F-16V

F-16V

F-16V
F-16V

TAIPEI – Taiwan pode começar a receber seu primeiro lote de 66 novos jatos Lockheed Martin F-16V dos EUA, no final de 2020.

Taiwan fez novos progressos na compra de 66 jatos F-16V dos EUA. Em 27 de fevereiro, o Ministério da Defesa Nacional apresentou oficialmente seu pedido para os caças, de acordo com o Apple Daily.

Espera-se que os EUA dêem uma decisão oficial sobre o pedido no prazo de 120 dias e, em geral, o mais tardar até junho. O custo estimado dos novos aviões de combate será entre NT$ 240 bilhões (US$ 7,76 bilhões) e NT$ 250 bilhões (US$ 8,08 bilhões), e a entrega dos jatos pode começar no final de 2020.

Um oficial militar disse ao China Times que a razão pela qual Taiwan está optando por jatos F-16V em vez dos avançados caças F-35 é que os EUA disseram que não estão dispostos a vender a aeronave avançada para Taiwan por pelo menos 10 anos. Além disso, o funcionário disse que levaria outros oito anos para produzir os jatos para Taiwan e treinar seus pilotos na aeronave de combate de quinta geração, o que significa que poderia levar 18 anos até que Taiwan pudesse operar o F-35.

O oficial divulgou que se o pedido dos caças F-16V passar sem problemas, eles estarão prontos para entrega até o final de 2020 ou início de 2021. No momento, os EUA não citaram oficialmente um preço exato que dependerá das especificações escolhidas para os jatos.

FONTE: Taiwan News

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Floriano Alves

A família F-16 é um caça de sucesso e, atualizado, ainda presta bons serviços na sua especialidade. Insuperável no dog fight tem boa capacidade de carga para operar como legitimo “multi role”. Pena que não adquirimos este vetor. Taiwan negocia agora e vai receber suas aeronaves antes dos nossos Grippens. Mas, como não temos carências podemos aguentar até lá.

Willber Rodrigues

Pelo menos teremos um caça que poderemos atualizar e personalizar a nossa vontade, e com muito mais flexibilidade para novas atualizações.

Francisco AMX

a pergunta que fica é? e vamos fazer isso? qual custo? a EMBRAER estaria interessada? qual a qualidade destas modificações num produto de tanta tecnologia?

Flight

Em um momento será feito. Lá para 2035…
Até lá vamos ver como vamos lidar com isso.

JSilva

Não há porque sentir falta do F-16V tendo o Gripen E/F, este é um projeto mais novo com mais capacidade para ser atualizado pelos próximos 40 anos.

Francisco AMX

capacidade? quem fará esta atualização de 100 unidades totais com preço justo? em 15 anos a Suécia começa dar tchau aos Gripens… depois só se Israel topar fazer modernizações 1/2 sola por muita grana…enquanto os 600 F-16V recebem atenção especial devido a quantidade de vetores deste bloco operacionais, sem contar as centenas de bloco 50/52 espalhadas pelo mundo… Compramos um “volvo”, vcs mais jovens perceberão isso tarde demais…poderíamos ter comprado um bom “Ford/Chevrolet”, que vai ter mercado/atualização garantida por muitos anos…

Felipe Morais

Para de falar besteira cara. A Suécia vai dar tchau para os gripens em 15 anos? Se encomendaram uma pancada de Gripen E? E vão substituir pelo que? Pelo FS2020 que ainda não passa de um esboço?

A decisão foi acertada. E se vai ser atualizado futuramente é algo que não dá nem pra especular nesse momento. Havendo interesse da FAB, será sim e ponto.

Carlos Campos

Gripen vai vir esse ano, então Taiwan vai ter que pegar esses caças no futuro e trazer para o nosso presente.

cwb

Se o míssil pl-15 tem 300km de alcance e a distância de taiwan do continente é +\- 180km um avião furtivo chinês consegue travar um caça de taiwan quando ele sair do chão?
Sei que existem n fatores no processo,mas o que vem na cabeça é que parece que a vantagem mudou de lado…
abraço a todos!

