Caça Sukhoi Su-57 da Rússia recebe revestimento stealth no canopy
O Su-57 é um caça multirole de quinta geração projetado para destruir todos os tipos de alvos aéreos em alcances longos e curtos e atingir alvos terrestres e navais inimigos, superando suas capacidades de defesa aérea
MOSCOU /TASS/. Um novo material composto com propriedades melhoradas de absorção de ondas de radar foi usado para fabricar o canopy do mais avançado caça multifuncional Sukhoi Su-57 e também no bombardeiro estratégico de mísseis Tupolev Tu-160, informou a Rostec à TASS na sexta-feira.
O inovador revestimento de vidro foi desenvolvido por especialistas da Technologiya R&D Enterprise (parte do RT Chemcomposite Group da Rostec), com sede em Obninsk.
“Ele duplica a absorção de ondas de radar e reduz em 30% a assinatura de radar do cockpit da aeronave. Atualmente, o revestimento é aplicado no canopy do T-50 (Su-57 desde agosto de 2017), Su-30, Su-34, Su-35, MiG-29K e Tu-160”, disse a Rostec.
O revestimento é feito de camadas de óxido de metal com 70-90 nm de espessura. Além de reduzir a visibilidade aos radares inimigos, ele protege o piloto durante o voo contra o impacto dos fatores ultravioleta, térmico e outros fatores negativos, destacou a Rostec.
“O revestimento enfraquece o componente térmico da radiação solar em mais de três vezes, enquanto o índice de transmitância integral na faixa visível representa não menos que 65% e o impacto do componente ultravioleta cai em mais de 4-6 vezes”, disse a empresa de tecnologia.
Como disse anteriormente o Diretor Industrial do Cluster de Armamento Convencional, Munição e Química Especial da Rostec, Sergei Abramov, essa inovação não apresenta pontos fracos: sua aplicação ajuda a reduzir pela metade o peso da cobertura de vidro da cabine e aumenta a resistência a impactos e absorção de ondas de radar de 40 a 80%.
O Su-57 é um caça multirole de quinta geração projetado para destruir todos os tipos de alvos aéreos em alcances longos e curtos e atingir alvos terrestres e navais inimigos, superando suas capacidades de defesa aérea.
O Su-57 voou pela primeira vez em 29 de janeiro de 2010. Em comparação com seus antecessores, o Su-57 combina as funções de um avião de ataque e caça, enquanto o uso de materiais compostos e tecnologias de inovação e configuração aerodinâmica asseguram o baixo nível de assinatura de radar e infravermelho.
O Tu-160 é o maior avião com asa de geometria variável e um dos aviões de combate mais poderosos do mundo. Em 2015, foi anunciada a decisão de reiniciar a produção do bombardeiro estratégico atualizado na Kazan Aircraft Enterprise.
Em 16 de novembro de 2017, o novo avião foi entregue da oficina de montagem final para a estação de testes de voo. Graças à sua atualização, a eficiência do bombardeiro Tu-160 deverá aumentar em 60%.
FONTE: TASS
A melhor notícia de Su-57 é que pintaram ou vão pintar um F-16 com esse mesmo esquema de pintura para um esquadrão Agressor!
Pensa num F-16 bonito!
Contrataram o IVAN pra dar um talento no F-16!
É a pintura russa sendo exportada para todo mundo!
Eu falo que a FAB tem que chamar o IVAN pra dar um talento nos caças da FAB!
O F-16 podem pintar ate de ouro mas nunca aquilo sera bonito kkkk
Essa “noticia” e pura propaganda boba onde 3% vira 30% rapidinho, Mas essa pintura azul e prata do SU-57 e linda mesma
Concordo com Você Chama IVAN
Resumo: Imprensa russa fazendo propaganda de equipamento russo! Dá isso aí!
Não deixa de ser um equipamento formidável (estéticamente falando) mas cumprir com tudo isso fala….aí são outros 500! A mesma coisa o F-22 e principalmente o F-35! Como diria o “profexô”: “Jogo é jogo e treino é treino”! Vamos ver as cenas dos próximos capítulos!
Mas isso aí qualquer caça de 4ª geração ocidental já tem. Rafale, F-16, Eurofighter…
Sério não sabia que o canopy dos caças de 4 geração tinham tratamento pra diminuição de RCS…
Está inclusive no texto da matéria. Até o Mig 29 tem…
mas o mig-29 não diz muito sobre o F-16 né? Na realidade só percebi esse brilho dourado no canopy do F-22. Inclusive o F-16 com aquele canopy gigante ia ficar show, conhece alguma foto?
O F-16 possui, há muitos anos, o canopy “dourado”. No caso, não sei a finalidade específica, mas que é dourado, é! Lembro de ter lido há muitos anos que seriam micropartículas de ouro. Inclusive, olhe a foto do caça no tópico sobre a pintura do F-16 no padrão do Su-57.
