E190-E2

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Embraer E-Jet E190-E2

São José dos Campos, 16 de janeiro de 2019 – A Embraer apresenta hoje as projeções preliminares para 2019 e 2020, durante encontro com investidores na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Este ano, a Embraer espera entregar entre 85 e 95 jatos comerciais, 90 a 110 jatos executivos, incluindo jatos executivos leves e grandes, 10 aviões A-29 Super Tucano e duas aeronaves multimissão KC-390. As receitas totais devem ficar entre US$ 5,3 bilhões e US$ 5,7 bilhões. A empresa espera atingir uma margem EBIT consolidada de breakeven (aproximadamente zero) no ano.

É importante destacar que as projeções de 2019 incluem potenciais custos e despesas associadas com a criação de uma nova empresa (“JV Aviação Comercial”) em parceria estratégica entre a Companhia e a The Boeing Co. (“Boeing”) na Aviação Comercial (“Operação”), nos termos de fatos relevantes sobre o assunto publicados pela Companhia.

Com a conclusão da Operação de parceria descrita acima, estimada, de forma tentativa, para o final de 2019, a Embraer antecipa uma estrutura de capital sem alavancagem, com posição de caixa líquido de aproximadamente US$ 1.0 bilhão após o pagamento de um dividendo especial para os acionistas de aproximadamente US$ 1.6 bilhões (que, por sua vez, continua condicionada à confirmação de determinados requisitos, inclusive o resultado do exercício social).

Durante o evento em Nova Iorque a Embraer também irá apresentar as projeções para o ano de 2020, o primeiro ano após a potencial conclusão da Operação que cria a parceria estratégica entre Embraer e Boeing na Aviação Comercial, conforme mencionado anteriormente. As projeções apresentadas para 2020 contemplam 100% dos resultados esperados dos segmentos de Aviação Executiva e Defesa & Segurança (e os respectivos resultados vindos das áreas de serviços e suporte desses negócios) e excluem os resultados vindos da participação de 20% da Embraer na JV Aviação Comercial em parceria com a Boeing.

A Embraer espera atingir uma receita líquida entre US$ 2.5 bilhões e US$ 2.8 bilhões, uma margem EBIT entre 2% e 5% e uma geração de fluxo de caixa livre breakeven (aproximadamente zero) no ano de 2020.

A-29 Super Tucanos do Chile

Revisão das estimativas 2018

A companhia informou ainda que reviu suas projeções de entregas de jatos executivos, Receita Total, Receita para Jatos Executivos e Defesa & Segurança, EBIT consolidado e ajustado, Margem EBIT consolidada e ajustada, EBITDA consolidado e ajustado, Margem EBITDA consolidada e ajustada, Fluxo de Caixa Livre e Investimentos para 2018.

As condições do mercado global de jatos executivos, que apesar de uma gradual recuperação, continuam mais lentas do que o esperado combinada ao crescente foco da Embraer na melhoria de rentabilidade e preservação de preços, bem como o recente lançamento dos novos jatos executivos no segmento médio/super-médio (“Praetors”), que iniciarão entregas em 2019, levaram a companhia a uma abordagem mais cautelosa para as entregas de jatos executivos no ano passado. Com isso, a Embraer entregou 91 jatos executivos, entre leves e grandes, no ano de 2018 (comparado a previsão de 105-125 jatos anteriormente).

Como resultado da redução das entregas na aviação executiva, a companhia agora espera que as receitas no segmento de Jatos Executivos fiquem em aproximadamente US$ 1,1 bilhão, ante US$ 1,35 – 1,50 bilhão estimado. Adicionalmente, a revisão da base de custos do KC-390 em função do incidente ocorrido no mês de maio de 2018 teve impacto negativo na receita do segmento de Defesa & Segurança. Este impacto levou a uma nova estimativa de receita de aproximadamente US$ 600 milhões no segmento de Defesa & Segurança (US$ 800 – US$ 900 milhões anteriormente). Com isso, as receitas consolidadas da Embraer para o ano são agora esperadas em aproximadamente US$ 5,1 bilhões, em relação à faixa anterior de US$ 5,4 – US$ 5,9 bilhões.

As projeções de EBIT consolidado e ajustado, Margem EBIT consolidada e ajustada, EBITDA consolidado e ajustado, e Margem EBITDA consolidada e ajustada para 2018 foram reduzidas devido a uma menor alavancagem operacional da Companhia em função do menor volume de entregas na aviação executiva e uma redução nas receitas do segmento de Defesa & Segurança. Os valores ajustados para 2018 excluem o impacto de US$ 127.2 milhões relacionados à revisão de base de custos do KC-390, ocorrida no 2º trimestre de 2018, em decorrência do incidente com o protótipo 001 ocorrido em maio de 2018.

A Embraer também estima que os gastos com investimentos para o ano de 2018 fiquem em aproximadamente US$ 300 milhões, abaixo da visão anterior que estimava um total de US$ 550 milhões. É importante ressaltar que os menores gastos com investimentos não impactaram negativamente os projetos em andamento na Companhia.
Em decorrência da redução das entregas de jatos executivos, parcialmente compensados por menores gastos com investimentos no ano de 2018, a Companhia espera que o fluxo de caixa livre em 2018 seja de um uso de caixa de aproximadamente US$ 200 milhões (versus um uso de US$ 100 milhões ou melhor anteriormente).

Primeiro voo do KC-390 de série
Primeiro voo do KC-390 de série

Sobre a Embraer

Empresa global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços de pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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