Boeing 737 MAX

Boeing 737 MAX

A Federal Aviation Administration (FAA) diz que está temporariamente aterrando todas as aeronaves Boeing 737 MAX operadas por companhias aéreas dos EUA ou em território americano.

O anúncio da tarde de quarta-feira segue as decisões de muitos outros países para aterrar os aviões depois que 157 pessoas morreram no acidente de domingo de um avião da Ethiopian Airlines 737 MAX 8.

“O aterramento permanecerá em vigor enquanto se aguarda uma investigação mais aprofundada, incluindo a análise das informações dos gravadores de dados de voo da aeronave e dos gravadores de voz da cabine”, disse a FAA em um comunicado. “A agência tomou essa decisão como resultado do processo de coleta de dados e novas evidências coletadas no local e analisadas hoje. Essa evidência, junto com os dados de satélite recém-refinados disponíveis para a FAA nesta manhã, levou a essa decisão.”

A ordem de emergência é efetiva imediatamente. Todos os aviões Boeing 737 Max 8 e Max 9 que estavam em voo quando o pedido foi emitido “podem prosseguir e concluir seu pouso planejado mais rapidamente” – mas eles não podem decolar novamente. A ordem permanece em vigor até que a FAA a revogue ou modifique.

A FAA diz que tomou a decisão com base em novas informações que descobriu no decorrer da investigação dos destroços do voo 302 da Ethiopian Airlines. A agência diz que há 74 aviões Boeing 737 Max 8 e Max 9 registrados nos EUA e 387 no mundo todo.

Em uma declaração na quarta-feira, a Boeing disse que “continua a ter total confiança na segurança do 737 MAX”.

“No entanto, depois de consultar a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), o Conselho Nacional de Segurança em Transporte dos EUA (NTSB), e as autoridades de aviação e seus clientes em todo o mundo, a Boeing determinou – com muita cautela e para assegurar ao público a segurança da aeronave – para recomendar à FAA a suspensão temporária das operações de toda a frota global de 371 aeronaves 737 MAX.”

Durante dias, a FAA disse que os aviões estavam seguros para voar. As principais companhias aéreas dos EUA, como a Southwest – que usa 34 aeronaves Boeing 737 MAX 8 – também expressaram confiança no avião.

FONTE: NPR

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments