F-21

A Lockheed Martin está oferecendo o caça F-16 Block 70 à Índia, redesignado como F-21, como resposta à RFI da Força Aérea Indiana (pedido de informações) para 110 caças, no valor de mais de US$ 15 bilhões.

O F-21 (designação já usada pelo IAI Kfir em serviço nos EUA) seria produzido localmente em parceria com a Tata Advanced Systems da Índia.

Segundo a Lockheed Martin, o F-21 foi “especialmente configurado para atender aos requisitos exclusivos da Força Aérea Indiana e integra a Índia no maior ecossistema de avião de caça do mundo”.

O F-21 traz melhoramentos que incluem um radar AESA APG-83 (radar de varredura eletrônica ativa), um moderno sistema de aviônica comercial off-the-shelf (COTS), o sistema IFF AN/APX-126, o Helmet Mounted Cueing Joint System II, CFT (Tanques Conformais de combustível); e um barramento de dados de alto volume e alta velocidade, bem como o Link 16 Theater Data Link, Pod Sniper, armas avançadas, navegação GPS de precisão, e o Sistema de Prevenção Automática de Colisão com o Solo (Auto GCAS).

O F-21 terá um HUD grande-angular e um Large Area Display de tela inteira, muito semelhante ao usado no F-35 e no Gripen E.

Large Area Display do F-21, semelhante ao do F-35 e Gripen E

ASSISTA ABAIXO AO VÍDEO PROMOCIONAL DO F-21

Subscribe
Notify of
guest

82 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurício.

O Roberto Santana pediu e foi atendido rsrsrs, sei que alguns não gostam do F-16, mas que continua sendo um baita caça, disso não tenho dúvidas.

Ricardo N. Barbosa

Observar a corcunda com aviônica, algo que era característico somente da versão biplace.

Ricardo N. Barbosa

?

Kommander

Não entendo, a Índia compra aviões russos, norte-americanos, franceses. Como fica a logística? Treinamento? Além do mais, 15 Bi por 110 caças?

Paulo Costa

Quando voce precisa agradar gregos e troianos é isso que da …

A Índia sempre quis se manter neutra entre as grandes potencias USA e URSS e começou esse jogo e continua ate hoje, alem disso, ela da sua maneira procura crescer tecnologicamente com isso

Rodrigo

Vocês tem uma péssima mania de achar que tudo é binário. O que impede um piloto de aprender a pilotar um F-16 e um Su-30? NADA! O que impede um país com dinheiro e mão de obra de sobra, de abrir oficinas especializadas? NADA! O que impede eles de por exemplo, ao invés de abrir 20 oficinas para F-16, abrir 10 para F-16 e 10 para Su-30? NADAAAAA! A vida real não é um jogo com limitações e regrinhas, não tem nada de complicado e nem difícil de se entender nisso. Vocês que colocaram na cabeça sem motivo nenhum que… Read more »

Alfredo Araujo

E vc tem uma péssima mania de achar que pilotar um avião de caça é algo simples ! Mais do que nunca, um piloto é um operador de complexos sistemas. E essa máxima que o “mercado” tenta nos impor, que vc precisa ser bom em várias coisas para ser um profissional completo, é uma falácia ! Qualquer um que trabalha com tecnologia sabe… para ser especialista em algo, vc precisa focar. Se não vc vai ter noção de várias coisas, porém, especialista em NADA !! Até pq uma das etapas de se tornar um especialista em algo, é ter centenas… Read more »

Almeida

Esqueceu dos ingleses (Jaguar e Hawk)

Mig35

Os Gripeiros vão ter insônia.

Kommander

Gripen é um bom caça, mas aí o cara falar que é matador de Sukhois…

nonato

De Sukhoi talvez não.
Mas de Mig 35, sim.
?

Ivanmc

Talvez no videogame, nonato, porque acho que o matador de projetos é o F-21.

