Saab Gripen E

Saab Gripen E

Saab Gripen E
Saab Gripen E 39-8

A Saab deve elevar significativamente o ritmo de seu programa de testes de voo para o caça Gripen E este ano, com a atividade a ser expandida de duas aeronaves atuais para cinco

Dois protótipos, designados 39-8 e 39-9, já estão envolvidos na campanha do fabricante sueco. Um terceiro exemplar (39-10) vai voar antes do meio do ano, enquanto a Saab também deverá retomar o uso da estrutura do “Gripen Demo” – um aparelho de dois lugares especialmente adaptado – em apoio ao programa. Seu primeiro exemplar de produção também apoiará o programa a partir do final deste ano, antes que as primeiras entregas sejam feitas às forças aéreas sueca e brasileira até o final de 2019.

“O programa de testes está realmente aumentando este ano, já que estamos adquirindo mais aeronaves de teste on-line e também aeronaves de produção”, diz Eddy De La Motte, chefe da unidade de negócios Gripen E/F da Saab. Ele descreve a reintrodução da plataforma de demonstração 39-7 – cujo cockpit traseiro foi adaptado para representar o Gripen E – permitindo que a empresa empregue o avião como um “equipamento de simulação aérea”.

“Nós nos concentramos muito no envelope de voo com a primeira aeronave de teste – agora estamos nos movendo gradualmente mais e mais nos sistemas táticos e de sensores, e tudo isso engloba uma aeronave completa”, Jonas Hjelm, disse o chefe da área de negócios aeronáuticos da Saab, durante o seminário anual Gripen da empresa em Estocolmo, em 27 de março.

As atividades de voo no ano passado incluíram testes de transporte do míssil Meteor da MBDA, além de testes de separação de mísseis ar-ar de alcance visual Diehl Defense IRIS-T, e De La Motte diz que o trabalho atual envolve radar de varredura eletrônica ativa (AESA) Raven ES-05 e o sensor de busca e rastreamento por infravermelho (IRST) – ambos fornecidos pela Leonardo – e a suíte de guerra eletrônica da Saab.

O Gripen Demo voltará ao programa de testes com o cockpit traseiro configurado como um Gripen E

As quatro primeiras aeronaves de produção Gripen E estão atualmente em fase final de montagem nas instalações da Saab em Linkoping, com o trabalho tendo começado no início deste ano. “Estamos muito felizes com o progresso do programa de produção”, diz De La Motte, que confirmou estar “no cronograma”. Uma vez que seu novo sistema de produção esteja totalmente estabelecido, ele poderá fornecer até 24 aeronaves por ano, acrescentou ele.

De La Motte diz que o primeiro Gripen F biposto do programa está programado para fazer sua estreia em voo em 2023. O Brasil encomendou oito do modelo de dois assentos como parte de um contrato de 36 aeronaves. Cerca de 150 engenheiros – divididos igualmente entre a Saab e o pessoal brasileiro – estão atualmente trabalhando nas mudanças de projeto necessárias para o modelo F, e De La Motte diz que a variante continua “no cronograma”.

Gráfico apresentado no Seminário Gripen mostra os protótipos do Gripen E e a capacidade plena de produção de 24 unidades por ano

Enquanto isso, de olho em novas oportunidades de exportação, Hjelm confirma que a Saab participará de um processo de avaliação de voo planejado pela Suíça ainda este ano, tendo recentemente respondido ao requisito de caça de próxima geração do país.

“Vamos mostrar ao cliente suíço que temos uma base tecnológica comprovada em nossas aeronaves, e que quando e se eles nos escolherem, eles obterão um sistema maravilhoso que funcionará de acordo com suas especificações quando eles quiserem uma entrega em 2025”, completou.

A Saab no início deste ano apresentou propostas para fornecer à Força Aérea Suíça 30 ou 40 caças Gripen E, dependendo de suas eventuais necessidades de frota. A Suíça selecionou previamente o tipo para uma exigência de caça de 22 unidades, mas a aquisição foi posteriormente abandonada após o resultado de um referendo público realizado em maio de 2014.

Caça Saab JAS 39E Gripen voa com mísseis Meteor
Saab JAS 39E Gripen 39-8 com mísseis Meteor

FONTE: FlightGlobal

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments