Suíça lança calendário de testes de concorrência de caças
BERN — Os ensaios de voo e solo com os cinco candidatos a caças serão realizados em Payerne de abril a junho. As capacidades da aeronave serão verificadas no aeródromo militar lá em ordem alfabética. As datas para criadores de mídia e spotters também já estão corrigidas.
Para cada candidato, um total de oito missões com uma ou duas aeronaves de combate será realizado durante quatro dias de voo. As capacidades da aeronave e as informações das ofertas enviadas são verificadas. De antemão, os provedores têm a oportunidade de se familiarizar com outro voo com os procedimentos específicos no espaço aéreo suíço. Um voo será realizado à noite. Para isso, os horários de início da temporada devem ser ajustados de acordo, com os voos sempre terminando antes da meia-noite. Durante feriados, nenhum voo de teste será realizado.
Os candidatos são testados em ordem alfabética de acordo com o nome do fabricante:
- Airbus, Alemanha, Eurofighter: nas semanas de calendário 15 e 16
- Boeing, EUA, F/A-18 Super Hornet: nas semanas de calendário 17 e 18
- Dassault, França, Rafale: nas semanas de calendário 20 e 21
- Lockheed Martin, EUA, F-35A: nas semanas de calendário 23 e 24
- Saab, Suécia, Gripen E: nas semanas de calendário 25 e 26
Processo de registro para profissionais de mídia
Na preparação para os testes, o DDPS informará a mídia na segunda-feira, 8 de abril de 2019, às 14 horas, em uma coletiva de imprensa em Berna sobre os testes e o processo de avaliação.
Além disso, os fabricantes apresentam suas aeronaves durante os respectivos testes e estão disponíveis aos representantes da mídia para perguntas durante uma sessão da manhã.
Para obter acesso à base militar em Payerne e participar da apresentação, os representantes da mídia devem registrar-se individualmente para cada ocasião. O formulário de inscrição para o primeiro evento de mídia será publicado no site da armasuisse no dia 2 de abril de 2019 no dossiê da web.
Processo de registro para spotters
Para spotters e outras pessoas interessadas da população, uma tarde é planejada para cada aeronave candidata, quando eles podem ver a respectiva aeronave de perto. Para obter acesso à base militar em Payerne, os observadores devem registrar-se para cada tipo de aeronave individualmente. O formulário de inscrição para o primeiro evento spotter será publicado no site da armasuisse no site do DDPS em 2 de abril de 2019 no dossiê da Web. O número de participantes é limitado.
Airbus, Eurofighter:
Evento de Mídia: Sexta-feira, 12 de abril de 2019 (manhã)
Evento Spotter: Sexta, 12 de abril de 2019 (tarde)
Registro de: terça-feira, 2 de abril de 2019, 9h
Boeing, F/A-18 Super Hornet:
Evento de Mídia: terça-feira, 30 de abril de 2019 (manhã)
Evento Spotter: terça-feira, 30 de abril de 2019 (tarde)
Registro de: Qui, 18 de abril de 2019, 09:00
Dassault, Rafale:
Evento de Mídia: Ter, 21 de maio de 2019 (manhã)
Spotter Event: Ter, 21 de maio de 2019 (tarde)
Registro de: qui, 9 de maio de 2019, 9h00
Lockheed Martin, F-35A:
Evento de Mídia: Sexta, 7 de junho de 2019 (manhã)
Evento Spotter: Sexta, 7 de junho de 2019 (tarde)
Registro de: terça, 28 de maio de 2019, 9:00
Saab, Gripen E:
Evento de Mídia: Ter, 25 de junho de 2019 (manhã)
Spotter Event: terça-feira, 25 de junho de 2019 (tarde)
Registro de: qui, 13 de junho de 2019, 9h00
FONTE: DDPS – Departamento de Defesa, Civil, Proteção e Esportes da Suíça
Achei bem curiosa essa forma de testar diferentes caças….algum país já fez isso antes, ou é um método comum e eu não sabia?
