Concepção do J-20 biposto
Concepção do J-20 biposto

O avião de combate J-20, mais avançado da China, poderá ser transformado em uma aeronave de guerra eletrônica (EW) e ter uma versão baseada em porta-aviões, disseram especialistas chineses nesta quarta-feira, conforme as últimas reportagens sugerem que uma versão de dois lugares está sendo desenvolvida.

Todos os jatos stealth atuais possuem um único assento, então o potencial J-20 pode se tornar o primeiro caça furtivo de dois lugares do mundo, informou a China Central Television (CCTV) na quarta-feira.

Em um campo de batalha futuro altamente digitalizado, grandes quantidades de informações podem facilmente transbordar todo o painel de controle de uma aeronave. Ter um segundo piloto e um segundo painel compartilhando parte do trabalho será vantajoso, segunda a reportagem.

Yang Wei, o projetista-chefe do J-20, disse em março de 2018 que a aeronave será serializada e verá sua capacidade de combate constantemente atualizada, informou o People’s Daily.

O atual J-20 é uma versão básica e tem um design altamente personalizável, disse Song Zhongping, um especialista militar e comentarista de TV, ao Global Times na quarta-feira.

Equipar o avião de combate com um segundo assento permite que ele desempenhe múltiplos papéis, além de ganhar a superioridade aérea, disse Song, observando que a versão de dois lugares pode ser desenvolvida em um bombardeiro tático ou um avião de EW.

Ter versões que outros países não possuem aumentará enormemente a capacidade das forças armadas chinesas em uma guerra assimétrica, disseram analistas.

Imagem mostra um simulador de voo chinês com dois displays WAD em um cockpit em tandem

Os EUA tinham um plano similar com seu caça furtivo, o F-22, devido a sua velocidade supersônica e potencial para penetrar no espaço aéreo sem ser detectado. No entanto, o FB-22, uma versão de bombardeiro tático do F-22, foi cancelada em 2006 porque a Força Aérea dos Estados Unidos queria um bombardeiro estratégico em vez de um tático, informou o National Interest.

Embora se espere que o FC-31, outro jato de caça furtivo chinês, se torne o avião de caça embarcado em porta-aviões de próxima geração da China, Song disse que o J-20 também pode ser modificado para cumprir o papel.

Mesmo que o J-20 não faça acréscimos à sua função, ele definitivamente terá melhorias em sua capacidade, já que a China tem uma tradição de atualizar seus jatos de combate com tecnologias avançadas antes de passar para uma aeronave inteiramente nova.

Um J-20 atualizado terá sistemas aviônicos e de controle de tiro melhorados, motores mais potentes e mais carga útil de armas, disse Song.

Concepção do J-20 naval
Montagem com um J-20 embarcado em porta-aviões

FONTE: Global Times

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