Vídeo: Saab Colaboração Real, 18º episódio
O Gripen brasileiro permitirá que o piloto tome decisões precisas em um pequeno intervalo de tempo. Quer saber mais? Assista ao episódio 18 da nossa websérie Colaboração Real!
Entre 2019 e 2024, 36 caças Gripen NG serão entregues à Força Aérea Brasileira. Para cumprir o cronograma, a Saab tem uma forte parceria colaborativa com empresas brasileiras, tais como Embraer, AEL Sistemas, Akaer, Atech, Mectron, Inbra e Atmos.
A aquisição dos caças Gripen pela Força Aérea Brasileira representa um enorme salto tecnológico para a indústria brasileira, por meio de um extenso programa de transferência de tecnologia, que vai permitir que aviões supersônicos sejam desenvolvidos, produzidos e mantidos também aqui no Brasil.
Entre outubro de 2015 e 2024, mais de 350 profissionais, entre engenheiros, operadores, técnicos e pilotos das empresas parceiras da Saab e da Força Aérea Brasileira, estão indo à Suécia para participar de cursos e treinamentos on-the-job. Habilidades e conhecimentos estão sendo adquiridos pela indústria brasileira, possibilitando um extenso trabalho de desenvolvimento e produção do Gripen, incluindo a montagem final no Brasil.
A Saab, empresa de defesa e segurança, e a Embraer Defesa & Segurança inauguraram em dezembro de 2016 o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design Development Network – GDDN), em Gavião Peixoto (SP).
No dia 9 de maio de 2018 a Saab apresentou a fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo – a Saab Aeronáutica Montagens (SAM), que terá um papel fundamental no Programa Gripen brasileiro.
A SAM vai produzir o cone de cauda, os freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para a versão monoposto (um assento) e a versão biposto (dois assentos).
Assista aos outros vídeos da série clicando aqui.
Ninguém aguenta mais.
Ninguém aguenta mais o que?
Quando é a entrega do primeiro Gripen ao Brasil?
Acho bom vc se sentar para esperar… Mas não fique preocupado porque esta ¨tudo dentro do prazo¨ e tem tóti.
antes do episodio 52 rs , 2020
Correção segue link , eu acho que no Brasil 2020 https://www.aereo.jor.br/2018/02/21/saab-primeiro-caca-gripen-da-fab-sera-entregue-em-2019/
Quero minha opção para meu carro!!
risos, risos, que painel este. Muito além do
seu tempo.
kkkkk, vamos que vamos, enquanto isso ficamos com os f-5 pernas curtas, e sem sistema de defesa aérea…..
Sistema de defesa aérea pra deter quem?
Sua opinião, e respeito. Mas, sem “sistema de defesa aérea” é um termo bem amplo. Engloba muito mais do que apenas os aviões. Inclui os radares do SISDACTA, por exemplo, que englobam todos os CINDACTA espalhados pelo país. É uma rede bem grande e eficaz. Quanto ao F-5 ser perna curta, ele é, e não é! Depende para qual missão, com qual carga de armas, se é sem ou com apoio de Revo, etc….se for para uma interceptação, à partir de um acionamento de Alerta de Defesa Aérea, irá interceptar o alvo dentro do seu alcance. Se for para uma… Read more »
Falou tudo, amigo.
R$ 1 Bilhão do contrato foi separado só para fazer os videozinhos né hehehe
Interessante é ver que colocaram uma cena do Gripen sueco escoltando um avião russo entorno de 1:23 do vídeo!
Não aguento mais ” 2 ” . E com certeza não haverá segundo lote, muito mais agora com o alinhamento com o Tio Sam .
Esse alinhamento pode ser temporário. O último gripen desse lote esta previsto somente para 2027. Até la muita coisa pde mudar. Sem mencionar que o Gripen nao é totalmente “desalinhado” com os EUA.
Pão, pão; queijo, queijo. Uma coisa nada tem a ver com a outra. Ademais, o Gripen só é vendido para quem o Tio Sam dá o aval, devido à quantidade de componentes americanos presentes nele, o Gripen. Um alinhamento não impedirá o outro.
Ainda bem que os Tugas nao estao nessa……
Tenho varios amigos portugueses e sou descendente. Ate ja consegui emprego para um amigo portugues em Portugal….admiro nossa historia e respeito muito a eles (voces que nos dao a honra de participar aqui deste forum são muito benvindos!). Mas nossas visões culturais sao diferentes…..
Bem diferentes. Europeus e Latino-Americanos. Sou Tuga, com muito orgulho mesmo.
Cada vez que sai uma matéria sobre o Gripen, vem as mesmas perguntas. Vamos lá: – 2019: primeiro Gripen, para a FAB, que ficará na Suecia até o final dos testes e desenvolvimento final. 2021 entrega dos primeiros 8 exemplares para a FAB; – 2024: entrega dos últimos exemplares do lote de 36; – o acréscimo de 900 e tantoa milhões de dólares ao contrato inicial, engloba o painel WAD além de outras coisas que a FAB pediu. Portanto, esse acréscimo não é somente para as telas do WAD. Informações sobre tudo isso, estão disponíveis aqui no PA. Basta colocar… Read more »
Danke schön! Tava coçando os dedos pra digitar isso kkk
Do Tio Sam e só gostaria que viessem alguns super hornets para substituir os A-4.
Ae sim concordo, 12 Hornet com radar Aesa para a MB, ou até Super Hornet
Bem que o Brasil poderia comprar um lote de uns 12 F-35 esse ano né não? Todo mundo está comprando rsrs…
Como já comentei no passado , a contratação de um segundo e de um
terceiro lotes iria não só atender às necessidades de defesa do Brasil mas também iria viabilizar a fabricação brasileira dos bipostos.
OFF Topic EMBRAER é a segunda maior cliente do BNDES 49 Bilhões dês de 2004 .. a listinha esta com os 50 maiores tomadores de empréstimos, mais os contratos dos países “amigos”.
Contanto que a Embraer honre esses empréstimos, não tem nada demais ou de espantoso. Alias o BNDES existe pra isso.
eu vi a tevezinha da telefunken no cockpit. bonitinha. a montadora EMBRAER tá de parabéns.
A “tevezinha” é tão ruim a ponto de os suecos trocarem os vários MFD, que eram planejados para seus NG, por ela. F-35, J-20, ….. também usam um modelo de “tevezinha”…..
Agora mais 3 lotes e tá bom