Denis

Sou fã do Gripen, mas realmente não há parâmetros para afirmar isso também…

Denis

Ter insônia por quê? O F-21 é um projeto pensado para a índia. Não há teatro de conflito entre ele e o Gripen naquela região, pelo menos não no momento. E, mesmo se houvesse, não há parâmetros concretos para avaliar as capacidades relativas dos dois.

Rafael Coimbra

Os “Anti” pira.. kkk Mas falando sério, com toda carga de experiência na célula, e demais avanços implementados não há dúvidas que será um grande caça! Com certeza os pontos fracos verificados nestas ultimas décadas de F16 foram minimizados. Não há argumentos plausíveis para denegrir tal família!

nonato

O que o gripen E tem que o F 16 não tem?
A fuselagem deve ser relativamente semelhante, a despeito do segundo não ser delta canard.
Tamanho e desempenho semelhantes.

Bardini

Boa sorte… Vão precisar de muita.

Junior

Sim, os indianos estão tirando saro nas redes sociais, meses atrás um militar da força aérea indiana afirmou que a Índia jamais iria usar um caça que é usado pela força aérea do Paquistão, qual foi a resposta da lockheed Martin, trocou o nome do caça de F-16 para F-21. Piadas a parte, também acho difícil, aliás essa é mais uma concorrência que vai acabar dando em nada, depois do último orçamento aprovado no parlamento indiano, dizem que eles não tem $$$$$$$$ suficiente sequer para pagar os contratos militares que já foram assinados.

Alfredo Araujo

Boa !

Carlos Alberto Soares

Com a TATA junto, sorte ?

Walfrido Strobel

Ele terá sonda para reabastecimento probe and drogue oferecida desde 2010, o sistema CARTS, útil para quem tem reabastecedores como o KC-130, KC-390 ou Il-78.
Este é o sistema CARTS existente desde 2010 criado pela LM americana em conjunto com os ingleses da Cobham criadores do sistema probe and droge de reabastecimento e os israelenses.
Só pode ser instalado nas versões mais modernas do F-16 que aceita tanque conformal.
. http://www.f-16.net/f-16-news-article4163.html

Walfrido Strobel

Com isso eles poderão ser reabastecidos pelos Ilyushin Il-78 MKI.
.comment image

Antunes 1980

Cerca de 400 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da miséria e a Índia gastando bilhões de dólares sem dó!
Recebe substancial ajuda humanitária internacional. Vai entender…
O povo não questiona, não se revolta ?
Investimentos em questões básicas como educação e saneamento já mudariam a Índia de patamar.
Sobre os F-16, a Índia receberá a melhor versão já fabricada até hoje. Como seu inimigo Paquistão ficará ao ver o Tio Sam armando seu maior inimigo.

Paulo Costa

O povo não questiona, não se revolta ..

E exatamente por terem um Inimigo como o Paquistão jurando te destruir so por voce ser quem voce é entenda isso.
Aqui no Brasil nao passamos por isso, mas desde a independência da Índia tem conflitos para sobreviver como povo e nação.
E pior que alem do paquistão a china também quer destrui-los então a Índia tem obrigação cuidar da sua proteção e isso custa caro.

Kommander

Eu fico me perguntando a mesma coisa, mas fazer o que, lá as pessoas acreditam que vacas são sagradas. Preferem nutrir uma corrida armamentista com o Paquistão, do que ter um povo bem educado, fornecer moradias, acesso a serviços básicos.

Bosco

A Índia tirou muito mais gente da miséria em 50 anos que o que o Brasil em 500 anos. Hoje, há uma imensa classe média de 300 milhões de pessoas e mais outro tanto saiu da pobreza absoluta.
Engraçado que quando se fala da China parece que lá é o paraíso na Terra, já a Índia…
Há duas vezes mais miseráveis na China que na Índia, só que a propaganda oficial comunista não mostra, já a Índia, como a grande mídia é vermelha, insiste em mostrar as mazelas de um país que foi vítima e colônia do Ocidente opressor.

Antonio Palhares

Bosco.
E eles ainda tem tradição de formarem cientistas de primeira linha.
São obrigados a se armarem. Principalmente pela fronteira com o nefasto Paquistão.

nonato

Quem garante que não comprar equipamentos militares melhoraria a educação e a saúde dos indianos?

