A-4 avariado e C-130 nas Malvinas - Carlos A Garcia

A-4 avariado e C-130 nas Malvinas - Carlos A Garcia

A-4 avariado e C-130 nas Malvinas - Carlos A Garcia
A-4 avariado e C-130 nas Malvinas – Pintura de Carlos A. Garcia

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Aéreo

Trinta e sete anos se passaram, sem que as lembranças do heroísmo de um punhado de jovens aviadores militares argentinos – todos tripulantes de quadrimotores C-130H Hércules (de origem americana) – pudessem ser esquecidas.

Nesta quarta-feira (27.03), às 11h, o Recinto de Sesiones da Câmara de Senadores do Congresso Argentino assistirá a entrega da medalha “La Nación Argentina al Valor en Combate”, outorgada a 11 oficiais e 12 subalternos da Força Aérea Argentina (FAA)¹ empenhados em missões secretas durante a Guerra das Malvinas.

Três deles serão homenageados postumamente.

Tornadas públicas as operações de sua condição sigilosa, coube ao senador peronista Roberto Basualdo (PJ-San Juan), de 62 anos (um jovem empresário do ramo da Perfumaria à época da invasão de Port Stanley pelos fuzileiros navais argentinos), apresentar um projeto de Lei para condecorar os membros da FAA por sus relevantes méritos, valor y heroísmo en defensa de la patria.

Ano passado a iniciativa de Basualdo virou Lei – nº 27.465/18 –, o que viabilizou a cerimônia de condecoração, prevista para acontecer amanhã.

Ilustração de jatos Sea Harrier abatendo um C-130 da FAA

Histórias – De acordo com as justificativas para a homenagem apresentadas pelo Partido Justicialista, de Basualdo, no Senado Argentino…

Iniciada a guerra o Reino Unido distribuiu navios espiões (boa parte deles, barcos comerciais) em posições estratégicas no Oceano Atlântico, com a missão de avisar a frota britânica sobre possíveis movimentações da Aviação Militar inimiga.

O temor dos britânicos era de que voos de reconhecimento dos argentinos servissem para acionar patrullas de intercepción.

Para contrapor esta estratégia, os militares argentinos idealizaram o plano de enviar um solitário C-130H, que teria como missão assinalar a posição dos navios espiões.

Los aviones debían volar a muy baja altura (no más de 15 metros sobre el nivel del mar) para eludir los radares británicos. Se requerían precisión y arrojo, por eso la misión fue bautizada “el loco.

“Teníamos entre un minuto y medio y dos minutos para volver a descender y escapar de algún misil lanzado desde un buque britânico”, depôs perante os senadores o comodoro da reserva Roberto Mario Cerruti, um dos agraciados de amanhã.

En el ascenso se activaba el IFF (identificador amigo/enemigo) para alertar sobre la proximidad de un buque o un radar británicos y así se determinaban las coordenadas en que estaba ubicado el navío.

A-4B C-266 da FAA armado com três bombas BR-250 no cabide central sendo reabastecido por um KC-130. Um segundo KC-130 aparece reabastecendo outro A-4 ao fundo. FOTO: FAA

Um outro tipo de missão secreta ficou conhecido como interdicción aérea lejana (interdição aérea à distância).

Nesse caso, os Hércules argentinos eram incumbidos de plotar embarcações britânicas que cumpriam a função de abastecimento em alto mar, a fim de permitir o avanço da frota de Sua Majestade que descia o Atlântico rumo às Malvinas.

Obtidas as coordenadas de posicionamento desses navios, era feita uma comunicação em código para o Comando Aéreo Estratégico Argentino, que se encarregava de preparar um ataque.


O Poder Aéreo lembra que, há cerca de 10 anos, um documentário produzido pela emissora inglesa BBC sobre o desempenho da FAA no conflito, já havia destacado a atuação dos pilotos de cargueiros Hércules da Argentina.

Nesse programa foi dado destaque às tripulações a um dos C-130H reabastecedores que os argentinos tinham disponíveis à época da guerra.

Essas aeronaves voavam sem escolta ao encontro das formações de caça-bombardeiros argentinos, a fim de transferir-lhes combustível.

Dessas missões arriscadíssimas dependiam os jatos de ataque designados para inflingir perdas à frota da Royal Navy.

¹Serán condecorados:

  • Brigadier Mayor (R) Alberto VIANNA
  • Brigadier Mayor (R) Horacio Armando OREFICE
  • Comodoro (R) Jorge Alberto VALDECANTOS
  • Comodoro (R) Ronaldo Ernesto FERRI
  • Comodoro (R) Rubén Oscar MORO
  • Comodoro (R) Eduardo SENN
  • Comodoro (R) Roberto Mario CERRUTI
  • Comodoro (R) Walter Hugo VELIZ
  • Comodoro (R) Cristóbal Amando VILLEGAS
  • Vicecomodoro (R) Andrés Francisco VALLE
  • Vicecomodoro (R) Hugo Alberto MALDONADO (falecido)
  • Suboficial Mayor (R) Julio Miguel DAVERIO
  • Suboficial Mayor (R) Juan Carlos LUJAN
  • Suboficial Mayor (R) Nicolás Carlos SEGOVIA
  • Suboficial Mayor (R) Jorge Luis CONTIGIANI (falecido)
  • Suboficial Mayor (R) Roberto Guillermo PUIG
  • Suboficial Principal (R) Pedro Esteban RAZZINI
  • Suboficial Principal (R) Carlos Alberto BILL (falecido)
  • Suboficial Principal (R) Delfino FRETES
  • Suboficial Principal (R) Sergio Alberto TULIAN
  • Suboficial Principal (R) Oscar Alberto GATTO
  • Suboficial Ayudante (R) Carlos Domingo NAZZARI
  • Suboficial Auxiliar (R) Carlos Alberto ORTÍZ
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