Eu tbm achei mto bom .Alem de ter um resultado mais acertado ainda da a oportunidade para a midia cobrir a escolha de uma maneira mto proxima
-8 fazendo bonito.
Qual é o risco da Suiça entrar em guerra?? Suiça não tem inimigo.
Denys, tenho muita dificuldade em entender esse seu tipo de raciocínio. Você já se perguntou “para quê construir hospitais se estou saudável?”
Você já pensou na segunda guerra?
Você já pensou quantas interceptações de aviões intrusos os suíços tiveram que fazer durante a Segunda Guerra?
Eles devem saber melhor que a gente né? O risco não é entrar em guerra, é ser arrastado pra uma. O Sr. Putin anda Putin com a Otan e a Europa Ocidental, e os Jihadistas estão sempre Putin com todo mundo. Então, melhor se defender ne? Os Chineses tb andam Putin. Ta td mundo Putin entende?
Na realidade eles já sabem quais aviões querem: f-35 ou F-18, o resto é só o “mimimi” de sempre para dizer que fez a seleção, mas todos lá já sabem qual é o vencedor.
Concordo com você, é muito mimimi.
Você deve ter algum tipo de informação privilegiada para concluir que F-35 e F-18 são os preferidos.
Há que se levar em consideração o que a população acha disso. As coisas na Suiça se resolvem de forma plebiscitária com relação a gastos militares e os suíços são muito conhecidos por relevar o custo benefício em seu sistema de defesa.
Dito o acima, a Suíça não iria gastar dinheiro público (sim, gasto em homens horas nos testes), à toa para estabelecer um finalista ou finalistas pois ainda não é sabido se desses concorrentes saíra uma short list.
O Gripen E vai participar mesmo com um prototipo ???O avião nem esta pronto ainda
O F-35 também não está pronto e está participando 🙂
Que choro heim …..
F-35 já está com IOC.
Tem até um site que fez uma matéria sobre isso, aquele aéreo.jor….
Tá, explica pra gente então o que significa IOC?
Na verdade os F-35A e F-35B já estão com Capacidade Operacional Plena, o último com mais de 100 missões e 1.200h operacionais sobre o Iraque, Afeganistão e Síria.
O F-35 ainda está na IOT&E e não atingiu a FOC.
Galante, IOT&C não tem relação com FOC, o FOC veio com o Block 3F (F de Full) em setembro de 2017. IOT&C é condição para a cadência de produção máxima esperada para o início da próxima década.
Claro que tem relação, se não passar no IOT&C não tem FOC.
https://www.youtube.com/watch?v=DXas4OBdB40
IOC foi declarado no Block 3I e o FOC já foi declarado no Block 3F em 2017, por isso o “I” e o “F” respectivamente como sufixo do 3. IOT&C é condição para o Full Rate Production (FRP).
Não foi declarado até agora FOC para o F-35, só IOC.
Nenhuma unidade equipada com o F-35 atingiu FOC. Os noruegueses estimam que apenas em 2025 atingirão FOC com o F-35: http://www.defense-aerospace.com/articles-view/release/3/192593/norway-aims-for-f_35-full-operational-capability-in-2025.html
Mais sobre a FOC do F-35: http://www.thedrive.com/the-war-zone/14103/lets-talk-about-the-usafs-plan-for-fully-combat-capable-f-35s
O desenvolvimento de software do F-35 ainda nem terminou, vai ter, no mínimo, um Block 4 ainda. Enquanto isso, o Gripen E 39-8 fez o primeiro voo com todo o desenvolvimento de software terminado: https://web.archive.org/web/20180323155013/http://www.janes.com/article/71455/gripen-e-makes-maiden-flight
Ah Galante ,eu não to lendo isso ….Vc quer comparar o estagio do Gripen E com o F-35 ??? Eu disse que o Gripen não está pronto literalmente e vc sabe disso
Entrou em produção, ou seja, os prototipos atenderam aos requisitos.
https://brasiljornal.info/negocios/gripen-entra-em-produa-em-erie-saab-negocia-novo-lote-fab-20802044
O primeiro Gripen E de serie só vai ser entregue a Suecia em 2021.