Humberto

Estes dias houve um atentado na região da Caxemira que foi executada por terroristas pró Paquistão. Sem entrar no mérito se o Paquistão apoia ou não, isto só eleva a temperatura.
Tem outras regiões quentes também MAS hoje o maior temor dos militares Indianos é a China, por isto, investem tanto dinheiro em defesa.

737-800RJ

“O povo não questiona, não se revolta?”
Sociedade de castas, baixíssimos índices educacionais e pobreza extrema.
O povo só pensa em sobreviver a cada dia…

Pra ilustrar, um vídeo que mostra bem a realidade do povo indiano por uma ótica bem curiosa:

https://youtu.be/lmNk-Li7m2c

Kemen

O paquistão tomou uma lavada da India na ultima guerra entre os dois e perdeu o Paquistão oriental (hoje Bangladesh), o problema principal é religioso (muçulmanos x indus), tem regiões na India principalmente a Cachemira com muitos muçulmanos, dai o terrorismo que quer integrar a região ao Paquistão.

Rodrigo

Se tivesse um assassino vindo até você e você precisasse deixar de comer por um dia para comprar uma arma, você faria suas refeições normalmente ou compraria uma arma?

kaziranga

Vc não está atualizado : o número de pessoas vivendo na miséria na Índia é a metade, 200 milhões. Em termos absolutos, claro, é muita coisa, mas falando em porcentagem ( menos de 20% ), é um resultado perfeitamente comparável ao Brasil, por exemplo. Considere que a miséria era muitíssimo maior 72 anos atrás, quando o país se livrou da trágica, criminosa, colonização britânica. O governo planeja erradicar a pobreza até 2030-35; se mantiver o ritmo atual conseguirá ou chegará muito próximo do objetivo. Índia retornando ao posto que historicamente compartilha com a China : o da mais poderosa nação… Read more »

Marcos

You need to update your information

As of 2018 only 3.7 % of Indian population is below poverty.

And it is decreasing fast

Ivanmc

Gripen Killer.

Antoniokings

Meus Deus. Jogaram uma praga na Índia.
Só pode!

Sidney

Faltam mesmo os emotions aqui no fórum. Muitas palmas pra vc. Muito bom!

Ivanmc

Eu achei bacana o painel.

Leonardo de Araújo

A FAB agradeçe seu elogio, o Gripen NG já está deixando seu legado. Só faltou o canard.

Corcel

Legado???
o caça nem entrou em operação.

Leonardo de Araújo

Corcel, sabes a definição de legado?
Não é necessário que algo o alguém se extingua para que proporcione um legado.

Rui chapéu

Colocaram F-21 pra não estragar a bela ficha do F-16.
Imagina quantos não vão cair com o histórico indiano.
Muda o nome e salva a história do F-16.

Peter nine nine

Yup, ^^

Leandro Costa

HAHAHAHAHAHA!!

Eu estava escutando What a Wonderful Wor…errr…. Aircraft ontem mesmo.

Mas de fato com ele sendo designado ‘F-21’ eu sinto como se fosse o retorno da SEAT ou da Autolatina 😛

Joli le Chat

Deve ser difícil vender F-16 depois daquela notícia do kill ratio contra o F-35.

PauloSollo

Fantástica máquina. Um projeto esplêndido, belíssimo, extremamente versátil, super eficiente, poderoso em qualquer tipo de situação e cenário. O que mais diferencia os caças dos EUA dos da Rússia e China é que seus projetos são todos estado de arte enquanto os outros optam pelo rústico e descartável, por isso os projetos dos EUA duram tanto tempo e totalmente a altura dos desafios atuais com suas modernizações, e liquidando os inimigos tanto no ar e em terra quanto nas vendas.

Antoniokings

Projeto já bastante velho (cerca de 50 anos) e desgastado.

Victor Filipe

Igual o do MiG-29, Su-27 Su-30, Su-35, TU-22, MiG-24, MiG-31… devo continuar?