Eu tinha visto a alguns anos uma reportagem sobre a aplicação de nanopartículas de ouro, se não me engano, no canopy do próprio pak-fa, achei que era questão resolvida.
O objetivo não era exatamente “absorver” as ondas de radares, mas tornar a superfície do canopy capaz de refletir as ondas de radares (daí entra a técnica de forma pra jogar a maior parte dessa reflexão pra longe da fonte emissora) de tal forma que elas não fossem capazes de refletirem nos avionicos (capacete do piloto inclusive).
A Rússia vai progredindo lentamente ao meu ver…
Estranho. Só agora esta melhoria?
Esta ai uma coisa que eu nunca havia me atentado.
A radiação ultra-violeta em cima dos pilotos, que voam acima das nuvens.
Quanto aos raios UV, eles ultrapassam as nuvens. Por isso, os dermatologistas indicam o uso de filtros solares mesmo em dias nublados. Portanto, estar acima ou abaixo das nuvens não interfere na incidência dos raios UV.
Bacana, mas e esse motorzão nada furtivo aí? Não adianta muito se preocuparem tanto com algumas seções, sendo que a traseira está completamente exposta a detecção inimiga.
Ramos, o motor será substituído até onde eu vi as notícias.
Não tem nem o motor definitivo??
IJ
Fato Muito Importante Abordado Douglas !!
Esse caça é estilo o dep frota, aguenta bem o os RCS pela frente mas por trás esta estourado.
Por aqui a vermelhada não fala nada sobre isso, mas essa questão de ser um avião “Stealth apenas de frente” anda bem comentada mundo afora. Segue o jogo.
Obs.: “pelo lado” também comentam que não é lá essas coisas.
Com esse “motor no estilo de um S-35” esse caça é tão fácil de esconder como uma Locomotiva num estacionamento de Shopping (WOT credit).
Me desculpem os editores do site. Cara, você tem algum tipo de problema mental pra ficar chamando alguém de “vermelho” em pleno 2019?
Quer dizer que você se baseia apenas em “comentários por aí”? Rsrsrsrs
Caro Kommander (não sei o seu nome), Você não consegue “ver” as torcidas no Blog??? Acho que também recomendarei a Você aulas de interpretação de texto, tanto dos comentários dos frequentadores quanto das matéria publicadas.
Quanto aos “comentários por aí” (outra vez interpretação de texto) me refiro as matérias publicadas nos sites pelo Mundo afora (inclusive este blog que frequentamos), me desculpe, mas tudo o que lemos não passam de opiniões ou simples comentários de meras suposições de quem na maioria das vezes é apenas um “ispecialista na área”.
Segue o jogo.
Claro claro jovem, se comparado com azulhada que acha o F-35 o caça ultra mega power o Su-57 é melhor no quesito trem de pouzo né.
Bom, isso é verdade. Mas segundo várias reportagens, foi dito que estão sendo desenvolvidos motores e que os atuais seram substituídos. Como o GEN Escobar falou “vamos ver as cenas dos próximos capítulos.”
Kommander talvez os Russos avaliem que nesse momento ter baixa RCS frontal é uma opção até vir com um novo motor, talvez isso seja compensado pela quantidade de armas de longo alcance com grande velocidades para penetração.
Os russos não tiveram a intenção de desenvolver uma aeronave tão furtiva quanto o F-35 ou F-22, preferiram um design equilibrado entre Stealth, performance e disponibilidade, isso segundo a Sukhoi.
Pretendem compensar a menor furtividade com equipamentos eletrônicos avançados como radares e sistemas de guerra eletrônica. Até porque a OTAN não tem a mesma rede de defesas antiaéreas que Rússia, estão longe disso.
Comparar com os 5° ocidentais só é válido até certo ponto, os russos tem requisitos e objetivos diferentes.
Está tão feia a situação do su57 que até canopy virá notícia.
Já conseguiram desenvolver o motor ou vão comprar um americano e depois ficar chorando quando os EUA embargarem alguma venda?
Propaganda russa o que é russo é do melhor
Bela maquina , espero que fique tão caro quanto os seus concorrentes ocidentais de um jeito que torne inviável esses brigões pensarem em se enfrentar.
O fato é que o SU-57 esta pronto porém não vejo ainda carregando armamento em baias como o F-22, F-35 e J-20 carregam. Como disseram, jogo é jogo e treino é treino! Vamos ver as cenas dos próximos capítulos!
Legal! com tanta tecnologia embarcada nesse Su57 e agora o canopy furtivo. Mas observei que eles utilizaram como base para o suporte do canopy as estruturas de uma cadeira de escritório com suas rodinhas giratórias. Para quem trabalha com tecnologia como a Rostec não deixa de ser uma ideia genial, simples e funcional. Rsrs.
Olá, os Russos não pensm muito na traseira.
O principal é na chegada, depois vira dogfight!!!
Será que agora ele fica com um RCS digno de um caça stealth ou vai continuar jogando de falso 9, oops! Falso stealth?