Eurofighters espanhóis treinam com o UCAV nEUROn
Um destacamento do Centro Logístico de Armamento e Experimentação (CLAEX), com duas aeronaves e o apoio do pessoal de manutenção da Ala 11 da Força Aérea Espanhola, deslocou-se para a base aérea de Istres, na França, onde participou de uma nova campanha de ensaios em voo com a nEUROn, demonstrador de veículo de combate aéreo não tripulado (UCAV).
O desenvolvimento do demonstrador nEUROn é o resultado de uma iniciativa europeia de um consórcio liderado pela empresa francesa Dassault Aviation, com a contribuição tecnológica dos parceiros industriais dos diferentes países envolvidos (para Espanha, a antiga EADS-CASA, agora Airbus Spain).
A participação na referida campanha de teste deve-se a um convite da Direção-Geral de Armamentos da França (DGA), para que a Espanha participe com equipamentos de combate aéreo pertencente à sua Força Aérea.
O objetivo dos testes foi avaliar a detectabilidade de um UCAV furtivo com a panóplia de sensores disponíveis nas aeronaves Eurofighter: radar ar-ar, IRST (Busca e Rastreamento por Infravermelho) e míssil IRIS-T.
Deve ser levado em conta que nEUROn foi projetado como uma aeronave furtiva, com assinaturas de radar e infravermelho muito baixas; daí o interesse de enfrentar este sistema com radares e outros sensores aéreos disponíveis em aeronaves de combate.
FONTE: Força Aérea Espanhola
Uma bela combinação, não tenho a menor dúvida que aeronaves de 4ª geração comandando esquadrões de drones furtivos com a presença de aeronaves de alerta antecipada e apoio de radares em terra e no mar são capazes de desempenhar missões de alta complexidade até mesmo contra aeronaves de quinta geração/ sistemas de defesa de longo alcance modernos! É uma excelente combinação de ataque e defesa, onde os altos custos de se produzir uma aeronave de quinta geração tripulada podem ser significantemente diminuídos, enquanto se mantém um controle confiável por meio de uma aeronave muito capaz como o typhoon, que não… Read more »
O que seria aquele “buraco” no início da cauda também presente no Gripen E?
Talvez entrada de ar, mas qual a função?
Refrigeração de sistemas eletrônicos.
A informação que encontrei diz engine bleed air heat exchanger.
No caso do Gripen E é para refrigeração de sistemas eletrônicos.
Obrigado.
A informação do eurofighter encontrei em um daqueles gráficos “cutways”
Resfriamento, acredito que relacionado ao calor produzido pelo motor.
O Galante deu a informação correta, não propague a incorreta.
Obrigado
É o futuro, acredito que o Brasil deveria ter mais VANTs, por mim começaria pela FAB poder patrulhar o Atlântico mais rápido, mas eficiente por que assim a curvatura da terra não esconde os navios (se vc acredita em terra plan@ vá a merd@), assim a MB investiria mais em corvetas e fragatas do que em patrulheiros.
Não esquecer os radares OTH.
A definição de um caça 6G ainda passa por não ser humanamente tripulado ? Neste caso o nEUROn é o demonstrador mais avançado atualmente ?
tem aquele x47-B americano, acho que é esse o nome
Segundo uma fonte, os espanhóis já escolheram o F-35.
Eurofighters novos não serão mais adquiridos.
Independente disso, eles ainda estarão operacionais no estado da arte por mais uns 25 anos.
Noto que as notícias envolvendo tecnologias ocidentais nunca parecem descrever tecnologias mega-hiper-ultra poderosas quanto as reportagens relatando tecnologias russas e chinesas.
Por que essa mega hiper ultra tecnologia e propaganda governamental
O que mais tem é propaganda de armamento russo. Inclusive Putin faz isso pessoalmente, só esse ano ele já anunciou uma 6 armas “invencíveis”.