A discussão saiu do ponto inicial. Se o Gripen E está concorrendo é porque as regras permitem que concorra.
Assim como permitiram que concorresse na última seleção suíça, na qual justamente o Gripen E, num estágio ainda menos desenvolvido que hoje, ganhou…
De todos, o Gripen é o único que deve mandar algum protótipo ou até mesmo uma varinate anterior. O quanto isso pode contribuir negativamente ? Não sabemos. No fim, eles já sabem o que querem, se for o Gripen, pouco importa se não podem avaliar algo próximo do caça final.
Na verdade, dependendo do modelo oferecido, nenhum terá a umidade exato para avaliação. Talvez o F-35 seja o mais próximo do modelo exato por não ter nenhuma mudança significativa de hardware programa até 2025. O Gripen deve ser o que terá uma unidade avaliada mais distante do produto final.
Saab, Suécia, Gripen E: nas semanas de calendário 25 e 26
Não acredito que vao mandar o modelo anterior ,pois senão ja seria divulgado como Gripen C/D. Ensaio em voo com um modelo que não ira ser comprado não parece ser uma coisa sensata
BILL27, ele venceu nosso F-X2 quando nem protótipo existia rsrsrs, e o Galante sempre com uma pontinha de maldade com o F-35 rsrsrs
Mauricio ,mas como o Gripen E vai participar destas missoes com um prototipo ? Nem se conhece ainda suas reais capacidades e nem se tem o produto final ainda .Este é o ponto …se não tivesse este exercicio ,td bem ,ate poderia haver uma compra e tals ,mas não é o mesmo caso que aconteceu com a FAB
BILL27, suas capacidades gerais foram bastante publicadas, outras capacidades em detalhe geralmente não são divulgadas ao publico somente nos documentos das concorrencias, a FAB não comprou no escuro.
Não tem como passar as capacidades reais ,antes do avião ser homologado .São capacidades teoricas e só se concretizam ou não depois de terem sido feito todos os testes e integrações ,o que ainda não é o caso.
Então tá difícil para todo mundo com exceção do F-18 que já uma aeronave consolidada, o restante tem um monte de capacidades ainda em testes, homologação em andamento e assim vai.
Rafale nem o Meteor pode ser lançado ainda.
F-35 tem vários itens em desenvolvimento e assim vai.
Bill27, tem sim como receber as especificações do fabricante, aconselho a reler o que é uma homologação. O protótipo é desenvolvido pelo fabricante para atender aos dados informados por ele.
http://www2.anac.gov.br/dicasanac/pdf/novos/certificacao_dicas/certificacao/certificacao_ok.pdf
Na seleção passada, que foi cancelada após referendo popular que não aprovou o sistema de financiamento para a compra de caças, os suíços avaliaram o Gripen utilizando a versão C/D e depois voaram o demonstrador do Gripen NG (hoje denominado E/F). E o Gripen ganhou. Não há problema algum nisso, em inúmeras seleções ao resor do mundo caças que ainda não estavam plenamente desenvolvidos participaram. Inclusive no Japão, onde o F-35 ganhou ainda com seu desenvolvimento muito menos avançado do que hoje. Basta que as regras permitam e as formas de avaliação levem isso em conta.
Os armamentos que os aviões suíços usam é de origem americana ou também local e europeia?
Pergunto isso para o caso de outro concorrente ganhar,este armamento poderia ser usado?
Atualmente americanos, AMRAAM e AIM-9X nos F-18.
Os aviões europeus podem ser adaptados para lançar… Não há dificuldade para essa integração.
Lembre que nós talvez usaremos o A-Darter em nossos Gripen e chegamos a oferecer mundo a fora o Super Tucano com possibilidade de lançar Aim-9L, Phyton 3 , Phyton 4 e MAA1 Piranha. Isso mostra que não existe tanta dificuldade em se integrar armas ocidentais em caças ocidentais.