Almeida

O alcance estimado do PL-15 é de 150Km, daonde você tirou 300Km? Existe um projeto chinês para um míssil nessa categoria, mas não é o PL-15 nem sabemos em que status se encontra.

E mesmo que fossem 300Km, a No-Escape Zone seria MUITO menor. Pode até lançar dessa distância, mas acertar é outra conversa.

Bosco

CWB, Como se diz: “aí, depende!” O míssil ar-ar (ou sup-ar) ter capacidade cinética de chegar a 300 km de distância (ou 150 km) só pode ser aproveitado se o alvo puder ser detectado, identificado e rastreado nessa distância toda e em sendo, se a aeronave lançadora puder atualizar a posição do alvo nessa distância toda até que o míssil chegue perto a ponto de ligar seu próprio radar. Em geral um caça não é detectado tão longe, daí, esse tipo de míssil com 300 km ou mais de alcance ser mais voltado para interceptar aeronaves de baixo rendimento com… Read more »

cwb

obrigado bosco pela explicação!
devagar vamos aprendendo um pouco mais…
bom dia para vc !

Nilton L Junior

A vantagem é que as pistas são limpas todos os dias.

Antoniokings

E uma aposta arriscada de Taiwan.
A China vem desenvolvendo novos aviões e os vem fabricando em quantidades cada vez maiores.
Depender de F-16 é um risco e tanto.

PauloSollo

Aviões nível camelô não assustam ninguém, quantidade não é qualidade. Um F-16V vale por 30 clones de Sukhoi ou J-alguma coisa.

Antoniokings

Talvez a China encomende alguns velhos Mig-21.
Comprovaram ser bons o suficiente para esse adversário.
Cada coisa…….

Chris

2 perguntas…

Pq praticamente o resto do mundo todo prefere o F-16 ao invés do Gripen ?

E com a venda da Embraer civil, a militar não ficará enfraquecida de recursos financeiros e humanos ?

Marcos10

Preço, farta disponibilidade de peças e armamentos, financiamento e peso político dos EUA.
Em relação a Embraer, quem tem de bancar a divisão militar é o GF

Eduardo

Eu ainda acrescentaria como resposta para a pergunta 1: largamente usado e testado já.

Almeida

Sério que você não sabe porque Taiwan prefere o F-16? Será por causa do apoio militar dos EUA?

Ou você espera que a Suécia venha a socorrer Taiwan em caso de agressão da China comunista?

igortepe

Comunista? Comunista onde? A comunista, China já não é a muito tempo. Regime da China, Capitalismo Selvagem.

Almeida

É o nome que Taiwan usa para diferenciar a si mesma (China nacionalista) da sua contraparte continental (China comunista).

É também como o partido único que governa a República Popular da China se autodenomina.

Se foi ou ainda é comunista de verdade, não vem ao caso neste assunto. Foi só uma denominação. Sossega.

Bosco

Igor,
Você tem que rever seu conceito de comunismo.

Carlos Gallani

Não existe comunismo com lucro e economia de mercado, o comunismo na china acabou faz tempo(Deng Xiaoping) e virou uma ditadura full capitalista de esquerda, é pra dar nó no cérebro mesmo!

Bosco

Comentário irritantemente preso.

Bosco

Carlos, Nem a CN é comunista porque lá existe um Estado forte e opressor e o comunismo implica em não haver o “Estado”. O comunismo é uma utopia que não existe e nunca existiu em lugar nenhum do mundo (salvo em algumas concentrações humanas primitivas), e a vontade de ser alcançado configura uma patologia psíquica por conta mesmo de ser inatingível. O que define um país (ou uma pessoa ou um partido) ser comunista não é ele ter alcançado o comunismo utópico (mesmo porque país algum o alcançou simplesmente por ser antinatural e impossível) e sim ele acreditar que um… Read more »

Lucas Senna

1 – FMS.
2 – Isso só o tempo dirá.

Alfredo RCS

Uma boa parte dos clientes do f-16 é fiel porque junto com o avião outras portas da industria de defesa americana se abrirao. Alem do que a velocidade nas entregas dos armamentos é relativamente rapida.

BJJ

No caso de Taiwam especificamente, eles já operam mais de 100 F-16. Não faria sentido adquirir uma aeronave nova, totalmente diferente, se existem novas versões do F-16 já operado por eles e tão bons quanto o Gripen.

Claudio Luiz

FMS e suas formas de financiamentos a longo prazo.

Baschera

Off Topic.
Em muito breve haverá uma notícia sobre o LAA (Light Attack Aircraft) da USAF.

O programa será reiniciado com um pequeno orçamento, apenas para cobrir mais um período de testes e a aquisição de aproximadamente 6 (seis) Super Tucano.

Também será mencionado o interesse, pelo programa, pelo Marine Corps e de aliados dos USA.

Sds.

PauloSollo

Onde viu isto amigo? Vão adquirir apenas estes 6 A-29 para mais testes ou alguns AT-6 também?

Almeida

Pergunta: serão novos aviões mesmo, 0Km, de fábrica, ou mais uma recauchutagem dos F-16 taiwaneses?

Lembrando da pressão que a China comunista impõe para não venderem armas para Taiwan.

Antunes 1980

O Gripen nem concorre onde os Estados Unidos tem forte influência política.
Espero que o Gripen NG consiga vencer as atuais concorrências que está disputando. Áustria,
Finlândia, Suíça e Índia.
O F-16V é um ótimo caça, porém o Gripen NG é a melhor escolha low cost do mundo.

Clésio Luiz

O ministro da defesa de Taiwan fez uma declaração à imprensa negando essa compra aí.

http://alert5.com/2019/03/07/taiwan-mnds-unscheduled-press-conference-on-new-fighter-purchase/

Alfredo RCS

Agora, us$ 8 bilhões sem transferencia de tecnologia me parece caro, mas depende do pacote de armas e manutencao inclusos no contrato. Acho que o Gripen, afinal, nao foi uma má escolha.

Luís Henrique

Esse valor de U$ 8 bi é estimado e a compra seria de 66 unidades. Na conta de padaria, dividindo por 66, daria cerca de U$ 121 mi por caça.
Os nossos Gripen custaram U$ 5,4 bi por 36, ou U$ 150 mi cada.
Mas como o contrato foi fechado em moeda sueca, no ano seguinte teve uma redução em relação ao dólar. Podemos dizer que pagaremos entre U$ 125 e 150 mi cada.

Munhoz

O Gripen que nós compramos é superior em motor e é um caça mais moderno, alem de ser mais robusto para operar em pistas improvisadas.

No nosso caso o que importou foi a transferência tecnológica, o que não ocorreria no mesmo nível se fosse com o F 16.

O que me parece no caso do F 16 é o FMS que faz a diferença, e neste caso os suecos não iam querer atrito comercial com a China, já os EUA aguentam o tranco.

Almeida

Daonde que você tirou que o Gripen E/F é superior em motor ao F-16V? Sou fã e defensor do Gripen, mas aí você tá forçando a barra… O motor dos Vipers é do mesmo fabricante e geração porém maior e mais potente, outra classe.

F414-GE-39E – 13.000 lbf até 22,000 lbf com pós-combustão.
F110-GE-132 – 16.610 lbf até 32,500 lbf com pós-combustão.

Munhoz

O J-39 também tem um motor menor que o F-16V, mas este também é mais leve. O motor da GE da Viper produz quase 30.000 libras de empuxo para o peso máximo de decolagem de 48.000 libras da Viper. Compare isso com o novo motor (o mesmo que o F / A-18) no J-39E com seus 22.000 libras de empuxo para o Gripen de peso de decolagem máximo muito mais leve de 31.000 libras. Essa é uma razão de 0,625 para o F-16 e uma razão de 0,70 para o Gripen E, se você é ruim na matemática. No peso… Read more »

jagderband#44

Podem falar mal do F16 e bla bla bla…
Mas o bichinho vende que nem pão quente na padaria.
O resto é xororô.

