F-35B

F-35B

(Bloomberg) – Os dados de teste de durabilidade indicam que a vida útil inicial dos jatos de decolagem curta e pouso vertical F-35B comprados pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA “está bem abaixo” da expectativa de vida útil de 8.000 horas da frota. “Pode ser tão baixa quanto 2.100 horas”, diz o Escritório de Testes do Pentágono em um relatório anual de 2018 obtido pela Bloomberg que está programado para ser lançado esta semana.

Isso significa que alguns jatos devem começar a atingir o limite de vida útil em 2026.

Além disso, não existe uma “tendência de melhora” na disponibilidade de aeronaves para voar em missões de treinamento ou combate, uma vez que permanece “estável” nos últimos 3 anos.

Os detalhes vêm um dia depois que o Secretário da Defesa Pat Shanahan disse aos repórteres que o F-35 “tem muitas oportunidades para mais desempenho”.

  • A confiabilidade interina e métricas de manutenção de campo para atender a meta planejada de 80% não foi atendida, diz o diretor do escritório de testes Robert Behler em nova avaliação, já que melhorias “ainda não estão se traduzindo em melhor disponibilidade”;
  • O desempenho atual da frota está “bem abaixo” desse benchmark;
  • O teste de segurança cibernética de aeronaves em 2018 mostrou que algumas vulnerabilidades anteriores “ainda não foram remediadas”, diz a avaliação;
  • O tempo necessário para reparar a aeronave e retornar ao status de voo “mudou pouco” no último ano; continua a ser “maior do que” a taxa necessária para indicar o progresso como número de frotas de aeronaves e aumento de horas de voo;
  • A ferramenta informatizada de manutenção, conhecida como “ALIS”, “ainda não tem o desempenho esperado”, já que algumas deficiências de dados e funções “têm um efeito significativo na disponibilidade da aeronave” e no lançamento de surtidas;
  • O pessoal de manutenção e pilotos “devem lidar com problemas generalizados de integridade de dados, integridade em uma base diária”, diz o testador;
  • Testes realizados com o canhão para ataques ar-solo do modelo da Força Aérea (F-35A) até setembro indicam precisão “inaceitável”, diz o testador do DoD.

NOTA: O F-35 no mês passado entrou em um ano de intensos testes de combate para determinar a eficácia geral para apoiar a decisão de produção com cadência total no final de 2019.

NOTA 2: Funcionários da Lockheed disseram ontem aos analistas que esperam que a produção do F-35 aumente para mais de 160 aeronaves até 2021; a empresa atingiu meta de entrega de 91 aviões em 2018; pretende atingir pelo menos 130 este ano.

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