um monoturbina com um biturbina no que se refere a avionica, pilons, capacidade de carga e outros detalhes. Comparar misseis, radar, sistemas em geral seria mais correto, mas pelas dimensões apresentadas no site, não é o nosso Gripen, é o C, o nosso é o E. Meu agradecimento pela informação do endereço do site.
em questão de sensores é igual, com o Meteor e o Arexis em breve vai ser matador de Sukhoi com certeza.
Meu palpite (palpite, porque sou leigo e não sou militar): O SU-35 tem alcance maior, de modo que seria mais adequado a um cenário brasileiro de poucas aeronaves para cobrirem todo o nosso território. O Gripen é tecnologicamente mais adequado à FAB, porque é ocidental, e a FAB é uma força aérea preponderantemente ocidental no que diz respeito à seu armamento. Mas não se pode dizer que um é melhor que o outro, são aeronaves equiparadas, a doutrina, o piloto e mesmo o cenário é que fazem diferença.
Alcance 4.000 Km x 4.500 Km, ambos com tanques externos não é uma grande diferença, considerando a facilidade de reabastecimento em vôo. Mais importante seria a distribuição das aeronaves nas bases aéreas ou em bases improvisadas perto de rodovias, nisso o F-35 não jogaria acredito. Mas é uma excelente arma sem dúvida, a propósito, com custo bem mais elevado que o Gripen.
Este alcance que vc mencionou é alcance de translado …
Se vc colocar uma carga igual nos dois caças ,o raio de combate do Su-35 é bem mais que 500 km de diferença .Isso levando em conta ambos com a mesma qantidade de armanento
O raio de ação do Gripen Br em configuração de superioridade aérea (6 mísseis + 1 tanque externo) é de 1200km + 30min on Station , o do SU-35 é de 1580km, no entanto não é especificado a configuração utilizada. Diferença pequena para trazer uma real vantagem que compense o custo de se manter um caça desse porte.
No SU 35 S vc ja pode tirar este tanque externo que está no Gripen …O Sukhoi opera full na arena ar ar com este alcance ..ta aí a diferença .é o dobro de capacidade de armas
Com que base vocês fazem afirmações sobre o alcance do SU-35 além da fé de vocês? A configuração padrão russa quando divulga raio de ação é com 4 mísseis, o alcance divulgado pela Saab é com 6 mísseis e um tanque de 300 galões (“pequeno”, o Gripen pode usar tanques de 450 galões), e o tanque externo faz o avião gastar parte da capacidade desse só para compensar o arrasto adicional. Não é o peso diretamente que afeta o consumo, mas é o arrasto aerodinâmico e além da aérea frontal do SU-35 ser muito maior que a do Gripen o… Read more »
Acho que para ter 1.200km de alcance o gripen precisa de no mínimo dois tanques externos.
Internal fuel.
Números aproximados.
Gripen NG: 3.400kg
Su-35: 11.500kg
F-35: 8.380kg
Bill27, como vc tinha escrito alcance…escrevi o alcance. O raio de combate depende do armamento carregado e do uso de tanques extras, ou seja da missão que vai efetuar, compare com as do SU-35, porque a diferença não é essa, apesar de ser monoturbina, é bem menor. No caso de missão aérea teria que se considerar o tempo de combate (ou até manobras evasivas).
Gripen E-Missão de ataque ao solo raio – 1500 Km
Gripen E-Missão mixta 4 misseis e 4 bombas com 2 tanques externos dos 3 que pode levar, 1230 Km.
Sinceramente eu nunca vi um SU 35 sequer com tanque de combustivel externo .NEm mesmo o Su 30 …PElo tamanho do caça esta claro que ele carrega combustivel suficeinte para ter um alcance bem maior que o Gripen E.
Relação peso combustível do Sukhoi é bem melhor.
BILL27, é claro pois é um biturbina, e o alcance não é bem maior, é maior e o consumo de combustivel do SU-35 é bem maior. Se mal recordo, na concorrencia do FX2 a Russia ofereceu parceria no desenvolvimento do T-50 (SU-57).
Ser inferior ou superior pouco importa num combate aéreo, o que importa é a qualidade do material humano e o conjunto de apoio e armamentos.
O Gripen NG 39 é taxado pelos Suecos de matador de Sukoi o Su-35 é um Sukoi portanto, passível de ser derrubavel. O Gripen NG 39 equipara ao F-35, perdendo apenas no quesito furtividade. Claro que estou falando da versão brasileira, que possui alguns segredinhos. Em alguns pontos o Gripen ganha do F-35 e em outros, perde para o F-35.
