Há 45 anos, acontecia o ‘flight zero’ do YF-16
No vídeo abaixo, o piloto Phil Oestricher conta como foi o “flight zero” do protótipo YF-16 que quase acabou em acidente, em 20 de janeiro de 1974.
Durante o teste de táxi em alta velocidade, o piloto de testes da General Dynamics decidiu decolar para evitar a destruição da máquina e aterrissou em segurança seis minutos depois.
O simulador que Oestricher tinha treinado não retratava adequadamente as forças do manche, e ele não soube avaliar quanto de aileron estava comandando. Após a corrida de decolagem, o YF-16 mal podia ser controlado, e Oestricher decidiu que seria mais seguro voar.
O estabilizador horizontal direito foi avariado neste primeiro voo inadvertido do YF-16. Ele foi substituído em cerca de três dias, durante os quais o sistema de controle de voo foi ajustado para compensar os comandos excessivamente sensíveis do manche durante a decolagem.
O piloto de testes e engenheiro Phil Oestricher, a primeira pessoa a pilotar o protótipo YF-16, faleceu em Fort Worth, Texas, no dia 18 de dezembro de 2015, aos 84 anos de idade.
O caça derrotado pelo YF16, o YF17 deu origem ao projeto que virou F18 numa concorrência da marinha.
Assistindo o vídeo, se percebe que o piloto realmente teve muito sangue frio para controlar a situação. Talvez um outro, movido pelo instinto de sobrevivência teria se ejetado, o que no meu humilde ponto de vista como entusiasta, também seria compreensível.
Ser piloto de testes não é pra qualquer um!
45 anos com corpinho de 20, a defesa aérea siria que o diga, ontem passearam por lá.
E parece que destruíram alguns Pantsir.
Simplesmente esse piloto (e que piloto?) de testes tinha curso de “ninja”. Nada mais..Cabra bom esse.