Vai dar Gripen…
.
https://www.ruag.com/en/products-services/air/aerostructure-components-systems/saab-gripen
A nível de parceria estratégica creio que é a melhor escolha, porém não sabemos se haverão outros fatores, aqueles que não são divulgados, a influenciar a escolha.
Concordo, não somente pela capacidade do caça. Mas as compensações comerciais pesarão muito junto com o custo de operação e aquisição do caça.
Lembrando que o referendo de 2014 o principal ponto discutido por lá era justamente o custo de aquisição e operação de novos caças.
Em outras palavras, caças com hora de voo mais caras, vão ter que suar muito a camisa pra ter chance.
Só pq a RUAG fabrica os pilones ? Grande indicio …..
Acho dificil dar Rafale ou F-35, deve ficar entre o Gripen ou o Super Hornet, nessa ordem.
A nível técnico? Possivelmente.
A nível político? Dificilmente.
SH é a lógica.
Gripen é a lógica. Se vai dar serão outros 500…
O Super Hornet seria a Melhor escolha e a escolha logica, a menos e claro que eles sigam o exemplo brasileiro e comprem o Gripen para substituir o F-5 deles por pura inveja kkkk
Dos caças ocidentais, o melhor é o Rafale. F35 não me convence, a menos que destrua um S-300 na Síria, ou participe de um dogfight com sucesso, derrubando um MIG ou um SU. Ou bombardeie uma área altamente contestada, na Síria, Venezuela ou similar.
so nao pode ser um dogfight com Mig 21 porque esse ta virado no siri, derrubando tudo kkk
Torço pra algum caça europeu. Ta na hora dos europeus darem um chega pra la nos EUA
concordo, e seria bom ate acabar com a OTAN que nao é mais necessária com o fim da URSS porque a nova Russia pode ajudar eles a se defender de qualquer invasão dos inimigos e promover a Paz e a Segurança em todo continente..
É ironia?
Suiça gosta de brincar mesmo! Mais uma vez o vencedor é o F-35. Lobby forte.
Na minha opinião isto esta mais para demonstração do que para testes. Voltado para a midia e para o público suiço para ter maior aprovação com a escolha. Como um caça apenas voando pode mostrar as suas capacidades ? Num “air show” todas as capacidades serão parecidas aos observadores e pesa mais a coragem e maestria do piloto! Não existirão disparos, não existirão combates simulados, etc, etc. Tudo que se possa conhecer em detalhe é informado pelos fabricantes e, desempenhos, consumos, especificações de sistemas, etc são incluidos em garantia de contrato. Se houver pilotos suiços no controle das aeronaves, o… Read more »
Isso é muito diferente de um “air show”
Para cada candidato, um total de oito missões com uma ou duas aeronaves de combate será realizado durante quatro dias de voo. As capacidades da aeronave e as informações das ofertas enviadas são verificadas. De antemão, os provedores têm a oportunidade de se familiarizar com outro voo com os procedimentos específicos no espaço aéreo suíço. Um voo será realizado à noite.
Bill27, nada…os suiços estão inventando, que capacidades serão vistas com eles voando nos céus suiços? Se lembra do problema na escolha do Gripen C antes pela Suiça e que originou essa concorrencia atual? https://www.aereo.jor.br/2012/02/14/gripen-a-escolha-preferencial-da-suica/ A preferencia da escolha do Gripen C pelos suiços anteriormente originou criticas e alguns politicos foram a favor e outros contra, dai esse “air show” previsto agora, para que os que não entendem nada se deliciem com o que não prova capacidade nenhuma dos aparelhos, todos voam, todos são supersonicos, todos tem radar, todos alçam voo, todos pousam, alguns em pistas maiores outros em pistas menores,… Read more »
Possivelmente missão contra atuais caças suíços.