Todos sabemos que no final a Tuquia vai receber os F-35, os EUA não são bestas de deixarem de vender, sabendo que o outro vai comprar do seu inimigo aeronaves tão boas quanto os F-35!
tão boas quanto ao F35 kkkkkkkkkk aquele arremedo de Stealth é o que chega mais perto do F35
Conte à CIA os segredos sobre o Su-57 que só vc sabe.
Cada coisa……..
não preciso a CIA já sabe bem mais que eu.
Su-35 tão bom quanto o F-35? Eu li direito isso?
Ao contrário do F-35, o SU-35 voa e não precisa ficar 3/4 da vida útil em manutenção para retocar a maquiagem.
Tem alguma ideia dos custos e das horas de manutenção dos dois aviões para poder comparar?
Dentro da Rússia não se sabe, mas a disponibilidade dos Sukhois em alguns países não é uma maravilha.
Se, por acaso, os EUA realmente não entregarem os F 35 pra Turquia, o que será feito com a grana que a Turquia investiu no P&D e na compra do caça, e o que será feito com as partes do F 35 que são feitas na Turquia?
As partes com certeza continuarão sendo feitas na turquia, porém vão ter que devolver todo dinheiro investido e corrigido e multa!
Muita gente em Washington diz que os EUA estão preparados para devolver o dinheiro turco. Inclusive que o dinheiro já estaria separado.
Bom, já que a Turquia quer armas russas, não faz sentido continuar na Otan. Não e mesmo?
Alguém avisa isso para a Grécia, que é tradicional operadora de armamento russo.
No mais, quem está na OTAN quer mais é sair, mesmo o Trump já deixou isso claro.
“Se os EUA não enviarem os jatos para a Turquia, Ancara certamente poderá comprar os Su-35 da Rússia”, disse Viktor Litovkin, analista militar da agência de notícias russa Tass.
Assim que chegou na parte do “analista” parei a leitura.
Os Turcos não vão correr o risco de fazer mais inimigos do que já tem na região, basta lembrar que a única coisa que impede a bandeira russa de ser hasteada em Istambul é a armas nucleares americanas na Turquia, caso a Turquia saia da OTAN, essas armas serão realocadas para Grécia país inimigo da Turquia desde a independência, sem contar que aí os EUA terão realmente capacidade de entregar para os curdos armas cada vez mais sofisticadas para usarem contra qualquer invasão turca no norte da Síria, sem contar que a Turquia iria ficar muito mais longe do que… Read more »
Pra mim a Turquia é um caso perdido, tá indo rumo a uma ditadura, crise economica sem fim, parece a Venezuela uns 10 anos atrás. acredito que os Russos vendam o SU57 para eles, não deu certo com a Índia, quanto ao texto da matéria kkkk é dificil ler o software do SU35 kkkkkkk claro que é difícil mas é uma questão de tempo até ser lido, entendido, acredito que de inovação não exista nada que os americanos possam aproveitar, somente saber como funciona o SU 35 deixando ele mais vulnerável.
“Pra mim a Turquia é um caso perdido…” . Talvez não Carlos. Saiu a notícia hoje de que o partido do governo de Erdogan perdeu as eleições para prefeitura de Ancara e Istambul. Parece que os resultados nestas cidades costumam influenciar as votações para primeiro-ministro naquele país. Os dias de Erdogan poderão estar chegando ao fim.
pelo bem dos Turcos espero que mude, eu fiquei atento a golpe de estado que as forças armadas quiseram dar no Erdogan, sinceramente seria o melhor cenário, a Turquia é um país lindo que a anos segue no secularismo, e no desenvolvimento, o Erdogan estava acabando com tudo.
Parei de ler ao dizer analista militar…. Afinal até nós aqui fazemos análise… Prefiro ler as nossas análises…. São mais divertidas kkkk
Verdade! Pra dizer o óbvio nós mesmos podemos fazer. Essa notícia é pura especulação de um russo dizendo o que um russo deve dizer.
“Caça Su-35S russo colocou F-22 para correr na Síria”
.
https://www.aereo.jor.br/2017/12/09/caca-su-35s-russo-colocou-f-22-para-correr-na-siria/
Uma imagem vale mais do que qualquer propaganda… 🙂
É isso aí, Oiseau.