Victor Filipe

Projeto de todos eles são dos anos 70 ou mais velhos e não vejo voce chamando eles de “velhos e desgastados” né não hipocritakings?

Victor Filipe

Já cansamos de explicar que aviões mudam (é muito) com o tempo. mas seu analfabetismo seletivo se recusa a aprender

JOSE DE PADUA VIEIRA

I hear Gripen fans crying, I watch them dreaming

a melhor parte…

Luiz Trindade

Não é um F-35 mas dá um caldo bonito em cima dos Sukoi SU-35. Vamos ver como a India aceita esse caça novo.

Alex Nogueira

Marketing, simples assim.

Novo meio de vender um produto velho.

Rsrsrs, desculpem não resisti, sou fã do F-16 e sinceramente não achei legal mudar a nomenclatura só pensando nas vendas… foi bem ridículo o que a Lockheed Marketing ops… Martin fez…

Para mim vai ser sempre o F-16 Fighting Falcon.

Ricardo N. Barbosa

Igualmente, F-16 é F-16. F-21 parece coisa de russos com seus Su-35 e MiG-35 da vida. Se vira moda no ocidente.

Luiz Trindade

Com a onda dos EUA querer entrar em mercados comumente ligados à Rússia, acho que a onda vai pegar sim.

Antoniokings

Para comprar isso é melhor continuar com o Tejas.

Victor Filipe

pra falar mais besteira que voce, só dois de voce.

Alex Nogueira

Roberto, também sou fã do F-16, mas essa cena não tem comparação com a dos Gripen E reabastecendo no KC-390… o refinamento aerodinâmico da SAAB e Embraer são simplesmente fantásticos, demonstrando a diferença temporal entre os projetos.

Daglian

Negativo. Se o seu pensamento fosse o melhor, ninguém planejaria a longo prazo. Teremos acesso aos códigos fonte do Gripen por exemplo, o que jamais teríamos com os F-16, sem contar que Block 60 não dá nem pro caldo do Gripen E. São menos de 2 anos de espera. O que é isso pra quem está há tanto tempo com os F-5? A FAB fez certo. Qualquer conflito de larga escala que a FAB seja envolvida nesse momento também contará com a presença dos EUA. Ou acha mesmo que eles ficariam olhando caso a Venezuela entrasse em guerra conosco? A… Read more »

Filipe Prestes

Acho muito dificil a India comprar um caça que é operado pelo Paquistão. Isso deve provocar calafrios neles.

Bosco

A moda do HMD que dispensa um HUD está custando a pegar. Por enquanto só no F-35.

Walfrido Strobel

Porque projeta no capacete.

Augusto L

F-21, fighter of 21th century.
Entao o F-20, teria sido o caca do seculo passado? Rsrsrs

Augusto L

Bom o B-21, tem o acrônimo de 21, pq de acordo com a USAF é o bombardeiro do seculo 21.
Vai que esse F-21, também não é kkkk

Carlos Campos

talvez o melhor caça de 4,5G? não sei mas no papel ele um dos melhores, ainda mais com APG 83

Marcos

I kind of find it funny when people talk about poor India
http://www.flikking.com/whoa-indian-housewives-hold-this-much-of-the-entire-worlds-gold/

The biggest gold reserves in the world is with the indian housewives they collectively hold 11% of the world’s mined gold reserves more than the combined gold reserves of America Switzerland IMF and Germany, it is at valued at near 1 trillion dollars weighing approx 18,000 tonnes .

Does not include the family ancestral gold handed over hundreds of years , then only God knows how much it is worth upto 3-4 trillion dollar by estimates.

Marcos

It’s amazing how perceptions are formed by what we want to believe.

Kemen

Deram nome de F-21 pois como F-16 não ia vingar na concorrencia, mesmo assim acho que so ganhara na India visando um possivel apoio politico norte americano, contra a expansão territorial chinesa.

Fligth_Falcon

Bom dia,

O que ele estende aos 0:53 min do vídeo é o que?