LEONEL TESTA

Eu acho que o Brasil deveria seguir esse mesmo caminho ter entre 60 e 72 F39 e depois partir pro f 35 mais ou menos como planeja Taiwan

Tomcat4.0

Creio eu que o próximo passo do Brasil será, junto à SAAB, entrar no programa SAAB JS 2020 do sucessor 5 G do Gripen .
Não se meche em time que está ganhando e a SAAB está cumprindo a risca o contrato com a tranferencia de conhecimento/capacitação e tal (TOT).

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Só falta combinar com o contribuinte e criar umas 3 CPMF(s) para dar conta de tudo…

Tomcat4.0

OFF TOPIC, editores, houve problemas com o sistema com like’s e tals pois ,primeiro aqui no PA e agora já no Forte não há mais isso????

Carlos Campos

o sistema que dá likes e melhora as respostas para comentários é melhor que esse meio antiquado.

Delfim

O sistema de likes infelizmente acirra as mentes mais agressivas e inseguras. Disciplina num blog de Segurança é fundamental.

Clésio Luiz

O Alex Galante disse algum tempo atrás que ele foi desabilitado por que estava causando lentidão no site. Como o Aéreo é o que recebe o maior número de visitantes, acabou que o servidor (computador que hospeda o site) não aguentou a demanda.

Gustavo

Eu ia falar, contagem regressiva para compararem com o programa Brasileiro, mas não deu tempo. Já teve “abençoado” comparando. Até quando?! Deveria ter um tópico fixo pro pessoal entender as implicações de cada escolha.

Felipe Morais

Pois é, é incrível. Não podem noticiar nada sobre F16, F18 ou Rafale, que eles aparecem.

Hk417

Esse caça é lindo! O brasil poderia comprar pelo menos 14 desses.

Chevalier

Se vê um Bison sai correndo! kkk

Maurício Benício de Carvalho

O que me impressiona é a quantidade de caças comprados por Taiwan e a quantidades de caças comprados pelo Brasil, prestaram a atenção no tamanho dos territórios?

Felipe Morais

E você prestou atenção quem é o vizinho de Taiwan? Prestou atenção na história entre os dois países? Prestou atenção no fato de a China considerar Taiwan parte de seu território? Prestou atenção no fato de Taiwan não ser reconhecido pela maior parte da comunidade internacional? Prestou atenção na dificuldade que Taiwan tem de comprar armamentos em razão disso? Enfim…são situações que não se comparam. A FAB tem um cenário de total tranquilidade pra objetivar comprar um primeiro lote, seguido de um segundo e de um terceiro.

Fernando Turatti

Só falta combinar com o contribuinte, que tem que bancar isso, além de combinar com a maior instituição de lesa pátria desse país amaldiçoado pelos deuses: os militares. Aqueles que têm uma previdência que com 30 anos dá 100%, enquanto nos EUA isso daria 60%. A mesma previdência que torra 40+bilhoes de reais por ano so com inativos.

Walfrido Strobel

A Indonésia depois de receber seus 24 F-16C/D52id usados modernizados nos EUA está dando andamento na modernização dos seus 10 F-16 A/B Block 15 recebidos em 1989 no Program Peace Bima Sena. O serviço está sendo feito na Indonésia pela Força Aérea com assistencia da LM, estão sendo feitas a MLU(Mid-Life Update) e paralelamente a Aircraft Structural Integrity Program ( ASIP) e a a instalação do Falcon Star Structural Service Life Enhancement kits. Além disso o Overhaul Engine do motor F100 PW 220/E e capacitando a lançar Joint Direct Attack Munition(JADAM). Os 34 F-16A/B/C/D vão operar junto com os 16… Read more »

Gabriel

Porque esses caças variam tanto de preços?