“Ambas as aeronaves têm características comparáveis, disse Litovkin”
as duas têm motor, asa, deriva, piloto, fly-by-ware, míssel, canhão……da para falar que as mesmas características comparáveis entre as duas tem entre todos os aviões de 4° geração. Já as características de 5° geração do F35….
A Russia não liberou a venda do Su-57? Ou será que a Turquia ouviu os indianos e não quis nem ouvir a proposta deste avião?
O que ficou claro é que o melhor avião atual da Russia é segunda opção ao segundo melhor avião dos EUA…
O erro começou aceitando a Turquia como membro da OTAN, e se aprofundou ao aceita-la na cadeia de produção do F-35. Não há como confiar num sujeito traíra e duas caras com Erdogan. Não é amigo.nem dos EUA nem da Rússia e pode trair a ambos se lhe for conveniente.
A Turquia entrou na OTAN 1952. E para ser sincero, a Turquia sempre foi uma parceira correta dentro da OTAN, mas acabou se decepcionando bastante quando seu ingresso na UE foi barrado.
Justamente já tem tempo que se sentem descriminados.
Eita! Pra mim é um tremendo Downgrade!!! Se fosse pra melhorar por que não oferecem o SU-57??
O SU-57 ainda não está pronto para um cliente interno, isto é, a Rússia. Não pode ser exportado no momento.
Após a entrada do F-35 no mercado de aeronaves stealth, infelizmente para os russos vão ter que se contentar em ser a segunda opção, é oq sobrou para eles nessa guerra de armamentos stealth de caças de combate
Quem tiver dinheiro, o aval americano, e interesse em ter um caça stealth de verdade, vai de F-35, agora quem quer caça stélti o Su-35 é um boa opção no mercado.
o Su-57 tbm é um bom stélti, mas parece que não ofereceram aos turcos.
https://www.youtube.com/watch?v=DN2zCJ5WBn4
https://www.youtube.com/watch?v=JJ7V78zz7c0&t=1747s
Os turcos estão cobrando caro por sua localização estratégica, só isso. Não posso dizer que estão errados. No final todos se acertarão.
Uma coisa é certa o Su-35 não quebra o trem de pouso …
Mas em alguns casos o Su-35 é detectado 40 minutos antes de chegar na área do alvo. Ou mais.
Por que não faria “jamming”? Em que velocidade estaria o SU-35? O alvo seria terrestre ou aéreo? Com maiores informações poderiamos acrescentar mais detalhes das posibilidades com relação a atingir o alvo ou não…
Não entrei em detalhes porque não é foco da matéria, mas existem radares atuais capazes de detectar alvos menores que um Sukhoi em distâncias superiores a 600km, 800km ou até mais.
Além de tudo, acidentes acontecem com todas as aeronaves então o fato de um F-35 ter tido problema com o trem de pouso é irrelevante. Vários flankers já caíram, é questão de tempo acontecer com o Su-35.
E nem cai a toa, mas é de quarta geração.
A Turquia é ridícula. Trocar os jatos e o programa F35, por um caça de 4 geração.
O blefe deveria ser feito com os SU-57. Com certeza teria mais impacto.
Isso parece fake news de 1 de Abril.
A Rússia já disponibilizou o SU-57 para exportação??
https://www.aereo.jor.br/2019/03/30/russia-vai-liberar-o-caca-sukhoi-su-57-para-exportacao/
Ridícula seria se cedesse às chantagens dos EUA.
O preço para participar de um grande projeto como o F35 e ser membro da OTAN é este. Estar alinhado ao bloco exige comprometimento.
Sua mentalidade distorcida me assusta. Você age assim também?. Muda de lado a toda hora ? E não espera nenhum tipo de cobrança ?
Putz,
50 dessas para FAB, fico imaginando.
Olha, qualquer seria um acrescimento fantástico para a FAB, ou F35 OU SU35.
Sinceridade o SU35, é imponente, tem uma estética linda de um caçador.
Os SU´s são muito bonitos visualmente na minha opinião.
Parei de ler no “ambas as aeronaves têm características comparáveis, disse Litovkin…”
A pergunta que fica é porque não adquirir o Su-57? Por esses e outros motivos que eu fico com um pé atrás com agências russas oficiais como RT (Russia Today), Tass e Sputnik International.
Sabem quando o Brasil vai comprar SU-35? quando o Maduro cair, quando o Assad sair e quando o homem for a Júpiter.
Porque razão o Brasil compraria u Su-35? Já teve a chance e não quis.
