Cockpit do F-35

Cockpit do F-35

PARIS – Uma reportagem on-line elogiando a fusão de dados do caça Lockheed Martin F-35 e detalhando as vantagens que traz reduzindo a carga de trabalho do piloto expôs pela primeira vez que as capacidades “gaming changing” reivindicadas pelo F-35, de fato, estão em serviço há mais de uma década em caças europeus.

O site SLDinfo em 26 de novembro de 2018 publicou uma reportagem intitulada “O F-35 e Fusão de Dados: Uma Perspectiva da International Fighter Conference 2018”, baseada em uma entrevista na qual um piloto do F-35 descreve o que ele pensa ser o combate e as vantagens proporcionadas pela fusão de dados da aeronave.

A fusão de dados superior é uma das poucas vantagens remanescentes reivindicadas para o F-35, cujas capacidades “stealth” são desafiadas por novas tecnologias de radar e cujas capacidades de combate dogfight foram demostradas como inferiores às dos primeiros F-16; e cuja carga interna limitada é um grande obstáculo.

Claramente, se a fusão de dados do F-35 não é melhor do que o Dassault Rafale, o Eurofighter Typhoon e o Saab Gripen já alcançaram, embora em diferentes extensões, a justificativa para comprar o F-35, com o seu custo operacional inacessível, torna-se muito menos atraente do que é dito por seu fabricante.

Há muito tempo suspeitamos que os pilotos em transição para o F-35 só estão impressionados com suas capacidades de fusão de dados porque, vindo de caças dos anos 1980 como F-16, F-15 ou Tornado, eles estavam uma década ou duas atrás do estado do arte.

Não conseguimos confirmar essa suspeita porque os pilotos do F-35 nunca se envolveram em debates factuais, mas agora a reportagem da SLDinfo fornece uma referência útil para comparações.

Divulgando a fusão de dados do F-35

Curiosamente, descobrimos que algumas das capacidades descritas do F-35 pelo SLDinfo são muito semelhantes àquelas descritas pelos pilotos da Força Aérea Francesa sobre o Rafale em maio de 2011, em relatos a partir da base aérea de Solenzara, na Córsega, durante os ataques aéreos aliados na Líbia.

Para comparar as capacidades reivindicadas para ambas as aeronaves por seus pilotos, reproduzimos abaixo as capacidades selecionadas descritas pelo piloto do F-35 (em itálico) e, imediatamente abaixo, as declarações correspondentes feitas pelos pilotos do Rafale há sete anos.

Para sermos justos, deve-se notar que o F-35 foi projetado em meados da década de 90, mas só completou sua fase de desenvolvimento no início de 2017, portanto, sua fusão de dados pode ter parecido muito avançada há um quarto de século atrás, torna-se agora mais comum.

Na época em que a nossa reportagem foi publicada, pedimos também às forças aéreas italianas e alemãs, que participaram das operações contra a Líbia, que visitassem suas unidades de combate e entrevistassem os pilotos do Typhoon envolvidos nos ataques. Ambas declinaram, o que explica por que as capacidades do Typhoon, por mais extensas que sejam, não são mencionadas aqui, ao mesmo tempo em que o Gripen E da Suécia ainda não está operacional.

Como funciona o conceito de fusão de dados (clique na imagem para ampliar)

Comparação direta dos recursos de fusão de dados

F-35: “com o sistema integrado de sensores embutido no F-35, o papel da fusão de dados é fornecer consciência situacional como um serviço ao piloto e à força de combate ligada ao MADL (Multi-Function Advanced Datalink).”

Rafale: “se você receber um alvo de um AWACS, de seu conjunto de autoproteção SPECTRA ou de seu ‘atacante’ ao mesmo tempo, o sistema analisará todas as entradas e mostrará apenas um alvo… os Rafales trabalham em um ambiente verdadeiramente em rede, e são alimentados com alvos e outros dados táticos de uma ampla gama de fontes de coalizão por meio do datalink do Link 16.”

F-16: “o radar estará em um display; os dados de rastreamento em outro. Talvez uma imagem gerada a partir da rede Link-16 em outro. O cérebro humano é onde as informações dessas telas separadas estão sendo fundidas e traduzidas para que o piloto seja capaz de executar a missão.”

RAFALE: “os dados de todos os sensores internos e externos são combinados em uma única imagem tática apresentada ao piloto no visor colorido central da cabine ou, se desejado, em uma das telas laterais.

Cockpit do Rafale (clique na imagem para ampliar)
Cockpit do F-16V
Cockpit do F-16V

F-16: “também pode trabalhar em seu rádio para coordenar a missão…. muito do trabalho em uma aeronave de quarta geração é feito pelo rádio.”

Rafale: “pode selecionar os dados que deseja, combiná-los com outros dados e transmiti-los ao seu ala ou a outras aeronaves aliadas, navios ou tropas terrestres através do Link 16, sem falar uma única palavra no rádio e, se não usando o radar, sem qualquer tipo de transmissão.”

F-35:  “você tem automação através da fusão… quase todo o tempo de engajamento de dez minutos para construir uma boa imagem, está sendo feito automaticamente para o piloto na fusão do F-35.”

Rafale: “para evitar sobrecarregar o piloto, o computador central do caça prioriza os alvos de acordo com a ameaça que eles representam, e também há modos de organizar o escopo do radar. O piloto também pode decidir se concentrar em um determinado aspecto da missão e voltar a outros aspectos.”

F-35: “temos a capacidade de atingir alvos de terceiros e distribuir os efeitos desejados no espaço de batalha.”

Rafale: “o Link 16 do Rafale também pode ser usado para reconfigurar o papel em uma missão com outras aeronaves sem usar rádios… a ideia de que uma única aeronave pode ser remanejada durante o voo de reconhecimento para ataque à interceptação durante a mesma surtida é verdadeiramente revolucionária.”

Tendo lido as palavras de seu piloto, o F-35 está longe de ser o extraordinário e futurista “caça de quinta geração” que a Lockheed afirma ser e, em vez disso, parece um pouco mais de capacidades de fusão de dados com uma fuselagem pesada e volumosa coberta com revestimentos de baixa observação.

FONTE: Defense-Aerospace.com

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