Os maiores motores a jato da história estão finalmente prontos para impulsionar o maior avião da Boeing
Fotos do GE9X mostram o imenso tamanho do motor
A Boeing está pronta para estrear seu maior avião no mês que vem, e o 777X finalmente foi equipado com o gigantesco motor GE9X que impulsionará seu voo.
O avião está atualmente na fábrica de montagem da Boeing em Everett, Washington, onde as imagens mostram que ele está pairando sobre os trabalhadores enquanto eles o preparam para seu voo inaugural.
O motor GE9X é o maior motor a jato do mundo. Com aproximadamente o diâmetro de uma fuselagem inteira do Boeing 737, ele foi submetido a testes de voo em março passado, quando uma única turbina foi acoplada a um 747 de testes.
O motor inclui um fan composto de mais de 11 pés de diâmetro, enfiado em uma cápsula de motor de 14 pés e meio, ou nacele. Ele possui 16 palhetas de ventilador de material composto e fica nas asas de 118 pés do 777X, o que faz dos novos aviões os maiores jatos de dois motores do mundo.
Embora motores maiores possam potencialmente significar maior consumo de combustível e custos, a maior aeronave da Boeing é projetada para mitigar essas preocupações: as asas maiores vão gerar mais sustentação, diminuindo o consumo de combustível em 20%, disse a empresa.
Embora o GE9X seja o maior motor do mundo, não é o mais poderoso. Outra máquina da General Electric, o GE90 pode reivindicar esse título, uma vez que atingiu anteriormente 127.900 libras de empuxo em 2002. O GE9X, em comparação, gera 105.000 libras de empuxo.
O avião quase pronto é o culminar de mais de um ano de testes extensivos, com o GE9X implantado em Winnipeg, no Canadá, e em Peebles, Ohio. Mais de 700 dos enormes motores foram colocados em encomenda desde o ano passado, quando o jato se aproxima de sua chegada a um aeroporto perto de você.
FONTE: Seattle Times
Este avião vai ser simplesmente SENSACIONAL. Estou ansioso pelo Primeiro Vôo.
A Boeing não fabrica mais o 747-8? Pois achei que coubesse a ele ainda o título de maior avião da Boeing.
Deve ser um equivoco, pois o 777 é o maior bimotor dela e não o maior avião dela.
Leia novamente , o texto contem essa informação
As encomendas do 747 estão baixas, deve sair de linha. Aí o 777 passa a ser o maior Boeing em produção.
No primeiro parágrafo fala em ser o maior avião do mundo, mas no final do quarto parágrafo há a correção: “o que faz dos novos aviões os maiores jatos de dois motores do mundo.”
Será o maior avião bi motor o 747 é quadri
Não, com 4 motores o maior não é o 747, mas sim o AirBus A380.
Pergunta de leigo.
Por que fazer o maior motor do mundo se ele não é o mais potente?
Por ter um fan maior ele seria mais econômico proporcionalmente?
Sim, 10% mais econômico.
Isso já é o suficiente, chega a ser um ganho de eficiência impressionante num mercado em que as margens caem ano após ano.
Olá.
Economia de combustível. Simples assim.
SDS.
Seria a noticia do século: “Esse motor monstruoso é baseado no motor Chines Y2019”
SQN…
EUA como sempre na vanguarda tecnológica.
Falando em 777…
Já descobriram a causa da pane elétrica no 777 da TAM?
Que eu saiba não e penso que muito provavelmente vão abafar, não divulgar, pois tem jeito e cheiro de falha grave de manutenção. O histórico de segurança do 777 é fantástico. Uma falha elétrica gravíssima como a que ocorreu nunca foi divulgada pelo que sei.
Impressionante , de como a concorrência impulsiona a inovação e mais impressionante ainda e a longevidade desta empresa neste seguimento de mercado cruel.
Aeronave pequena perto das grandes sempre impressiona. Aqui um exemplo fora do contexto da notícia, mas eu esperava uma desculpa para compartilhar:
Isso tá mais para anv grande perto de um monstro (considerando apenas helicópteros) o MI26 é praticamente um C130 com rotor…
Sempre me impressiona ver essas fotos comparando os dois – ainda mais levando em conta que o Mi-26/35 já é um helicóptero bem parrudo!
Its gonna be huuuuuuuuuggge trust me!
Ventilador não, né? É fan que se usa.