RT.com ?
3Eu tiro o chapéu para a turkia por resistir uma prenção dessa , isso que eu chamo de valorização de sua soberania.
O problema da Turquia com a proibição de compra dos F-35 podera ser também com uma futura compra de F-35 B, para opera-los no seu futuro multiproposito que comprou da Espanha. Nesse caso não haveria caça substituto, poderia usar somente helicópteros ou velhos Harrier de segunda mão se alguns estivessem a venda.
O Nível de alguns comentários nesse site ultimamente vem me dado dor de cabeça, chega a ser estupido pessoas acreditarem que o comportamento de uma FFAA em tempos de paz seja se quer parecido com o comportamento em tempos de guerra, não sabe oque são arquitetura de sistemas, não entendem o conceito de NEZ, não sabem porque um míssil é disparado em seu alcance máximo não conseguem entender que existe uma diferença nas capacidades de busca de um radar em varredura ampla e em um foco estreito (focado em uma aeronave previamente identificada por um AWACS) não entendem como diversas… Read more »
Victor Filipe, a Rusia usa para treinamento dos SU-30, 20 SU-30SM2, para defesa dispõe de 114 SU-30SM, entre muitas outras aeronaves.
“segundo a agência russa RT.”
Claro, agora cite uma fonte turca.
Acho muito correta a decisão dos EUA de não permitir a venda dos caças à Turquia enquanto Ancara insistir nos S-400. Agora também justo que se devolva à Turquia a quantia que pagaram pelos F-35. Bloquear a venda e tb não compensar os valores de volta aos turcos seria uma péssima postura, afinal, o contribuinte turco não começou esse celeuma.
E de fato, se o sultão Erdogan bater testa, certamente será “convidado” à sair da Otan se começar à comprar tudo Made in Rossiya
A Turquia não saira da OTAN por comprar sistemas russos, tem muitos paises que ainda tem armas russas e fazem parte da OTAN, podera sim sair se ela quiser ou se houver consenso da maioria dos aliados para que saia, os Estados Unidos não pode por si só determinar sua saida.
A Turquia vem sendo desdenhada pelo ocidente a muito tempo. Eles ficaram anos e anos fazendo reformas exigidas pela UE para aderir ao bloco e toda hora os europeus inventavam uma desculpa para rejeitar a adesão. Claramente os europeus nunca quiseram os turcos com eles. Até o Bush pressionou forte a UE para aceitar os turcos. Quando Edorgan, que gostem ou não, mas foi eleito, sofreu um golpe o ocidente ficou caladinho e fingiu que não era com ele. Quando derrubaram o avião russo, Obama foi bem claro em avisar que isso era problema turco e não da Otan, tudo… Read more »
Os moradores daquele pedacinho são turcos, também tem muitos descendentes de turcos na Bósnia e na Albania.
Turquia realmente é um país bem confiável e ético, ontem estava jantando com os americanos e rindo das mesmas piadas, ontem mesmo abateu, na malandrice, um caça Russo e de um dia pro outro acordou esquizofrênica discutindo com os americanos e fechando negócio com os Russos. Pensa em um país que realmente precisa de um psicólogo.
Yeah, they will be Buying a Fighter, who that be seen a Million Miles Away……
Erdogan não escolheu o SU-35 por ele ser a melhor opção ao F-35 tecnicamente e sim por ser a melhor opção considerando o jogo político.
Sim, o Su-35 tem características muito parecidas com o F-35, é cada uma…
Na boa, não gosto do sistema comunista da Russia, (sou capitalista pró EUA), mais falar que o su35 é inferior ao f35 é uma piada né? a linha su já esta estabilizada no mercado, (claro que a Russia só vende para países de líderes retardados), o f22 raptor não tem comparação, é o melhor caça do mundo, agora… o f35… desde sua fabricação apresenta falhas e não se mostrou tão confiável ainda, foram gastos trilhões para criar esse caça e ainda aparecem problemas até hoje, o Erdogan é um ditador louco e já mostrou sua inclinação para o lado Russo… Read more »
Vejo que tarde ou cedo a Turquia acabara sento expulsa da NATO por desobediência, desrespeito e indisciplina. Ainda bem que o seu partido começou a perder nas autarquia e provavelmente a sentença máxima vira nas presidenciais, pois o cidadão já começa a entender que esta a ser dirigido por um maluco que também colocou na cadeia há 2 anos, quase 5.000 soldados e civis…etc