Motor P&W F135 do F-35 na linha de montagem

A Força Aérea dos EUA (USAF) revelou em um press release que a retirada para manutenção de motor de um caça F-35A leva 36 horas.

A informação foi divulgada em um comunicado sobre o deslocamento dos caças F-35A Lightning II da 33ª Ala de Combate da Eglin AFB para a Base da Força Aérea de Barksdale, Louisiana, por causa do furacão Michael que atingiu a Flórida.

Todas as aeronaves da 33ª FW precisavam de uma inspeção em uma linha de combustível no motor e peças dentro de um número de lote específico teriam que ser removidas e substituídas. O problema se agravou porque os F-35 estavam longe de sua base, sem as ferramentas adequadas. A sorte desta vez é que conseguiram descobrir uma maneira de realizar a inspeção sem precisar remover o motor.

O tempo de 36 horas de retirada de motor de um caça é inédito, já que as aeronaves modernas são projetadas para facilitar a manutenção, tornando as operações mais frequentes de forma mais rápida e econômica possível.

Mas este não é claramente o caso do F-35, e as 72 horas necessárias para trocar seu motor explicam em parte o custo operacional de mais de US$ 1 trilhão estimado para os 2.700 caças F-35 que o Pentágono deve encomendar.

Outras aeronaves não sofrem os mesmos pesadelos de manutenção.

O Dassault Rafale, por exemplo, requer apenas três horas para trocar um motor — ou seja, para remover um motor e substituí-lo por outro — ou 1/24 do tempo necessário para o F-35A.

E a cifra de três horas do Rafale não vem de uma brochura da Dassault, mas de uma reportagem da Marinha dos EUA publicada em 2010 e que relata como, durante um destacamento a bordo do porta-aviões USS Truman, uma “equipe de manutenção da Marinha Francesa de sete homens do esquadrão Rafale 12F completou a troca do motor em três horas.”

Rafale e motor Snecma M88 - foto Armée de lair
Rafale e motor Snecma M88 – foto Armée de lair

NOTA DO PODER AÉREO: A revelação do tempo de troca de motor do F-35A de 36 horas causou celeuma nos fóruns e redes sociais. O texto em inglês diz: The current guidelines used for aircraft maintenance required that the entire engine be removed, which would require at least 36 hours per jet – ou seja, o texto diz claramente que a retirada do motor levaria 36 horas por jato.

Mais adiante, o texto confirma: When the OTI was first accomplished, the fuel line swap took about 24 hours, 12 hours less than removing the entire engine and performing the maintenance on a stand. A troca da linha de combustível levou 24 horas, 12 horas a menos que a remoção total do motor.

Outra informação que corrobora a complicação da remoção do motor do F-35 foi divulgada em um release da Marinha dos EUA em 2016, sobre a troca de motor do F-35B a bordo do USS America: During the engine swap on America, the team spent a week on the initial swap – a troca inicial do motor, com acompanhamento de todo o processo pelo pessoal de manutenção, levou uma semana!

Outro texto, do próprio site do F-35, confirma que a troca do motor do F-35B a bordo do USS America levou uma semana: The full process of conducting the engine swap took a week, officials said, with maintainers methodically documenting every step and entering every action in the Autonomic Logistic Information System, or ALIS, the special maintenance software designed for the F-35.

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