Parece um alvo aéreo.

Leonardo de Araújo

Vai continuar sendo um Gol, mesmo que G9. Continuará com a coluna de direção fora de eixo, e por aí vai…
Não dá pra comparar com o Gripen NG. Muito marketing de quem tem o poder financeiro da Lockheed Martin. Não passa de uma bela peça publicitária do horário nobre.

Leonardo de Araújo

A WV deveria continuar a fabricação do Gol GTI.
Quem sabe retomaram a liderança no merecado.
Vamos esperar novos lançamentos da Lockheed Martin o F-104 G21.

Carlos Alberto Soares

O melhor para os Hindus, simples assim.

Pedro Cardim

O F-21 continua com aquela boca engolidora de pedras?? não deu pra ver.. quando vieram ao Brasil três deles engoliram pedras em uma semana e ficaram fora de ação, com a “infraestrutura” existente na Índia, vai ser uma maravilha de crash um atrás do outro.

rdx

Fico imaginando o RCS desse caça antigo (projeto da década de 70) cheio de penduricalhos.

Kemen

Acho dificil ganharem, mas não totalmente improvável. O F-16 (F-21) em termos de mercado lembra os F-5 (Tiger / upgrades Tiger II / Tiger III), que na sua época brilharam, mas também me lembro que o F-20 (Tigershark), que era a evolução dos F-5 ficou no protótipo!

Wellington

Gosto muito do F-16, na antiga revista Top Gun era o fasciculo número 1. Estou montando o segundo plastimodelo dele.

Kemen

O Hornet F-18 C/D é menor, tem menos pilons, suporta menos peso, tem eletronica mais antiga, o Super Hornet é maior, tem mais pilons e eletronica ultra moderna. Algo similar as diferenças entre o Gripen C e o Gripen E, não foi uma simples troca de nome

ednardo curisco

Os russos realmente estão influenciando os EUA.

Pega um avião, muda o nome e diz que é outro.

Obs.: claro que sei que a casca é a mesma mas por dentro é tudo novo. mas fica feio chamar um F16 moderno de F21.

Vlamir Bueno

Sou “Gripólatra” por ser pequeno, barato, e tão eficiente caça, e até melhor, que os demais de 4G, porém, a Índia procura um atacante, e competir com o F-16, que mesmo sendo um projeto antigo, aceita muito bem as modernizações que a indústria dos EUA podem oferecer, como CFTs e portanto, levando mais carga com maior alcance, aí fica difícil. Os demais ótimos atacantes só terão chance se a Índia “fechar os olhos” pros custos e gastos e for de Rafale, ou se ainda quiser melhorar a política com os EUA, então vai de Super Hornet, ou se juntar ambas,… Read more »

Corcel

Mais uma que Saab deve perder.F-16 vai voar mais tempo que o b-52.

Luís Henrique

Se os EUA ficarem do lado da Índia, o futuro caça da IAF será o Super Hornet Bloco 3. E leva também na Marinha Indiana. Mais de 160 caças, sendo 57 para a Marinha.

Caso os EUA não queiram e imponham restrições de acesso à tecnologias e informações Chaves exigidas pela Índia, aí a Índia vai de Rafale.

O F-16 tem chance mínima. Mesmo revestido de F-21.

Adorei a alfinetada da Boeing pelo twitter:

“Combat Proven, Future Ready and still called the F/A-18 Super Hornet.”

Luís Henrique

A IAF tem uma divisão bem estabelecida de portes de seus caças, entre leves, médios e pesados.

Os caças leves serão substituídos pelo Tejas Mk1. Os leves para médios pelo Tekas Mk2.
Os médios pelos 36 Rafale e por mais 110 caças em disputa.
E os pesados são os 272 Sukhoi 30 MKI.

F-16 ou F-21 entrega pouca diferença de peso e potência em relação ao Tekas Mk1 e principalmente ao Mk2.

Por isso eu acredito que é muito mais provável que a Índia adquira o Super Hornet. Além do agravante que o inimigo Paquistão já opera o F-16.