Pq não tem nenhuma aeronave russa no programa deles tipo su-35 flanker ou mig -35 ?
Será um ótimo teste para os protótipos do Gripen E, e a SAAB deve estar correndo contra o tempo para colocá-los nas melhores condições possíveis. Ainda teve a sorte de ser a última na ordem alfabética, pelo que entendi ganhou tempo até junho, serão quase quatro meses para evolução. Para nós, uma ótima notícia, tanto porque poderemos ver o Gripen brigando fora do ambiente controlado da SAAB, quanto porque o evento obrigará a SAAB a correr para queimar algumas etapas que estejam pendentes.
Fiquemos de olho…
Se der Gripen, é zebra e teremos que enviar os especialistas da LavaJato para investigar, mesmo sendo a Suíça.
Motivo: É um protótipo, sem chance na avaliação detalhada que farão, frente a candidatos fortes, com homologação e já testados.
Infelizmente o Gripen já começa a concorrência com uma grande desvantagem.
Não está operacional, e ainda com varios testes a serem realizados (incluindo de armamentos).
Os suecos se complicaram feio nessa, empurrar com a barriga o nosso gripen, nunca custou tão caro.
Ser um player relevante no mercado global, exige rapidez acima da média.
Fica a lição dona SAAB.
F18 não vale nada!!!!
F35 muito caro e não é lá essas coisas!!!
Iria de Rafalle ou Gripen pelo custo total!!
É sério?
parece comentário do orkut.
Até gostaria de ir mas já que o PA vai me sinto representado.
Gripen, EF2000, F-35, F-18SH, Rafale dão tudo no mesmo. Nada muda.
Como a Suíça não faz parte da OTAN, deveria ir de SU-35. Caça extremamente capaz e em alguns aspectos até superior aos vetores já listados.
Através desta aquisição, a Europa poderia se aproximar ainda mais da Rússia.
Já que 80% do gás e 30 % do trigo provém da Rússia. Onde Moscou fornece 27,1 milhões de toneladas de trigo para o mercado europeu.
Aí desequilibra a região, para melhor. Mas, a Suíça não iria desafiar a Otan e a sua saúde financeira e a dos “investidores”, ao adquirir o Su-35.
Você vê necessidade de um caça russo, bi-motor, para um país neutro, centro-europeu e com o território menor do que o Estado do Rio de Janeiro?
Israel opera varios F-15, qual o problema?
Antunes, que comparação absurda. Me parece desnecessário descrever a realidade militar dos dois países, bem como as perspectivas de enfrentamento com as quais Israel convive.
Eles querem um caça barato de operar também. O Su-35 tem hora de voo cara, por mais capaz que seja, tem seu custo.
O Su-35 é realmente um avião muito bom, mas os suíços sequer consideraram a hipótese de comprar algo vindo de um país com humor tão instável. O pós-venda russo é muito irregular.
E esses apetitosos F5 ai vão sobrar?
AHhahahahahhahahahah
Vão .A FAB esta na fila de espera
A Argentina quem sabe, agora que esta alinhado ao paspalhão.
Leu meus pensamentos, Nilton
Não dá ideia.
Quem está de olho é o Uruguai. E a Embraer pode lucrar com isso. Pois houve o boato que eles estariam interessados em comprar os F-5E (que estariam em ótimas condições) da Suíça e moderniza-los em Gavião Peixoto. Vamos torcer para isso.
Eu já li sobre isso, Gustavo.
Otima noticia
nesta ai tenho que concordar com os que sao contra o gripen , nao por eu ser contra , o que nao sou, mas dos 5 concorrentes o gripen e sim o unico que nao podera mostrar nada alem de um voo monotono e sem sequer manobras mais abruptas,supercruse , nem pensar ,comparar com o f35 que ja ate iniciou a FABRICACAO da celula de n 500 e covardia com o gripen, nao e achismo e fato. para o brasil foi otimo a escolha do gripen pois , pra quem opera f5 a 40 anos ele se tornara uma espaconave… Read more »